Legalizar um imóvel na prefeitura é uma tarefa obrigatória para todos aqueles que possuem uma propriedade. Mas muitos tem diversos problemas com este tipo de documentação.

Este é um dos vários motivos que levam alguns a terem suas casas irregulares, causando problemas não apenas com a prefeitura, mas também com futuras compras e vendas da propriedade.

Por conta disso, no artigo de hoje, apresentaremos para você, nosso caro leitor, como legalizar um imóvel na prefeitura, para que possa evitar diversos problemas relacionados à sua residência.

Aproveite e boa leitura!

Legalizar um imóvel na prefeitura é necessário

Regularizar uma casa é crucial para evitar diversas situações desagradáveis. Muitos são os problemas que podemos acabar tendo apenas por conta de algo que deveria ser feito no momento de aquisição da propriedade.

Um dos exemplos de adversidade que podem ocorrer, sendo um dos mais conhecidos e temidos, é a toma da casa. Claro que para acontecer tal situação é preciso uma série de descasos, mas não podemos descartar que está existe e muitos estão sujeitos a esta.

Este tipo de situação não é prejudicial apenas com o governo, sendo também impactante em transações imobiliárias, onde um vendedor não poderá colocar o seu bem no catalogo de alguma empresa deste tipo.

Como posso legalizar um imóvel?

Para legalizar a sua propriedade na legislação, será preciso tomar as providências necessárias, levantando alguns documentos que existe( ou deveriam existir) para toda e qualquer moradia.

Os principais são:

Matrícula do imóvel

A matrícula de um imóvel se trata de um número dado a ele pelo Cartório de Registro de Imóveis, a fim de localizar e identificar o bem. Este também é o número utilizado em diversas operações que envolvam o mesmo.

Por exemplo, Aqui na CashMe oferecemos nossos empréstimos com imóvel de garantia utilizando da matrícula da casa ou apartamento para levantarmos a disponibilidade, localização e outros detalhes que envolvam o mesmo para que façamos nossa avaliação lhe darmos a resposta sobre a aprovação do seu crédito.

Além disso, ainda podemos aumentar ou fazer uma outra proposta baseada nisto. Tudo por conta da existência desse número, permitindo levar o conforto e a oportunidade até você!

Mas não somos os únicos que realizam procedimentos utilizando deste. Algumas empreiteiras, por exemplo, fazem uso deste para saber se podem ou não realizar algum trabalho quando solicitado.

Registro do imóvel

Para garantir a posse do imóvel, é necessário possuir o registro do mesmo. Logo, prepare-se para visitar o Cartório de Registro de Imóveis algumas vezes, pois, além deste, vários outros documentos só se conseguem lá.

Além disso, a matrícula da propriedade só poderá ser tirada com o registro em mãos. Ela será responsável por mostrar o histórico e outras informações sobre a moradia, mas cada detalhe só é possível por conta do registro.

Este documento é necessário para toda casa ou apartamento existente. Sem o mesmo, não é possível vendê-lo por maneiras regulares, desvalorizando seu preço quando comparados a outros da região.

Habite-se

O habite-se se trata do documento que atesta a obra e define que a mesma está pronta para uso. Também chamado de Certificado de Conclusão de Obra, este garante a integridade de cada membro da família ao viver sob o teto do local.

O mesmo será emitido pela prefeitura após a conclusão da obra. E se engana aqueles que pensam que isso é quando a última mão de tinta é dada. Na verdade, uma obra só pode se dar por finalizada quando a prefeitura faz a vistoria do local.

O Habite-se também é importante para se conseguir o seu registro de imóvel, visto que sem este o documento não poderá ser emitido por falta de informações no mesmo, atestando irregularidade.

Alvará de construção

Caso a sua residência seja adquirida na planta, ou seja, que esteja para construir, ou ainda que você venha a adquirir o terreno com a intenção de realizar a construção desta, será preciso possuir um Alvará de construção.

Este da a permissão para a construção da mesma, sendo aprovado, pela legislação, o andamento da obra, e garantindo que a mesma esteja dentro de todas as normas que são impostas pela cidade.

Cadastro do imóvel na prefeitura

Dependendo do município onde se vive, alguns dos cartórios deste exigem que o registro seja feito, antes, na prefeitura do mesmo. Ainda que o caso de obrigatoriedade ocorra, levar todos os documentos até o governo, para então ir ao cartório será preciso.

Legalizar um imóvel na prefeitura é simples

Como podemos ver, regularizar um imóvel é simples, ainda que necessário. O que deve ser lembrando é apenas o valor e os documentos necessários, para então que seja possível realizar tal obrigação.

E para aqueles que desejam investir, aqui na CashMe oferecemos ótimas oportunidades de crédito que irá mudar a sua vida. Conosco, você vai mais longe!

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