Portaria virtual

Portaria virtual para condomínios: como funciona e suas vantagens

6 jul 2020
7min de leitura

A portaria virtual para condomínios nada mais é do que a substituição de porteiros presenciais por uma empresa especializada em segurança, que, de maneira remota, abre e fecha portões e garante também a segurança por 24h.

Consequentemente, essa solução garante alinhar aumento de segurança e redução de custos, dentre suas principais vantagens.

Apesar de ser uma opção muito comum no Brasil, principalmente nas grandes capitais, não é recomendada para todos os condomínios e pode ter algumas desvantagens relacionadas ao dia a dia e a implementação.

Por isso, para que você possa entender se essa pode ser uma opção para o seu condomínio, separamos as principais informações sobre portaria virtual.

Vamos começar?

Como funciona a portaria virtual

A portaria virtual está diretamente ligada a uma central onde um funcionário controla a entrada e saída do prédio.

O acesso dos moradores é garantido por um sistema de identificação, que reconhece o condômino e libera a entrada. Dessa forma, o acesso pode ser realizado por meio de tags ou leitor biométrico.

Para os visitantes e fornecedores de serviços, a liberação de entrada é feita por meio da comunicação com um agente diretamente da central de monitoramento. Este identifica o visitante e interfona para o morador verificando se a entrada é autorizada.

Ou seja, para que isso ocorra o condomínio deve contratar uma empresa terceirizada, que ficará responsável pelo serviço de portaria do prédio.

Muitos se questionam se a portaria remota é segura. E a resposta é que, em geral, os procedimentos são considerados mais eficazes, uma vez que evita falhas que podem ocorrer quando existe um porteiro fisicamente no prédio.

Antes de optar pela contratação desse tipo de solução, é importante entender como a portaria virtual funciona, os prós e contras, entre outras questões relevantes para aprofundar o entendimento com relação ao funcionamento da solução.

Entretanto, como principal ponto negativo, a portaria virtual funciona via internet. Com isso, podem ocorrer falhas de comunicação e lentidão no tempo de resposta entre visitantes e moradores devido a instabilidades ou a quedas de energia. Isso pode criar brechas de proteção contra tentativas de invasões ao condomínio e entrada de pessoas não autorizadas, impossibilitando o controle dos registros gerais de acessos ao prédio.

Principais equipamentos para implementação da portaria virtual

Para a contratação dos serviços de portaria virtual, o condomínio precisa instalar uma série de aparatos tecnológicos. Dentre os mais comuns são:

  • Sistemas de biometria, apps ou tags: a maioria das empresas trabalha com esse sistema para a entrada e saída de moradores. Geralmente um dos dedos é utilizado para acionar os portões. Sistemas de cartão, tags e até aplicativos com “QR code” também podem ser utilizados
  • Abertura e fechamento remoto de portões: sem esse sistema, o operador na central não conseguiria abrir ou fechar portões para pedestres ou a garagem a distância
  • Sistema de internet/telefonia com redundância: como toda a comunicação entre empresa e condomínio é feita via internet, é fundamental que haja um plano B caso haja um problema de conexão ou de sistema fora do ar
  • Câmeras IPs: sistema de câmeras que transmitem imagem e som via internet são fundamentais para uma boa comunicação entre operador e morador/visitante do condomínio
  • Gerador ou sistema de Nobreak: necessário haver gerador, ou nobreak, pelo menos para os portões e equipamentos de segurança e comunicação, em caso de queda de energia
  • Cerca elétrica: fundamental para manter o perímetro do condomínio seguro
  • Botão de pânico: uma maneira rápida de acionar a empresa e, respectivamente, a polícia em caso de algum problema. Em alguns casos, a empresa cadastra um dedo do pânico, para o morador poder pedir ajuda através da sua biometria, sem levantar suspeitas, caso esteja em uma emergência
  • Backup das imagens: é fundamental que a empresa guarde em uma nuvem as imagens do dia a dia do condomínio

Além disso, outro ponto importante que precisa ser destacado é que, após a contratação da empresa e da instalação dos equipamentos da portaria virtual, o condomínio também precisará arcar com manutenções preventivas e periódicas para que tudo funcione perfeitamente.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Vantagens da portaria virtual para condomínios

A principal vantagem da portaria virtual é a economia, já que não existe um funcionário para realizar a função. Isso faz com que o condomínio não arque com todos os custos relacionados a uma contratação, como salário, férias e impostos.

Por não ser mais administrado pelo local, o síndico também deixa de se preocupar com possíveis faltas e atrasos do funcionário em questão.

Além disso, outros benefícios que o condomínio pode ter ao implementar a portaria virtual, são:

  • Redução no custo de mão de obra. De acordo com especialistas é possível diminuir o custo de condomínio em 50% utilizando este serviço;
  • Terceirizar a segurança diminui o risco de o condomínio ter processos trabalhistas;
  • A ausência de um porteiro físico no local evita as chances de o profissional ser rendido por criminosos;
  • Para a portaria virtual será preciso a instalação de câmeras nas áreas comuns, portanto, o prédio terá mais aparatos à disposição para segurança;
  • Economia de tempo e dinheiro com o treinamento de funcionários como porteiros e empresa de segurança;
  • A portaria virtual funciona 24 horas;
  • Pode evitar conflitos de relacionamento e desvio de função, pois o porteiro não estará fisicamente no condomínio.

Desvantagens da portaria virtual

Como qualquer decisão, a portaria virtual também pode ter seus pontos negativos, como por exemplo a necessidade de gerador – mesmo que de pequeno porte – e dependência de uma conexão de internet estável.

Outras desvantagens da portaria virtual são:

  • Dificuldade de adaptação dos condôminos com a portaria virtual, principalmente os mais velhos;
  • Dificuldades com entregas de encomendas e correspondências, pois o morador deverá estar presente no local para receber encomendas e correspondências podem ser extraviadas;
  • O síndico precisará pensar em como auxiliar os condôminos a se adaptar a essa nova cultura. Principalmente no caso de idosos e deficientes, que podem ter dificuldades com o novo sistema;

Outro fator que negativo sobre a portaria virtual é que não é recomendada para todos os condomínios.

Por exemplo, no caso de condomínios residenciais com diversas torres e mais de uma portaria, normalmente terão maior dificuldade em aderir ao serviço. Enquanto que prédios de médio porte, de 40 a 60 apartamentos, podem se adaptar melhor às características da portaria virtual.

Além disso, o perfil dos moradores também conta no momento da escolha. Eles conseguem se adaptar às novas tecnologias com facilidade? Vão colaborar com a nova rotina? Estão acostumados a utilizar aparelhos modernos? Essas são questões que precisam ser levadas em consideração antes de optar pelo serviço.

Custos da implementação da portaria virtual para condomínios

Em média, para implementar essa tecnologia em condomínios, o custo pode variar de acordo com a cidade e número de unidades no condomínio, ficando entre R$ 4.500 a R$ 7.000 mensais, incluindo o custo da instalação e implementação do sistema.

Sabemos que um valor alto como esse pode pesar bastante no orçamento do condomínio, entretanto, vale fazer a conta e comparar se o custo pode ser mais vantajoso do que a contratação de um porteiro.

Especialistas garantem que é possível reduzir o custo da taxa condominial em até 50% utilizando a portaria virtual.

Conclusão

Agora que você já sabe como funciona, quais as vantagens e desvantagens e também o custos da instalação da portaria virtual para condomínios, basta avaliar se sua implementação é possível de depois aprovar em assembleia com os condôminos.

E caso condomínio precise de recursos financeiros para isso, escolha uma opção de empréstimo para condomínio que seja vantajosa e segura. Com o CashMe Condo, nossa linha de crédito exclusiva para condomínios, não é preciso qualquer tipo de garantia ou mesmo fiador. E você conta com benefícios como longo prazo para pagamento e juros baixos.

Diz aqui nos comentários se o nosso conteúdo te ajudou e esclareceu suas dúvidas, combinado? Depois compartilhe em suas redes sociais!

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade