O que é NIS/PIS? Confira as principais informações

O que é NIS/PIS? Confira as principais informações
ícone de calendario

Atualizado:
12/11/2021

ícone de calendario

Publicado:
02/06/2021

ícone de relógio

Leitura de
4 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe


O NIS é o Número de Identificação Social atribuído pela Caixa Econômica Federal para identificar pessoas cadastradas em programas sociais do governo. Dessa forma, saber o que é NIS é importante para todo brasileiro que quer ou vai receber um benefício das políticas públicas e para quem emprega ou é empregado. 

Para receber benefícios e direitos previstos a determinados cidadãos brasileiros, você precisa seguir alguns passos de cadastro e de identificação. O CPF, por exemplo, é usado em muitos casos. Em outros, o governo atribui outro número específico para identificar você dentro de um programa. Esse é o caso do NIS. 

O que é NIS?

NIS é a sigla para Número de Identificação Social. É um cadastro mantido pela Caixa Econômica Federal (CEF) e é atribuído a pessoas que recebem benefícios em programas de políticas públicas como o Bolsa Família ou direitos trabalhistas como FGTS, Abono salarial, Seguro desemprego, etc. O NIS também é usado na emissão de documentos como a Carteira de Trabalho.

Em seu site, a Caixa conclui que:

“Assim, para a identificação social é gerado o número de NIS, o qual sua utilização é essencial tanto para as políticas públicas e programas sociais quanto para permitir que o empregador recolha os tributos ao trabalhador.”

Por isso, saber o que vem a ser o número do NIS é importante para boa parte da população brasileira, inclusive os aposentados. É por meio dele que você poderá consultar ou retirar benefícios como o saque do FGTS, Seguro-desemprego, Bolsa Família, etc.

O que é NIS para isenção no ENEM?

No ENEM 2020 por exemplo, o NIS foi solicitado para aqueles inscritos que pediram isenção da taxa de matrícula no exame. 

Qual a diferença entre o PIS e o NIS?

O número NIS é, muitas vezes, associado ao PIS. Você se lembra que o  NIS é atribuído no âmbito dos benefícios sociais e trabalhistas? Um cidadão pode receber benefícios em um ou ambos âmbitos. Entretanto, no momento que ele passar a ter um vínculo empregatício, o número NIS é cadastrado no Programa de Integração Social. 

O número NIS é o mesmo que o PIS-PASEP?

Nessa hora, a inscrição NIS passa a ser também uma inscrição PIS. Segundo a Caixa, “uma inscrição PIS é uma inscrição NIS com a informação de vínculo empregatício”. Dessa forma, o número NIS é o mesmo que o PIS PASEP. Ele é importante, portanto, para que você consiga consultar o PIS

O PIS era um fundo destinado às contribuições de empregados e empregadores da iniciativa privada. Já o PASEP seguia a mesma ideia, entretanto era direcionado para servidores públicos. O PIS  e o PASEP eram, portanto, fundos distintos para contribuição social. Entretanto, eles foram unificados e atualmente funcionam como o fundo PIS-PASEP.

Qual a diferença entre PIS e NIT?

Entretanto, não é qualquer trabalhador que terá uma inscrição PIS. No caso de trabalhadores autônomos que não possuem PIS, por exemplo, o número associado às contribuições para a previdência social do INSS é o NIT. NIT é a sigla para Número de Identificação do Trabalhador e é fornecido para aquelas pessoas que não possuem vínculo empregatício formal. Ele é, portanto, diferente do PIS e do NIS.  

Quem tem NIS?

Dessa forma, quem tem NIS são aqueles cidadãos que recebem benefícios no âmbito dos programas de políticas públicas e programas sociais voltados ao trabalhador. Resumidamente, o NIS é atribuído para*: 

  1. Trabalhador vinculado à empresa privada;
  2. Trabalhador vinculado à cooperativa;
  3. Trabalhador vinculado a um empregador pessoa física; 
  4. Beneficiários de Programas Sociais (cadastrados pelo agente definido pelo Gestor do Programa); 
  5. Diretor não-empregado que optar pelo FGTS;
  6. Beneficiário de Políticas Públicas cadastrados pela Secretaria Regional do Trabalho e emprego (SRTE), Ministério da Saúde (MS) ou Ministério da Educação (MEC).

*informações disponibilizadas no site da CEF

Como fazer meu NIS?

O cadastramento do NIS não é feito pelo cidadão, mas sim pelo agente vinculado ao benefício: empregador, prefeitura, estado, etc. Por exemplo, quando você vai emitir sua Carteira de Trabalho a secretaria responsável já emite seu número PIS, mesmo que você ainda não possua nenhum vínculo empregatício.

Nessas situações, você precisará informar o número para o seu primeiro empregador. Caso já tenha um NIS, mas ainda não tenha um PIS, o empregador será o responsável por fazer a solicitação de inscrição à Caixa. No caso de precisar se cadastrar em uma política pública, o agente responsável pelo programa é quem vai proceder com a criação do seu NIS. 

Como saber o número do meu NIS?

Apesar de ser obrigação do agente empregador ou do governo fazer a solicitação do PIS/NIS, é obrigação do cidadão manter os dados atualizados e, inclusive, saber o número do NIS. O lado bom é que não é difícil encontrá-lo.

Onde encontrar o número do NIS

Você pode saber seu número NIS através do(a)

  1. Agências da Caixa: levando um documento de identificação em uma agência da Caixa, os atendentes informam seu número NIS;
  2. Carteira de Trabalho: na carteira de trabalho física, o PIS/PASEP (que é a mesma coisa que o NIS) está na primeira folha do documento. Ele também pode ser obtido através da Carteira de Trabalho Digital;
  3. Extrato do FGTS: o NIS pode ser obtido quando você for conferir seu extrato do FGTS no site da Caixa ou no aplicativo do FGTS (versão para Android e versão para iOS);
  4. Cartão do Bolsa Família: no cartão Bolsa Família, o NIS está na parte da frente. Entretanto, fique atento, porque ele não inclui os dígitos que ficam mais separados no canto direito do cartão;
  5. Meu Cadúnico: você também pode encontrar o seu número NIS no aplicativo Meu Cadúnico. Essa é uma opção possível para o cidadão que faz parte do Cadastro Único para Programas Sociais do governo.   

Conclusão

NIS é a sigla para Número de Identificação Social. Pense nele como o seu CPF dentro de programas sociais voltados ao trabalhador ou políticas públicas assistencialistas. Ele é um número atribuído aos trabalhadores para que eles possam receber o FGTS, Abono Salarial, Seguro-desemprego etc.

Já para os demais cidadãos, ele é usado para receber benefícios como o Bolsa Família e acessar outras políticas públicas. Além disso, o número é associado a sua carteira de trabalho no momento da emissão do documento. Nessa hora, sua inscrição NIS passa a ser também uma inscrição PIS-PASEP.

Onde encontrar o PIS/PASEP

Saber o que é NIS é importante, portanto, porque ele será usado para fazer saques de valores que podem ajustar sua vida financeira. Nessa área, podemos dar uma ajuda importante. Conheça nosso empréstimo com garantia de imóvel e veja como ter acesso a uma das taxas de juros mais baixas do mercado de crédito!


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *