montar clínica veterinária

Como montar uma clínica veterinária? Descubra um passo a passo

15 jun 2023
12min de leitura

Abrir um negócio exige planejamento e organização, por isso montar uma clínica veterinária é desafiador para muitos profissionais da área. No entanto, com as estratégias certas, é possível abrir um negócio de sucesso. Aqui, neste conteúdo, apresentamos um passo a passo de como montar uma clínica veterinária. Confira.

Montar uma clínica veterinária está nos planos de diversos profissionais da medicina veterinária. No entanto, além do conhecimento técnico da área de atuação, o profissional também precisa ter noções de finanças e empreendedorismo. 

Afinal de contas, isso permitirá que a empresa funcione de forma adequada, evitando prejuízos e até mesmo falência. Embora abrir um negócio seja desafiador, a área da medicina veterinária é promissora. Principalmente, no atendimento de animais domésticos, uma vez que o ramo pet está em crescimento e é imune aos momentos de crise.

Por conta disso, preparamos este conteúdo no qual você vai aprender a como montar uma clínica veterinária, entre outras informações. Acompanhe a leitura.

Crescimento do mercado pet

Entra ano, sai ano e o mercado de animais domésticos tem crescido cada vez mais. Para ter uma ideia, o ramo pet foi um dos únicos setores que registraram crescimento considerável durante o início da pandemia de Coronavírus. 

O lockdown fez milhares de empresas terem perdas significativas e decretarem falência. Por outro lado, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de estimação, o mercado pet foi na contramão da crise e cresceu 22,1% em 2021. 

Esse crescimento é decorrente do aumento dos lares com animais de estimação.  Em 2021, por exemplo, houve um crescimento de 30% dos lares que possuem pets. Logo, um censo realizado pelo Instituto Pet Brasil de 2021 apontou, inclusive, que o Brasil ocupa o 3° lugar no ranking de países com mais pets, totalizando 149,6 milhões de animais de estimação. 

Outro dado interessante é de que há 10 anos as vendas de produtos para pets correspondiam a 15%, ao passo que em 2022 esse número saltou para 22%. Além disso, a tendência é de que o mercado continue em alta. De acordo com dados da Comissão de Informação de Mercado (Coinf) do Sidan (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal), estima-se que o segmento pet tenha um crescimento de 15,8% em 2023 e 15% em 2024

Sendo assim, o ramo pet se posiciona como uma oportunidade de negócio lucrativa e próspera. Por isso, é um ótimo caminho para médicos veterinários que desejam empreender e montar uma clínica veterinária. 

Como montar uma clínica veterinária?

Para montar uma clínica veterinária, é importante seguir alguns passos a fim de garantir um bom funcionamento do negócio. 

É preciso ficar atento não apenas na implementação da clínica, como também no planejamento e na vida financeira do seu negócio. Essa visão permite que o empreendedor desenvolva um pensamento analítico, evitando prejuízos e decisões equivocadas. 

A seguir, montamos um passo a passo completo para você aprender a como montar uma clínica veterinária e empreender seu próprio negócio do zero

Organização financeira

Antes de iniciar a criação da sua clínica veterinária, é necessário organizar as finanças do seu negócio. Aqui você precisa definir os objetivos e o montante que será investido.

Além disso, nesta etapa, é calculada uma projeção de ganhos, bem como a definição das metas do negócio. Para ter melhores resultados no processo de organização financeira,  você pode fazer cursos ou contratar um profissional para ajudá-lo. 

Montar uma clínica veterinária demanda muitos gastos, por isso é fundamental que você se planeje para todos os momentos e tenha um valor a mais para cobrir possíveis imprevistos. 

Cabe também ao empresário avaliar quando será necessário solicitar um empréstimo. Existem diversas linhas de crédito exclusivas para empreendedores, com juros mais baixos e flexibilidade de pagamento.

Logo, solicitar um empréstimo é uma solução interessante para investir em seu negócio, já que é possível quitá-lo com uma parte dos lucros de seu estabelecimento.

Porém, vale ressaltar que, caso decida por um empréstimo, é importante negociar parcelas que se encaixam no orçamento da sua empresa a fim de evitar inadimplência. 

Pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado é etapa obrigatória em um processo de abertura de um negócio. Isso porque é aqui que você irá definir os próximos passos da implementação da sua clínica. 

A pesquisa envolve diversas informações que precisam ser levantadas de modo que você entenda melhor seu público-alvo e seus concorrentes. 

Assim, na pesquisa de mercado, ocorre as seguintes análises:

  • Público-alvo;
  • Localização;
  • Posicionamento dos concorrentes;
  • Contexto atual do mercado…

É importante que a pesquisa seja detalhada e fiel à realidade do setor. Por conta disso, você terá que ir a campo conversar com seus clientes em potencial, entender o que eles consideram importante em uma clínica veterinária e o que eles sentem falta será crucial para montar um negócio de sucesso.

No caso da localização, é preciso levantar diversos dados e informações, como:

  • Classe social; 
  • Renda;
  • Área de lazer e arborizada, pois os tutores de animais costumam levá-los para passear nessas regiões;
  • Prevalência de prédios ou casas, muitas vezes tutores de gatos moram em apartamentos, visto que preferem animais de pequeno porte;
  • Incidência de outras clínicas e pet shops na região;
  • Acesso à transporte público.

Localização da clínica e visitar imóveis

Com as etapas anteriores bem mapeadas, o próximo passo é pesquisar a localização de estabelecimentos e visitar imóveis. Aqui você já precisa ter um levantamento das localizações mais rentáveis para o desenvolvimento do seu negócio. Isso porque esses dados são coletados na pesquisa de mercado. Sendo assim, com essas informações em mãos, pesquise imóveis que estão dentro do seu orçamento.

Para isso, é importante que você faça uma lista de cada um dos imóveis e, em seguida, faça o agendamento da visita. Durante a visitação, fique atento a todos os detalhes, estude bem a região e seus moradores, além de levantar possíveis concorrentes que estão localizados próximos ao local. 

Formalização da empresa 

A formalização da sua empresa é uma das etapas mais importantes ao montar uma clínica veterinária, visto que será onde você emitirá os documentos necessários para atuar como empresário. Aqui, você deverá solicitar a criação do seu CNPJ. Esse processo pode ser feito por você ou por algum profissional, que é o mais recomendado. 

É importante ter em mente que, no caso de uma clínica veterinária, não se aplica o registro de MEI (Microempreendedor Individual). Sendo assim, sua empresa deverá ser aberta com ME (Microempresa). 

Plano de negócio

O plano de negócios consiste em um documento obrigatório para o desenvolvimento de um negócio de sucesso. Por isso, ao montar sua clínica veterinária, é fundamental separar um momento para a sua elaboração. Esse documento visa, sobretudo, definir os objetivos da empresa, bem como os caminhos que serão percorridos para alcançá-los. Os itens que devem compor um plano de negócios são:

  • sumário executivo;
  • objetivos;
  • pesquisa de mercado, 
  • plano de marketing;
  • plano operacional;
  • projeções financeiras;
  • projeções mercadológicas;
  • e outras informações importantes para o funcionamento da sua clínica. 

Adquira as licenças e atualizações necessárias

As licenças para abrir uma clínica veterinária dependem de cada região. No entanto, é possível levantar as principais que você precisará adquirir antes de abrir seu estabelecimento. Confira algumas a seguir:

  1. Licença de funcionamento: 

Essa licença é emitida pela prefeitura ou órgão equivalente responsável pela regulação de estabelecimentos comerciais. Ela permite que a clínica funcione de acordo com as normas e regras estabelecidas na localidade.

  1. Alvará sanitário

Esse alvará é emitido pela vigilância sanitária local e garante que a clínica veterinária atenda às normas de higiene e segurança necessárias para prestar serviços de saúde animal.

Registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária: 

Todos os médicos veterinários que trabalham na clínica devem estar registrados no conselho regional de medicina veterinária da região em que a clínica está localizada.

Licença ambiental

Dependendo do tamanho da clínica e dos serviços oferecidos, pode ser necessário obter uma licença ambiental, que garante que a clínica está em conformidade com as leis ambientais locais.

Registro no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES)

O registro no CNES é obrigatório para todas as clínicas de saúde no Brasil, e garante que a clínica seja reconhecida pelo governo e possa receber recursos do Sistema Único de Saúde (SUS).

Compra de equipamentos e suprimentos

Tendo as etapas anteriores concluídas, chegou o momento de comprar os equipamentos e suprimentos necessários para a clínica funcionar. Logo, é aqui que sua clínica recebe os recursos que precisa para atuar. 

Como veterinário, você já deve ter uma noção dos equipamentos necessários para uma clínica veterinária funcionar. Contudo, existem alguns equipamentos e suprimentos que podem ser esquecidos ou até mesmo desconhecidos. 

Por isso, é importante fazer uma lista e pesquisar os equipamentos utilizados na maioria das clínicas. Outra opção é consultar colegas de faculdade que já estão atuando como empresários ou até mesmo professores. 

Além disso, existe uma documentação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) com os equipamentos e suprimentos obrigatórios para o funcionamento de uma clínica. Em São Paulo, você pode conferir os itens necessários no guia técnico de portaria veterinária.  Portanto, é de suma importância que você confira este documento antes de fazer suas compras.

A seguir, listamos os equipamentos e suprimentos mais comuns que você precisa adquirir no momento de montar sua clínica veterinária:

Atendimento

  • recinto sanitário para uso do público;
  • sala de atendimento;
  • unidade de refrigeração exclusiva para vacinas, antígenos e medicamentos de uso
  • veterinário, além de outros materiais biológicos;
  • termômetro de máxima e mínima²;
  • arquivo médico — pode ser físico e/ou informatizado;
  • mesa impermeável para atendimento;
  • pia de higienização;
  • armário para o armazenamento de equipamentos e medicamentos;
  • balança para a pesagem dos animais.

Setor cirúrgico

  • ambiente para preparo do paciente;
  • mesa impermeável;
  • mesa cirúrgica impermeável;
  • ambiente de recuperação do paciente;
  • provisão de oxigênio;
  • sistema de aquecimento para o paciente;
  • ambiente de antissepsia e paramentação;
  • pia com dispositivo dispensador de detergente e torneira acionáveis por fotosensor ou a partir do uso do cotovelo, joelho ou pé;
  • sala de lavagem e esterilização de materiais;
  • equipamentos para lavagem, secagem e esterilização de materiais por autoclavagem;
  • sala de cirurgia;
  • equipamentos para anestesia;
  • sistema próprio de iluminação emergencial;
  • foco cirúrgico;
  • instrumentais para cirurgia, como cabos e lâminas de bisturis, tesouras, pinças hemostáticas, pinças teciduais, pinças de polegar e de campo, porta-agulhas, bisturi, instrumentais para preensão, exposição e para hemostasia;
  • mesa auxiliar;
  • paredes e pisos de que sejam práticos e fáceis de higienizar;
  • sistema de aquecimento para o paciente;
  • intubação e suporte ventilatório;
  • monitoração de diferentes índices do paciente, como oximetria, pressão arterial, temperatura e frequência cardíaca.

Setor de internação

  • mesa impermeável;
  • pia de higienização;
  • ambiente para higienização do paciente (com água corrente);
  • acomodações individuais compatíveis com os pacientes, de fácil higienização;
  • armário para o armazenamento de medicamentos e materiais descartáveis em geral;
  • sistema de aquecimento;
  • isolamento para pacientes com doenças infectocontagiosas.

Diagnóstico

  • equipamentos e serviços de ultrassonografia;
  • equipamentos laboratoriais básicos;
  • sala e serviço de radiologia.

Contratação de funcionários

Por fim, para uma clínica funcionar de forma adequada é fundamental ter funcionários competentes atuando nas suas respectivas áreas. Se o seu orçamento for limitado, você pode começar contratando veterinários com formação mais generalistas. No entanto, de acordo com o desenvolvimento do negócio, investir em profissionais especializados irá aumentar os seus ganhos. Além dos médicos veterinários, é importante contratar bons recepcionistas e auxiliares. 

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Como solicitar um empréstimo para montar uma clínica veterinária?

Como vimos, o processo de montar uma clínica veterinária é bem longo e envolve diversos gastos. Contudo, a rentabilidade deste tipo de negócio superam os custos necessários para abrí-lo.

É justamente por isso que pode ser interessante a contratação de um empréstimo. Com o CNPJ ativo, é possível solicitar empréstimos com condições vantajosas e flexibilidade de pagamento. 

Alguns dos tipos de empréstimo interessantes para empresas são:

Cada tipo de empréstimo tem seu processo de solicitação. Porém, a maioria dispõe das seguintes etapas:

  • simulação de empréstimo;
  • análise de crédito;
  • envio de documentos;
  • contratação do empréstimo;
  • recebimento dos recursos;
  • pagamento das parcelas. 

Conclusão

O mercado é promissor para os profissionais da medicina veterinária que desejam abrir uma clínica. O aumento das famílias com pets é um dos motivos do mercado sair ileso das crises. 

No entanto, embora montar uma clínica veterinária seja um negócio criativo, é preciso ter planejamento e organização para garantir o bom funcionamento do estabelecimento. 

Por isso, o médico veterinário que deseja atuar como empresário precisa seguir uma série de etapas até a concretização do sonho, que vão desde a organização financeira até a contratação de funcionários. 

Logo, além de aprender algumas noções de empreendedorismo e gestão, é fundamental planejar e organizar o capital investido de forma estratégica. Todo o processo de abertura de um negócio demanda gastos previsíveis e imprevisíveis, por isso é importante ter uma reserva de emergência.

Contudo, caso o veterinário não disponha de todo o valor para a abertura da clínica, ele pode contratar um empréstimo, dado que existem diversos tipos de empréstimos para empresários. 

Se você é um desses profissionais e quer ficar mais perto do seu sonho, aproveite para conhecer as soluções em empréstimos para o seu negócio oferecidas pela Cashme e faça sua clínica veterinária acontecer. 

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade