carnaval

Carnaval data 2023: tudo sobre o feriado mais animado do ano

28 dez 2022
13min de leitura

O Carnaval de 2023 vai acontecer no final do mês de fevereiro. Apesar de muitos conhecerem a data, poucos sabem sua história e origem. Neste conteúdo, explicamos tudo o que você precisa saber sobre este feriado e ainda damos algumas dicas de como aproveitá-lo. 

O Carnaval é um dos feriados mais aguardados do País. A data do Carnaval 2023 vai cair no final de fevereiro, gerando muita expectativa em todos os brasileiros. 

Embora seja uma data significativa de nosso calendário, poucas pessoas conhecem sua história e origem. Além disso, quando chega esse feriado, fica difícil escolher em quais dos diversos lugares disponíveis para aproveitar a data no Brasil. 

Pensando em ajudar você, preparamos este conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre esse feriado. Acompanhe a leitura.

Qual será a data do Carnaval em 2023?

Em 2023, essa data vai cair nos dias 20 e 21 de fevereiro. No entanto, o feriado costuma emendar o sábado e o domingo que o antecedem. 

Na quarta-feira de cinzas (22/02), o expediente começa às 12 horas. Então, se você pretende aproveitar o feriado, já está na hora de começar a se planejar. 

O que é o Carnaval?

O Carnaval consiste em um período de festas tradicionais organizadas entre os meses de fevereiro e março. As comemorações se encerram na quarta-feira de cinzas, data que marca o início da quaresma – cujo intervalo é de 40 dias até a Sexta-feira Santa.

Além do Brasil, outros lugares do mundo também celebram intensamente as festas de Carnaval, alguns deles são:

  • Veneza (Itália);
  • New Orleans (EUA);
  • Ouro (Bolívia);
  • Brasileia (Suíça);
  • Mazatlán (México).

Cada região, contudo, celebra a data de acordo com sua cultura. No Brasil, por exemplo, contamos com os famosos desfiles de escolas de samba na região sudeste. 

O Carnaval de Veneza, por sua vez, é comemorado com bailes em salões e desfiles na cidade, marcados pelo uso de exuberantes máscaras. 

Dessa forma, cada lugar tem seu jeito de comemorar essa data especial. 

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Qual é a origem do Carnaval?

O Carnaval surgiu na antiguidade com os ritos e celebrações aos deuses entre gregos e romanos. Antigamente, esses povos organizavam cortejos ao deus Dionísio, deus do vinho.

Essas festas eram chamadas de currus navalis, do latim. Logo, essa seria a origem do nome Carnaval, que em latim é “carne vale“, ou seja, “adeus carne” ou “despedida da carne”. 

Contudo, as festas só passaram a ser chamadas de Carnaval após a apropriação da celebração pelo cristianismo. Isso porque o significado de Carnaval do latim, como vimos, remete a um afastamento do consumo de carne, o que simboliza o período de jejum da quaresma – marcado pelo jejum religioso de 40 dias antes da Páscoa.

Embora o Carnaval seja mais conhecido por uma festa com origens cristãs, muitos estudiosos têm encontrado referências às festividades na antiguidade. 

Ao contrário do que boa parte das pessoas acredita, o Carnaval não surgiu na Idade Média com o cristianismo. Além das festividades em Roma e na Grécia, existem outras celebrações que remontam ao Carnaval, algumas realizadas na Babilônia e na Mesopotâmia, por exemplo. 

História do Carnaval no mundo

A origem do Carnaval ainda é considerada uma incógnita pelos pesquisadores. Porém, muitos historiadores relacionam essa comemoração a algumas festas da antiguidade, como:

Sacéias

As Sacéias eram realizadas na Babilônia. A celebração tratava-se de um prisioneiro que, de forma figurativa, tomava o lugar do rei. 

Assim, ele vivia como se fosse um nobre, dormia na cama real, alimentava-se como um rei e até mesmo suas vestimentas eram reais. No final do dia de celebração, entretanto, o prisioneiro era chicoteado e morto. 

Ano Novo da civilização Mesopotâmia 

Essa festividade era realizada próximo ao equinócio da primavera. Durante a celebração, o rei se dirigia ao templo a fim de ser surrado diante da estátua de Maduk, um dos primeiros deuses da Mesopotâmia. 

O principal objetivo do festival era impor a submissão do rei aos deuses. Dessa forma, durante a celebração, ele era despido de todos seus trajes reais para ser humilhado em frente ao seu povo. Ao término do rito, o monarca retornava ao seu trono. 

Festas Dionisíacas da Grécia Antiga

As festas dionisíacas na Grécia são consideradas as primeiras manifestações do Carnaval. Dionísio ou Baco é o deus do vinho, da loucura, dos excessos, da colheita de vinhos e do teatro. 

Essa celebração era marcada por 4 dias de festas, entre os meses de março e abril, com grande consumo de vinho, relações sexuais abertas e troca de papéis entre os entes da sociedade.

Dessa forma, o pobre se fantasiava de rico, o homem de mulher, as prostitutas se vestiam de donzelas, entre outras formas de transgredir a ordem social. 

Dado seu caráter teatral e extravagante, as festas dionisíacas inspiraram também a criação do teatro. 

Bacanal em Roma 

Os romanos também celebravam as festas dionisíacas. O nome dado às festividades era Bacanal. Assim como as festas dionisíacas Gregas, os Bacanais eram regados de vinho e representações religiosas. 

Além das festas, também haviam as Saturnálias e as Lupercálias que aconteciam em Roma durante as comemorações de ano, realizadas em março.Todas essas celebrações pagãs tinham em comum o excesso de consumo de bebidas, a libertinagem e inversão de papéis sociais. 

Portanto, com o intuito de disciplinar as festas, a igreja católica impôs limites às festividades. Dessa forma, a Quaresma foi criada a fim de limitar as festas até essa data, celebrada 40 dias antes da Páscoa. 

Assim, durante a quaresma, realizava-se jejum e uma política de controle dos comportamentos. 

História do Carnaval no Brasil

A festa que deu origem ao Carnaval no Brasil chamava-se Entrudo. Praticada pelos portugueses, essa festa significa entrada e é comemorada para celebrar a entrada do período de carestia religiosa. A festividade era celebrada, sobretudo, pelos escravos e pelas camadas mais populares da sociedade. 

No Entrudo, pessoas fantasiadas tomavam as ruas com os rostos pintados de farinha, tinta e até ovos, jogados nelas durante o desfile. Além da farinha, também eram jogados limões nas pessoas da rua. 

Na década de 40, o Entrudo sofreu suas primeiras repressões no Rio de Janeiro,  devido a sua característica violenta. As elites, por sua vez, comemoravam o Carnaval de forma privada em salões e bailes, tendo como referência o carnaval de Veneza, cujo traço mais marcante se dá com o uso de máscaras. 

Após a repressão do Entrudo, esses bailes saíram da esfera privada e se tornaram desfiles abertos nas ruas. 

Assim, dois estilos de comemoração passaram a ser realizados no Brasil: 

  • Desfiles da elite na Avenida Central com corsos e carros conversíveis;
  • Cortejos populares, como os ranchos e os cordões, que eram acompanhados de instrumentos de percussão. 

O carnaval de rua ficou marcado pelas famosas marchinhas, cantigas semelhantes às marchas militares, só que com o ritmo mais acelerado e compostas de letras de duplo sentido. 

Com o passar do tempo, as comemorações do Carnaval pelo País se tornaram cada vez mais diversificadas, ou seja, cada região tem seu jeito de comemorar o carnaval. 

As principais festas de carnaval do Brasil acontecem em Salvador, Recife, São Paulo e Rio de Janeiro. Porém, em todo o território brasileiro existem diversas comemorações. 

Principais festas de carnaval do Brasil

O Brasil comemora intensamente o Carnaval. Separamos a seguir as principais comemorações do país. Confira!

Carnaval no Sudeste

As maiores celebrações do Carnaval no Sudeste ocorrem em São Paulo e Rio de Janeiro com os famosos e tradicionais desfiles das escolas de samba. Desde a década de 30, o samba foi consolidado como o gênero musical do carnaval. 

Os desfiles, portanto, são marcados por enredos de samba compostos por cada escola, carros alegóricos e grandes produções de máscaras e fantasias. Os desfiles das escolas de samba são realizados em Sambódromos. Em São Paulo, temos o sambódromo do Anhembi; no Rio de Janeiro, o sambódromo da Marquês de Sapucaí. 

Carnaval em Salvador

Em Salvador, as festividades são caracterizadas pelos bloquinhos de rua. O Carnaval de Salvador entrou no livro dos recordes como o Maior Carnaval do mundo e a festa não é nada menos do que a maior festa popular do planeta. A comemoração chegou a reunir dois milhões de foliões, entre turistas e baianos. 

A celebração, reunião de 234 entidades carnavalescas em 11 categorias, sendo:

  • 20 afoxés;
  • 68 afros;
  • 20 alternativos;
  • 20 de samba;
  • 45 blocos de trio;
  • 03 especiais;
  • 03 de índios;
  • 07 infantis;
  • 26 de percussão;
  • 07 de sopro e percussão;
  • 13 travestidos. 

As festividades são realizadas em quatro espaços: 

  • Osmar (Avenida);
  • Dodô (Barra-Ondina);
  • Batatinha (Centro histórico);
  • Arena Fonte Nova.

Carnaval em Recife

Recife, mais especificamente Olinda, é outro Estado brasileiro que organiza uma grande festa tradicional de Carnaval

A celebração de Recife é multifacetada, possuindo uma grande variedade de carnavais de rua, apresentações de cantores, agremiações de associações carnavalescas e conjuntos musicais. 

Nessa comemoração, é possível encontrar o maior bloco de carnaval do mundo: o Galo da Madrugada, a atração ocorre no primeiro sábado de carnaval, reunindo milhares de foliões. No período, as pessoas tomam as ruas Concórdia, Imperatriz e Nova com suas máscaras e fantasias, dançando as coreografias típicas do estado: frevo e maracatu

Como aproveitar o feriado de Carnaval?

O feriado de Carnaval é um momento de se desligar do trabalho e procurar relaxar. Dessa forma, fica muito mais fácil voltar produtivo ao retornar. Para ajudar você, listamos algumas dicas a seguir de como aproveitar o feriado de Carnaval e renovar as energias.

  1. Organize sua agenda

Muita gente costuma postergar alguns compromissos profissionais e pessoais sem considerar os feriados. Como as datas do Carnaval não são fixas, é comum as pessoas não se planejarem. 

Portanto, para aproveitar o feriado, é essencial que você organize sua agenda profissional e pessoal a fim de não se deparar com surpresas e acabar trabalhando neste feriado. 

  1. Se for viajar, faça um planejamento do seu feriado

Sim, planejamento é uma ótima estratégia em qualquer momento e isso não é tão diferente na hora de aproveitar o feriado de Carnaval 2023. Portanto, se for viajar, já comece a se planejar agora mesmo. As passagens e hotéis costumam ser mais caros nesse período, principalmente se você optar pelos destinos mais procurados, como o Carnaval do Sudeste e Nordeste. 

Por isso, se você deseja economizar, comece a planejar seu feriado agora mesmo. Faça uma pesquisa de voos, pacotes, hotéis e aproveite as promoções. Por outro lado, caso queira tornar seu carnaval inesquecível e está sem dinheiro para isso, não se preocupe que existe solução. Aqui na Cashme temos opções de empréstimos com taxas justas e acessíveis. Faça a sua simulação e aproveite o feriado de Carnaval como sempre sonhou.

Assim, você pode conhecer não apenas as maiores festas do País, existe a possibilidade de participar das festas de outros destinos também. Alguns lugares do mundo que vale a pena visitar durante o Carnaval são:

  • Binche – Bélgica;
  • Colônia – Alemanha; 
  • Londres – Inglaterra;
  • New Orleans – Estados Unidos.

Agora, caso não queira viajar no período, existem inúmeras possibilidades para aproveitar a data. 

  1. Aproveite para fazer aquela reforma que você está adiando

Sabe aquela reforma na casa que deixamos para depois por causa da correria da rotina? O feriado prolongado de Carnaval é o melhor momento para formar sua casinha e deixá-la do jeito que sempre sonhou. Se estiver com a grana curta, também existe a possibilidade de solicitar um empréstimo

  1. Organize uma festa de Carnaval

Se você não for viajar, uma ótima opção é juntar os amigos e organizar sua própria festa. Para isso, existe a opção de fazer um churrasco ou até mesmo alugar um salão de festas para tornar a experiência ainda mais inesquecível.

  1. Aproveite o Carnaval da sua cidade

Durante o feriado de Carnaval, o Brasil todo está em festa. Portanto, este é o momento de aproveitar as festas da sua cidade. Se você mora em São Paulo ou no Rio de Janeiro, por exemplo, não precisa necessariamente ir ao Sambódromo, é possível curtir o Carnaval de rua. Nessas cidades e em outras, uma grande variedade de bloquinhos desfilam pela cidade e fazem a festa dos moradores e turistas. Vale a pena sair um pouco de casa e curtir a folia!

Carnaval é feriado nacional?

Carnaval é feriado?

Na verdade, saber se você vai ter folga ou não na terça-feira de Carnaval ou se o recesso vai durar mais dias depende do local em que você trabalha. Isso porque o Carnaval não é um feriado nacional. Ou seja, ele não é um recesso previsto no calendário oficial do Governo, mas sim um ponto facultativo. 

Carnaval é feriado ou ponto facultativo?

Ser um ponto facultativo no calendário indica que o Carnaval não é feriado obrigatório, ficando a critério dos municípios e estados decidir como será o expediente dos seus funcionários ou se terá expediente nas repartições públicas. 

Para as empresas, a lógica é a mesma. Assim, é preciso verificar no calendário da sua cidade e dos pontos comerciais que você frequenta qual será o horário de funcionamento na data. 

No caso do Carnaval ser considerado feriado pelo estado ou município, a empresa ainda assim pode manter o funcionamento normal. Entretanto, o pagamento daquele expediente do trabalhador será dobrado e/ou com a possibilidade de compensar com um dia de folga em outra oportunidade.

Portanto, é legalmente aceito que os dias de Carnaval sejam dias úteis.

Conclusão

Como vimos, o feriado de Carnaval 2023 vai cair nos dias 20 e 21 de fevereiro. Portanto, as festividades começam a acontecer no sábado, dia 18, e só terminam na quarta de cinzas, dia 22. A história do Carnaval  tem suas origens na antiguidade com as festas pagãs. Com o intuito de controlar as festas, a igreja implementou algumas limitações nas comemorações. 

Atualmente, a celebração é intensa aqui no Brasil, os maiores Carnavais do mundo, por exemplo, são realizados no Nordeste. Além disso, os desfiles de escolas de samba sempre atraem os olhares do mundo pela sua popularidade e tradição.  

Portanto, esse é um daqueles feriados que valem a pena aproveitar. Contudo, caso não goste de festas, não tem problemas. Existe uma grande variedade de formas de curtir o Carnaval. O importante é sempre se planejar antes.Esse feriado, portanto, é um dos mais esperados pelos brasileiros, por isso vale a pena se organizar para aproveitar ao máximo.

Se você quer conhecer mais feriados, confira nosso calendário completo de feriados 2023 agora mesmo.  

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Um pensamento sobre “Carnaval data 2023: tudo sobre o feriado mais animado do ano

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade