Você sabe como funciona o empréstimo com garantia de terreno? Continue aqui e entenda como é este processo no mercado de capital!

No Brasil existem inúmeros modelos de empréstimo disponíveis no mercado. Contudo, o empréstimo com garantia de terreno é um método inovador, que está rodando pelas redes sociais e caindo na boca de quem trabalha ou contrata serviços de tomada de capital com frequência. Você já ouviu falar?

Para quem ficou interessando no assunto e quer saber como este funciona, veja aqui sobre o tão discutido empréstimo com garantia de terreno, além da vantagem que ele oferece ao consumidor, como funciona a contratação e muitos outros pontos importantes a se destacar sobre o assunto. 

Por isso, pegue uma caneta e um papel e anote tudo que vamos explicar! Boa leitura. 

Você já ouviu falar sobre empréstimo com garantia de terreno?

Você já ouviu falar sobre o empréstimo com garantia de terreno? Entre os variados métodos de contratação de capital, talvez este seja um que você nunca escutou falar ou se escutou um dia, foi muito pouco para ter uma noção ampla do que se trata realmente.

Esse modelo de empréstimo, em seu nome real, é chamado de Home Equity. Ele funciona de maneira diferenciada, a fim de otimizar o processo de tomada de capital ao consumidor. Ao realizar um contrato com a empresa, o cliente precisa utilizar um terreno ou imóvel como garantia de pagamento. Essa é uma maneira não somente de firmar o serviço, mas também de conseguir mais descontos nesse processo. 

Sem dúvida alguma, muitas pessoas tem medo desse modelo de serviço. Contudo, não é preciso temer ao Home Equity! Ele nada mais é que um método um pouco diferenciado, mas que raramente coloca uma escritura em risco. Devido às melhorias que ele disponibiliza ao contratante, poucas vezes este deixa de realizar o pagamento e coloca o terreno em risco. 

Esse modelo de empréstimo já existe no Brasil?

No Brasil, o empréstimo com garantia de terreno já é comum, sendo chamado de diversas formas: Home Equity (nome real), empréstimo com imóvel como garantia e empréstimo com garantia de terreno. Independente da nomenclatura que este ganha, todos se tratam do mesmo serviço – o que diferencia é a agência que disponibiliza o capital.

A história desse serviço é bastante inusitada e talvez você até conheça e nunca se atentou: nos Estados Unidos, muitas pessoas adquirem esse modelo pelas vantagens que ele oferece ao consumidor, fazendo que pela grande expansão do modelo neste país soasse como algo com possibilidade de internacionalização. 

Com isso, o modelo se espalhou. Quando assistíamos programas de televisão relacionados à reformas e venda de casas, muitas vezes esse empréstimo com garantia de terreno era utilizado, mas sem transparecer durante a programação. Ou seja, este já era presente em nosso entretenimento, apenas não era dito.  

Quais as vantagens do empréstimo com garantia de terreno?

A pergunta mais frequente neste momento deve ser quanto às vantagens que esse método de empréstimo oferece. Como qualquer outro modelo, este possui seus benefícios, mas se sobressai por alguns pontos muito interessantes, que podem atrair o consumidor a contratá-lo.

Para isso, preste atenção e veja se esses quesitos vantajosos que o Home Equity oferece realmente são agradáveis a você e se vale a pena apostar nesse modelo internacional e que ganha cada vez mais espaço no Brasil. 

1. Quantia adquirida mais alta

Em primeiro lugar, o empréstimo com garantia de terreno assegura ao contratante um limite maior para contratação. Quando este utiliza alguma escritura para firmar a negociação, automaticamente está demonstrando mais confiabilidade à empresa e consequentemente a garantia de pagamento do valor contratado.

A partir dessa comprovação, as prestadoras de serviço que oferecem esse tipo de empréstimo acabam cedendo valores mais altos, podendo chegar a até mesmo mais de R$100.000,00. Tudo, no entanto, depende também da avaliação do terreno em questão, além de outras documentações burocráticas. 

Ou seja, se você está em busca de um método que fornece grandes quantias e sem muita complicação, o empréstimo com garantia de terreno é uma das melhores maneiras. Sabemos que existem outros no mercado, mas este, até agora, mostrou-se vantajoso. 

2. Parcelamento otimizado

Além da quantia de contratação ser maior, o parcelamento desse valor é otimizado graças ao terreno que está juramentado. Infelizmente, muitos modelos de empréstimo podam os consumidores durante o pagamento desse capital e faz que eles saiam prejudicados quanto ao prazo de quitação.

No entanto, devido ao comprometimento com um imóvel em questão, as empresas que trabalham com o empréstimo com garantia de terreno consequentemente ajustam essas parcelas e as otimizam para que os clientes tenham a melhor maneira de pagamento. 

Muitas vezes outros modelos são rígidos com essa quitação e acabam prejudicando veemente o cliente. Isso, talvez, seja até uma forma de perder a confiança deste consumidor, fazendo que ele nunca mais volte na agência. 

3. Juros mais baixos

Por último e talvez o mais interessante entre todos, os juros mensais e anuais da contratação desse empréstimo são reduzidos, podendo chegar a até mesmo menos de 1% ao mês – obviamente, tudo depende da empresa em questão, pois cada uma oferece uma média de taxas a serem cobradas.

Mais uma vez salientamos: quando se utiliza um terreno como garantia, estamos assegurando à empresa o pagamento desse valor. O mercado de empréstimos sofre cotidianamente com calotes e ao utilizarmos essa escritura em um contrato, mostramos confiabilidade a eles. 

Essa tríade é extremamente vantajosa ao consumidor que está atrás da tomada de capital. Devido a isso, ao buscar sobre os modelos de empréstimo mais benéficos do mercado, destaque o Home Equity em sua lista. 

Existem restrições para esse empréstimo?

Uma dúvida muito comum entre as pessoas que se interessam pelo empréstimo com garantia de terreno é sobre restrições e burocracias. Infelizmente, como em qualquer outro modelo de contratação, existem determinadas limitações e situações obrigatórias sobre o cliente – contudo, este não é algo abusivo, que faça o consumidor desistir do processo.

Em primeira instância, a CashMe não fornece empréstimo com valores inferiores a R$50.000,00. No entanto, esta é a única restrição, sendo até mesmo possível uma pessoa com o nome na dívida ativa adquirir essa quantia – claro, com as documentações necessárias em dia. 

Quanto às outras empresas não sabemos ao certo quais as exigências para a contratação desse serviço. Porém, podemos adiantar que as limitações são maiores, podendo até mesmo não permitir que você realize a tomada desse capital por algum motivo não tão importante. 

Quais modelos de empréstimos podem disputar com este?

Empréstimo com garantia de terreno

Estamos, até agora, tratando somente sobre o empréstimo com garantia de terreno. Entretanto, apesar de destacarmos características benéficas deste modelo, também não podemos deixar de mostrar outros métodos, principalmente os mais comuns em todo o Brasil.

Portanto, para você que estava se questionando quanto à comparação entre os modelos, vamos apresentar aqui dois queridinhos do mercado brasileiro: o empréstimo consignado e o crédito pessoal. Entenda aqui como este funcionam e se eles se adaptam a sua busca! 

1. Empréstimo Consignado

Em primeira instância há um método extremamente comum no Brasil, o empréstimo consignado. Esse modelo contabiliza toda a sua renda adentrando até mesmo àqueles que já são aposentados ou que recebem algum outro benefício do Governo. A partir desses valores e da análise de seu perfil, a empresa diz se você está aprovado e qual a quantia que pode ser retirada.

Muitas vezes a quantia disponibilizada pelo consignado ultrapassa muitos outros métodos brasileiros, mas essa situação pode ser diferente caso a pessoa esteja com o nome sujo. O pagamento do capital tomado é feito mensalmente, sendo de responsabilidade da agência a retirada do valor por conta própria, na conta cadastrada durante a contratação do serviço.

Vale ressaltar que este pode ser um método arriscado.  As taxas são altas e, segundo o Banco Central do Brasil, esses valores podem chegar a 26,96% ao mês, a depender da agência brasileira. Por isso, se você precisa de menos juros e está em busca de mais meses nesse processo, talvez seja ideal buscar outro modelo de empréstimo no mercado.

2. Crédito Especial

Logo após temos a tomada de capital como crédito pessoal junto a uma agência bancária – que pode ser tanto uma conta física quanto uma conta virtual. Para isso é discutido com o gerente de seu banco a situação financeira que você se encontra e julgado o quanto a empresa pode ceder para a situação prescrita. 

Essa discussão pode é firmada no mesmo dia, sem grandes dificuldades, tornando o processo muito mais fácil perante outros métodos. Sem dúvida alguma, se você está em busca de um serviço fácil de contratar e que não peça muitas questões burocráticas, o crédito pessoal é uma das opções pautáveis, junto ao empréstimo com garantia de terreno.

Contudo, é preciso ressaltar que os valores cedidos por esse processo são um pouco inferiores aos outros modelos. Além disso, as taxas também são altas, podendo chegar, como diz novamente o Banco Central do Brasil, a 74,48%. Claro, é importante salientar que tudo depende do banco escolhido e também dos valores tomados durante esse processo. 

Como saber se meu terreno é válido para o empréstimo?

Voltando à discussão sobre o empréstimo com garantia de terreno precisamos explicar sobre as condições de um terreno utilizado nesse processo, além de outros pontos importantes para que tudo ocorra da maneira correta e sem dores de cabeça para ambas as partes. 

Para que este local seja válido, ele precisa estar de acordo com as normas de qualidade da prefeitura de sua cidade. Utilizar, por exemplo, um imóvel que está em zona de desabamento, consequentemente está colocando a parceria entre prestadora de serviço e contratante em risco. É preciso entregar um terreno que realmente esteja de acordo com todas as leis, inclusive estruturais.

Por isso, se o local que você está a fim de utilizar como garantia possui algum problema muito grande, o essencial é ajeitá-lo. Poucas empresas aceitarão terrenos que estejam em lugares de risco, como ao lado de córregos, em morros com chances de desabamentos, entre outros. Contudo, se este não estiver dentro desses limites, todo tipo de lugar é válido. 

Como saber se esse modelo é ideal para mim?

Agora que já vimos tudo sobre o Home Equity e sobre os outros dois modelos mais comuns no mercado brasileiro precisamos entender se o empréstimo com garantia de terreno realmente é indicado para mim ou se preciso apostar em outro método.

É importante salientar que estamos destacando questões gerais, que podem se especificar a depender de cada empresa. Essas são atitudes que todas as agências tomam para que o consumidor faça o contrato de maneira assegurada. 

1. Terreno

Sem dúvida alguma, para que o Home Equity seja o modelo ideal para você é necessário que exista algum terreno – podendo ser casa, apartamento ou até mesmo sala comercial – esteja em seu nome. Pode até mesmo soar um tanto cômico, porém muitas pessoas buscam esse método e não tem nenhuma escritura. 

Neste momento é muito comum que os consumidores busquem pelas vantagens do empréstimo com garantia de terreno utilizando o imóvel de outra pessoa. Contudo, isso não é permitido! Para que o valor tomado seja liberado é preciso uma documentação comprovando que aquele local é seu e não de outra pessoa.

Por isso, se você estava pensando em fazer isso, saiba que talvez esse empréstimo não seja o modelo ideal. Além de causar uma grande dor de cabeça, visto que as prestadoras não aceitarão o contrato, você perderá tempo ao insistir nessa atitude. 

2. Valor tomado 

Outro ponto muito importante para julgar se o empréstimo com garantia de terreno realmente é adequado a você está relacionado ao valor tomado. Muitas pessoas estão em busca, por exemplo, de quantias medianas, sendo necessário somente algumas documentações e menos burocracias. 

Em sua maioria, o Home Equity funciona com um limite de valor alto. Por isso indicamos para pessoas que estão com uma dívida alta, para aquele que está construindo um imóvel ou reformando, além daquele que quer investir em uma empresa e enxerga esse dinheiro não somente como uma maneira de levantar o lugar, mas também como capital de giro. 

No mais, pessoas que querem valores baixos devem buscar por outros métodos, visto que este talvez não seja o mais vantajoso – apesar dos incontáveis benefícios que ele oferece ao consumidor. 

3. Tempo de pagamento 

Para encerrar, o tempo de pagamento também é um diferencial para que você decida se este é ou não o modelo ideal para sua contratação. Sem dúvida alguma, o empréstimo com garantia de terreno dá mais tempo para quitação do valor adquirido, automaticamente otimizando àqueles que precisam parcelar o capital tomado de várias vezes.

Se você é um destes e está em busca de uma quantia consideravelmente grande, aposte no Home Equity. Mesmo com tudo que falamos aqui que ele pode não ser tão benéfico, o modelo é um dos melhores do Brasil e do mundo, sendo referência em inúmeros países.

Para você que não tem como pagar em pouco tempo e realmente necessita parcelar em uma grande quantidade, o empréstimo com garantia de terreno é o método ideal. Busque quem fornece esse serviço e fique totalmente satisfeito com a contratação! 

Existe algum risco com esse método de empréstimo?

Até este momento falamos sobre incontáveis benefícios do Home Equity. Mesmo que tenhamos citado alguns pontos que não são tão vantajosos e que podem abrir margem para outro modelo, o empréstimo com garantia de terreno, até agora, é um dos melhores apresentamos. Mas será que em meio a isso existe algum risco?

Podemos afirmar veemente que “não”! O método em si é totalmente confiável ao consumidor. No entanto, podem existir empresas, como em qualquer outro modelo, que aplicam golpes nos clientes e que roubam dados importantes. Isso, infelizmente, pode acontecer em qualquer lugar, não sendo um risco propriamente dito desse tipo de contratação.

Mas há como evitar infortúnios como estes: ao buscar por um serviço, veja se a página possui CNPJ ou procure saber através do Google comentários sobre a empresa. A partir disso é possível ter uma noção de como ela trabalha e até mesmo se é recomendada pelos clientes. 

Conclusão 

Ao fim entendemos o que é o tão falando empréstimo com garantia de terreno e quais os benefícios que ele oferece ao consumidor. Apesar de ter algumas ressalvas, vimos que este é um método benéfico, que pode auxiliar inúmeras pessoas que estão atrás desse tipo de serviço e que desejam contratar um modelo confiável e que não traga dores de cabeça.

Se você ficou interessado no Home Equity, contate a CashMe! Somos uma empresa que oferece empréstimo com garantia de terreno e todas as regalias que esse modelo dá ao cliente. As nossas taxas são reduzidas, chegando a até mesmo menos de % ao mês, além do parcelamento ir a 180 meses, otimizando o pagamento do consumidor mais apertado. Para saber mais sobre os nossos serviços e como nós trabalhamos, navegue pelo nosso site, veja a nossa revista com matérias diárias, além de realizar um orçamento on-line através da nossa plataforma!

endImage

A CashMe não realiza qualquer atividade privativa de instituições financeiras, como financiamentos e/ou empréstimos. Essas operações são realizadas através de parceiros autorizados pelo BACEN, nos termos da Resolução nº 3.954, de 24 de fevereiro de 2011. As operações são realizadas através das seguintes instituições: Companhia Hipotecária Brasileira – CHB (CNPJ 10.694.628/0001-98), Companhia Hipotecária Piratini – CHP (CNPJ 18.282.093/0001-50). Empresa do Grupo Cyrela.

Informações complementares referentes ao Empréstimo com Garantia de Imóvel: mínimo de 36 meses e máximo de 144 meses. “””Exemplo – Empréstimo de R$ 200.000,00 para pagar em 12 anos (144 meses) com LTV de 42,79% (sendo R$ 200.000,00 + despesas acessórias, para um apartamento avaliado em R$ 500.000,00) – Prestação inicial de R$ 2.894,10, com uma taxa de juros de 0,99% ao mês + IPCA, Sistema de Amortização Tabela Price. CET de 13,38% ao ano.”””


O cashme.com.br (“Website”) é pertencente e operado pela Cyrela Brazil Realty Empreendimentos e Participações (“CashMe”), uma sociedade anônima registrada sob o CNPJ/MF 73.178.600/0001-18

A CashMe, por sua vez, possui sede na Rua Olimpíadas, 242, 4º andar, CEP 04551-000, na cidade de São Paulo/SP.