Escolher um lugar para morar no Brasil com a família pode não ser uma tarefa muito simples. Afinal, essa decisão pode impactar todas as áreas da sua vida: estudos, trabalho, lazer, parentes, bem-estar e afins. Quando você acerta na escolha do novo endereço, você pode ter mais acessibilidade, segurança, praticidade, diversão e o principal: qualidade de vida.

Sendo assim, é essencial que você saiba escolher o lugar para morar no Brasil com muita tranquilidade, disciplina e sabedoria. É necessário que você saiba ter paciência porque o processo pode ser muito longo e exige uma boa pesquisa para que não haja erros. Afinal, é uma mudança completa de vida.

Se for necessário, você deve visitar antes a cidade, conversar com os moradores, conversar com a sua família para só depois tomar essa decisão. Lembre-se: a mudança precisa acontecer da forma mais calma e natural possível. Por isso, preparamos este artigo para te ajudar.

Abaixo você vai conferir algumas dicas de como escolher o lugar para morar no Brasil que seja ideal para você e para sua família. Além disso, ainda traremos algumas dicas de cidades que são consideradas as melhores para se morar no país. Prossiga acompanhando o artigo para saber mais e boa leitura!

Pesquise informações sobre a cidade antes de escolher um lugar para morar no Brasil

lugar para morar no Brasil

Antes de sair pedindo demissão no trabalho, arrumando as malas e partindo para outra cidade, é preciso que você pesquise sobre a cidade em questão. É fundamental que você faça uma busca completa sobre o local que você deseja morar.

Você pode utilizar a internet para encontrar o máximo de informações sobre o local em questão que você deseja se mudar. Procure sobre o município, os moradores, os costumes, a região em si. Tente saber qual a quantidade de habitantes do local, o clima predominante na região, como funciona o comércio local, o custo de vida e outros dados importantes.

Dessa forma, será possível fazer uma escolha assertiva e responsável.

Pondere sobre a segurança do local onde você está pensando em ir morar

Lugar para morar no Brasil é o que não falta. Agora locais seguros… claro que nenhum lugar do mundo está imune a violência. Porém, certamente há cidades que são mais seguras que as outras. E, provavelmente, você não quer morar no meio da violência.

Por isso, quando estiver buscando um lugar para morar no Brasil, você deve buscar por dados estatísticos sobre a violência do lugar. Verifique se ele é mesmo tranquilo e seguro. Fora isso, também é preciso que você estude sobre o policiamento da região.

Veja como são os vizinhos, se há uma iluminação de qualidade no município, assim como também no bairro e na rua que você pretende morar.

Analise a infraestrutura da cidade

Para que sua família se sinta bem, confortável e acolhida na nova cidade, é fundamental que a mesma tenha uma moradia bem estruturada. Afinal, você não está saindo de um local para outro para passar por problemas, não é mesmo?

Sendo assim, verifique se a cidade conta com saneamento, boa pavimentação, se conta com escolas, hospitais, universidades, postos de saúde, supermercados, delegacia, cartório…

Também é importante que você veja, caso tenha filhos pequenos ou pretenda ter, se a cidade conta com creches, uma boa sinalização e transporte público de qualidade. Esses itens farão toda a diferença para que você garanta uma boa qualidade de vida para você e sua família no seu dia a dia.

Se informe sobre o mercado de trabalho

Antes que você se mude, caso não tenha nada em mente, é fundamental que você comece a mandar currículos para as empresas que estão instaladas na cidade. Afinal, não dá para jogar tudo para o alto, sem ter nada em vista, correndo risco de passar por grandes desafios na nova moradia, não é mesmo?

Por isso, faça um bom currículo e sinalize que você está disponível para mudar de cidade, caso tenham interesse na sua contratação. Mesmo que seja um novo desafio familiar, também é importante que você garanta a sua estruturação profissional e de quem mais convive com você.

Diante disso, não perca tempo. Comece a analisar o mercado de trabalho do lugar que você decidiu morar, além de conhecer as oportunidades de emprego. Fora isso, também é necessário verificar quais são as principais atividades econômicas e a média de salário. Lembre-se: você precisa ter certeza que vai conseguir se manter na nova cidade.

Descubra mais informações sobre o lazer e a vida cultural do lugar que você pretende ir morar

Como já dizia o ditado, nem só de trabalho nós vivemos, não é mesmo? Ter qualidade de vida também inclui encontrar na rotina corrida espaços para o lazer e a diversão. Posto isto, antes de se mudar, verifique como é a vida cultural e o lazer da cidade.

Veja se a vida cultural é movimentada. Se há bares, shows, parques, clubes, eventos e outros ambientes que podem proporcionar um momento de descanso, descontração e lazer.

Com essas informações, basta conversar com sua família, analisar os pontos positivos e negativos do lugar para morar no Brasil que você decidiu ir e pronto. Depois disso, é só escolher uma casa ou um apartamento e feliz vida nova.

Mas, se você ainda está na dúvida e não sabe ainda um lugar para morar no Brasil, nós podemos te ajudar. Abaixo você vai conferir algumas das melhores cidades para se viver no Brasil. Depois dessa ajudinha, vai ficar mais fácil escolher.

São Caetano do Sul, em São Paulo

A primeira da nossa lista de lugares para morar no Brasil é uma cidade tranquila de São Paulo. O IDH da cidade de São Caetano do Sul é de 0,862 (dados 2018). Os valores em educação, renda e longevidade também são favoráveis e ainda contam com um custo de vida menor, se comparado com outros locais do município de São Paulo.

Águas de São Pedro, em São Paulo

Nossa segunda opção de lugar para morar no Brasil também está localizada em São Paulo. A cidade é pequena, localizada a 187 quilômetros da capital. A economia de Águas de São Pedro é baseada no setor industrial, totalmente voltada para a área da beleza e setor medicinal.

Isso acontece porque as matérias-primas da cidade são sais, águas e argilas que permitem o desenvolvimento desses produtos com uma alta qualidade. A expectativa de vida do lugar fica em torno dos 78 anos, além da cidade ganhar destaque na área da Educação. Isso porque mais de 80% dos habitantes maiores de 18 anos possuem o Ensino Fundamental Completo.

Florianópolis, em Santa Catarina

A terceira cidade da nossa lista fica em Santa Catarina. Florianópolis conta com muito verde e mais de cem praias. Porém, o seu destaque não fica apenas para a lazer. Florianópolis tem se tornado um polo de tecnologia, atraindo cada vez mais empreendedores e outros profissionais.

Seu IDH é de 0,847, se destacando ainda pelo baixo índice de violência e a boa educação que há na cidade.

Balneário Camboriú, em Santa Catarina

A cidade é referência na construção de arranha-céus. Mas não para por aí. Há mais motivos para ela ser um excelente lugar para morar no Brasil. A fonte de economia do local se baseia na construção civil e no turismo. Isso porque a cidade conta com lindas praias, ganhando até o apelido de “Dubai Brasileira”.

Sua população fica em torno de 138 mil habitantes. Porém, na alta temporada esse número pode chegar em até 4 milhões de pessoas. E não são apenas os brasileiros que gostam de visitar a cidade não. Argentinos, Paraguaios, Uruguaios e Chilenos também costumam passar pelo local.

Como Balneário Camboriú é uma cidade litorânea, ela se torna uma cidade perfeita para atividades ao ar livre como atividades aeróbicas, caminhadas, passeios de bicicleta, dentre outros. Em Balneário, a Educação também ganha destaque, sendo comum que pessoas acima de 18 anos tenham, pelo menos, o Ensino Fundamental Completo.

Vitória, no Espírito Santo

A capital do Espírito Santo ganha destaque por conta da sua cultura e educação. Outros pontos que também merecem destaque, fazendo dela um lugar para morar no Brasil maravilhoso são a vegetações, seus monumentos históricos e as praias da ilha.

Niterói, no Rio de Janeiro

Niterói é a terceira cidade mais visitada no estado do Rio de Janeiro, ficando atrás apenas da própria Capital e de Búzios. Porém, como é considerada uma cidade turística, muitos turistas não passam muito tempo no local.

Além disso, ela se torna um lugar para morar no Brasil com comodidade e conforto porque a cidade de Niterói é considerada um dos centros comerciais e financeiros mais importantes do Rio de Janeiro.

A cidade também investe forte no setor imobiliário e vem crescendo bastante por causa disso. Fora isso, Niterói também conta com o MAC – Museu de Arte Contemporânea. Esse, por sua vez, conta com um acervo permanente e a 2° maior coleção de arte contemporânea do Brasil.

Niterói também se destaca pelos locais históricos e atividades turísticas em suas praias oceânicas. Sua população está estimada em cerca de 499 mil habitantes.

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas de como encontrar um lugar para morar no Brasil. Seguindo-as, você conseguirá escolher com tranquilidade a cidade perfeita para viver com sua família.

Gostou do texto? Faça uma simulação com a gente! Compartilhe e deixa a sua opinião, queremos saber.

endImage

A CashMe não realiza qualquer atividade privativa de instituições financeiras, como financiamentos e/ou empréstimos. Essas operações são realizadas através de parceiros autorizados pelo BACEN, nos termos da Resolução nº 3.954, de 24 de fevereiro de 2011. As operações são realizadas através das seguintes instituições: Companhia Hipotecária Brasileira – CHB (CNPJ 10.694.628/0001-98), Companhia Hipotecária Piratini – CHP (CNPJ 18.282.093/0001-50). Empresa do Grupo Cyrela.

Informações complementares referentes ao Empréstimo com Garantia de Imóvel: mínimo de 36 meses e máximo de 144 meses. “””Exemplo – Empréstimo de R$ 200.000,00 para pagar em 12 anos (144 meses) com LTV de 42,79% (sendo R$ 200.000,00 + despesas acessórias, para um apartamento avaliado em R$ 500.000,00) – Prestação inicial de R$ 2.894,10, com uma taxa de juros de 0,99% ao mês + IPCA, Sistema de Amortização Tabela Price. CET de 13,38% ao ano.”””


O cashme.com.br (“Website”) é pertencente e operado pela Cyrela Brazil Realty Empreendimentos e Participações (“CashMe”), uma sociedade anônima registrada sob o CNPJ/MF 73.178.600/0001-18

A CashMe, por sua vez, possui sede na Rua Olimpíadas, 242, 4º andar, CEP 04551-000, na cidade de São Paulo/SP.