A inovação deve fazer parte de todas as empresas e é neste contexto que o spin-off entra em ação.

Por mais que os empresários pensem que sua empresa está consolidada, não é possível afirmar isso.

É preciso buscar e inovar novas oportunidades de mercado para que o negócio não morra e é neste contexto que entra o spin-off.

O spin-off é um novo negócio que atende uma demanda que não faz parte da atividade principal da empresa.

Por isso, se você deseja saber mais sobre essa nova oportunidade que pode alavancar seu negócio, continue lendo.

O que é uma Spin Off?

Spin-off é um tipo de companhia fundada a partir de uma derivação, que pode ser organização empresarial ou acadêmica.

Esse termo é bem comum na área cultural, como cinema, série e música, mas ela pode existir a partir de qualquer segmento.

Todo spin-off é comandada por uma empresa-mãe e que desde a fundação, ela detém maior parte de suas quotas, controlando o financeiro e administrativo.

Como surgiu a ideia de spin-off?

Durante a década de 1960, essa ideia foi aplicada às empresas com os centros de pesquisa na Califórnia.

Desde então, o spin-off apresentou uma estratégica com muitas vantagens para o setor de empreendedorismo.

Isso porque o spin-off trata-se da criação de uma nova empresa ou produto que tem como início seu negócio atual.

O spin-off é uma ótima oportunidade para quem vende muito algum tipo de produto ou pretende ampliar sua  atuação.

Desta forma, o empresário pode aproveitar todo o conhecimento e estrutura para inovar e expandir sua empresa.

Spin-off e startup: entenda as diferenças

Spin-off é o lançamento de um negócio ou produto a partir de uma empresa que já existe no mercado.

Em contrapartida, um startup é um modelo de negócio que, na maioria das vezes, está relacionada à tecnologia.

No entanto, se você já possui um startup, nada impede que ele vire um spin-off.

Isso pode ser uma boa ideia, pois essa escolha permitirá que seu negócio cresça ainda mais no mercado.

Muitas empresas grandes já adotaram a estratégia spin-off, criando startups para ampliar ainda mais seu negócio.

Quer ver alguns exemplos?

  • Private Practice, spin-off de Grey’s Anatomy.
  • CSI: Miami e CSI: NY que resultaram de CSI: Crime Scene Investigation. 
  • Criminal Minds deu origem ao spin-off Criminal Minds: Suspect Behavior.
  • Meu malvado favorito deu o spin off Minions.
  • O travesseiro da Nasa é um spin-off de tecido que seria usado para forrar os foguetes.
  • O banco Itaú criou o Cubo, um coworking de empreedorismo tecnológico.
  • Youse é um aplicativo de seguros criado pela Caixa Seguradora.

Os restaurantes que criam uma marca de produto especializada em alimentos saudáveis, por exemplo, é um exemplo de spin-off.

Spin-off: conheça os segmentos que existem no mercado

Uma forma bem simples de diferenciar um spin-off é através da sua origem.

Um spin-off pode nascer dos seguintes segmentos:

Corporativo: criado por outra companhia, onde uma empresa mãe é encarregada de fundar a spin-off.

É importante saber que o spin-off deverá adotar as mesmas estruturas de processos já utilizados na empresa-mãe.

Na maioria das vezes, o spin-off inicia suas atividades dentro da empresa-mãe como um de seus projetos.

Depois disso, ele é oficializado e realizada a cisão.

Acadêmica: O processo de criação é bem parecido com o corporativo, mas existe uma pequena diferença:

De maneira geral, o spin-off acadêmico costuma surgir de suas pesquisas realizadas nos laboratórios das universidades.

Por isso, sua criação é derivada da necessidade de comercializar produtos a partir dessas pesquisas.

Vale lembrar que no ano de 2004, foi criada aqui no Brasil a Lei de Inovação tecnológica 10.973.

O objetivo dessa lei é incentivar outras spin-off brasileiras para o desenvolvimento desta oportunidade.

Spin-off: conheça as vantagens das empresas desses segmentos

Atender um novo nicho de mercado: um spin-off permite ampliar a atuação na sua empresa.

Às vezes, lançar um produto dentro da sua empresa atual não é suficiente para alcançar os desejos do público-alvo. É preciso criar uma spin-off.

A estratégia do spin-off envolve criação e um modelo diferente com identidade própria. E você pode usar isso para atingir um público de determinada idade.

Por exemplo, se sua empresa-mãe foca em clientes tradicionais, a spin-off lida com o público mais jovem.

Cresça sem comprometer o negócio principal.

O spin-off tem uma grande vantagem que é sua independência em relação ao negócio.

Isso significa que, diretamente, você não precisa associar seu novo negócio ao projeto atual.

Fazendo assim, é possível expandir o empreendimento sem comprometer sua renda principal ou sua empresa consolidada.

Outra vantagem é que você terá mais liberdade e segurança para inovar e testar suas próprias ideias.

Direcionar o foco de toda a equipe

Depois que você lançar o spin-off, selecione as pessoas de sua equipe para focar no objetivo do empreendimento.

Bons resultados são obtidos por meio de uma equipe dedicada, por isso, escolha as pessoas certas. 

Para isso, abra um novo escritório para alocar essas pessoas ou alugue por um espaço em coworking.

Novo modelo de negócio com baixo investimento.

Outra vantagem do spin-off é o baixo investimento para criar um modelo novo de negócio.

Isso é interessante, pois você pode testar suas ideias, já que não se trata de lojas ou filiais.

Caso seu spin-off seja online, você pode postar na criação de aplicativos ou site, por exemplo.

Já em relação às alterações, seriam mudanças na comunicação e no marketing do modelo novo.

Seus concorrentes poderão ser clientes

Além dessas vantagens, o spin-off é uma excelente maneira de eliminar seus concorrentes e transformá-los em clientes.

Na maioria das vezes, isso acontece quando o empresário opta abrir um startup e, na loja virtual, convida seus concorrentes para serem vendedores.

Seu papel neste modelo de negócio é atuar como intermediário entre oferta e demanda, gerenciando vendedores e prestadores de serviço.

Essas são as melhores vantagens de criar um spin-off e que envolvem facilidade de inovação, retenção de talentos e um plano de negócios novo.

Spin-off: aprenda a criar uma na sua empresa

Para criar um spin-off, é importante considerar alguns pontos importantes. Veja:

1. Defina o problema ou o desejo do público que será atendido.

Crie o objetivo do negócio, em primeiro lugar. 

Para isso, é importante que você saiba qual problema ou desejo do público você irá resolver.

Para ajudar nesta tarefa, pense nas lições que você teve com seu empreendimento.

Além disso, reflita sobre os produtos que se destacaram ou em que você pensa em atender.

2. Defina o modelo de negócios.

Pense em seu modelo de negócios, preços, processos, público alvo e estratégia de marketing.

3. Contrate pessoas dedicadas.

Essa é uma das fases mais importantes da spin-off, por isso, pense nas responsabilidades de cada funcionário.

Uma dica é escolher pessoas da sua equipe atual para atuar no novo projeto.

4. Planejamento de objetivos e métricas.

Criar um planejamento para a spin-off também é muito importante.

Por isso, estabeleça objetivos, metas e métricas de curto e longo prazo para avaliar se está atingindo bons resultados.

5. Hora da execução.

Depois de criar o planejamento, é hora de definir a plataforma e colocar o spin-off para funcionar.

Duas opções modernas e vantajosas são as plataformas marketplace e SaaS, que permitem uma expansão online mais rápida. Veja as diferenças:

– Marketplace: conecta oferta e demanda monetizando conexão entre as duas partes.

Esse modelo é muito utilizado por startups, pois une prestadores de serviços ou vendedores com os clientes. Além disso, o investimento inicial é baixo, já que existem plataformas prontas.

O marketplace é uma ótima oportunidade para explorar um nicho de mercado e oferecer serviços.

Por isso, ao criar um spin-off você pode atender uma demanda que atualmente não está sendo suprida.

O marketplace B2B é outra opção que permite intermediar negócios entre empresas. Uma grande vantagem é aproveitar fornecedores e parceiros do seu negócio atual. Você também pode convida-los para serem vendedores e prestadores de serviço nessa plataforma.

Outra grande vantagem é que o marketplace não exige estoque e para oferecer serviços, não é preciso contratar pessoas, apenas intermediar.

– SaaS: significa Software as a Service, ou software como serviço. Quer dizer que o serviço oferecido está em forma de sistema na nuvem.

Esse modelo funciona como um software autônomo, usado muito para automatizar processos que seriam manuais.

Um bom exemplo para ilustrar são as atividades de gestão financeira ou pontos e funcionários.

No entanto, para lançar um SaaS, o custo inicial é alto, já que é preciso contratar um programador ou empresa para desenvolver.

Criar um spin-off a partir de um negócio que já existe é uma excelente estratégia para inovar e expandir.

Existem muitas vantagens que suprem as necessidades e iniciar um novo modelo de gestão.

No entanto, se seus objetivos de enquadram em um investimento de spin-off de alto valor, você pode contar com a Cashme.

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