A chegada do final de ano deixa o setor varejista animado, pois este é o período em que aumentam as demandas. Isso ocorre por diversos motivos, um deles é o aumento do poder monetário das pessoas nessa época do ano.

No entanto, outro motivo bastante comum para esse aumento é as condições de pagamento que as empresas oferecem. Devido a alta demanda, consequentemente a concorrência entre as lojas é mais acirrada. Desse modo, descontos expressivos no pagamento à vista e prazo estendido nas compras financiadas são duas das principais armas utilizadas.

Dessa forma, para aqueles que desejam fazer compras no fim do ano, é possível encontrar as melhores condições de negócio. Entretanto, é preciso estar com o orçamento ajustado, para que as novas aquisições não sejam prejudiciais economicamente.

Para empresas que desejam investir na melhoria da estrutura e equipamentos, este também pode ser um momento interessante. Além das condições de pagamento facilitadas, a empresa ainda conta com a possibilidade de usar seu poder de investimento para garantir os melhores preços.

Com isso, uma das aquisições mais realizadas neste período são veículos, na grande parte das vezes carros. Devido a troca de modelo, com a virada do ano, os veículos que estão saindo do lançamento ganham condições especiais. Isso ocorre para que o valor elevado do carro não se torne impeditivo de novas aquisições.

Além disso, aqueles veículos que estão deixando a linha, é interessante para as concessionárias que estes carros entrem em circulação o mais breve possível, tendo em vista a desvalorização do produto. Desse modo, é possível encontrar condições especiais para veículos que são considerados semi-novos, mas em estado de novo. 

Entretanto, é necessário avaliar as condições de investimento da empresa, bem como a capacidade de investimento. É importante que a empresa considere os ganhos que as aquisições podem trazer. Portanto, ao longo deste artigo, traremos três dicas de como aproveitar da melhor forma este período do ano para compra de veículos.

Saiba mais: Como manter a folha de pagamento da sua empresa em ordem? Saiba aqui

Renovação da frota pode garantir condições especiais

Uma das maneiras mais eficazes para se negociar os valores de uma negociação é através da compra em grande escala. Desse modo, com uma negócio que envolve a compra de um volume considerável, é possível para o lojista atenuar o valor de venda.

No entanto, para negociações entre empresas, o leque de opções se amplia. Isso se deve a possibilidade de empresas celebrarem acordo de cooperação mútua. Com isso, realizar novos investimentos na estrutura da empresa se torna viável para aqueles que possuem menos condições de endividamento.

Portanto, para as empresas que projetam investir em uma melhoria estrutural, esta pode ser uma oportunidade. Em diversas situações a frota de veículos representa prejuízos consideráveis, pelo estado de conservação. Além disso, mesmo com os carros em boas condições, a baixa de rendimento se torna um fator negativo.

Dessa forma, o orçamento da empresa pode ser prejudicado pelo baixo rendimento de sua frota. O aumento no consumo de combustível e concertos mais frequentes são os principais motivos para o crescimento das despesas.

Com esse cenário, a melhor alternativa é realizar a troca da frota. Esse investimento pode representar aumento na eficiência da empresa, bem como evitar estragos em momentos importantes. Além disso, a troca de frota da empresa pode ser utilizado como argumentação de que a empresa está constantemente projetando melhorias na sua estrutura.

Ao passo que a avaliação da empresa é de que se deve trocar a frota, é possível negociar condições especiais com a concessionária. 

Saiba mais: Como o empréstimo com garantia pode alavancar o seu negócio

Concessionárias oferecem descontos para empresas 

Nos últimos anos a renovação da frota de veículos cresceu exponencialmente, resultando em um aumento considerável de veículos 0Km em circulação. Dessa forma, veículos com maior tempo de rodagem acabam se desvalorizando rapidamente. 

Portanto, para empresas que utilizam carros e demais veículos com certa frequência, é interessante que ocorra a troca regular da frota, para evitar a desvalorização excessiva. Porém, é preciso avaliar as condições que cada montadora e concessionária oferece, garantindo assim o melhor negócio.

Dessa forma, montadoras com forte presença no Brasil, como a Volkswagen, oferecem descontos exclusivos para empresas. De acordo com o porte da empresa, é possível garantir mais de R$ 10 mil em descontos.

Entretanto, estes benefícios se restringem a algumas categorias de empresa. Portanto, os segmentos mais beneficiados são os micro empresários, frotistas e locadoras. Desse modo, para empresas que se enquadram nestes critérios, é interessante realizar a renovação da frota.

No entanto, as ofertas para empresas excluem algumas situações importantes. Um exemplo disso é em relação aos opcionais de fábrica. De acordo com os critérios da montadora, o valor referente aos opcionais não são inclusos no desconto oferecido. Além disso, o transporte da nova frota é desembolsado pelo cliente.

Saiba mais: Nichos de mercado: a importância de especializar o seu negócio

Poder de investimento é fundamental para renovação da frota

Investir na melhoria dos equipamentos da empresa é importante para manter o desempenho e a qualidade da empresa. No entanto, para que seja possível realizar tais investimentos, é necessário manter o orçamento ajustado.

Dessa forma, é interessante manter as finanças em dia, projetar aumento na receita e redução das despesas. A fim de melhorar este segundo item, a renovação da frota de veículos da empresa se torna imprescindível. Isso porque os gastos com a manutenção de carros é bastante onerosa.

Entretanto, para que a empresa tenha condições de realizar este investimento, é preciso contar com um poder de investimento sólido, para que a dívida do pagamento dos veículos não represente riscos à empresa.

Porém, caso seja necessária a troca dos veículos e a segurança financeira não é das melhores, o empresário pode recorrer ao empréstimo com imóvel em garantia da CashMe Com juros que podem ficar a abaixo de 1%, a empresa garante o poder de investimento sem prejudicar suas finanças. 

Além disso, ao contrário dos financiamentos do setor automobilístico, o prazo de pagamento do empréstimo com imóvel em garantia é de 180 meses. Faça uma simulação de empréstimo e garanta agora mesmo o empréstimo com imóvel em garantia.