Dívida ativa de IPVA é uma das preocupações de muitos brasileiros. Visto que a quantidade de impostos que já temos de arcar e o impacto que os tributos possuem em nossas vidas são muitos..

Conseguir normalizar tal condição não e algo tão simples quanto parece, visto as diferentes necessidades que possuímos em nossas rotinas. Além disso, cada um arca com o que pode e, muitas vezes, até com o que não pode.

Por conta disso, no artigo de hoje, apresentaremos para você, nosso caro leitor, o que se pode fazer para quitar a divida ativa IPVA, e maneiras que pode conseguir realizar tal feito.

Aproveite e boa leitura!

Divida ativa IPVA: como posso lidar?

A primeira coisa a ser feita em relação à dívida ativa IPVA é verificar esta, para saber seus detalhes. Caso possua uma, o órgão responsável pelo seu estado entrará em contato o quanto antes.

Geralmente, este se comunica com o indivíduo enviado a este uma intimação, acompanhada das guias para pagamento, já com o valor corrigido e acrescido de juros e multas correspondentes.

Contudo, se a você não fora entregue esta, poderá verificar o que deve através do site da Secretaria da Fazenda, para que consiga realizar a verificação do valor.

Está se trata de algo rápido e bem simples. Além disso, existe a possibilidade de realizar tal análise pelo site da Procuradoria Federal de seu estado, visto que esta também dá acesso a tais informações.

O mais recomendável é que você possa estar fazendo tal consulta o mais rápido possível, para evitar tanto o crescimento exponencial do montante devido quanto situações desagradáveis causadas pela mesma.

Como calcular a Dívida ativa IPVA?

Como no caso da consulta, cada estado seguirá uma tabela para que possa determinar o valor da multa por uma dívida ativa IPVA.

Em qualquer região do Brasil, essa multa será diária e irá começar a ser considerada desde o primeiro dia de atraso do tributo. Além disso, os juros serão somados todo mês enquanto a dívida não for quitada. Este adicional será equivalente a 1% referente a multa.

O percentual da multa poderá chegar até 0,33% ao dia, podendo chegar ao limite máximo de 20%.

É importante reforçar que o quanto antes o inadimplente procurar por informações sobre o débito, melhor será.

Como pagar a Divida ativa IPVA

Apesar dos valores não serem agradáveis, fazer o pagamento da dívida ativa IPVA é mais simples do que se imagina. Para isso, confira uma lista de alguns meios qual pode utilizar para levantar a quantia e fazer o seu pagamento.

Ao começar por:

Acesse o site do Detran

Como quitar a sua dívida ativa do IPVA?

Você deverá entrar no site do Detran do seu estado. Para que você consiga visualizar as informações sobre qualquer tipo de pendência.

Para conseguir as informações, basta acessar a plataforma e inserir, no campo indicado, o número da placa e o Renavam ( Registro Nacional de Veículo) que todo o histórico de seu veículo será trazido até você. Após este passo, será aberta outra página na web que irá constar todo e qualquer tipo de débito que esteja em aberto.

Faça a emissão da GRD

Nesta etapa, será preciso que o interessado na dívida emita a GRD ( guia para a Regularização de Débitos) para efetuar o pagamento que esteja vencido ou ainda em atraso.

Essa guia irá disponibilizar o valor atualizado, ou seja, já estarão inclusos os valores de multas e do tempo em que você ficou com a dívida ativa de IPVA.

Escolha a forma de pagamento

Para realizar o pagamento de seu dividendo ativo do IPVA, você tem duas opções: à vista ou parcelado. Caso opte por pagar quitar essa a vista, basta que faça o pagamento integral a sua escolha, seja por internet, lotérica, caixa eletrônico, entre outras formas.

Ao escolher pelo parcelamento, durante o período de duração, será necessário pagar a guia todos os meses e quitá-la, antes do dia previsto do vencimento. sendo assim, você irá evitar uma nova dívida ativa.

Divida ativa IPVA precisa ser quitada

Com o que fora apresentado no artigo, será mais fácil de identificar as suas dívidas e poder quitá-las de maneiras simples. Caso venha a parcelar, será preciso ir a Secretária da Fazenda para que possa ser feita a quitação.

Além disso, para lhe ajudar a mudar a sua vida, aqui na CashMe oferecemos a oportunidade que precisa para conseguir o crédito que irá resolver seus problemas. Conosco, você vai mais longe!

Veja também:

O que é hipotecar um imóvel? Esclareça suas dúvidas

Veja como empreender no Brasil: um guia prático

Você sabe o que é fundo garantidor de crédito? Entenda sua importância

Gostou do texto? Faça uma simulação com a gente! Compartilhe e deixa a sua opinião, queremos saber.

Visite o nosso Instagram