reforma de casa

Reforma de casa: emprestar dinheiro vale a pena?

8 mar 2023
6min de leitura

A reforma de casa exige grandes quantias para ser finalizada. Em muitos casos, o empréstimo é a melhor saída.

A reforma de casa ou de apartamento é um tema que chama a atenção das pessoas de tempos em tempos. Em 2021, uma reportagem da TV Cultura mostrou que 70% dos entrevistados em uma pesquisa queriam reformar as suas casas em breve.

Essa pesquisa ainda mostrou que os cômodos prioritários eram a sala de estar/jantar e os quartos.

A principal motivação para a reforma era “melhorar a convivência familiar” — 52% dos entrevistados. Para 38% dos entrevistados, a reforma de casa tinha como objetivo melhorar a aparência do imóvel.

Contudo, uma reforma de casa não é uma tarefa barata — e tem ficado ainda mais cara nos últimos anos. O Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi) fechou 2022 com uma alta de 10,9%.

Sendo assim, muita gente recorre a diferentes linhas de crédito para conseguir fazer a reforma de casa ou do apartamento.

Para ajudá-lo a descobrir quais são as melhores opções do mercado, decidimos publicar este artigo!

Reforma de casa com cartão de crédito é uma boa ideia?

Dependendo do tamanho da reforma da sua casa, pode ser uma boa ideia parcelar os materiais no cartão de crédito, certo? A resposta é: depende.

Ainda que seja uma ferramenta muito prática de ser usada, o cartão de crédito tem as maiores taxas de juros do mercado. Caso você atrase as faturas, verá o preço da reforma aumentar de forma surpreendente.

Sendo assim, use o cartão com cautela. Comprar pequenos itens para a reforma, como assessórios de decoração, pode ser uma boa ideia. Mas, financiar toda a obra usando um ou vários cartões é bem arriscado.

Atualmente, os juros altos do cartão de crédito são os grandes responsáveis pelo endividamento do brasileiro. Em novembro de 2022, o país tinha mais de 68 milhões de inadimplentes, de acordo com uma matéria do G1.

Além disso, ao usar todo o limite do cartão durante a reforma de casa, você pode ficar sem crédito para lidar com situações emergenciais, como gastos em saúde.

Empréstimo pessoal é a solução para reforma de casa?

O empréstimo pessoal é uma solução de crédito mais barata do que os cartões de crédito. Mas isso não significa que sejam as mais adequadas para uma reforma imobiliária.

Obter uma boa linha de empréstimo pessoal requer que o indivíduo tenha um bom score de crédito e uma boa relação com a instituição financeira. Sem esses dois elementos, é provável que o empréstimo se torne mais caro — o que prejudica a reforma da casa.

Além disso, reformar uma casa pode custar muito dinheiro. Nem sempre a pessoa conseguirá todo o capital em um empréstimo pessoal.

Existem linhas de crédito para reforma de casa?

Sim. Da mesma forma que existem linhas de crédito para comprar imóveis, também existem linhas para reformar casas ou apartamentos já prontos.

Alguns bancos financiam reformas pelo Sistemas Financeiro de Habitação (SFH). Nesse caso, as linhas de crédito são semelhantes às linhas de programas sociais de habitação, como o Minha Casa Minha Vida (MCMV).

Isso significa que nem sempre uma pessoa cumprirá os requisitos para obter acesso a essas linhas.

Por outro lado, alguns bancos oferecem linhas de crédito para reforma de casa pelo Sistema Financeiro Imobiliário (SFI). Trata-se de um sistema mais amplo, que financia valores maiores e tem menos exigências relacionadas ao tipo de imóvel que será reformado.

Nos dois casos, o imóvel reformado será dado como garantia. Isso é bom, pois ajuda a reduzir o risco da operação para instituição financeira e, consequentemente, o custo do empréstimo.

Nessa modalidade, a pessoa pode emprestar até 60% do valor do seu imóvel. Isso significa que é possível conseguir todo o dinheiro necessário para a reforma da casa de uma única vez, incluindo os valores necessários para a troca completa de mobília.

Isso porque a pessoa tem liberdade para usar o dinheiro da forma que quiser — e não apenas com a compra de materiais de construção ou contratação de mão de obra, por exemplo.

Por que recorrer ao empréstimo para reforma?

Agora que você conhece os detalhes da linha de crédito para reforma da CashMe, é interessante saber o porquê emprestar dinheiro por essa modalidade é uma boa saída na hora de reformar uma casa ou apartamento.

A obra é finalizada com rapidez

Um dos maiores medos das pessoas que estão reformando uma casa é ver a obra parada por falta de dinheiro. É preciso ter como pagar pedreiros, engenheiros, materiais e a documentação necessária para legalizar a reforma.

Em alguns casos, o valor surpreende as pessoas e o dinheiro que juntaram se torna insuficiente. Logo, a reforma é interrompida até que uma saída surja. Para que você não passe por isso, use o capital disponível em um empréstimo para reforma e traga agilidade à obra.

A construção não fica suscetível à inflação

Como já mencionado, os materiais de construção foram itens muito impactados pela inflação. Isso significa que a reforma de casa de muitas pessoas foi encarecendo durante o ano.

Uma boa saída para se livrar dos impactos da inflação é comprar o material em grande quantidade, pagando adiantado. Além de se livrar da necessidade de estocar os produtos, já que a entrega pode ser negociada com o vendedor, a pessoa ainda tem acesso a um valor já conhecido, que não sofrerá reajustes ao longo dos meses.

Isso pode ajudar a reforma a ter dinheiro para outras coisas, como a decoração ou a contratação de mais funcionários.

Além do mais, ao comprar em grandes quantidades, o consumidor tem a chance de buscar por descontos e aumentar o potencial que uma boa negociação terá nesse negócio.

A qualidade de vida durante a reforma melhora

O atraso em uma reforma de casa pode fazer com que muitos problemas pessoais e familiares surjam. Se a família estiver morando no imóvel, a qualidade de vida cai drasticamente e pode chegar a provocar até alguns problemas de saúde.

Lidar com a poeira e a bagunça por meses pode fazer com que viver no imóvel se torne insustentável. Por isso, os moradores vão desejar que a obra ocorra rapidamente.

Por outro lado, alugar um imóvel pode ser caro. Sendo assim, parte do dinheiro do empréstimo para reforma pode ser usado para isso.

Por sua vez, morar na casa de familiares pode gerar brigas ou momentos constrangedores — principalmente se a reforma da casa demorar mais do que o previsto por falta de recursos.

É possível comprar materiais de primeira linha

Não ter todo o dinheiro necessário para fazer a reforma de casa pode fazer com que seja necessário economizar, usando materiais de segunda ou de terceira linha.

Não são raras as vezes que o uso de materiais de baixa qualidade trazem problemas depois que a reforma termina, gerando prejuízos aos moradores.

A reforma de casa ou de apartamento é uma tarefa muito importante, que exige planejamento financeiro. Por isso, escolher a forma certa de financiar a obra é fundamental.

Nesse sentido, o empréstimo para reforma da CashMe se mostra como uma das melhores soluções disponíveis no mercado.

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Um pensamento sobre “Reforma de casa: emprestar dinheiro vale a pena?

  1. Avatar
    Suzemar Hartmann diz:

    Dicas simples mas que fazem toda a diferença, dando um ânimo pra poder começar uma reforma….vou logo fazer meus orçamentos e mãos a obra….

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade