Penthouse

O que é uma penthouse? Entenda as vantagens

2 jan 2021
4min de leitura

Dentre os diversos tipos de moradias que o mercado imobiliário oferece aos futuros moradores, a penthouse é um dos conceitos que mais cresceu nos últimos anos, e representa um apartamento construído geralmente acima da cobertura com área externa privativa, a qual pode ser coberta ou não.

Comprar ou alugar um apartamento deve ser uma decisão muito pensada e discutida, visto que interferirá em todos os detalhes da sua rotina e do seu conforto. Por isso, explicaremos a seguir os principais pontos que você precisa saber sobre a penthouse para escolher se é a melhor opção para você!

O que é uma penthouse?

A penthouse é uma construção executada geralmente acima da cobertura de um edifício e une as melhores características das casas e dos apartamentos, visto que possui área de lazer particular, como as casas, e a privacidade e praticidade dos apartamentos. Além de proporcionar uma vista indescritível da cidade a qual está inserida.

Esse conceito de moradia surgiu junto com a invenção dos elevadores e, consequentemente, a possibilidade de construir prédios mais altos. Com isso, os arquitetos e engenheiros perceberam que era possível melhorar o aproveitamento dos espaços vazios dos edifícios.

As características mais comuns de uma penthouse são:

  • Elevador privativo;
  • Área de lazer e terraço privativos;
  • Localização em bairros nobres;
  • Pé direito duplo;
  • Vista panorâmica e privilegiada da cidade;
  • Maior uso de vidros e janelas mais amplas.

Quais as vantagens desse tipo de imóvel?

A penthouse surgiu em meados dos anos 20 em Nova York, e desde então vem conquistando o mundo inteiro. As vantagens apresentadas a seguir explicam porque esse conceito de moradia conquistou tantos moradores.

Área de lazer externa

A área de lazer é particular e pode ser coberta ou não. Além disso, o proprietário pode escolher quais elementos quer inserir em sua área, e apenas o morador e seus convidados possuem autorização para usá-la.

Privacidade

Além do elevador particular, a penthouse apresenta outros aspectos que possibilitam mais privacidade aos moradores, tais como a área de lazer particular e o fato do apartamento situar-se nos andares mais altos, evitando assim o incômodo do barulho excessivo. 

Amplitude e melhor aproveitamento de luz

Geralmente, os projetos arquitetônicos das penthouse utilizam muito vidro, e isto proporciona vistas panorâmicas da cidade em questão e um melhor aproveitamento da luz natural. Além de passar uma sensação maior de amplitude ao ambiente, o qual valoriza ainda mais o imóvel.

Localização e vista privilegiadas

Por se tratar de um imóvel de alto padrão, é construído nos bairros mais nobres das cidades, e por isso possuem vários empreendimentos, serviços e opções de lazer próximos. Com isso, proporcionam uma qualidade de vida maior aos seus moradores e atendem às suas necessidades por completo. Além disso, apresentam a vista mais privilegiada do prédio inteiro, visto que é situado nos andares mais altos.

Segurança

Segurança é um dos aspectos mais considerados atualmente pelas famílias na compra de um imóvel, e a penthouse proporciona isso, visto que possuem geralmente elevadores privativos, sistema de segurança próprio e controle das pessoas autorizadas a circular pela propriedade.

Arquitetura única e personalizada

Tanto o projeto, quanto os acabamentos e móveis escolhidos para o apartamento conferem qualidade e conforto aos ambientes. Além disso, cada mínimo detalhe é pensado e personalizado de acordo com os gostos e necessidades dos proprietários.

Todas estas vantagens trazem privilégios e luxos aos seus moradores, e aumentam também o valor de avaliação do metro quadrado.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Qual a diferença entre cobertura e penthouse?

Ambos conceitos são bem parecidos, entretanto possuem algumas diferenças essenciais. A cobertura é localizada no último pavimento do prédio e a penthouse é geralmente construída acima da cobertura e ocupa o ático do edifício.

Dessa forma, a principal diferença é a distribuição de espaço, visto que a penthouse possui uma metragem maior, visto que além de contemplar o apartamento completo, possui uma área de lazer externa e privativa.

Qual o valor da penthouse?

O valor da penthouse é relativamente mais alto que o dos apartamentos convencionais, visto que proporciona mais luxo e privacidade aos seus moradores. Entretanto, este valor é diretamente proporcional aos elementos inseridos no apartamento, tais como localização privilegiada, vista panorâmica, acabamentos e móveis luxuosos, elevador privativo, paisagismo externo, entre muitos outros.

No entanto, não tem como negar que todos esses elementos da penthouse proporcionam conforto e qualidade de vida únicos aos moradores.

Conclusão  

Existem inúmeras opções e conceitos de moradias no mercado imobiliário atual. Dessa forma, entenda as suas necessidades e pesquise qual desses tipos combina mais com a sua rotina.

Se você possui planos de comprar uma penthouse, ou outros tipos de moradias, e precisa de crédito, conheça as modalidades ofertadas pela CashMe. É possível fazer empréstimos com garantia de imóvel e contratar as taxas mais baixas do mercado. Faça uma simulação! 

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e suas experiências!

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade