15 de Setembro é o Dia do cliente: Confira 6 dicas para homenagear o seu

15 de Setembro é o Dia do cliente: Confira 6 dicas para homenagear o seu
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Atualizado:
08/09/2021

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Publicado:
08/09/2021

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Redação CashMe

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O Dia do Cliente é comemorado no dia 15 de setembro. Essa data tem como objetivo homenagear e melhorar o relacionamento entre os consumidores e as empresas. 

Visto como uma forma de agradecer a fidelidade dos clientes, diversas empresas usam essa data para criar promoções especiais, descontos, distribuição de brindes e até mesmo sorteios.

Continue lendo o artigo a seguir para saber mais sobre a origem e dicas de como você pode homenagear os seus clientes.

Como surgiu o Dia do Cliente

Criado pelo empresário João Carlos Rego, o Dia do Cliente surgiu em 2003, no estado do Rio Grande do Sul. O criador é especialista em Marketing e Recursos Humanos, e sua ideia era criar uma data oportuna em que os clientes pudessem ser homenageados. Dessa maneira, isso possibilitou desenvolver uma relação fiel entre clientes e comerciantes.

Oficialmente, o Dia do Cliente foi legitimado em 2003 no Rio Grande do Sul, porém já foi aprovado em 14 estados brasileiros e 167 municípios.

Essa data vem sendo cada vez mais importante para o comércio. De acordo com pesquisa realizada pela Social Miner e Opinion Box, itens com melhor preço seriam comprados por 57% dos brasileiros. 

E mais: a pesquisa ainda ouviu 2 mil pessoas e 45% aproveitariam o Dia do Cliente para comprar itens de desejo em promoção, 25% compraria o que não foi planejado, mas que esteja em promoção; e 19% anteciparia a compra de presentes para as futuras datas comemorativas.

A importância do Dia do Cliente para os negócios

Atualmente, vivemos em um momento que muito se fala sobre a customer experience (experiência do consumidor). Ou seja, não basta somente realizar a venda e entrega do produto que um cliente comprou, mas também é preciso encantá-lo. Dessa forma, ele fica mais disposto a efetuar a primeira compra ou recompra.

Com a popularidade do Dia do Cliente ficando cada vez mais popular, isso tem ajudado a movimentar o faturamento do mercado, principalmente em um período cujo possui menos giro de vendas.

O apoio a essa data comemorativa é uma excelente maneira de conquistar a satisfação do cliente. Uma vez que os consumidores já estão familiarizados com a data, a espera por ofertas e campanhas, aumentam as chances de um cliente se tornar fiel a uma empresa ou marca. 

Há diversas maneiras de homenagear o seu cliente nesta data, por isso fique de olho nas dicas que temos para você colocar em prática durante o Dia do Cliente.

6 Dicas para seu negócio se destacar no Dia do Cliente

O Dia do Cliente é uma data de bastante concorrência, tanto físicos quanto digitais. O segredo para garantir o sucesso no dia é priorizar a sua relação com clientes.  Confira a seguir algumas dicas que prometem fidelizar e aumentar as vendas.

1.Criar campanhas específicas

Realizar campanhas de marketing voltadas para o Dia do Cliente podem trazer sucesso e alto retorno para o negócio. Neste período, a busca por produtos e serviços em promoção aumenta – assim como a concorrência.

Diversos tipos de campanhas podem ser criadas: promoções, leve 2 pague 1, descontos, frete grátis, entre outras. Além da escolha da campanha, invista na divulgação em diferentes canais, como SMS, WhatsApp, e-mail marketing, banners, entre outros. Com isso é possível escalar e atingir melhores resultados das campanhas.

2.Utilizar ferramentas de CRM

Diversas empresas passaram a investir mais na contratação e utilização de uma ferramenta de CRM. A sigla vem do inglês Customer Relationship Management (Gestão de relacionamento com o cliente), por meio dele é possível realizar campanhas direcionadas e específicas para cada tipo de cliente que você tenha e investir no marketing de relacionamento

Com o CRM você não trata todos os seus clientes da mesma forma. Sabendo que há aqueles que compram com mais frequência do que outros, pode ser interessante mandar um brinde ou cupom exclusivo para esse fortalecer o relacionamento. 

Clientes inativos também podem estar na sua estratégia, se quiser ativá-los basta criar alguma ação que os faça adquirir seu produto. Essas ações são realizadas com frequência por meio de ferramentas de automação de marketing.

3.Ofereça brindes especiais

O cliente gosta de ser mimado em seu dia. Sendo assim, por que não investir em um envio de brindes especiais? Aqui vale tudo para você presentear de maneira criativa e original o seu cliente. Vale desde cupons de desconto, bombons, canetas, agendas, adesivos, cartas manuscritas, entre outros.

Tudo pode depender do valor que você está disposto a investir, seja ele por presentes materiais ou de esforço físico. 

4.Realize sorteios

Outro tipo de ação bastante utilizado no Dia do Cliente são os sorteios de prêmios, como cupons de desconto, experiências, produtos, entre outros. Isso ajuda a aumentar o engajamento da sua base de clientes com diversas possibilidades. 

A escolha do que será sorteado depende do tipo de público alvo do seu negócio, portanto é importante que tenha relação com as preferências dos clientes, para sua ação ter bastante engajamento. 

5.Prolongue o Dia do Cliente

Às vezes, um único dia para o negócio pode ser pouco, por isso uma ideia é prolongar o Dia do Cliente para a Semana do Cliente. Invista em prorrogar as ofertas que você incluiu em um único dia para que durem durante a semana. 

A vantagem de prolongar essa ação é que o tíquete médio, ou seja, o valor médio gasto por cliente em seu negócio, pode elevar. Além disso, é uma oportunidade de vender produtos que estão parados, fazendo com que o seu giro de estoque aumente e libere espaço físico para armazenar novos. 

Se o seu negócio é digital, é uma ótima forma de lucrar com seus serviços ou produtos de maneira expressiva e apostar em campanhas de maior período nas redes sociais.

6.Faça um bom atendimento

Seja presencial ou online, um bom atendimento é importante em qualquer época do ano. Diversas pessoas passam a ser fãs de uma marca a partir de um atendimento que eles receberam. No Dia do Cliente o atendimento é fundamental para o seu sucesso.

Se sua loja é física, aproveite esse dia para atender seu cliente com educação e, após uma compra, dê algum agrado para ele, como um bombom, por exemplo. Já um e-commerce pode aproveitar o dia para enviar amostras grátis, embalagem decorada ou cupom de desconto exclusivo para uma próxima compra. 

Conclusão

Após as dicas você já sabe o que fazer no Dia do Cliente para homenageá-los. Tratar seu consumidor de maneira especial é muito importante para fortalecer a fidelidade e o relacionamento com eles. 

Apesar de ser uma data que acontece uma vez por ano, valorizar os clientes que você possui é algo que deve ser feito todos os dias. Da nossa parte, desejamos um ótimo Dia do Cliente para os nossos clientes e parceiros da CashMe.

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Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


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