O que é home equity? 

O refinanciamento de imóvel, que também é conhecido como home equity, é uma modalidade de empréstimo. Como funciona? Você coloca um terreno, casa, apartamento ou prédio comercial como garantia de pagamento das parcelas. 

Neste caso, por entender que o risco de inadimplência é menor, a instituição financeira que vai liberar o crédito, cobra taxas de juros menores. E o melhor: o dinheiro não vem com restrição de uso, por isso, é possível investir em viagens, obras e reformas em casa, quitar outras dívidas que esteja em aberto ou investir em seu negócio próprio. 

O home equity é a opção mais barata de crédito existente no mercado e o limite liberado pelo refinanciamento pode chegar a até 50% do valor da garantia. Por exemplo, você possui um imóvel que tem o valor de mercado em R$300 mil reais e pretende usá-lo como garantia para o empréstimo, é bem possível que consiga a liberação de até R$150 mil reais. 

Outra vantagem que esta modalidade oferece é a facilitação para o pagamento, que pode acontecer em parcelas que variam de 2 a 20 anos. As taxas de juros são cobradas a partir de 1,05% mensal em cima do valor da parcela, corrigindo de acordo com a inflação. 

Em outras palavras, o seu imóvel ficará como um “seguro” para o banco, caso não haja o pagamento do empréstimo, a instituição tem liberdade para tomar a garantia e leiloá-la para quitar a dívida. 

O empréstimo com garantia, é vantajoso para quem precisa de muito dinheiro – seja para investir em algo ou pagar dívidas – rapidamente. Veja a seguir, uma descrição das etapas do processo: 

1º ANÁLISE DE CRÉDITO: a instituição financeira vai realizar uma análise para verificar a renda fixa mensal do cliente. O crédito solicitado dependerá também dessa comprovação financeira. 

2º ANÁLISE JURÍDICA: antes de aceitar o imóvel como garantia, será feita uma checagem jurídica para saber qual é a sua situação legal, caso haja alguma pendência judicial, o processo não seguirá em frente. 

3º ANÁLISE DO IMÓVEL: após verificar a comprovação de renda do cliente e se está tudo certo com o imóvel, a instituição vai avaliar quanto o bem vale no mercado, para determinar o valor do capital que será levantado. 

4º EMISSÃO E ASSINATURA DO CONTRATO: por fim, a instituição vai liberar um contrato que será avaliado pelo cliente, com a proposta e a descrição do acordo que deverá ser feito. Se as duas partes concordarem, o contrato será assinado, e posteriormente, registrado em cartório para que haja a liberação do crédito.  

Em média, todo o processo descrito  é bem rápido e acontece em cerca de 40 dias. Na CashMe a aprovação de crédito leva 48 horas.  Saiba mais em nosso site!

Quem pode solicitar o empréstimo com garantia? Veja se você se encaixa no perfil. 

O empréstimo com garantia de imóvel é uma modalidade democrática e sem burocracia. Qualquer pessoa pode solicitar este tipo de crédito, basta ter um imóvel em seu nome. Entretanto, se você optar por fazer a aplicação em um banco, a parcela ficará restrita ao limite de 30% da renda líquida. 

Você tem dívidas, está na situação de inadimplência ou tem restrição no nome? Não se preocupe, ainda assim é possível solicitar este tipo de empréstimo. E inclusive, se a sua intenção é usar o dinheiro para pagar todas as suas contas em aberto, a vantagem é que vai conseguir limpar seu nome rapidamente e terá apenas a parcela do empréstimo para dar conta. Lembrando que o pagamento é facilitado e tem as menores taxas de juros do mercado. 

O refinanciamento de imóvel é a melhor solução para se livrar dos juros abusivos de contas atrasadas, investir no negócio próprio ou até realizar um sonho de viajar para o exterior. 

Faça um bom planejamento financeiro e conte com a CashMe para conseguir o dinheiro que precisa. Aproveite para fazer uma simulação online, agora mesmo, de um empréstimo com garantia! Acesse: https://www.cashme.com.br/.

E você, ficou com alguma dúvida? Quer saber mais sobre o assunto? Deixe seu comentário aqui ou interaja com os nossos perfis nas redes sociais.