como abrir uma transportadora

Como abrir uma transportadora? Descubra neste passo a passo!

24 maio 2023
13min de leitura

O segmento de transporte apresenta baixa mortalidade de empresas e se mostra com boas oportunidades de negócios. Entenda como abrir uma transportadora pode ser um bom investimento.

Todos os dias, um volume gigantesco de mercadorias é transportado no Brasil. Comida, combustíveis, animais, encomendas etc. É muita coisa. Dados da Confederação Nacional do Transporte (CNT) estimam que 60% do transporte de cargas no Brasil é feito pelas rodovias — e, aí, surge uma pergunta: como abrir uma transportadora e aproveitar essa demanda?

Após passar por um período complicado nos últimos anos, devido ao aumento dos combustíveis e à pandemia, o setor de transporte se reaquece e abre uma oportunidade para quem deseja empreender.

Além daquele transporte de cargas que todo mundo conhece, feito por caminhões, existe uma nova demanda de transporte terrestre: a de encomendas do e-commerce.

É fato que as compras online não param de crescer e parte da logística de entrega desses produtos depende de empresas que levem os itens aos seus destinatários.

Para ajudá-lo a entender as oportunidades, as exigências e os riscos de se abrir uma transportadora, publicamos este artigo!

Qual o perfil do mercado de transportes atualmente?

A primeira coisa que todo empreendedor precisa saber quando decide abrir uma empresa é a situação do mercado no qual deseja investir, pois nem sempre o segmento está em um bom momento.

No caso das transportadoras, o mercado segue aquecido, pois há demanda. Como mencionado, 60% das mercadorias transportadas no Brasil passam exclusivamente pelas vias terrestres, exigindo o trabalho de motoristas.

Dados da CNT mostram que existem mais de 266 mil empresas de transporte de cargas no Brasil (ETCs) e mais de 847 mil Transportadores de Cargas Autônomos (TCAs) e 519 cooperativas de Transporte Rodoviário de Cargas (CTC).

Como abrir uma transportadora em um cenário tão competitivo? Bem, acontece que esse grande número de empresas não significa, necessariamente, competitividade.

Como a demanda por transporte é muito elevada, ainda existe a necessidade de que mais empresas ofereçam o serviço e há oportunidade para se destacar, principalmente quando o empreendedor oferece qualidade.

Taxa de mortalidade baixa

Ademais, a taxa de mortalidade das transportadoras parece ser bem mais baixa do que a de negócios de outros segmentos.

Quase 60% das empresas do setor têm mais de 20 anos de atuação. 12,7% têm entre 10 e 15 anos de fundação. Apenas 3,7% têm até cinco anos de existência.

Maioria das transportadoras é de grande porte

Ainda de acordo com dados da CNT, a maioria das transportadoras brasileiras é uma empresa de grande porte (44,2%) tendo mais de 100 funcionários. 27,4% são de pequeno porte (10-49 funcionários). 9,7% são microempresas (1-10 funcionários).

Empresários dizem que transportadoras são oportunidade de mercado

A CNT ainda questionou os empresários sobre as razões que os fizeram investir nesse setor. 42,5% disseram que o fizeram por razões de oportunidade de mercado. 38,5% afirmaram que o transporte de cargas era um negócio de família.

Agora que você sabe como abrir uma transportadora é uma oportunidade de negócios interessante, cujas empresas têm uma sobrevida maior do que a média dos negócios de outros setores, vamos saber como tirar a sua ideia de negócio do papel.

Como abrir uma transportadora: criando o plano de negócios!

O plano de negócios é um estudo mercadológico sobre um projeto empresarial. Ele contempla dados financeiros, como o investimento necessário para operar, dados de marketing, explicando como os serviços da transportadora serão divulgados, etc.

O primeiro passo para um plano de negócios de uma transportadora está neste artigo: são os dados mercadológicos do tópico anterior!

É claro que dependendo do momento em que você ler este artigo, novos dados podem ter sido divulgados.

Por isso, recomendamos que você acompanhe informações sobre o mercado de transporte dentro do site da ANTT, da CNT, do IBGE e da ABCT que divulgam informações sobre o mercado de carga.

Escolhendo um segmento

Como abrir uma transportadora sem segmentar o serviço? Bem, isso é impossível. Definir um nicho do setor de cargas é importante para saber quais documentos e investimentos a sua transportadora precisará fazer.

Sendo assim, verifique quais as oportunidades que estão próximas à localização da futura transportadora.

Por exemplo: se você está perto de uma rodovia que liga polos do agronegócio, o transporte de insumos para essas empresas pode indicar um bom nicho de atuação.

Dependendo do nicho escolhido, podem ser necessários mais investimentos em veículos, como a compra de caminhões. Por isso, os custos com aquisições também devem ser levantados no plano de negócios.

Analisando a concorrência

Como vimos, a maioria das transportadoras atua há muitos anos no mercado Por isso, dependendo do nicho, pode ser difícil que novas empresas consigam clientes fortes logo de cara.

Para não ser pego de surpresa com esse tipo de cenário, avalie os perfis das empresas concorrentes, como elas prestam o serviço, como se divulgam, o quanto cobram e, principalmente, quais serviços ainda não prestam — isso pode indicar oportunidades de mercado.

Levantando os custos

É importante que o empreendedor entenda o custo inicial para montar a sua transportadora. Esse custo varia muito de acordo com o que será transportado, pois essa escolha impactará na compra dos veículos adequados e treinamento de colaboradores.

Essa transparência é importante para atrair investidores e para conseguir empréstimos empresariais adequados.

Custos com imóveis

  • Uma transportadora precisará de um escritório para atendimento e administração;
  • garagem para guardar os veículos;
  • galpão para guardar as mercadorias;

Veículos

É possível comprar ou locar veículos, inclusive caminhões. No caso de locação, o empresário se livra dos custos com a manutenção da frota. Contudo, sua transportadora também perde capacidade de ter ativos.

Por outro lado, terceirizar a frota coloca a operação nas mãos de outra empresa. Se ela falhar ou se os seus veículos forem ruins, a transportadora pode quebrar contratos com os seus clientes. É preciso avaliar com cuidado as opções.

Folha de pagamento

Além dos motoristas, é preciso contratar pessoas para atuarem no escritório, ainda que seja um auxiliar.

Ademais, a folha de pagamento deve contemplar os gastos que os motoristas terão com a alimentação na estrada. Os custos podem se diferenciar muito de acordo com o modelo de contratação (CLT e autônomo).

Mas, lembre-se que motoristas pouco valorizados tendem a fazer um trabalho menos motivado, o que pode prejudicar a imagem da sua empresa.

Todos esses levantamentos precisam constar no seu plano de negócios. Nesse caso, é altamente recomendado a consultoria de um contador.

Expectativas de retorno

Empreender é investir — e quem investe quer retorno! Por isso, o plano de negócios deve ser honesto sobre o custo desse investimento e em quanto tempo se espera um retorno.

Todavia, a expectativa com retorno deve ser realista — e esse é mais um motivo para fazer um bom plano de negócios.

Existem diferentes maneiras legais de se pagar um sócio investidor e elas vão se diferenciar de acordo com a natureza societária escolhida. Caso os sócios trabalhem na transportadora, é possível remunerá-los com um pró-labore, uma espécie de salário.

Temos um artigo explicando tudo sobre divisão societária de empresa!

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Qual a documentação necessária para abrir uma transportadora?

Com o avanço da tecnologia, abrir uma empresa se tornou mais simples. Mas, para não ter dores de cabeça, o empreendedor precisa ser organizado com a papelada.

Como abrir uma transportadora pela primeira vez pode ser complicado, vamos explicar todo o processo desde o começo, ok?

Transportadora pode ser MEI?

Bem, o primeiro passo para abrir uma transportadora é definir o seu regime tributário.

O regime tributário mais simples que existe é o Simples Nacional para Microempreendedor Individual (MEI).

Nesse caso, é possível ter uma empresa de transporte categorizada como MEI. A maioria dos empreendedores que escolhem esse regime são motoristas que atuam no transporte de cargas.

Nesse caso, você deverá abrir um CNPJ no Portal do Empreendedor.

Em caso de dúvidas, temos um passo a passo aqui no blog!

O motorista autônomo precisará escolher até quatro CNAEs para poder emitir notas fiscais:

  • Transportador Autônomo De Carga – Municipal — 4930-2/01
  • Transportador Autônomo De Carga Intermunicipal, Interestadual E Internacional —  4930-2/02
  • Transportador Autônomo De Carga – Produtos Perigosos — 4930-2/03
  • Transportador Autônomo De Carga — Mudanças 4930-2/04

O transportador MEI pode ter até um colaborador CLT. Nesse caso, o faturamento anual bruto pode ser de até R$ 251.600,00, segundo o Governo Federal.

Em caso de a transportadora contar com sócios, ter expectativa de faturar mais do que o valor descrito acima, ou ter a necessidade de ter mais colaboradores, ela deverá atuar sobre outro regime tributário.

Novamente, recomenda-se a orientação de um contador.

Licenças e alvarás

Aberto o CNPJ, a sua transportadora precisará ser registrada na Junta Comercial do seu estado e também obter um alvará de funcionamento com a prefeitura.

Nesses dois casos, você deve entrar em contato com as Secretarias de Fazenda municipal e estadual. Em grandes cidades e na maioria dos estados, esse processo já pode ser feito pela internet.

Os alvarás para abertura de uma empresa também variam de acordo com o local de abertura.

Contudo, é provável que devido ao risco de acidentes, seja necessário o alvará do corpo de bombeiros, alvará ambiental e, em alguns casos, da vigilância sanitária. A prefeitura da sua cidade o orientará sobre isso.

Qual a documentação necessária para transportar as cargas?

Depois de aberta, a transportadora precisará se atentar à documentação para o transporte da carga.

Selecionamos os documentos mais comuns, mas, dependendo do que está sendo transportado, outros documentos podem ser necessários. Um exemplo disso é o transporte de cargas vivas.

1. Danfe

A Nota Fiscal Eletrônica (NFe) é a versão digital da nota fiscal. Ela é emitida pelo vendedor e recebida pelo comprador. Por ser eletrônica, o transportador não poderá ter acesso a ela.

É por isso que cada produto que está sendo transportado precisa de um Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (Danfe). Sem esse documento, passa-se a ideia de que o produto não tem nota, não pagou tributos, é fruto de contrabando etc.

Por isso, se o cliente não encaminhou o Danfe, não faça o transporte até o envio desse documento, que é simples.

OBS: a transportadora também está prestando um serviço, logo, ela também precisa emitir a NFe para os seus clientes, inclusive o transportador MEI.

2. CT-e

A sigla se refere ao Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e). Esse é um documento que a transportadora emitirá quando a carga for transportada entre duas cidades diferentes.

Quando o transporte é feito dentro da mesma cidade, só a NFe já basta. Contudo, entre cidades diferentes, emite-se o CT-e — a única exceção é o transportador MEI.

3. MDF-e

Caso o destino do transporte seja em outro estado, a transportadora precisa emitir o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e), emitido sempre após o CT-e.

4. DACTE

O DACTE é a representação impressa do CT-e, que é um documento eletrônico. Recomenda-se imprimi-lo e carregá-lo durante a viagem, pois é mais fácil apresentá-lo às autoridades em caso de fiscalização.

Onde emitir esses documentos?

A NFE pode ser emitida pelo sistema próprio da sua prefeitura. Contudo, a partir deste ano, o Governo Federal lançará um sistema próprio que será o novo padrão.

Os demais documentos são emitidos por sistemas ligados aos governos estaduais. Verifique junto à Secretaria de Fazenda do seu estado o sistema usado.

Algumas empresas oferecem serviços digitais para a emissão desses documentos.

Desafios de abrir uma transportadora, segundo os empresários

Para facilitar a edição do seu plano de negócios para transportadora, listamos alguns desafios que precisam estar no radar dos empreendedores do setor, segundo a CNT.

1. Qualidade das estradas

A entidade questionou os empreendedores do setor sobre os fatores que sobrecarregam os custos. O mais citado (44,6%) foi a falta de manutenção das estradas.

Essa questão impacta principalmente os custos das transportadoras que levam grandes cargas a destinos distantes. O impacto nos custos com a manutenção dos veículos e eventuais perdas de produtividade precisam ser repassados ao cliente, evitando que a empresa tenha prejuízos.

2. Formação de mão de obra

A formação de mão de obra qualificada foi citada como um custo que onera as operações de uma transportadora por 42,9% dos entrevistados.

Dependendo daquilo que será transportado, exige-se dos motoristas cursos especializados. Esse é o caso de quem transporta produtos químicos.

3. Ações trabalhistas

21,6% dos entrevistados disseram que os custos com ações trabalhistas oneram as operações das suas transportadoras. Para evitar esses custos, é importante que a empresa respeite a legislação trabalhista e tenham um setor de RH atuante.

A documentação dos processos, como entrada e saída, horários de descanso etc. ajudam a empresa a demonstrar a sua responsabilidade junto ao trabalhador.

Infelizmente, algumas transportadoras se negam a respeitar a legislação com o objetivo de economizar. Como vimos, essa economia se torna prejuízo na forma de custos advocatícios, multas e indenizações.

4. Tecnologia para inibir roubos

O custo com a compra de dispositivos eletrônicos para inibir o roubo de carga foi citado como um desafio por 13,1% dos entrevistados. Dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) mostram que foram registrados cerca de 21 mil ocorrências de roubo de cargas em 2021.

Contudo, essas ocorrências estão caindo gradualmente nos últimos dez anos.

5. Multas e acidentes

Os acidentes de trânsito foram citados por 4,5% dos empresários como pontos de atenção na geração de custos. Já as multas de trânsito foram mencionadas por 11,4% como aspectos que sobrecarregam as atividades das transportadoras.

Onde posso encontrar financiamento para abrir minha transportadora?

Ainda que você seja um MEI, os custos para abrir uma transportadora podem se mostrar elevados. Como abrir uma transportadora nesse caso? É preciso buscar capital no mercado.

1. Financiamentos empresariais

Como abrir uma transportadora é uma atividade empresarial que contribui com o desenvolvimento do país, é possível usar linhas de crédito empresariais, como as do BNDES, para a compra dos veículos. Entenda o que é o BNDES.

Lembre-se que algumas montadoras oferecem descontos para a compra de veículos novos, desde que o comprador seja uma empresa. Esses descontos devem ser aproveitados pelos empresários de transportadoras.

2. Capital societário

A entrada de sócios-investidores pode injetar na transportadora o dinheiro necessário para que ela opere com mais tranquilidade. Contudo, lembre-se de esclarecer em contrato os prazos e expectativas de retorno para o capital investido.

3. Capital próprio

É muito comum que os principais investidores de uma empresa sejam os seus donos — principalmente no caso dos MEIs.

Como abrir uma transportadora pode ser a realização de um sonho pessoal,  uma das fontes de investimentos pode vir da venda de bens, como carros, terrenos ou de indenizações trabalhistas, heranças etc.

4. Crédito com Imóvel como Garantia

O crédito com imóvel como garantia é uma modalidade muito vantajosa para quem quer empreender.

O indivíduo oferece um imóvel, ainda que financiado, como garantia do empréstimo. Por essa razão, as taxas de juros caem e as condições de pagamento se tornam muito mais fáceis.

É possível obter até 60% do valor do imóvel em empréstimo, pagando em até 240 vezes com o primeiro pagamento em até três meses!

5. Empréstimo empresarial com garantia de imóvel

Agora, suponhamos que a sua transportadora precise de crédito para crescer, mas, por alguma razão, ela não obteve acesso a linhas de crédito empresariais.

Nesse caso, é possível usar o imóvel da empresa como garantia de um empréstimo empresarial pela CashMe!

Veja os detalhes dessa modalidade de crédito agora mesmo!

Conclusão

Agora que você sabe como abrir uma transportadora, e quais são as principais características desse negócio, não deixe para depois a concretização desse sonho!

O segmento de transporte de cargas apresenta solidez, poucas falências e uma grande perspectiva de crescimento. Se você não tem capital e não sabe como abrir uma transportadora sem dinheiro, lembre-se que você pode contar com a CashMe!

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade