Veja se vale a pena contar com este tipo de crédito 

Sempre tem aquele mês, no qual usamos todo o dinheiro e às vezes até ultrapassamos o orçamento. Quando você entra no saldo negativo, automaticamente recebe o cheque especial. 

O cheque especial é um tipo de crédito que pode ser disponibilizado para sua conta corrente em situações emergenciais e por curtos períodos de tempo. Ele pode ser utilizado sempre que não houver saldo suficiente disponível para efetuar o pagamento de contas, cheques, saques em dinheiro e outras transações.

Este serviço é destinado a clientes de instituições financeiras que tenham crédito já aprovado, mas está sujeito a aprovações de cadastros e até comprovação de renda. O banco deixa esse ‘limite’ disponível em conta, mesmo sem ser solicitado. Então, para aumentá-lo ou para cancelar é preciso entrar em contato com o seu gerente.  

O recomendado ao cliente é que seja usado este benefício apenas quando acontecem imprevistos ou emergências e sempre de forma temporária. O saldo e limite do cheque especial pode ser consultado no extrato da conta corrente. 

Benefícios

As vantagens de contar com o cheque especial, são:

– Ter mais flexibilidade ao gerenciar suas despesas;

– Apoio financeiro para cobrir gastos inesperados;

– Dependendo da instituição é possível programar a data para o débito dos juros referentes ao limite usado;

– Não há cobranças de encargos caso o crédito não seja utilizado;

– Você pode utilizar tanto o cheque especial, como o cartão de crédito, conforme a sua conveniência. 

– O vencimento do crédito é anual e a renovação é automática;

– Você pode solicitar aumento do limite ou cancelamento sem custo algum. 

Porém, é preciso advertir que esse tipo de crédito pode custar bem caro, pois tem uma das maiores taxas de juros entre os empréstimos. 

Juros do cheque especial 

Em geral, os bancos costumam subir a taxa de juros porque não sabem se o limite usado será pago em pouco tempo.  Quando um cliente solicita um empréstimo, antes de levar o dinheiro, ele passa por uma análise de crédito. Assim é verificado o valor e o prazo de pagamento, mas no cheque especial é diferente porque você usa primeiro o dinheiro e paga quando fizer um depósito novo na conta corrente. 

Por não saber se vai receber de volta o valor ou quando, a instituição financeira cobra taxas altas e que sobem rapidamente se houver atrasos no pagamento. Depende da organização, algumas liberam esse limite por dez dias sem cobrar taxa alguma. 

Um estudo divulgado pelo Guiabolso apontou que usuários ficam em média 16 dias no cheque especial. Essa modalidade de crédito pode chegar a taxas de 12,7% ao mês ou 318,6% ao ano. A pesquisa analisou dados de 179 mil pessoas e verificou que, em média, elas se endividam por ficarem mais de uma quinzena penduradas neste limite. 

Saldo real da conta vs. limite do cheque especial 

É importantíssimo para sua saúde financeira não confundir o saldo real que você tem em conta com o valor disponível do cheque especial. Em muitos casos, a instituição financeira soma os valores e fazem com que o cliente acredite que tem mais dinheiro do que imagina na conta corrente. 

A dica da CashMe é para que você ficar atento as descrições de saldo que constam no extrato, e cuidado para não gastar mais do que realmente tem em mãos.  

Caso precise mesmo do limite oferecido pelo cheque especial, antes de usá-lo, o ideal é comparar as taxas para escolher a modalidade de crédito que seja melhor para você neste momento. Talvez seja o caso de optar por outros tipos de empréstimo para sair das dívidas e respirar com mais alívio. 

Especialistas na economia brasileira revelam que a maioria das pessoas optam por realizar operações nos bancos que são correntistas e por isso não pesquisam outras condições oferecidas por diferentes instituições. Esta pode ser a solução mais cômoda, mas cuidado, pois você pode acabar preso em uma dívida maior ainda, com parcelas a perder de vista e juros altos. 

Gostou do texto sobre cheque especial? Quer saber mais sobre o assunto e encontrar um tipo de empréstimo que se encaixe em suas necessidades? Acesse nosso site: https://www.cashme.com.br/

A CashMe trabalha com empréstimos descomplicados! O dinheiro que você precisa para realizar seus sonhos e os de quem você mais ama ou sair das dívidas, está aqui! Faça agora mesmo uma simulação.