Complexo de condomínio

Como trabalhar com um complexo de condomínio?

24 nov 2020
6min de leitura

Complexo de condomínio é um conjunto de torres, que podem ser residenciais, empresariais ou ambos, e que geralmente conta com uma variedade de opções de lazer e facilidades, como mercados ou farmácias.

Cada vez mais comum nas grandes cidades, esse conjunto também pode ser associado aos condomínios clubes, que oferecem inúmeros serviços em um único lugar. Entretanto, se administrar um simples condomínio residencial já tem seus desafios, imagine um complexo que tem um número muito maior de pessoas para ser atendida e gerenciada.

Para esclarecer todas as suas dúvidas sobre esse tema, separamos aqui algumas informações importantes que podem ajudá-lo a trabalhar com um complexo de condomínio.

Boa leitura!

Como administrar um complexo de condomínio

Geralmente, a administração de um complexo de condomínio é feita por um síndico – assessorado por um gerente predial – e assistentes administrativos, além da administradora de condomínio. 

É preciso ter uma grande equipe, pois quando são muitas torres, é comum que cada uma tenha o seu próprio subsíndico. É ele quem resolve as pequenas pendências referentes aquele local.

Isso não quer dizer que o síndico deixa de ser o responsável legal pelo complexo de condomínio, mas as pequenas decisões referentes a cada torre podem ser tomadas pelo subsíndico. Entretanto, é importante destacar que essas decisões devem estar de acordo com a convenção e o regulamento interno, que são iguais para o complexo.

Para administrar um complexo de condomínio, o ideal é que você tenha experiência como síndico em empreendimentos anteriores. Afinal, são muitos itens para se preocupar, /muitas compras de equipamento a fazer e muitos, muitos fornecedores e contratos para gerenciar.

Além disso, para facilitar a administração, é preciso ter um bom corpo diretivo. É interessante ter pessoas com conhecimento em contabilidade, direito, finanças, administração, já que essas áreas são bastante usadas no cotidiano de com complexo condomínio.

Organize assembleias em complexos de condomínios

As famosas reuniões de condomínio aqui também têm um desafio maior: ter um local que abrigue os todos os moradores interessados em participar – mesmo que a única assembleia que chame tanto quórum seja sobre vagas de garagem.

Mas há certas assembleias que podem ficar restritas ao morador daquele edifício, em particular. Às vezes, uma infiltração ou manutenção na caixa d’água do local podem ser tratados com assembleias específicas para cada torre.

Além disso, caso espaço seja um problema no complexo de condomínio onde você trabalhe, pense em propor que essas reuniões aconteçam por chamadas virtuais. Já existem muitas ferramentas que comportam um grande número de pessoas na mesma sala virtual.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Saiba administrar as finanças do complexo de condomínio

Em um complexo de condomínio, as finanças precisam ser extremamente bem administradas. Como os itens de lazer são muitos e, consequentemente os custos são maiores, é importante frisar que a taxa condominial irá acompanhar esse ritmo de gastos, sendo mais onerosa que a de um condomínio comum.

Para que os gastos fiquem mais claros para todos, o indicado é que no balanço os custos relacionados a lazer estejam separados dos custos do condomínio, como contas de luz. Dessa forma, a prestação de contas se torna mais transparente.

Também é importante que haja uma previsão para os inadimplentes, de custos com manutenção ou imprevistos, como obras emergenciais. Por isso, para um complexo é importante que exista um caixa com uma quantia considerável para segurança de todos.

Fique atento a manutenção do complexo de condomínio

Geralmente, a manutenção da infraestrutura é uma das áreas que mais onera qualquer complexo de condomínio. Por isso, as manutenções preventivas são fundamentais.

Além da manutenção de elevadores que deve ser feita com certa frequência, por exemplo. Existem ainda as manutenções relacionadas a pintura dos edifícios, as áreas de lazer ou troca de equipamentos.

Com isso, é fundamental que você tenha muito controle sobre essas manutenções, para que elas não precisem ser feitas com urgência ao mesmo tempo e sem previsibilidade de custos ou que pare de funcionar, causando acidentes ou transtornos aos usuários.

Pense na segurança 

Em um complexo de condomínio, com alta circulação de pessoas, é fundamental que você pense na segurança. Há empreendimentos que contam com uma portaria para cada torre e outros com entradas separadas para fornecedores e funcionários distinta dos moradores.

Outro ponto muito importante em relação a segurança é que os moradores ou usuários do local – em caso de complexos comerciais – e funcionários respeitem as regras de segurança e passem por treinamentos, sempre que necessário.

Além de manter o regulamento interno em dia, invista em equipamentos de segurança, como câmeras e controle de entrada por biometria. E não menos importante, mantenha os espaços públicos sinalizados, como placas de limite de velocidade ou indicações de saídas de emergência.

Incentive a conscientização ambiental 

Em um local com tantas pessoas, como em um complexo de condomínio, é importante tomar cuidado com o acúmulo de lixo e o desperdício de água e luz, que podem ser enormes. 

Para diminuir um pouco do impacto ambiental, você pode fazer campanhas de conscientização sobre o uso racional da água e da energia elétrica. Além disso, é fundamental ter a coleta seletiva dos lixos. 

Com o volume de lixo produzido, fica mais fácil fechar uma parceria com ONGs ou empresas especializadas para que o descarte seja feito corretamente. Para que a coleta seletiva dê certo é importante envolver funcionários e condôminos no processo e oferecer palestras educativas, além de material impresso e lixeiras coloridas específicas para esse fim.

Invista em canais de comunicação

Com tantas pessoas é muito fácil ter problemas de comunicação. Por isso é importante que os síndicos e subsíndicos tenham um bom relacionamento com os moradores.

Portanto, vale a pena investir em canais de comunicação claros, como e-mails, grupos de WhatsApp, site do condomínio, caixas de sugestão, além de manter o livro de ocorrências sempre em dia.

Em alguns empreendimentos há até informativos mensais, que ficam pregados nos quadros de avisos. Outros preferem ter um blog ou site, em que não há custos de impressão. De qualquer modo, o importante é ter tempo e disponibilidade para ouvir os moradores.

Além disso, pesquisas de satisfação entre os moradores também são muito úteis para dar voz a eles.

Conclusão

Como você pode ver, trabalhar com complexo de condomínio pode ser um desafio. Entretanto, se você estiver atento aos pontos que destacamos acima e tiver uma boa equipe para auxiliá-lo, esse desafio pode ser facilmente superado.

Tenha em mente que, administrar um espaço tão grande, com tantas pessoas, fornecedores e funcionários exige organização, comunicação e gestão. Por isso, busque estudar sobre esses assuntos também, isso pode ajudá-lo.

E caso precise de recursos financeiros para isso, escolha uma opção de empréstimo para condomínio que seja vantajoso para todos os condôminos. Aqui na CashMe você conta uma consultoria especializada pronta para ajudá-lo com suas dúvidas!

Com o CashMe Condo, nossa linha de crédito exclusiva para condomínios, não é preciso qualquer tipo de garantia ou mesmo fiador.

Diz aqui nos comentários se o nosso conteúdo te ajudou e esclareceu suas dúvidas, combinado? Depois compartilhe em suas redes sociais!

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade