Ser um empreendedor digital de sucesso é a vontade de muitas pessoas que trabalham na internet. E isso vale tanto para aquelas pessoas que estão começando agora, como aquelas pessoas que já são experts no mercado online. Mas, o que é preciso para ser um empreendedor digital de sucesso?

Há dois fatores que são fundamentais para quem deseja embarcar nessa jornada. O primeiro é ter muita dedicação e o segundo bastante força de vontade para que você seja sempre sua melhor versão como um empreendedor digital.

Ao contrário do que muitos pensam, ser um empreendedor digital não é nenhum bicho de sete cabeças. Porém, obviamente, é necessário muito esforço. E, claro, existem algumas dicas que você pode seguir para continuar em constante evolução no mundo do empreendedorismo digital.

Se você tem vontade de ser um empreendedor digital de sucesso, você está lendo o artigo certo. Abaixo nós reunimos todas as dicas poderosas que você precisa saber para trabalhar na internet e alcançar o sucesso que você tanto deseja.

Prossiga acompanhando o post para descobrir todas as dicas que farão o seu negócio ser impulsionado rumo a níveis jamais imaginados e boa leitura!

Seja um empreendedor digital sempre atualizado

Pode parecer clichê, mas nem pense em menosprezar essa dica. Para que você seja um bom empreendedor digital é preciso que você esteja sempre antenado com as constantes atualizações e novidades que podem impulsionar o seu negócio.

A ideia é que você seja sempre o primeiro a implementar os lançamentos que podem fazer total diferença na vida dos seus clientes. Lembre-se: a internet está sempre se atualizando. Se você não presta atenção nessas atualizações, você pode acabar ficando para trás.

E como, com certeza, não é isso que você quer, aqui vai uma dica: crie uma lista com blogs e sites que divulguem conteúdo verídico e de qualidade. Assim você consegue acompanhar, todos os dias, as notícias e sobre o que todos estão falando.

Outra dica importante é prestar atenção no que os os outros mercados, como o dos Estados Unidos, estão fazendo de diferente no seu nicho de atuação. Dessa forma, é possível que você fique sabendo em primeira mão sobre as tendências e saia sempre na frente em relação a concorrência.

O segredo é estar sempre por dentro de tudo que está acontecendo e que podem gerar bons insights para o seu negócio. Por isso, se inscreva em canais no Youtube, listas de e-mails, blogs, cursos online… tudo que for preciso para você saber de tudo sobre sua área de atuação.

Trabalhe com o que você ama e não com aquilo que fará você ter muito dinheiro

Muitas pessoas que querem ser um empreendedor digital, procuram opções que lhe darão muito dinheiro. Porém, será mesmo que é dessa forma que você alcançará o sucesso? Certamente que não. Não adianta de nada você fazer algo que pode lhe render um bom dinheiro, mas que você não ama.

No início pode ser até legal e você se sentir motivado, mas com o tempo você acabará achando chato e poderá colocar tudo a perder. Por isso, a dica é procurar, primeiramente, fazer algo que você ama e que você se identifica.

A partir do momento que você gosta de trabalhar com aquilo, você não terá problemas em conquistar o sucesso e, consequentemente, ter bastante dinheiro no bolso.

Produza conteúdos de qualidade

Um conteúdo relevante e de qualidade pode fazer a diferença para qualquer empreendedor digital, independentemente de qual seja o seu negócio. Por isso, pense sempre em trazer para o seu público um material relevante e que agregue valor para eles.

Para que isso aconteça, você pode realizar pesquisas para conhecer melhor o seu público. O que eles gostam de fazer? Qual idade deles? Quais são suas necessidades? Como seu produto ou serviço poderá ajudá-los?

Com base nisso, você poderá criar um material rico e que gere um bom engajamento. É dessa forma que você irá levar para o seu público um conteúdo extenso e de alto nível. Além de fazer com que você se torne conhecido como empreendedor digital, você ainda poderá quebrar objeções no processo de compra e qualificar ainda mais seus clientes em potencial.

Ah, uma última coisa: não cobre para oferecer esse material que vai educar o seu público. Ofereça-os gratuitamente. Dessa forma, você educa o seu público, mostra que você tem conhecimento no seu nicho de mercado e ainda permite que seus clientes confiem em você.

Com isso, eles irão perceber que sua empresa é a melhor opção para resolver um determinado problema. E pronto! Seguindo esses passos, você fideliza um cliente. Agora é só continuar entregando conteúdo de valor e um bom atendimento para que ele nunca saia do seu lado.

