Comprovante de residência: quais documentos são aceitos?

25 jun 2024
4min de leitura

O comprovante de residência pode ser solicitado em diversas situações, seja para fazer a matrícula dos seus filhos na escola, solicitar um empréstimo ou alugar um imóvel. Ele serve para comprovar a sua moradia e ainda evitar possíveis fraudes de pessoas mal intencionadas.

Alguns documentos são aceitos como comprovantes de residência, e falaremos deles neste conteúdo. Além disso, você pode tomar algumas ações caso não tenha nenhum desses documentos em seu nome. Se deseja saber mais sobre o tema, continue a leitura abaixo!

O que é e qual a importância do comprovante de residência?

O comprovante de residência é um documento usado para certificar que você mora no endereço informado. Ele permite que você seja localizado nesse local, receba cobranças e cartões, além de ajudar a evitar fraudes de pessoas mal-intencionadas.

Independentemente de sua residência ser própria ou alugada, a veracidade das informações fornecidas e a comprovação desse endereço serão consideradas.

Leia também: Guia completo de documentos para empréstimo com garantia de imóvel.

Quais documentos são aceitos como comprovante de residência?

Os documentos aceitos variam conforme cada instituição, por isso, é importante você conferir a documentação exigida para a transação que deseja realizar. Os documentos mais aceitos são:

  • Conta de energia elétrica, água, gás canalizado ou telefone (fixo e celular);
  • Boleto da TV por assinatura;
  • Declaração do imposto de renda;
  • Financiamento habitacional;
  • Contrato de aluguel reconhecido em cartório;
  • Cobrança do condomínio;
  • Carnê do IPTU;
  • Guia do IPVA;
  • Holerite emitido por órgão público;
  • Boletos: da mensalidade escolar, cartão de crédito ou plano de saúde;
  • Extrato bancário;
  • Escritura do imóvel.
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Como obter um comprovante de residência?

Alguns boletos ou guias são enviados diretamente para o seu endereço ou você pode obtê-los online. Para esta segunda opção, você pode entrar no site oficial das instituições e gerar a segunda via do boleto. Algumas organizações disponibilizam o comprovante de residência pelo aplicativo da instituição, enquanto outras oferecem pelo aplicativo do governo.

Há empresas que disponibilizam o acesso ao boleto somente para o titular. Por isso, é importante fazer o seu cadastro para movimentar a sua conta e solicitar o comprovante de residência. A única recomendação é que o documento seja o mais recente possível e esteja em seu nome.

Verifique com a instituição que solicitou o comprovante de residência se é necessário imprimir o arquivo ou se é preciso autenticar algum deles. Caso não seja necessário entregar documentos autenticados, leve uma cópia e evite entregar o documento original, pois há documentos que são únicos, como contrato de aluguel.

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Para que serve um comprovante de residência?

O comprovante de residência serve principalmente para evitar fraudes, pois pessoas mal intencionadas podem utilizar o endereço de outras pessoas para aplicar um golpe. Além disso, este documento serve para confirmar o endereço da sua moradia. Geralmente, o comprovante de residência é solicitado para:

  • Fazer a matrícula em instituições de ensino;
  • Inscrever-se em um concurso público;
  • Quando é admitido em um novo emprego;
  • Abrir uma conta bancária;
  • Pedir um empréstimo;
  • Firmar um contrato de compra e venda.

O que fazer se não tiver um comprovante de residência no meu nome?

Caso não tenha nenhum comprovante de residência em seu nome e more com seus pais, você pode utilizar o documento que esteja no nome de algum deles. Além disso, pode ser necessário apresentar alguma certidão que comprove o grau de parentesco, como RG ou certidão de nascimento.

Se você mora com seus amigos e não tem nenhum comprovante de endereço em seu nome, consulte a instituição e verifique quais documentos você pode apresentar no lugar. Além disso, se mora de aluguel, você pode apresentar um comprovante que esteja com o nome do dono do imóvel e apresentar junto o contrato de locação reconhecido em cartório. Neste caso, o contrato de gaveta não pode ser utilizado.

Você ainda pode fazer uma declaração de residência, se a instituição aceitar este tipo de documento. Nesse caso, eles geralmente fornecem um modelo para ser preenchido. Esta declaração pode conter somente os seus dados pessoais e endereço ou pode incluir um terceiro que confirme a sua moradia, como o proprietário do imóvel.

Quanto tempo vale um comprovante de residência?

De modo geral, quanto mais recente a emissão do comprovante de residência, melhor. Isso inclui contas básicas de energia e água, além de boletos e faturas de consumo. Geralmente, são aceitos os documentos emitidos em até 90 dias. Porém, outras certificações como contrato de aluguel podem ter mais tempo de emissão.

Não esqueça de verificar quais são os documentos aceitos como comprovante de residência pela instituição que solicitou. Além disso, confirme se é possível enviar a versão online ou se é necessário apresentar uma cópia impressa e autenticada. Se você pretende pedir um empréstimo com garantia de imóvel, confira os documentos exigidos:

Por fim, mantenha o seu endereço e todas as suas informações sempre atualizadas, principalmente em serviços de crédito e instituições financeiras. Além de facilitar a comprovação da sua residência, ainda ajudam a aumentar o seu score de crédito. Continue navegando no blog da CashMe e saiba mais!

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