Dia 25 de janeiro é feriado? Saiba mais

Dia 25 de janeiro é feriado? Saiba mais
ícone de calendario

Atualizado:
21/01/2022

ícone de calendario

Publicado:
14/01/2021

ícone de relógio

Leitura de
5 min

ícone de conversa

Comentarios
0

CashMe

CashMe


Sim, dia 25 de janeiro é feriado na cidade de São Paulo. Afinal, esta é a data do aniversário da cidade, com isso ele é um feriado municipal, valendo apenas para a capital paulista. Em 2022, a megalópole vai fazer 468 anos.

Esta foi a data em que, em 1554, foi fundado o Colégio dos Jesuítas. Por isso, esse local, que também é conhecido como Pátio do Colégio, é considerado o marco zero da maior capital brasileira. O local fica bem no Centro da cidade, no alto de uma colina entre os rios Tamanduateí e Anhangabaú.

Embora a data seja celebrada há mais de 400 anos, foi somente nos últimos 20 anos que a cidade passou a contar com grandes eventos e atividades para comemorar este dia.

Caso você queira saber mais sobre o dia 25 de janeiro e estar preparado para celebrar o próximo aniversário da cidade de São Paulo, continue com a leitura que vamos contar tudo o que você precisa saber!

Mas, antes de mais nada, é importante que você compreenda:

A história da cidade de São Paulo

A história da cidade de São Paulo ocorre paralelamente à história do Brasil. A cidade testemunhou e participou da construção da história do País ao longo de quase 467 anos. 

É verdade que a história da cidade de São Paulo foi um tanto quanto inexpressiva durante seus três primeiros séculos de existência. No entanto, a situação mudou muito de figura com o passar do tempo e, assim, São Paulo destacou-se em diversos momentos como cenário de variados e importantes momentos de ruptura na história do Brasil.

A Capital foi fundada em 25 de janeiro de 1554 por Manuel da Nóbrega e José de Anchieta. Eles faziam parte da missão de catequização dos indígenas por parte dos jesuítas. 

Então, a cidade reunia, em seus primeiros anos, habitantes de origem tanto européia quanto indígena. Com o tempo, o povoado acabou caracterizando-se como entreposto comercial e de serviços de relativa importância regional.

Esta característica de cidade comercial e de composição heterogênea acompanha a cidade até os dias de hoje. E isso muito devido ao espetacular crescimento demográfico e econômico decorrente do ciclo do café e da industrialização. 

Estes foram, sem dúvidas, os fatores que acabaram por elevar a cidade de São Paulo ao posto de maior cidade do País.

Origem do nome São Paulo

Paulo de Tarso, também chamado de Apóstolo Paulo, Saulo de Tarso, São Paulo Apóstolo, Apóstolo dos gentios e São Paulo foi um dos mais influentes escritores, teólogos e pregadores do cristianismo cujas obras compõem parte significativa do Novo Testamento.

A influência que exerceu no pensamento cristão, chamada de “paulinismo”, foi fundamental por causa do seu papel como proeminente apóstolo do Cristianismo durante a propagação inicial do Evangelho pelo Império Romano.

Em sua missão com os jesuítas, no dia 25 de janeiro, Paulo se converteu ao cristianismo. Daí vem a origem do nome da cidade e também por ter, neste mesmo dia, sido celebrada a missa de fundação do Colégio dos Jesuítas.

Festividades tradicionais do dia 25 de janeiro

Todos os anos, a prefeitura da cidade de São Paulo promove várias atrações para celebrar o seu aniversário. Esses eventos são realizados em todas as regiões da metrópole. 

São shows ao vivo, exposições artísticas, circuitos culturais, dentre outros programas que os paulistanos e turistas tiveram a oportunidade de experimentar durante os dias festivos do aniversário de São Paulo (normalmente entre os dias 23, 24 e 25 de janeiro).

No entanto, é muito importante lembrar que as comemorações do 467º aniversário da cidade serão um tanto quanto diferentes devido à necessidade de isolamento imposta pela pandemia por Covid-19. Ou seja, não serão realizados eventos que causem aglomerações.

Ainda assim, vamos relembrar alguns dos eventos mais tradicionais que costumam ocorrer nessa data.

Talvez o mais tradicional evento realizado na cidade de São Paulo quando o dia 25 de janeiro é feriado seja o bolo do Bexiga. Estamos falando do bolo de aniversário que é oferecido à cidade na rua Rui Barbosa, no bairro da Bela Vista, também conhecido como Bexiga.

Todos os anos, os moradores da região se organizam para fazer e oferecer o bolo, cujo comprimento sempre coincide com a quantidade de aniversários da cidade. Ou seja, em 2022 o bolo deveria ter 468 metros de comprimento.

A primeira vez que o Bolo do Bexiga aconteceu foi no ano de 1986, aniversário de 432 anos da cidade. Desde então, para participar basta fazer um bolo e ir até o local. Em seguida, o bolo é liberado para consumo das pessoas e acaba em poucos segundos. Lembramos que nesse ano de 2022 a tradição será interrompida devido ao COVID-19.

Outra festividade tradicional do dia 25 de janeiro em São Paulo é o Troféu Cidade de São Paulo 2022. A corrida, que já teve 23 edições, costuma contar com cerca de 10 mil participantes por ano. Os competidores partem do Parque do Ibirapuera, em frente ao Obelisco, e correm por 10 km em torno do Parque.

Além desses eventos, é bastante comum o Aniversário da Cidade de São Paulo ser repleto de atrações culturais gratuitas espalhadas por todo o município. Em 2020, por exemplo, foram cerca de 150 pontos nas ruas e equipamentos culturais com shows, cinema, dança, teatro e circo. Artistas de renome costumam se apresentar nessas ocasiões, como Skank, Ney Matogrosso e Elba Ramalho.

Como funciona o comércio no dia 25 de janeiro em São Paulo? 

Como o dia 25 de janeiro é feriado em São Paulo, o funcionamento do comércio e dos serviços públicos se dá de maneira diferente. Isso significa que nem todos os estabelecimentos comerciais vão funcionar normalmente neste dia. 

Além disso, os postos de atendimento público, como Detran, Procon ou Poupatempo, dentre outros, não vão funcionar no dia 25 de janeiro.

Dessa maneira, é importante considerar o fechamento desses estabelecimentos nessa data e se programar com antecedência para resolver eventuais questões burocráticas. 

É importante lembrar, inclusive, que não é feriado nas demais cidades brasileiras. Logo, prazos e compromissos fora da cidade podem não estar sujeitos ao feriado de 25 de janeiro.

Conclusão

Como vimos ao longo deste texto, dia 25 de janeiro é feriado na cidade de São Paulo. O motivo para o feriado é o aniversário do município, que em 2022 completa 468 anos de idade.

Também pudemos ver que a data é simbólica para o patrono que dá nome ao Município, já que foi nessa data que o apóstolo Paulo se converteu ao cristianismo. 

Como a cidade foi fundada na mesma data por jesuítas, o nome do apóstolo serviu de inspiração para batizar o município. A fundação, por sua vez, se deu com a construção do Pátio do Colégio, no centro da cidade.

Além disso, ficamos sabendo que alguns eventos são tradicionais para a comemoração do aniversário da cidade. Entretanto, estarão suspensos esse ano devido à necessidade de isolamento social imposta pela pandemia por Covid-19.

O conteúdo te ajudou e esclareceu suas dúvidas? Comente e compartilhe em suas redes sociais!


CashMe

Escrito por CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, para mais informações acesse nossa Política de Privacidade.