Ter um seguro de financiamento imobiliário será extremamente vantajoso para você que busca por fazer tal tipo de transação, visto que o mesmo lhe garante uma enorme segurança.

Ainda sim, muitos acabam por desconhecer de sua existência, e que possuem tal direito, tendo apenas conhecimento do mesmo apenas quando este é apresentado por uma financiadora.

Por conta disso, no artigo de hoje, apresentaremos para você, nosso caro leitor, mais informações sobre o financiamento imobiliário e por que vale a pena ter um desse quando for realizar tal movimentação.

Aproveite e boa leitura!

Seguro de Financiamento imobiliário é uma opção

Os seguros de financiamento imobiliário oferecidos por bancos e seguradoras têm como objetivo proteger o consumidor e seus bens de eventuais contratempos no futuro, sejam estes quaisquer que forem.

Para entender melhor, o seguro tem como objetivo preparar seu titular financeiramente para adversidades que podem vir a ocorrer durante este tempo enquanto o crédito é pago para a financiadora.

Ainda sim, isso não significa que este seja obrigatório. Nem sempre esse será a melhor escolha, visto que o mesmo pode ocasionar em gastos adicionais que não serão nada interessantes para aquele que está fazendo a aquisição.

Entretanto, por mais que tal situação se aplique, é interessante ver também que diversos benefícios vem acompanhando tal, como, por exemplo, a garantia de que a família permanecerá com o imóvel mesmo que o proprietário legal venha a falecer ou se tornar permanentemente incapaz.

Logo, o seguro de financiamento imobiliário vem a ser vantajoso tanto para a parte do cliente quanto para a credora, que também irá receber o valor que fora emprestado de volta em casos extraordinários.

Este ainda garante a indenização ou a reconstrução do próprio imóvel, caso ocorram danos físicos causados por riscos que sejam cobertos pelos valor do seguro.

São duas as modalidades deste, sendo estas:

·         Seguro Habitacional do Sistema Financeiro da Habitação (SFH);

·         Seguro Habitacional em Apólices de mercado;

O Seguro Habitacional do Sistema Financeiro da Habitação é exclusivo e obrigatório para imóveis que sejam financiado pelo SFH. As condições padronizadas, em uma única apólice, são para todas as instituições que pertençam a este.

O governo federal participa desta operação, por meio do Fundo de Compensação de Variações Salariais ( abreviado como FCVS), responsável pela liquidação de eventuais saldos devedores residuais, isto é, que permaneçam ao fim do contrato.

As apólices de mercado, por sua vez, serão utilizadas em imóveis financiados fora do SFH. Cada entidade que trabalhe com estas deverá administrar a própria carteira de seguro habitacional, cujas condições de operação seguem as normas definidas pela Susep (Superintendência de Seguros Privados, órgão que é subordinado ao Ministério da Fazenda).

Como funciona e o seguro de financiamento de imóvel?

Também chamado de seguro habitacional, este, durante a compra de um imóvel financiado pelo SFH, deverá obrigatoriamente exigir que o tomador do financiamento imobiliário contrate este seguro com coberturas para a morte e invalidez permanente do mutuário, assim como danos físicos ao local.

Na compra do imóvel financiado por fora, a instituição financeira costuma exigir que o contratante do crédito também contrate o seguro, conquistando para si todas as coberturas citadas acima.

A indenização será igual ao valor necessário para a reposição dos prejuízos que forem causados, com a recuperação do imóvel a condições próximas do que antes do acontecimento infortúnio.

A cobertura de MIP, por sua vez, protege o indivíduo e a sua família na eventualidade de morte ou invalidez permanente do mesmo ou de um dos integrantes da renda familiar, quando o financiamento da propriedade for concedido prevendo essa hipótese.

O saldo devedor será totalmente quitado caso o único responsável pelo bem e pelo crédito venha a falecer ou se tornar permanentemente incapacitado. Mas a indenização será proporcional quando houver mais de um participante da renda familiar para a garantia de empréstimo.

Por que o seguro de financiamento de imóvel é necessário?

Este seguro viabiliza a operação de crédito imobiliário, protegendo tanto a instituição financeira credora quanto o próprio indivíduo que a vem buscar para conseguir o crédito que deseja.

É um produto que garante, no pior dos casos, a quitação do saldo devedor para a entidade caso ocorra uma fatalidade que também dá a segurança para o devedor, que poderá proteger a integridade do lar.

Ainda que este seja obrigatório no SFH, o mesmo é muito requisitado por aqueles que fazem este tipo de transação fora do mesmo, visto que possui tantas vantagens a ponto de tranquilizar tanto a empresa responsável pelo valor emprestado quanto para aquele que adquiriu o imóvel.

Seguro de financiamento imobiliário faz a diferença

Como podemos ver, este faz toda a diferença em uma transação. Ainda que aumente o custo dessa, seus benefícios são muito impactantes. Cabe ao comprador avaliar e decidir se, para ele, este será um bom negócio.

E para aqueles que desejam investir em imóveis, aqui na CashMe apresentando oportunidades de crédito para que coloque seus planos em ação. Conosco, você vai mais longe!

Veja também:

Finanças para autônomos, o que você precisa saber sobre o assunto

Título prefixado: quando vale a pena investir

Educação financeira: como construir a sua

Gostou do texto? Faça uma simulação com a gente! Compartilhe e deixa a sua opinião, queremos saber.

Visite o nosso Instagram