como abrir uma lanchonete

Como abrir uma lanchonete? Confira um guia completo

16 jun 2023
12min de leitura

A área da alimentação fora de casa está em crescimento. Por isso, descobrir como abrir uma lanchonete pode ser uma forma de lucrar neste setor. Confira nosso guia para saber mais.

Os desafios que envolvem a abertura de um negócio são inúmeros. Devido a isso, tem sido cada vez mais necessário estruturar um planejamento a fim de evitar prejuízos e potencializar resultados. 

Existem diversas áreas rentáveis para investir em um negócio próprio, sendo uma delas a da alimentação. Uma das opções interessantes para quem deseja empreender é abrir uma lanchonete. 

Assim como em qualquer empreendimento, é fundamental entender como abrir uma lanchonete antes de se aventurar na área.

Por isso, preparamos este guia completo. Nele, além de aprender a como abrir uma lanchonete, você também vai descobrir outras informações importantes. Confira!

Por que abrir uma lanchonete pode ser um bom negócio?

Um bom empreendedor precisa estar atento às oportunidades de negócio do mercado. Isso porque quem acompanha essas oportunidades, já percebeu o crescimento registrado.

Segundo dados do Instituto Foodservice Brasil (IFB), o segmento de alimentação fora do lar fechou com um aumento de 16,6% em 2022. 

Sendo assim, após o aumento do delivery registrado na pandemia, as pessoas têm buscado ainda mais comer fora de casa. O controle da propagação do Coronavírus contribuiu para que os estabelecimentos alimentícios recuperarem forças. 

Logo, abrir uma lanchonete é um negócio bastante rentável. Principalmente, se você criar um negócio lucrativo e atrativo para o seu público. 

Quais são os requisitos legais para abrir uma lanchonete?

Para abrir uma lanchonete, é preciso corresponder a alguns requisitos legais. O setor alimentício lida diretamente com a saúde dos consumidores, por isso é fundamental que o estabelecimento cumpra padrões rígidos de higiene. 

Listamos, a seguir, os principais critérios que você precisará recorrer para abrir sua lanchonete. Confira!

Cadastro na Junta Comercial do Estado

Toda formalização de negócio necessita de um cadastro na Junta Comercial do Estado. Nesta etapa, será emitido o CNPJ da sua lanchonete, o que é fundamental para atuar na área em conformidade com a legislação.

Autorização da Secretaria da Fazenda para emissão de notas

Após a abertura do seu CNPJ, você terá que solicitar a autorização da Secretaria da Fazenda para emissão de notas. Essa autorização permite que seu negócio esteja apto para emitir notas, atendendo, assim, um dos requisitos básicos para funcionamento de qualquer negócio. 

Emitir Alvará de funcionamento 

Todo estabelecimento precisa de um alvará de funcionamento para funcionar. Logo, a abertura de uma lanchonete exige esse documento. 

Caso uma empresa não tenha esse alvará, corre o risco de ter o negócio fechado e multado. Para emitir o Alvará, é preciso fazer o cadastro do estabelecimento junto à prefeitura. 

Cadastro na Previdência Social

O Cadastro na Previdência Social é uma etapa importante no processo de como abrir uma lanchonete

Aqui você irá regularizar as questões trabalhistas do seu negócio, uma vez que será necessário contratar funcionários para o desenvolvimento da lanchonete. 

Confecção do Manual de Boas Práticas e Procedimentos Operacionais 

O Manual de Boas Práticas e Procedimentos Operacionais consiste em um documento estabelecido pela ANVISA na Resolução 216/2004. Esse Manual assegura as condições de higiene necessárias para o funcionamento de um estabelecimento alimentício. 

Ele descreve todos os critérios que a lanchonete precisa cumprir para garantir a qualidade dos alimentos, além de detalhar os responsáveis pelas práticas. 

Vistoria com os Bombeiros 

A etapa de vistoria com os bombeiros precisa ser agendada na própria instituição. 

Nesta vistoria, um laudo será emitido pela corporação a fim de autorizar o funcionamento do estabelecimento. 

Com esse laudo em mãos, é possível dar andamento à emissão do alvará de funcionamento. 

Os documentos citados são necessários para a abertura legal de uma lanchonete. No entanto, vale ressaltar que é importante consultar a Vigilância Sanitária e a Prefeitura a fim de ter mais informações. 

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Qual é o investimento inicial necessário para abrir uma lanchonete?

O investimento inicial para abrir uma lanchonete irá depender do tamanho do projeto. Caso seu objetivo seja abrir um estabelecimento espaçoso com diversas opções no cardápio, precisará contratar mais funcionários, além de outros itens essenciais, como alimentos, móveis e ferramentas de trabalho. Nesses casos, o investimento costuma ser maior. 

Contudo, existe a opção de abrir uma lanchonete pequena no começo com uma variedade mais restrita no cardápio, funcionários essenciais para o andamento do estabelecimento, além de outros itens básicos. Nesta opção, por sua vez, é esperado que o investimento seja menor do que aquele aplicado em um grande projeto. 

O valor mínimo para a abertura de uma lanchonete de pequeno porte é de aproximadamente R$ 18.000,00, ao passo que os projetos maiores podem ultrapassar os R$ 100.000,00. 

No entanto, existe também a possibilidade de recorrer às franquias. Essa é uma solução que pode ser econômica e bem rentável.

Por isso, antes de entender como abrir uma lanchonete, você precisa fazer uma pesquisa das opções disponíveis no mercado, considerando o capital disponível para investir. 

Como escolher o local para a lanchonete?

Escolher a localização da sua lanchonete será decisivo para o sucesso do negócio, uma vez que que uma lanchonete ou restaurante localizado em local de fácil acesso e sem movimento pode ser sinônimo de falência. 

Por isso, para escolher o local ideal, é preciso considerar o tipo de alimentação que você irá trabalhar, o perfil do seu público e seus objetivos. 

Sendo assim, é recomendável que você faça a pesquisa de mercado e o do seu público a fim de entender o local que ele frequenta. Isso porque, se você pretende abrir uma lanchonete de alto padrão, pode procurar imóveis em bairros movimentados com residentes das classes altas. 

Agora, se o seu objetivo for atender a jovens e estudantes, pode ser interessante abrir sua lanchonete próxima à escolas ou universidades, por exemplo. 

Quais são as licenças necessárias para abrir uma lanchonete?

Um dos passos mais importantes de como abrir uma lanchonete é a aquisição de licenças para o funcionamento do negócio. Dado que, sem esses estabelecimentos, ficará difícil levar o negócio adiante. 

Afinal, eles garantem a segurança e permitem que a sua lanchonete funcione em conformidade com as exigências legais. Portanto, algumas licenças necessárias para abrir este tipo de estabelecimento são:

  • Alvará de funcionamento;
  • Auto de vistoria do corpo de bombeiros (AVCB);
  • Cadastro Municipal da Vigilância de Saúde (CMVS);
  • CNPJ;
  • Cópia autenticada do RG e do CPF;
  • Cópia do contrato de locação ou compra e venda;
  • Folha do esqueleto do IRPF;
  • Entre outros. 

Como calcular o preço dos produtos da lanchonete?

A venda dos lanches e pratos de uma lanchonete são seus produtos principais. No entanto, em alguns lugares, é possível encontrar outros produtos, como barras de chocolate, chiclete, bebidas e mais. 

Por isso, saber como calcular o preço dos produtos fará toda a diferença no momento da venda. Isso porque você não corre o risco de cobrar muito mais caro e ter dificuldades para venda, nem muito barato e ter prejuízos. 

Nesta etapa, é importante fazer uma pesquisa de preços em concorrentes para entender a média cobrada no mercado. Além disso, você precisará fazer um cálculo tendo como base o custo do lanche, custo fixo e margem de lucro. 

Logo, a fórmula para calcular o preço dos produtos sera:

Custo do lanche + Custo fixo + Margem de Lucro = Preço de venda

Como realizar a gestão de estoque e fornecedores para a lanchonete?

Entender o processo de como abrir uma lanchonete implica em implementar uma gestão de estoque e fornecedores de qualidade. No entanto, devido ao caráter logístico dessa etapa, podem surgir muitas dúvidas e dificuldades no caminho. 

Por isso, a contratação de profissionais habilitados é um ponto a ser considerado. Afinal de contas, é uma função que exige dedicação total. A seguir, listamos algumas dicas para executar uma gestão eficiente:

Como definir as estratégias de marketing para a lanchonete?

Tornar o seu negócio visível para o público-alvo é fundamental para o sucesso do estabelecimento. Logo, a elaboração de uma estratégia de marketing é essencial para alavancar os seus negócios. 

Portanto, alguns dos passos que você pode seguir são:

  • Defina seus objetivos com o negócio;
  • Faça uma pesquisa de mercado;
  • Faça entrevistas com seu público-alvo e moradores da vizinhança;
  • Defina suas personas; 
  • Faça imã análise SWOT;
  • Determine os canais de divulgação: redes sociais, blog e site;
  • Intercale as estratégias de Marketing Digital com o Marketing Off-line;
  • Invista em tráfego pago inicialmente e anúncios nas mídias sociais; 
  • Crie uma relação com seu publico;
  • Crie um Google Meu Negócio e cadastre o seu estabelecimento no iFood;
  • Imprima panfletos promocionais e distribua na vizinhança; 
  • Faça promoções e ofertas interessantes; 
  • Torne o ambiente convidativo para a sua audiência com música ao vivo ou sobremesa gratuita;

Aqui também é importante contratar profissionais para se dedicarem à elaboração e execução do planejamento.

Como elaborar o plano de negócios para a lanchonete?

O plano de negócios nada mais é do que um documento em que será registrado toda estratégia da empresa. Logo, este documento contém todas as ações de criação, desenvolvimento, construção e resultado de uma empresa. 

As informações que precisam estar no plano de negócios são:

  • Sumário Executivo; 
  • Equipe de gestão;
  • Pesquisa de mercado;
  • Análise econômico-financeira;
  • Plano de Marketing;
  • Plano operacional;
  • Plano de implementação.

Confira a seguir algumas dicas para elaborar o plano de negócios da sua lanchonete: 

  • Determine os objetivos do seu negócio;
  • Faça pesquisas de mercado e de concorrentes;
  • Contrate um contador para ajudá-lo nas análises financeiras do seu estabelecimento;
  • Documento todas as informações importantes e relevantes;
  • Defina KPIs e metas de negócios. 

Como obter financiamento para a abertura da lanchonete?

O processo de como abrir uma lanchonete implica em uma série de gastos. No entanto, é importante ter em mente que trata-se de um investimento. Logo, se você seguir todas as etapas para o desenvolvimento do negócio, as chances de ter lucros são maiores. 

Contudo, para atingir o resultado esperado, é fundamental ter capital de investimento. Isso, por sua vez, pode ser impeditivo para muitos empresários. Por isso, o financiamento é uma alternativa interessante para quem deseja abrir uma lanchonete. 

Os critérios para obtenção do financiamento variam de instituição para instituição. No entanto, como o crédito é para empresas, é importante ressaltar que existem opções de financiamento vantajosas para esse perfil. 

Se você decidiu que contratar um financiamento é interessante para o seu negócio, é necessário procurar uma instituição financeira e solicitar uma simulação de empréstimo. 

Antes de fazer essa requisição, é fundamental que você tenha bem mapeados o destino do dinheiro emprestado. Assim, terá mais controle e evitará gastos desnecessários. 

Aqui na CashMe oferecemos soluções de crédito imperdível e com as melhores condições, aproveite para conhecer mais sobre nossos serviços. 

Quais são os equipamentos necessários para abrir uma lanchonete?

A compra dos equipamentos é uma etapa que exige dedicação e pesquisa. Devido a isso, ela não pode ser ignorada, muito menos subestimada. 

Isso porque a qualidade dos equipamentos do seu estabelecimento é determinante para a qualidade do seu produto final. Portanto, reserve um tempo para pesquisar equipamentos com fornecedores e estudar as marcas. 

Alguns equipamentos necessários para abrir uma lanchonete são:

  • Chapa a gás;
  • Micro-ondas;
  • Freezer;
  • Geladeira;
  • Extratores de suco;
  • Fogão a gás;
  • Frigideiras elétricas;
  • Cafeteira; 
  • Estufa para salgado;
  • Balcão com vitrine;
  • Utensílios de cozinha;
  • Cafeteira com depósito para leite e café;
  • Mesas e cadeiras;
  • Entre outros…

Como controlar o fluxo de caixa da lanchonete?

O fluxo de caixa consiste em uma ferramenta financeira, na qual o empresário controla e acompanha as saídas e entradas de capital no estabelecimento. 

Sendo assim, esse instrumento visa manter a saúde financeira da empresa. Por isso, é fundamental que acompanhe o fluxo de caixa da sua lanchonete. Algumas dicas para manter esse controle são:

  • Contrate softwares de fluxo de caixa; 
  • Faça levantamentos dos gatos e receitas; 
  • Elabore uma projeção do fluxo de caixa do seu negócio;
  • Invista em uma boa gestão de estoque;
  • Monitore o capital de giro;
  • Pense em longo prazo. 

Quais são os principais erros a evitar ao abrir uma lanchonete?

A abertura de uma empresa implica em diversos erros e acertos. Isso não é diferente ao abrir uma lanchonete. Contudo, ter em mente os principais erros cometidos durante o processo de como abrir uma lanchonete a fim de evitá-los. 

A seguir listamos os principais erros que você precisa evitar ao abrir seu estabelecimento:

  • Pular a etapa do planejamento;
  • Escolher um imóvel em uma localização pouco movimentada e que não atende seu público; 
  • Pular a etapa da pesquisa de mercado;
  • Não pesquisar preços e fornecedores;
  • Negligenciar a documentação para funcionamento;
  • Não seguir as práticas de higiene e segurança determinadas pela ANVISA e outros entes governamentais.

Conclusão

Aprender a como abrir uma lanchonete demanda não apenas assimilar o conteúdo teórico, mas também na prática. 

Durante o processo de abertura, será normal cometer erros, por isso é sempre bom contar com um planejamento estratégico bem definido e detalhado. 

Além disso, é importante que o empresário fique atento aos documentos legais que precisam ser emitidos antes da abertura do negócio. 

Todo o processo abertura da lanchonete demandará uma série de planejamentos e pesquisar. Assim, as chances de ter sucesso aumentam consideravelmente. 

Agora que você sabe como abrir uma lanchonete, aproveite para conferir nosso conteúdo que explica o que é empréstimo com garantia. 

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade