WhatsApp Busines

WhatsApp Business: Como funciona, Como criar e por que usar

29 abr 2021
4min de leitura

O WhatsApp é um dos aplicativos de comunicação mais usados no Brasil hoje. Diante disso, criou-se também a versão WhatsApp Business para que todos os empresários pudessem atender seus clientes com mais qualidade e profissionalismo.

A versão Business possui funcionalidades únicas que podem ajudar as empresas em sua relação com seus clientes e também potenciais clientes. 

Leia o conteúdo a seguir e descubra quais são suas vantagens!

O que é o WhatsApp Business e como ele funciona?

Hoje o WhatsApp é uma das redes sociais mais queridas pelos brasileiros. Como uma ferramenta de comunicação 100% gratuita e digital, ela torna o dia a dia muito mais prático, pois envia mensagens instantâneas e arquivos de diferentes formatos com mais facilidade. 

Tudo isso ocasionou uma transformação completa no mercado de mídias sociais e de comunicação.

No intuito de trazer melhorias ao app, criou-se o WhatsApp Business, que é uma versão do WhatsApp voltada às negociações e tratativas comerciais, possibilitando o atendimento ao cliente de forma clara e rápida.

Como criar o seu perfil e deixá-lo com as características da sua marca?

Uma das maiores vantagens do WhatsApp Business é que você consegue configurar a sua conta exatamente com a mensagem que a sua marca deseja transmitir aos seus clientes. Confira o passo a passo para criar o seu perfil:

  1. Baixe o aplicativo gratuitamente na Google Play Store ou na App Store da Apple.
  2. Registre seu número.
  3. Permita que o aplicativo acesse seus contatos e demais arquivos do seu telefone (Esse passo é muito importante para não perder os seus dados antigos, caso você queira mantê-los).
  4. Crie seu perfil comercial: coloque seu nome, selecione a categoria que melhor encaixa com o seu negócio, e preencha os demais campos com as informações da sua empresa, tais como endereço, horário de atendimento, entre outras.

Feito isso, é só chamar algum cliente para conversar e fechar mais vendas!

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Quais são as principais ferramentas?

O WhatsApp Business possui inúmeras ferramentas pensadas nas necessidades e dores dos empresários atuais. Aqui separamos as principais:

Link curto

Com o link da sua conta, fica fácil compartilhar com várias pessoas e aumentar sua rede de contatos e clientes.

Catálogo

É possível salvar seus produtos e serviços de forma fácil e direta na sua conta comercial para que todos os seus contatos e futuros clientes tenham acesso.

Etiquetas

Ao salvar seus contatos, é possível segmentá-los utilizando as etiquetas. Com isso, a sua lista de contatos fica mais organizada.

Ferramentas de mensagem

As ferramentas de mensagem são muito úteis, visto que possibilitam a agilidade de responder seus clientes com mensagens automáticas e escritas com antecedência. São divididas em três categorias: mensagens de ausência (textos automáticos que são enviados aos clientes em momentos que você não está disponível ou fora do horário comercial), mensagens de saudação (que são enviadas automaticamente aos novos clientes), e respostas rápidas para as perguntas que você recebe com bastante frequência.

Quais são as vantagens de utilizar o WhatsApp Business?

Ao utilizar essa ferramenta, é possível aumentar seu tráfego de forma rápida e orgânica. Além disso, há outras vantagens também, tais como:

  • Aumentar o engajamento dos seus clientes atuais e futuros;
  • Transparecer profissionalismo e credibilidade ao responder todas as mensagens de forma rápida e em tempo real;
  • Estar presente em todos os momentos que seu cliente precisar;
  • Separar o profissional do pessoal;
  • Alcançar mais clientes.
  • Manter o histórico de todas as conversas e tomar decisões em cima dos dados e informações gerados.

E tudo isso de forma 100% gratuita e virtual.

Como migrar da versão normal para a versão business?

Uma preocupação geral dos empresários é a perda de todas as conversas que já estavam gravadas na versão normal do WhatsApp, caso o mesmo opte por trocar para a versão Business. Mas não se preocupe, pois é possível fazer essa troca e manter todo o seu histórico.

É preciso apenas cumprir o passo a passo mostrado acima e ficar bem atento ao passo 3 (permita que o aplicativo acesse seus contatos e demais arquivos do seu telefone).

Ao final de todos os passos, o aplicativo começará a restauração do backup e todas as mensagens antigas serão migradas à nova versão do seu WhatsApp.

É possível utilizar o número fixo no WhatsApp Business?

Sim! Essa é outra grande vantagem da versão Business. Com isso, não é necessário comprar outro chip para a sua empresa, e fica até mais fácil para seus clientes lembrarem de apenas 1 número.

Para isso, é preciso cumprir o passo a passo de instalação especificado acima, e escolher a verificação por ligação, e não por SMS.

 Conclusão

O bom atendimento ao cliente é um dos fatores mais importantes no fechamento de um negócio, e até mesmo para a decisão do cliente em realizar outras compras ou de indicar o seu produto e serviço. E uma das formas de oferecer um atendimento instantâneo e com qualidade é utilizando o WhatsApp Business, visto que é possível deixar algumas mensagens automáticas, além de transparecer profissionalismo.

Além da utilização do WhatsApp Business, se a sua empresa precisar de outras melhorias as quais seria necessário investimento inicial, uma das melhores opções é a contratação de empréstimo para empresa. Se for o seu caso, não se esqueça de fazer uma simulação com a CashMe! Temos as melhores condições do mercado!

Gostou do conteúdo? Compartilhe com os seus amigos e familiares!

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade