Modernização de elevadores

Modernização de elevadores: como e por que deve ser feito

21 out 2020
7min de leitura

A modernização de elevadores tem como objetivo garantir mais segurança e conforto para seus usuários e também prolongar a vida útil do equipamento. Além disso, existem Normas Regulamentadores, como a NBR 15.597:2008 que foi desenvolvida para adequação de elevadores antigos para mais modernos.

Isso significa que, mesmo sendo considerado um dos meios de transporte mais seguros do mundo, os elevadores precisam de manutenção constante e, de tempos em tempos, devem ser modernizados.

Por mais que possa parecer algo que custe muito caro, a modernização de elevadores pode garantir muitos benefícios para seus usuários.

Para que você fique por dentro de tudo sobre esse assunto, separamos abaixo algumas informações que podem ajudar.

Vamos começar?

A importância da modernização de elevadores

É natural que elevadores com mais de 20 anos de uso possam apresentar defeitos e, consequentemente, colocar a segurança dos usuários em risco. Além disso, quanto mais antigo ele for, maiores serão os custos de manutenção.

A modernização de elevadores pode garantir inúmeros benefícios, o principal é a segurança e economia. Além disso, é importante destacarmos que este processo não precisa ser feito de uma única vez, ele pode ser parcial ou total, dependendo da situação.

A parcial concentra-se na renovação pontual de elementos, sejam eles estéticos ou tecnológicos, aproveitando parcialmente outros sistemas existentes. Já a modernização total engloba a substituição de todos os componentes do elevador.

Em qualquer um dos casos, o ponto mais importante que você precisa compreender sobre modernização de elevadores é que ela precisa acontecer, de um jeito ou de outro.

Quando e como fazer a modernização de elevadores

Para saber quando é necessário modernizar seu elevador, mensura-se tempo e frequência de utilização. É possível ver modelos instalados há 50 anos, mas funcionando em perfeito estado ainda, enquanto alguns com 10 anos de instalação já apresentam sinais de necessidade da troca.

Os principais sinais que indicam que está na hora da modernização de elevadores, são:

  • Aumento da frequência de manutenção e são feitas trocas de peças ou consertos;
  • Aumento de barulhos;
  • Aumento na interrupções de serviço
  • Aumenta no consumo de energia.

Além dos pontos acima é importante destacar que a modernização de elevadores não está atrelada somente à aparência ou à tecnologia. É preciso estar atento também às adequações exigidas pelas ABNT. 

Caso você tenha dúvidas sobre a modernização e ainda não sabe por onde começar, converse com a equipe responsável pela manutenção do elevador. Provavelmente eles terão mais conhecimento para lhe dizer quando e como essa modernização deve ser feita.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Tipos de modernização de elevadores

Como mostramos acima, a modernização de elevadores pode ser total ou parcial. Ou seja, você pode fazê-la em etapas. Mas para isso, também é importante que você compreenda quais são os tipos de modernização de elevadores que existem para saber por onde começar:

Modernização estética

Na modernização estética, alteram-se os itens de dentro da cabina, tais como: 

  • Piso;
  • Porta;
  • Corrimão;
  • Teto. 

Isso traz uma aparência renovada e combina design e conforto, harmonizando com os detalhes arquitetônicos do prédio. É a modernização estética, principalmente, que transmitirá o aspecto de evolução e atualização do elevador.

Modernização técnica

Apesar de ser a parte que você não vê no elevador, a modernização técnica talvez seja a mais importante. Ela é responsável por adequações às normas regulamentadoras, o que garante também segurança para todos e economia de até 70% para o condomínio em até dois anos. 

Um exemplo de modernização técnica são os serviços na máquina de tração, responsável pelo tracionamento mecânico da cabina e contra-peso. É ela que proporcionará aos usuários viagens mais silenciosas e tranquilas.

Modernização tecnológica

A modernização tecnológica não é obrigatória, assim como a estética. Entretanto, ao aplicá-la você notará as melhorias que ela garante na utilização do elevador. A longo prazo, por exemplo, pode causar danos menores em seus componentes. 

Como exemplo para a modernização tecnológica, podemos citar o sistema regenerativo, pois em vez de desperdiçar energia na forma de calor, eles alimentam a rede elétrica interna dos condomínios, podendo ser reutilizada.

Vantagens da modernização de elevadores

Agora que você já compreende a importância, quando fazer e os tipos modernização de elevadores que existem, é preciso saber quais as vantagens que você pode conseguir neste processo:

Melhora no fluxo do tráfego

Geralmente em edifícios comerciais é muito comum ver aquelas filas extensas que se formam nos horários de pico para os usuários que precisam se locomover. Isso é algo que pode ser evitado com os elevadores modernos, que são bem mais rápidos e fazem o trajeto em menos tempo.

É possível substituir os sistemas mecânicos por eletroeletrônicos, além da instalação de softwares de controle, que melhoram a performance dos equipamentos. 

Os equipamentos mais novos também contam com sistemas engenhosos, que ajudam a tornar as paradas mais inteligentes. Não é necessário que o elevador retorne até o térreo para subir novamente, por exemplo.

Ajuda na economia de energia elétrica

Entre outras características, a modernização de elevadores às vezes significa usar máquinas de tração mais eficientes.

Ou a instalação de quadros de comando que fazem o acionamento da máquina gastando menos energia, com componentes eletrônicos modernos.

Tudo isso representa uma economia de energia, que pode chegar a 30% em relação aos modelos mais antigos. 

E aqui vale destacar que a conta de energia elétrica é um dos maiores gastos para os condomínios, sendo que 10% dela geralmente vêm dos elevadores. O valor pode ser pequeno em curto prazo, mas pode representar uma boa economia depois de um tempo.

Reduz paralisações por falhas

Nesse caso, a lógica é simples: quanto mais recente for o equipamento, menor será a necessidade de fazer reparos ou trocar peças. Já que os elevadores têm melhor desempenho e quebram bem menos.

No entanto, é importante não confundir manutenção com vistorias. De acordo com as normas, o elevador precisa receber manutenção mensalmente, e isso só contribui para manter o funcionamento sempre adequado.

Mais conforto aos usuários

Uma das grandes reclamações dos usuários de elevadores mais antigos nos condomínios é o desconforto. São comuns solavancos, subidas e descidas bruscas e paradas irregulares, com desníveis nos andares.

Com a modernização de elevadores, que proporciona sistemas mais modernos e inteligentes, é possível minimizar esses problemas com um ajuste mais adequado de velocidade e distância entre os andares.

Aumenta a acessibilidade

Outra exigência da lei diz respeito à acessibilidade de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. A lei federal 10.098/2000, regulamentada pelo decreto federal 5.296/2004, estabelece parâmetros mínimos para facilitar o acesso dessas pessoas aos edifícios e elevadores.

Com a modernização de elevadores, podem ser instalados corrimãos e espelhos nas cabines, além de proporcionar outras melhorias que facilitem a vida dos usuários com deficiência.

Melhora a aparência em geral

Na modernização estética, busca-se valorizar a aparência dos elevadores, visto que eles funcionam como um cartão de visitas para todo o edifício. Afinal, um elevador feio e antigo passa a sensação de descuido para o prédio todo.

Logo, a modernização de elevadores melhora a estética geral dos equipamentos, com um visual mais elegante que combina com o restante da estrutura e da decoração. Isso, certamente, ajuda a agregar mais valor à construção de modo geral.

Ajuda a valorizar o patrimônio

O investimento na modernização de elevadores ajuda a valorizar não apenas o prédio como um todo, mas também aumenta o valor de cada apartamento ou sala comercial.

Em um mercado imobiliário tão competitivo, esse fator pode ser decisivo para compra ou venda. Assim, todos os proprietários e locadores são beneficiados de alguma forma.

Conclusão

A modernização de elevadores é necessária e fundamental em novos ou antigos edifícios, como mostramos acima. Por isso é importante que você sempre busque por empresas de confiança e especializadas, seja uma nova ou a responsável pela manutenção do elevador mensalmente.

Como você pode ver, além dos benefícios, a modernização dos elevadores garante mais segurança, conforto e durabilidade. Caso você esteja planejando dar início a esse projeto, mas não tem toda a quantia que necessária, conte com o empréstimo para condomínio aqui da CashMe.

Com a nossa linha de crédito para condomínios você conta com vantagens únicas, como taxas de juros baixas e parcelas que não fogem do orçamento.

O conteúdo te ajudou e esclareceu suas dúvidas? Comente e compartilhe em suas redes sociais!

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Um pensamento sobre “Modernização de elevadores: como e por que deve ser feito

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade