O que é gestão imobiliária e como ela funciona?

O que é gestão imobiliária e como ela funciona?

25 nov 2019
5min de leitura

O mercado imobiliário sempre foi um dos mais competitivos quando comparamos este com outras áreas do comércio. Possuir de uma gestão imobiliária permite que você permaneça na competição, principalmente por que após a crise, este segmento se tornou ainda mais acirrado.

Por mais que diversos fatores externos influenciam dentro do cenário de qualquer empresa que esteja ativa em sua área, o que realmente fará a diferença para lhe trazer visibilidade e se tornar uma referência é uma boa gestão e planejamento.

Assim, para lhe auxiliar nesta área, no artigo de hoje, apresentaremos ao caro leitor o que de fato é gestão imobiliária e como esta pode funcionar, tornando a sua empresa uma verdadeira ameaça para as demais, e naquela que o cliente sempre irá procurar.

Aproveite e boa leitura!

O que é gestão imobiliária?

Gestão imobiliária se dá ao conjunto de técnicas, ferramentas e práticas adotadas dentro de uma empresa desse segmento que possibilita a mesma manter seus clientes enquanto capta novos em potencial.

Além de aumentar a cartela de produtos que podem ser oferecidos e realizar um atendimento final de grandíssima qualidade, seu diferencial está em efetivar todos os processos enquanto reduz o custo operacional. Todos estes acontecerão enquanto a lucratividade do negócio aumenta cada vez mais.

Uma vez que o mercado imobiliário é sensível a todas as mudanças micro e macroeconômicas, a gestão de empresas dentro deste ramo deve ser diferenciada quando comparada a de outros setores de nossa economia.

Ainda que as instabilidades – que não são poucas – ocorram dentro do cenário, principalmente as financeiras, o impacto destas pode ser reduzido ou, até mesmo, eliminado. Isto tudo dependerá de quão eficiente é o estratégico e o tático do negócio e o quanto este está disposto a fazer a organização crescer.

Como funciona uma gestão imobiliária?

Para que o caro leitor possa ter uma melhor ideia de como esta funciona, é necessário realizar subdivisões dentro da gestão imobiliária, permitindo que fique mais claro os motivos que fazem desta ser tão eficiente.

Existem elementos fundamentais dentro desta e estes precisam ser conhecidos a fundo para que sejam eficazes. Por isso, explicaremos os mais cruciais a seguir, sendo estes:

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Gestão imobiliária: parte financeira

Estas se trata basicamente de organizar tanto as entradas quanto as saídas do caixa da imobiliária. Vale lembrar que, neste segmento, as entradas de dinheiro por vendas, por exemplo, não são fixas.

Afinal, é quase improvável vender o mesmo tanto em todos os meses, visto que este ramo trata de imóveis, e esses tem um preço muito flutuante.

A parte mais regular da receita da empresa é aquela vinda pelo pagamento de aluguéis. Ainda que este mantenha-se constante, o grande detalhe está no fato de que o aluguel nem sempre é a fonte de recursos do negócio.

Contrapartida, é necessário lidar com gastos fixos, tais como luz ou água, além de pagar seus colaboradores e corretores. Portanto, é imprescindível equilibrar as entradas irregulares com os custos e despesas.

E é nesta parte que entra o investimento em curto, médio e longo prazo, estabelecendo um calendário para que se possa obter um controle mais rígido sobre as contas a pagar e a receber. A gestão também estará encarregada de avaliar os dados de gráficos, planilhas e do fluxo de caixa para checar inconsistências.

Por fim, é preciso investir em um fundo de reserva, para que se possa manter tudo funcionando mesmo em épocas de crise, já que nestas, as oscilações de caixa ocorrerão. Por isso, é sempre bom estar preparado para eventualidades.

Gestão imobiliária: parte humana

Ao pensarmos em imobiliárias, o primeiro representante destas a vir em nossa mente é, definitivamente, o corretor. Afinal, estes são os profissionais que nos acompanham em nossas visitas, sendo a cara da empresa.

Quando falamos de gestão de pessoas, as particularidades da profissão exigem uma atenção a mais para esses profissionais, visto que é bastante comum não existir um vínculo empregatício entre a imobiliária e o corretor.

Pelo fato deste relacionamento possuir uma dinâmica totalmente diferente de outros, os cuidados a serem tomados são maiores, uma vez que estes tem um papel tão fundamental dentro das empresas.

Mas, assim como as organizações irão investir tempo e esforço nestes, claro que os mesmos devem retribuir. Portanto, é muito importante que os profissionais da área sejam proativos, qualificados e energéticos.

Mas um negócio deste ramo não é só feito pelos corretores, mas também por tantos outros profissionais. Por isso, é importante fornecer benefícios a todos, planejando treinamentos, e mantendo as folhas de pagamento em dia.

Gestão imobiliária: parte patrimonial

A gestão patrimonial é responsável pelo controle da cartela de produtos. Assim, seja para compra, venda ou aluguel, a empresa deve conhecer cada um dos bens que oferece, verificando o contrato relativo a cada um, sempre entendendo o seu potencial tanto de valorização quanto de desvalorização.

A imobiliária também precisa cuidar das partes fiscais e tributárias, assim como dos aspectos jurídicos cabíveis aos imóveis. Entidades que trabalham com lançamentos precisam também ter um planejamento arquitetônico e de engenharia para lançar produtos de sucesso.

Gestão imobiliária traz diversos benefícios

Colocando os pontos citados acima em prática, é possível garantir uma maior satisfação tanto para seus clientes externos quanto internos. Os pontos para se obterem uma administração eficaz são diversos, e precisam ser aplicados a fundo para que se mostrem eficientes.

Para aqueles que estão interessados em investir em seus negócios, na CashMe é possível obter o crédito que tanto procurava, com as menores taxas do mercado. Consulte-nos hoje mesmo e solicite um empréstimo com garantia de imóvel.

Gostou do artigo? Então compartilhe este nas suas redes sociais!

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

0 pensamentos sobre “O que é gestão imobiliária e como ela funciona?

  1. Avatar
    raimundo luis nascimento rodrigues diz:

    foi otimo para mim que trabalho neste ramo ha muito tempo,em todos tramitis tem
    que ter maximo de atençao nao so receber comissao,ter uma etica muito profissio-nal:nao so com cliente mas com todos que envolve em redor de si mesma.

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade