Cyber Monday: entenda como esse dia funciona

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Atualizado:
30/11/2021

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Publicado:
30/11/2021

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Redação CashMe

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No dia 29 de novembro acontece a Cyber Monday ou em português: a segunda-feira cibernética. O evento ocorre na sequência da Black Friday e é uma estratégia voltada exclusivamente para o comércio eletrônico.

A edição de 2020 registrou um total de 1,5 milhão de compras, o que significou um aumento de 37,6% em relação à mesma data de 2019.

Com cada vez mais adeptos, há lojistas que passaram a investir na Cyber Week, ou seja, as campanhas se estendem durante uma semana para que mais consumidores possam aproveitar os descontos que chegam a até 80%.

Para que você possa aproveitar essa data, tanto para comprar quanto para vender, confira o artigo abaixo em que explicamos como a Cyber Monday funciona e tem dicas incríveis!

O que é a Cyber Monday?

A data foi criada em 2005, nos Estados Unidos, pela Federação Nacional de Comércio Americana com o propósito de impulsionar as vendas do varejo durante o final do ano.

Ela acontece na primeira segunda-feira depois do Dia de Ação de Graças e rapidamente conquistou os lojistas online. Dados de uma pesquisa encomendada pela Bizrate, site norte-americano de comparação de preços, mostraram que 77% dos varejistas online registraram um aumento considerável nas vendas.

No Brasil, o evento passou a ser explorado em 2012 e ainda que não seja tão popular quanto a Black Friday, é uma oportunidade para as lojas estenderem o ritmo de vendas iniciado na sexta-feira até a segunda-feira.

E, se antes a Cyber Monday era voltada para ofertas de eletrônicos e games, atualmente, os consumidores encontram produtos e serviços de diversos segmentos.  

Qual é a diferença entre a Black Friday e a Cyber Monday?

O que diferencia um evento do outro é que a Cyber Monday acontece exclusivamente no online, ou seja, no site o produto vai ter um desconto de 60%, por exemplo, mas se for na loja física, ele não vai custar a mesma coisa e pode até não estar disponível. Visto que, os estoques virtual e físico são separados.

Enquanto na Black Friday, as lojas online também participam, mas as ofertas se estendem para quem faz as compras fisicamente.

Qual data vale mais a pena?

Para avaliar em qual momento os descontos serão mais vantajosos é necessário fazer muita pesquisa e levar em consideração quais são os itens de desejo.

Só para ilustrar, a Cyber Monday por ter começado como uma estratégia para oferecer descontos maiores em eletrônicos como celulares, notebooks, games, entre outros, acaba por divulgar promoções mais atrativas nesse segmento, mesmo com outras modalidades participando.

Mas, independente do cenário, é importante comparar os preços para conseguir a melhor negociação e assim adquirir o que deseja gastando menos, sem esquecer de avaliar o quanto o site é confiável e comprometido com a qualidade do que entrega.

E, claro, estipule o orçamento que vai destinar para as compras, isso vai ajudar a manter o equilíbrio das finanças, evitando comprar produtos por impulso.

Como vender mais na Cyber Monday?

A data tem grande potencial para liquidar o estoque que sobrou da Black Friday, por isso, não dá para esperar a sexta-feira das promoções acabar para planejar o que vai anunciar.

Confira algumas dicas que separamos para quem deseja impulsionar as vendas na Cyber Monday!

Pesquisa de mercado e planejamento

É essencial estudar os concorrentes para analisar os preços que estão oferecendo e entender como vão fazer as promoções. Dessa maneira, você consegue calcular um valor competitivo, sem prejudicar seu orçamento.

Outro ponto é planejar com antecedência o que vai vender nesta data e garantir estoque suficiente para atender a demanda.

Investimento em mídia

Os anúncios nas redes sociais são grandes aliados dos lojistas, isto porque, impactam os usuários de maneira sutil e estimulam o consumo. Pesquisas mostram que os anúncios influenciam as compras digitais, além de ajudarem na tomada de decisão.

Por isso, vale a pena investir em estratégias de postagens publicitárias e que sejam criativas para atrair seu público com a divulgação dos produtos em oferta.

Identidade visual temática

Chame a atenção do consumidor com uma identidade visual exclusiva para a Cyber Monday. Coloque o logo em cores atrativas, divulgue banners com chamadas de destaque e não deixe de compartilhar as ofertas com plano de fundo que remeta ao grande dia.

Expansão dos canais de vendas

Quanto maior a presença do seu negócio, mais visibilidade você terá para divulgar a campanha de Cyber Monday. Por isso, invista em diversificar os canais de venda, indo além do site, há oportunidade de usar as redes sociais, bem como os e-mails marketing, links patrocinados e os programas de afiliados.

Outro canal que está se consolidando é o WhatsApp, por lá – mostram os dados de pesquisa feita pela Accenture com o Facebook -, 83% dos brasileiros têm feito compras, principalmente de comércios locais e de pequenos empreendedores.

Transparência nos descontos

Trabalhar com descontos reais é uma premissa básica ao participar de grandes datas como a Cyber Monday, visto que é o que os consumidores procuram e estão cada vez mais atentos às promoções, além de ser uma oportunidade prospectar e fidelizar novos clientes.

Conclusão

Em resumo, a Cyber Monday é um evento para todos aproveitarem, tanto para quem quer comprar, quanto para quem deseja potencializar as vendas e é preciso ter planejamento e estratégia para render bons frutos.

Agora que você já sabe o que significa a data, a gente quer saber o que está na sua lista de desejos. E lembre-se: comprar com desconto é muito bom e fica melhor ainda quando os #recebidospagos não estouram o orçamento.

E, para quem vai entrar na Cyber Monday como lojista, a CashMe tem a solução ideal. Com o  empréstimo com imóvel de garantia você prepara a sua loja para o grande dia e conta com taxas inferiores a 1%, além de até 180 meses para pagar o valor contratado. Assim, dá para preparar o estoque, aumentar a equipe para o período e planejar a divulgação, sem passar aperto.

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Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


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