Como identificar tendências de mercado? Descubra em 7 passos simples

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Atualizado:
24/11/2020

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Publicado:
24/11/2020

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A análise de tendências de mercado procura prever os movimentos futuros de um determinado nicho tendo como base alguns dados presentes. Ao entender quais serão os hábitos e comportamentos futuros de seus consumidores, é possível definir sua estratégia de negócio e estar sempre um passo à frente.

Quando você desenvolve um produto ou serviço pensando no comportamento futuro, e não no presente, suas chances de sucesso aumentam. É com esse pensamento que empresas descobrem lacunas no mercado e aumentam seus resultados.

Para te ajudar a descobrir as tendências que você precisa para aumentar suas vendas, listamos algumas dicas e ferramentas muito valiosas a seguir.

O que são tendências de mercado

As tendências de mercado são comportamentos e indicações de caminhos a serem seguidos, ou seja, novos hábitos e preferências de consumo que representam um grande potencial de crescimento futuro. Isso implica na análise das necessidades dos consumidores e da resposta que os mesmos dão a algum serviço ou produto.

Existem três tipos de tendências:

  • Modismo: Imprevisível e, geralmente, de curta duração;
  • Tendência: Indica como vai ser o comportamento futuro dos consumidores em diferentes áreas do mercado. É consistente e duradouro;
  • Megatendências: São tendências abrangentes e representam grandes revoluções sociais, econômicas, políticas e tecnológicas. Dizem respeito a hábitos que ainda não existem, mas assim que tornarem possíveis, modificarão os meios de consumo.

Porque explorar novas tendências de mercado?

Identificar tendências de mercado é essencial para a criação de estratégias eficientes e personalizadas para a sua empresa, uma vez que significa estar sempre um passo à frente. 

Entendê-las e estudá-las aumenta significativamente suas vantagens competitivas, pois é a partir de dados mercadológicos que as empresas reconhecem necessidades não atendidas e, consequentemente, oportunidades.

Salim Ismail, Michael Malone e Yuri Geest escrevem no livro Organizações Exponenciais que “Se você não estiver causando sua própria disrupção, alguém estará; seu destino é ser ou o disruptor ou o disruptado.”.

Os mesmos autores relatam que 40% das empresas da Fortune 500 atual não existirão daqui uma década. Sem enxergar as tendências futuras, muitas empresas que lideram seus setores atualmente, deixarão de existir.

Perceber mudanças antes que elas se tornem latentes e ser pioneira em seus mercados é o grande desafio, e é exatamente por isso que as empresas devem estar atentas a todos os sinais emitidos pelo mercado.

7 passos simples para identificar as principais tendências de mercado

Entender quais influenciadores e conteúdos estão em alta

Todos os nichos e mercados possuem influenciadores que possuem uma relevância significativa no comportamento e desejo dos consumidores. Acompanhá-los e estar ciente sobre o que eles dizem e consomem significa estar atento ao mercado e as suas possibilidades. 

Além disso, é preciso entender quais são os posts e publicações de maior sucesso e a resposta dos consumidores frente a esses conteúdos.

Escutar e entender seu cliente (nicho)

Não existe empresa sem cliente. Os consumidores representam e representarão sempre a concretização com sucesso das tendências emergentes. Portanto, entender o que o seu cliente deseja e a forma como ele quer consumir, interfere diretamente no sucesso ou fracasso das vendas.

Dessa forma, é preciso solicitar feedbacks constantes de seus clientes para continuar o que está bom e melhorar o que não está de acordo com as expectativas.

Benchmarking

É preciso estar atento às atitudes de seus concorrentes, pois eles podem estar testando algo que será benéfico a sua empresa ou ao seu setor. 

E também, com isso, é possível colher informações e feedbacks dos clientes que já estão utilizando essa inovação e, consequentemente, aprimorar sua estratégia de negócio.

Entretanto, onde e como fazemos benchmarking é importante. Peter H. Diamandis diz que:

“Hoje a única constante é a mudança, e o ritmo da mudança está aumentando. A concorrência não é mais a empresa multinacional no exterior, agora é o cara em uma garagem no Vale do Silício ou em Bandra utilizando as mais recentes ferramentas on-line para projetar e imprimir a partir da nuvem sua mais recente inovação”.

Além disso, é importante também olhar as ações de outros setores. Philip Kotler ressalta em seu livro Marketing 4.0 que:

“A convergência e a integração de dois ou mais setores da economia estão virando uma tendência. Os setores têm a opção de competir ou atuar em sinergia para alcançar os mesmos consumidores. Na maioria dos casos, eles buscam a sinergia”.

Apostar nas redes sociais de sua empresa e comunicação acurada com seu nicho

Seus clientes estão nas redes sociais, então você também deveria estar. Especialmente no pós-pandemia, no qual as vendas online crescerão exponencialmente.

Além das redes sociais serem uma excelente plataforma de vendas, representam também um ótimo espaço para debater questões. Dessa forma, é possível descobrir o que seus clientes (consolidados e em potenciais) pensam sobre seus produtos ou serviços e quais aspectos eles julgam ser insuficientes.

Escolher a linguagem e a forma como o conteúdo é passado ao cliente, também são aspectos importantes na comunicação entre empresa e consumidor

Diferenciar modinhas (Hype) com tendências

A linha entre sucesso e fracasso é extremamente tênue. Dessa forma, a empresa deve entender o que é apenas uma modinha passageira e o que é de fato uma tendência duradoura e revolucionária. O ideal é absorver algumas modinhas e mesclá-las com tendências de fato.

Ter foco e ser curioso

Para entender o que vale a pena investir e o que deve ser descartado, é preciso estar atento aos detalhes e estudar amplamente o mercado. Isso inclui pesquisar sobre a economia do país em questão, cultura dos consumidores, negócios dos concorrentes, etc.

Para aprimorar esse estudo, a curiosidade é essencial. Sem questionar ao consumidor quais são suas exigências, é difícil entregá-los a melhor experiência de compra possível.

Ferramentas para identificar tendências de mercado

A tecnologia possibilita o mapeamento de novas tendências por meio da utilização de algumas ferramentas simples, online e, na maioria das vezes, gratuitas, tais como:

  • Google Adwords Keyword Tool: Disponibiliza as key words (Palavras chaves) mais buscadas;
  • Google Alertas: Sinaliza assuntos de interesse das empresas e em quais contextos estão sendo utilizados;
  • Google Trends: Analisa as tendências a partir de buscas de keywords e assuntos relevantes;
  • CRM (Customer Relationship Management): Programa de gestão de relacionamento com o cliente.

Por meio dessas ferramentas, é possível identificar tendências baseadas em dados.

Conclusão

Conhecer as tendências de mercado aumentam consideravelmente as chances da sua empresa conquistar mais clientes e, consequentemente, melhorar seus resultados. 

É por meio desse constante estudo que os CEO’s e seus funcionários entendem profundamente o que seus clientes realmente buscam e quais oportunidades ainda não estão sendo atendidas. 

Além disso, é possível também abrir uma vantagem competitiva frente aos concorrentes uma vez que identificam erros e produtos/ serviços que não atendem às expectativas.

Se você quiser investir e implementar as melhores tendências de mercado à sua empresa e fidelizar seus clientes, mas não tem recursos suficiente para isso, confira o empréstimo para empresa com as menores taxas do mercado. 

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Escrito por CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


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