Um fato inegável é que o povo brasileiro por si já tem o perfil do empreendedor. Fato que apenas se consuma cada vez mais apontado por todas as pesquisas.

Empreendedorismo está fortemente ligado à cultura do nosso país. Este fato é possível de verificar graças ao tanto de novas empresas, principalmente Startups, que surgem no Brasil ano após ano.

Existem diversas feiras de tecnologia espalhadas pelo país. Setor este que está cada vez mais ligado com o mercado, e que é tão abordado por novos empreendedores que estão prestes a iniciar suas atividades.

E, neste texto, estaremos apresentando a você qual é o perfil do empreendedor brasileiro. Aqui você descobrirá os pontos em comum destes criativos visionários.

Aproveite e boa leitura!

O perfil do empreendedor brasileiro

Não pode-se dizer que o mercado é predominante dominado por um único tipo de perfil, afinal, áreas distintas, pessoas diferentes.

Cada segmento tem sua peculiaridade, tanto de público quanto de empresas. Entretanto é possível sim dizer que o crescimento do empreendedorismo apenas cresce ano após ano.

Afinal, não é a toa que existem diversas feiras sobre este tema pelo país. Feiras estas que mostram a união entre o empreendedorismo e a inovação, além de abordar diversos temas sobre tecnologia.

Assim como mercados ascendem, outros descendem. Variância é algo natural e existe em toda parte econômica de um país.

Isto está diretamente relacionado a empresas novas que abrem nestes segmentos em ascensão, acrescendo ainda mais a estes números da área. Para aqueles que apostam nas tendências de mercado, existe sim um perfil que pode ser traçado.

O jovem empreendedor

Atualmente, os empreendedores brasileiros tem, em média, entre 18 a 24 anos, provando que muitos adentram ao mercado comercial ainda jovens.

Claro que junto à juventude vem ideias inovadoras, afinal, este tipo de perfil está transbordando com métodos revolucionários e olhares que aqueles que já estão estabelecidos na indústria nunca iam pensar.

Por possuir uma cabeça que sempre está procurando as melhores alternativas para realizar uma solução efetiva, este tipo de perfil se assemelha muito a inovação. Ainda mais quando estes já são nativos digitais e entendem a importância da tecnologia dentro do mercado, sabendo explorá-la em cada área que estes planejam atuar.

Como se trata de um perfil jovem, sua falta de experiência é clara. Mas, vontade de vencer os leva cada vez mais longe, passando por cima de barreiras que até para os veteranos, a probabilidade de desistir seria alta.

Também são pessoas muito sonhadores, junto a toda essa garra e vontade de chegar ao topo que tem, o que os torna extremamente competitivos, sempre aptos e dispostos a melhorar.

Uma especialização faz toda a diferença

Mesmo que estejam cursando o ensino superior ainda, suas ideias já são de grande valor para o mercado comercial. Um jovem que estuda sobre a área que está prestes a atuar irá se sentir mais engajado na mesma.

E um empreendedor engajado é alguém que quer e fará acontecer dentro do mercado. Utilizando destes conhecimentos específicos a seu favor, ele será capaz de avaliar de maneira sistêmica e metódica toda uma situação.

Achar um problema é algo simples. Uma solução, um pouco difícil. E tornar esta solução é algo muito complexo.

Desafio este que o jovem empreendedor encara de maneira a parecer fácil. Ele sabe entender que um problema possui muitos mais ângulos do que realmente aparenta. E mais janelas abrem oportunidades para mais olhares.

Não é à toa que empresas que possuem destes como seus colaboradores fazem tanto sucesso. Tudo pode ser otimizado, e está é a missão da nova geração do mercado.

Regiões empreendedoras

Nosso país é dotado de recursos incríveis, fato este que também é visto dentro do mercado empreendedor. Todas as regiões do país têm alguma participação no aumento da inovação e criação de novos negócios.

Claro que estes são variáveis de acordo com a região onde se mora. Apesar de tecnologia ser uma área comum de crescimento, existem pontos específicos que cada área se destaca mais.

Falando de maneira geral, a taxa de empreendedorismo no brasil vêm em grande crescente. O que era 34,5% em 2014, hoje chega a 38% na Taxa de Empreendedorismo Total de nosso país. Dado este avaliado pela GEM (Global Entrepreneurship Monitor) que é responsável pela pesquisa em todo o mundo.

Isto apenas mostra a capacidade de crescimento do Brasil, que pode se tornar sim um dos maiores mercados empreendedores do país. Principalmente com o perfil do empreendedor jovem que possuímos, junto à garra que já carregamos de nossa cultura.

As empreendedoras

Não só de homens é feito o mercado empreendedor do Brasil. O mercado oferece oportunidades para todos, e claro que as mulheres têm seu espaço.

Em 2014, elas eram maioria e representavam 52,9% do total de empreendedores do país, número este que decaiu um pouco em 2016 e 2017.

Atualmente, possuímos 24 milhões de mulheres brasileiras a frente de seus negócios e, ainda, metade deste número são donas de casa, comprovando o poder de adaptação e a força destas dentro da indústria.

O mercado de empreendedorismo tem a tendência voltar a crescer nos próximos anos, visto que, nos dias atuais, diversas famílias não tem intenção alguma de ter uma criança. O que impacta diretamente no mercado comercial.

Mulheres nos dias atuais não se veem presas às suas famílias, cuidando de seus filhos. Muitas querem aproveitar a vida de outro jeito, se dedicando a outras áreas e, claro, a seus negócios.

Elas já são incríveis apenas por existirem. Cuidar de uma empresa é tão difícil quanto cuidar de uma família e, com total competência, elas fazem ambos.

O perfil do empreendedor brasileiro enxerga oportunidades

O mercado é aberto a todos e, quanto mais a geração avança, mais isto se comprova. Todos os dias são abertos dezenas de negócios inovadores que só foram vistos como potencial de força comercial por estes que estão chegando.

Quem, há dez anos, imaginaria substituir um serviço de táxi por um aplicativo? Ou realizar um delivery com apenas um toque?

Mas, apesar do jovem ser um empreendedor em potencial, isto não significa que todos não possam ser. E, para ajudar a você a concretizar seu sonho de abrir uma empresa, a CashMe tem os melhores pacotes e preços de mercado, possibilitando a sua entrada no mercado com o pé direito! Faça uma consulta conosco hoje mesmo e torne-se CashMe!

Compartilhe este artigo em suas redes sociais!

Confira também:

Empréstimo coletivo para empresas: o que é crowdfunding

O que é empreendedorismo corporativo?

Você sabe o que é empreendedorismo?