Véspera de Natal: Conheça as maiores tradições mundiais dessa data

Véspera de Natal: Conheça as maiores tradições mundiais dessa data
ícone de calendario

Atualizado:
23/11/2021

ícone de calendario

Publicado:
23/11/2021

ícone de relógio

Leitura de
5 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe


A Véspera de Natal é uma tradição celebrada em diversos países no mundo. Diversas pessoas comemoram o dia de diferentes maneiras, alguns organizam grupos de cantores para cantar músicas natalinas, fazem grandes refeições com comidas tradicionais de Natal, em algumas culturas os presentes são trocados e abertos na noite da véspera de Natal, além de muitas terem árvores de natal, tanto artificiais quanto verdadeira.

Trabalhar na véspera de Natal é uma dúvida bastante comum. Sejam pessoas que desejam saber o horário de funcionamento dos estabelecimentos e serviços ou aquelas que buscam saber se véspera de Natal é feriado para poder receber hora extra. Em algumas empresas trabalha-se meio período, outras entram em férias coletivas e algumas em tempo integral. 

Este post mostra o que aprendemos sobre véspera de Natal, referente às tradições mundiais desta data, além de esclarecer dúvidas sobre trabalhar nesse dia. Continue a leitura para saber mais.

Trabalho na véspera de Natal

Como a véspera de Natal ocorre um dia antes do Natal, é muito comum que alguns estabelecimentos funcionem de forma integral ou por meio período. Porém, há quem possa ter dúvidas se esse dia pode ser considerado feriado, dia útil ou ponto facultativo.

Mesmo que muitos locais de trabalho entrem em recesso de fim de ano, ou seja, quando interrompem suas atividades para retornar somente no ano seguinte, a véspera de Natal, assim como a véspera de Ano Novo, não são considerados feriados.

Neste caso, cabe ao empregador decidir se cede o dia como folga ou ponto facultativo para o trabalhador ou com redução de horas trabalhadas. Aqui é decidido quais serão as concessões legais para o trabalhador na véspera de Natal.

Tradições da véspera de Natal ao redor do mundo

No calendário cristão, a véspera de Natal  acontece no dia 24 de dezembro. Para muitos é a época mais maravilhosa do ano. Durante algumas semanas, o mundo ganha um brilho mágico, as pessoas parecem mais felizes e, até o clima, de certa forma, é aconchegante. 

Esteja celebrando um festival religioso, como Hanukkah ou Natal, ou uma ocasião mais secular, é de certo que você tem sua própria seleção de rituais e costumes que tornam a temporada de férias tão especial. Algumas tradições natalinas favoritas ao redor do mundo são barulhentas, orgulhosas e garantem muita diversão festiva.

Confira como alguns países pelo mundo costumam celebrar a véspera de Natal e quais são seus costumes.

Filipinas

O Festival das Lanternas Gigantes  é realizado todos os anos no sábado antes da véspera de Natal na cidade de San Fernando, a “Capital do Natal das Filipinas”. O festival atrai espectadores de todo o país e de todo o mundo. Onze barangays (aldeias) participam do festival e a competição é acirrada, uma vez que  todos tentam construir a lanterna mais elaborada. 

Originalmente, as lanternas eram criações simples com cerca de meio metro de diâmetro, feitas de ‘papel de hapon’ (papel para origami japonês) e iluminadas por velas. Atualmente, as lanternas são feitas de uma variedade de materiais e seu tamanho aumentou para cerca de seis metros. Eles são iluminados por lâmpadas elétricas que brilham em um caleidoscópio de padrões.

Suécia

Desde 1966, o Bode de Gevália de 13 metros de altura, um dos mais antigos símbolos das tradições de Natal dos países escandinavos, é construído no centro da Praça do Castelo de Gävle para o Advento. Esta tradição de véspera de Natal sueco involuntariamente levou a outra “tradição” de pessoas tentando incendiá-lo. Desde 1966, a cabra foi queimada com sucesso 29 vezes – a destruição mais recente foi em 2016.

Áustria

Podia ser Dia das Bruxas, mas na Áustria a tradição de véspera de Natal é assustar as crianças com o Krampus. Uma criatura demoníaca semelhante a uma fera que caminha pelas ruas da cidade assustando crianças e punindo os maus. Na cultura, este seria o cúmplice do mal do Papai Noel, São Nicolau. 

Na tradição austríaca, São Nicolau recompensa bons meninos e meninas, enquanto Krampus captura as crianças mais travessas e as leva em seu saco. Na primeira semana de dezembro, os jovens se vestem de Krampus (especialmente na véspera de Natal) assustando crianças com correntes e sinos barulhentos.

Japão

O Natal nunca foi um grande problema no Japão. Além de algumas pequenas tradições seculares, como dar presentes e exibições de luzes, o Natal continua sendo uma grande novidade no país. No entanto, uma nova e peculiar “tradição” surgiu nos últimos anos – um banquete de Natal da própria rede de restaurantes KFC.

No Japão, o Natal é a época em que amigos e casais fazem festas , planejam se encontrar para jantar e comemorar o máximo que podem. Um fato curioso é que a véspera de Natal é o dia mais romântico do ano. É a versão japonesa do Dia dos Namorados. 

Casais japoneses, especialmente os mais jovens, reservam jantares em restaurantes românticos, as lojas vendem presentes românticos de Natal e as ruas são decoradas com perfeição para encarnar esse dia romântico.

Noruega

Nunca deixe uma boa vassoura para trás na Noruega durante o Natal: ela pode ser roubada. Talvez uma das tradições mais fora dos padrões da véspera de Natal possa ser encontrada na Noruega, onde as pessoas escondem suas vassouras. 

É uma tradição que remonta há séculos de quando as pessoas acreditavam que bruxas e espíritos malignos saíam na véspera de Natal em busca de vassouras para cavalgar. Até hoje, muitas pessoas ainda escondem suas vassouras no lugar mais seguro da casa para evitar que sejam roubadas. 

Colômbia

O Dia das Velas (Día de las Velitas) marca o início da temporada de Natal em toda a Colômbia. Em homenagem à Virgem Maria e à Imaculada Conceição, as pessoas colocam velas e lanternas de papel em suas janelas, varandas e quintais. 

A tradição das velas cresceu, e agora vilas e cidades inteiras em todo o país são iluminadas com exibições elaboradas. Alguns dos melhores são encontrados em Quimbaya, onde os bairros competem para ver quem consegue criar o arranjo mais impressionante.

Brasil

A principal tradição brasileira feita na véspera de Natal é, sem dúvidas, a ceia de Natal. Geralmente ela acontece à meia-noite do dia 24 de dezembro e envolvem pratos tipicamente natalinos, como peru, chester, rabanada, entre outros.

Além disso, as crianças costumam escrever uma carta ao Papai Noel pedindo por presentes. Durante o mês de dezembro, os correios recebem diversas cartas de crianças de todo o Brasil e disponibilizam para que pessoas possam adotar a carta e enviar um presente para alguma criança carente. 

Outra tradição é o “Amigo secreto”, em que família e amigos sorteiam uma pessoa para presentear e que só é revelada no dia em que a troca de presentes será realizada. Nas empresas, é comum acontecer na primeira quinzena de dezembro e nas casas, no dia 24.

Conclusão

A véspera de Natal é uma data importante e que é celebrada de diferentes maneiras ao redor do mundo, passando por assustadoras e românticas, até as tradicionais e mais culturais de cada país. 

Embora não seja considerado como feriado, muitas empresas podem decidir o que farão no dia da véspera de Natal, cedendo como folga, ponto facultativo ou um dia de trabalho normal. 

Gostou do artigo? Então, compartilhe em suas redes sociais para que outras pessoas conheçam as tradições de Natal em diversos países.


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *