como abrir uma distribuidora

Descubra como abrir uma distribuidora e se destacar no varejo!

25 maio 2023
7min de leitura

As distribuidoras se tornaram empresas de destaque no varejo brasileiro, movimentando bilhões de reais todos os anos. Aprenda como abrir uma distribuidora e empreender nesse mercado promissor!

Não é segredo para ninguém que a inflação mudou novamente os hábitos de consumo dos brasileiros. De repente, todas as grandes cidades passaram a contar com atacarejos e até as distribuidoras se tornaram mais comuns. Por isso muita gente está se perguntando: “Como abrir uma distribuidora?”

Bem, de fato o mercado de atacadistas e distribuidores tem apresentado resultados interessantes.

Em 2022, a Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad) informou que o setor movimentou mais de R$ 308,4 bilhões, tendo 51,3% de participação no mercado varejista brasileiro.

Mas, quais são as características de uma distribuidora de sucesso e como se destacar em um mercado que conta com grandes marcas? É isso que vamos explicar neste artigo!

Como abrir uma distribuidora? O primeiro passo é entender a dinâmica do mercado!

Uma distribuidora é uma empresa que atua como intermediária entre o fabricante e a empresa que venderá o produto ao consumidor final.

Portanto, atua no que chamamos de mercado B2B, sigla em inglês para “business to business”, ou “de empresa para empresa”, em uma tradução livre.

Sendo assim, a distribuidora consegue comprar em grandes volumes dos fabricantes, criando um estoque para abastecer outros comércios.

O que fará esse estoque ser vendido será a demanda de consumo dos clientes dessas empresas. Então, ainda que indiretamente, a distribuidora precisa que o mercado das empresas que atenda esteja aquecido para que o seu próprio negócio prospere.

Vamos a um exemplo: uma distribuidora de bebidas que atende bares e quiosques de uma praia é duramente impactada pelo consumo da temporada de férias, ainda que ela não venda diretamente aos turistas.

Existem distribuidoras dos mais diversos produtos, como bebidas, alimentos congelados, cosméticos, produtos de limpeza etc.

Como abrir uma distribuidora pede que esse negócio ofereça bom atendimento a outra empresa, é importante criar relações de confiança com os fabricantes dos produtos que serão vendidos.

Ao mesmo tempo, a distribuidora precisa ter um bom serviço de atendimento ao cliente, pois as empresas podem ter pressa ou urgência para receberem seus pedidos, uma vez que a falta dos produtos pode impedi-las de trabalhar.

Portanto, de um lado o empreendedor precisa desenvolver um setor de compras eficiente para conseguir os melhores produtos pelos preços mais justos.

Do outro lado, ele deve ser resiliente para lidar com as cobranças das outras empresas.

O segundo passo é criar um bom plano de negócios!

O plano de negócios, ou estudo de mercado, é um conjunto de análises que tem como objetivo comprovar a viabilidade financeira de uma ideia de negócio — isso porque, toda empresa é, também, um investimento financeiro.

Um plano de negócios para distribuidora precisa analisar os seguintes aspectos:

  • Comportamento de consumo do público-alvo;
  • Expectativa de retorno financeiro;
  • Levantamento dos custos e fontes de receita;
  • Relacionamento com fornecedores;
  • Plano de vendas e de marketing;
  • Análise de concorrência, entre outros aspectos, dependendo do negócio.

Nós temos um artigo ensinando como fazer um plano de negócios do zero.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Como deve ser a infraestrutura de uma distribuidora?

A distribuidora precisa ter uma estrutura que facilite a logística de entrega de mercadorias. Portanto, é preferível que a empresa esteja localizada próxima a vias que facilitem a locomoção.

Não por acaso, a maioria dos atacados e grandes distribuidores se concentram ao lado das rodovias federais. Isso torna o recebimento de cargas e a distribuição das entregas mais rápida.

Mas, no caso das pequenas distribuidoras, essa característica não é obrigatória, desde que a empresa consiga cumprir seus prazos e que o custo com o transporte não onere demais o produto. Se isso acontecer, é provável que os comércios optem por outras distribuidoras.

Além do mais, o estoque precisa ser limpo, arejado e seguro. Dessa forma, o produto chegará ao consumidor final com qualidade, da forma como saiu da fábrica.

Como abrir uma distribuidora sendo MEI?

Dependendo do produto que será vendido pela distribuidora, é possível enquadrá-la na classificação de Microempreendedor Individual (MEI).

Por exemplo, a atividade de “Comerciante de Bebida Independente”, cujo CNAE é 4723-7/00 pode ser usado para descrever uma distribuidora de bebidas.

Já a atividade de “Comércio Atacadista de Produtos Alimentícios em Geral” (CNAE 4639-7/01) pode ser usada para abertura de uma distribuidora de alimentos.

Lembre-se que o faturamento de uma distribuidora precisa atender o teto máximo de faturamento anual estipulado pelo Governo. Hoje, esse valor é de R$81 mil. O MEI pode ter apenas um funcionário com carteira assinada.

Caso a sua distribuidora tenha a expectativa de faturar mais do que isso, é importante escolher outro regime de tributação, como o Simples Nacional, o Lucro Real ou o Lucro Presumido. Para definir qual é o melhor, contrate um contador e/ou um advogado tributário.

Como abrir uma distribuidora no regime tributário errado gerará prejuízos com a tributação, não deixe de fazer um estudo correto sobre o tema!

Qual é a documentação necessária para abrir uma distribuidora?

A documentação necessária para abrir uma distribuidora envolve diferentes etapas. A primeira é a abertura da empresa, da mesma forma que ocorre em todos os negócios.

A segunda é a obtenção de licenças, que podem variar dependendo do que a distribuidora comercializará.

O primeiro passo é a abertura do CNPJ. Caso você seja MEI, pode fazer isso dentro do Portal do Empreendedor.

Caso opte por outro regime de tributação, pode abrir o seu CNPJ no site Empresas e Negócios, do Governo Federal.

Cumprida essa etapa, será necessário obter o alvará de funcionamento junto à prefeitura da cidade e também fazer o registro na Junta Comercial do seu estado.

Atualmente, grande parte dos municípios já digitalizou essa etapa. Todos os estados também têm um site específico para fazer esse registro.

Depois, é necessário obter as licenças. Será preciso ter a licença emitida pelo Corpo de Bombeiros, devido ao risco de incêndios.

Caso a sua distribuidora atue no segmento de alimentos, ela também precisará de uma licença emitida pela Vigilância Sanitária.

Distribuidoras que trabalham com produtos químicos, itens para agronegócio, construção civil, mineração ou outros produtos que possam gerar contaminação, precisarão de licença ambiental emitida pelo estado.

Por isso, verifique essa informação junto à Secretaria de Fazenda do seu estado.

É importante esclarecer que os MEIs  podem ser dispensados das licenças e da obtenção de alvará. Para isso, basta que solicitem a “dispensa de licenciamento” no momento da abertura da empresa.

Já as licenças ambientais, da vigilância sanitária etc. são concedidas às empresas que oferecem baixo risco de acidentes, mas o empreendedor também deve solicitar a dispensa.

Ambas as dispensas são solicitadas pelo site do Governo Federal.

Como obter dinheiro para abrir uma distribuidora?

Existem várias formas de se conseguir crédito para abrir uma distribuidora. A mais comum é com o capital societário.

Nessa modalidade, os sócios se reúnem e investem na empresa. Existem muitos tipos de sociedades previstas na lei. Cada uma delas dá ao sócio um papel diferente na administração da empresa.

Em alguns casos, o sócio será apenas um investidor que aguardará seus ganhos, sem interferir diretamente no negócio.

Nós temos um artigo que explica as diferenças entre os modelos de sociedade.

Empréstimo empresarial

Outra possibilidade é recorrer às linhas de empréstimos empresariais, como as do BNDES.

Também existem linhas de crédito em bancos privados, para objetivos específicos, como garantir o fluxo de caixa da empresa.

Há ainda a possibilidade de conseguir empréstimo empresarial com garantia de imóvel, como o oferecido pela CashMe. Essa modalidade tem como vantagem as condições de pagamento, que costumam ser bem mais vantajosas para o empresário.

Empréstimo pessoal com garantia de imóvel

Já o empréstimo pessoal com garantia de imóvel é uma linha de crédito disponível às pessoas físicas que precisam de mais dinheiro para realizarem seus objetivos, como abrir uma distribuidora e empreender em um negócio próprio.

Nessa linha, o cliente oferece um imóvel como garantia, que pode, inclusive, ser um imóvel financiado ou em nome de outra pessoa. Dessa forma, é possível obter até 60% do valor da propriedade em empréstimo pela CashMe.

Conclusão

O mercado de distribuição de produtos para clientes empresariais abre uma série de oportunidades para os empreendedores. Como vimos, atacados e distribuidoras representam uma fatia gigantesca do varejo brasileiro.

Mas, os bons resultados desse segmento não significam que o empreendedor não deva fazer um bom estudo de mercado ou buscar as linhas de crédito mais baratas.

Uma distribuidora depende dos resultados comerciais dos seus clientes — portanto, ainda que atue no B2B, as distribuidoras também são reféns de questões macroeconômicas.

Agora que você sabe como abrir uma distribuidora, avalie quais são as necessidades das empresas da sua região. Isso lhe dará uma pista sobre o mercado que traz mais oportunidades de sucesso para a sua distribuidora.

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade