Investimentos de curtos prazos são exatamentes aqueles que tem duração de três a doze meses.

Suas principais características são: Simplicidade e Agilidade. Este método de investimento se encaixa em qualquer perfil de investidor e pode fazer parte da carteira diversificada de quem realiza aplicações.

Os investimentos de curto prazo possuem uma das melhores combinações entre liquidez e rentabilidade que existem, além disso são mais frequentemente procurados por investidores que tem um perfil mais cauteloso, que buscam por uma reserva financeira. 

Investimento de curto prazo X Médio/Longo prazo

Os investimentos de médio e longo prazo consistem em investimentos que duram mais de um ano e deve ser realizado quando a pessoa já possui um fundo de emergência como o investimento de curto prazo, por exemplo.

Curto prazo para garantir a sua saúde financeira de hoje. Longo prazo para a sua saúde financeira do futuro.

Onde devo investir?

Em primeiro lugar é necessário que identifique qual o seu perfil de investidor. São três perfis:

  1. Conservador

Prioriza os investimentos de menores riscos, gosta mais de uma segurança quando se trata de seu dinheiro. 

  1. Moderado

Este perfil gosta de ter segurança em seus investimentos, contudo, não perde uma boa oportunidade quando essa aparece que possam ter boa rentabilidade a longo prazo. 

  1. Agressivo

Este perfil não tem medo de perdas, compreende os riscos e geralmente tem uma reserva para emergências.  O perfil agressivo possui maior conhecimento sobre investimentos e sabe trabalhar melhor com suas opções. Estes investem em ações da bolsa de valores por exemplo, e outros tipos de investimentos de renda variável.

Faça um investimento de curto prazo

Tá, mas quanto devo investir?

Isso depende do quanto você deseja obter de rentabilidade e segurança financeira. Estamos falando aqui de um fundo de garantia, então pense nos próximos meses…

Se você ganhasse a conta hoje, teria como manter suas finanças e estilo de vida? 

Tratando-se de um investimento de curto prazo e de garantia financeira para seu futuro, não aconselharia investir pouco. Você pode começar com R$100,00, por exemplo, mas esse valor e a rentabilidade em cima dessa quantia garante algo para você?

Não tenha medo de investir

O medo de investir é a causa de muitas pessoas não realizarem seus sonhos de ter casa própria, viajar para o exterior, comprar um apartamento, entre outros.

Saiba que realizar investimentos é mais simples e fácil do que imagina, contudo, o medo que muitas pessoas tem na verdade é falta de conhecimento sobre o assunto. 

Temos medo do que não conhecemos. A medida que você passa a estudar e compreender o que realmente é um investimento, os tipos e como é seu funcionamento tudo se torna mais simples.

Realize um empréstimo e faça seu investimento

Não indico para a renda fixa, esse passo já é indicado para quem deseja realizar investimentos que geram maior retorno financeiro. 

Por que não para renda fixa? 

Por que o normal é que as taxas de juros dos empréstimos não sejam menores do que seus rendimentos, o que não o torna viável. 

De maneira geral, se deseja realizar um empréstimo para investir em renda variável o indicado é que faça deixando algo como garantia, como seu imóvel ou carro, por exemplo.

Desta maneira você pagará menos taxas de juros, terá um crédito maior e terá parcelas que cabem em seu bolso. 

Se deseja saber mais a respeito do empréstimo, faca uma simulação de empréstimo conosco. A Cashme trabalha com as melhores taxas e aceita seu imóvel como garantia, as menores taxas de juros é nossa equipe quem oferece.

Tenha uma carteira diversificada

Por que é tão importante uma carteira diversificada?

Você sabia que a diversificação da carteira é um dos maiores segredos dos grandes investidores? Portanto, se você deseja uma rentabilidade mais segura e correr menos riscos, aposte na carteira diversificada.

Na prática, a diversificação de investimentos consiste em formar uma carteira de ativos com uma estratégia ancorada em diferentes indexadores.Assim, o principal objetivo da diversificação de investimentos é maximizar os retornos e minimizar os riscos ao longo do tempo.

Avaliação da melhor corretora

O que o investidor deve analisar no momento de decidir com qual empresa irá trabalhar?

  • Valor inicial
  • Liquidez
  • Taxa de Administração
  • Rentabilidade dos últimos 24 meses

Se você tem desejo e planeja investir em 2020, saiba que o Brasil tem passado por um período no qual seus juros tem caído significativamente e a perspectiva de crescimento econômico para o país é bem alta.

A tendência é de que o PIB continue obtendo uma média de crescimento de 2,5% ao ano até 2023. A Inflação está bastante controlada, é um ponto que precisamos estar mais atentos, contudo a perspectiva é positiva e a SELIC encontra-se baixa e a tendência é de continue assim para os próximos anos.

Dicas Finais

  • Houve um aumento de 90,1% de investidores em relação aos últimos 12 meses.
  • Investir no Tesouro direto (dica) é bastante fácil, seguro, acessível a todos, possui liquidez diária, porém, é necessário pagar taxas e tributos.
  • É preciso conhecer seu perfil de Investidor.
  • Não arrisque tudo o que tem, mantenha uma reserva (renda fixa).