Pense mobile

Sabemos que o desktop ainda é algo bastante usado entre os usuários, mas se você quer mesmo ser um empreendedor digital, você precisa pensar mobile. Ultimamente, as pessoas não ligam o computador para procurar algum produto ou serviço. Eles fazem isso usando somente seu smartphone ou tablet.

Basta se colocar no lugar do seu cliente. Quando você vai procurar o número da pizzaria, marcar uma consulta ou fazer uma reserva, você faz isso pelo computador ou pelo celular? Provavelmente, você faz tudo isso pelo celular. O seu cliente também. Por isso, é fundamental que você, como empreendedor digital, também pense no mobile.

Dessa forma, sua chance de atingir mais clientes aumenta. Lembre-se: isso é uma tendência que irá dominar o mercado muito em breve (isso se já não tiver dominado).

Não menospreze os vídeos

Se você parar para analisar, vai perceber que os vídeos já dominaram a internet. Antes, para assistir um vídeo, precisávamos ir para o Youtube. Hoje em dia, temos esse acesso pelo Facebook, Instagram ou qualquer outra rede social. Isso mostra que os vídeos não são mais somente uma tendência, mas uma realidade do mundo digital.

Cada vez mais consumidos por todos os tipos de públicos, os vídeos são responsáveis por grande parte do tráfego que há na internet. Por isso, se você ainda não pensou em usar os vídeos para alavancar o seu negócio, é hora de começar a pensar.

E não se preocupe com o começo. Você pode achar que não fica bem na frente das câmeras, que o vídeo não ficou tão profissional… não tem problema. Com a prática você vai conseguir desenvolver essa habilidade e conseguirá evoluir. Afinal, ninguém nasce sabendo, não é mesmo?

Entenda sobre a parte técnica

Você é um empreendedor digital, não é um programador. E sabemos disso. Porém, é fundamental que você entenda, pelo menos um pouco, sobre a tecnologia que abrange o processo de criação e o funcionamento dos produtos.

Na verdade, você deve ter experts em todos os setores do seu empreendimento. Mas, você também deve entender sobre todos os setores. Até porque o chefe é você. Se você não entender sobre o assunto, não poderá direcionar a equipe no caminho correto. Além disso, quando você tem esse conhecimento, consegue resolver problemas simples sem depender de outras pessoas.

Regularize o seu negócio digital

Não vá pensando que só porque você trabalha na internet, que você não precisa ter um negócio regularizado. Pelo contrário, empreendedorismo digital é algo sério, especialmente se você se dedicar somente a isso.

Sendo assim, é fundamental que você se atenha aos aspectos legais do seu trabalho como empreendedor digital. Pode até ser que você ache complicado mexer com essas questões legais, mas acredite: é tudo mais simples do que você pensa.

Por isso, não deixe de dar atenção a essa parte do seu negócio. Isso é algo muito importante e que precisa ser resolvido. E o melhor: quanto mais rápido você resolver isso, menos problemas você pode vir a ter quando o seu empreendimento começar a crescer.

Tenha um bom relacionamento com os seus parceiros

A partir do momento que você decide ser um empreendedor digital, você passa a ter contato com uma série de públicos diferentes, além dos seus clientes:

  • Afiliados
  • Produtores
  • Fornecedores
  • Concorrentes
  • Clientes em potencial
  • Dentre outros

Diante disso, é importante que você se aproxime de todos esses públicos e busque conhecê-los. Dessa forma você conseguirá estreitar os laços e isso pode ajudar bastante no crescimento do seu negócio. Afinal, pode parecer clichê, mas juntos todos são mais fortes.

Participe de eventos que tenham a ver com o seu mercado

Certamente você já ouviu falar de networking. Participar desses eventos significa exatamente isso: fazer networking. E, por mais que os eventos online também possam ser importantes e produtivos, priorize os presenciais. Assim você aumenta sua oportunidade de adquirir ainda mais conhecimento.

Além de fazer networking, nesses eventos você ainda pode ficar por dentro dos avanços e novidades sobre o seu mercado. Por isso, já tome nota: sempre que tiver uma oportunidade, não deixe de comparecer a essas reuniões.

Esteja presente nas redes sociais

Se você quer mesmo ser um empreendedor digital, você precisa estar presente nas redes sociais. Afinal, por meio delas que você conseguirá um contato mais direto com o seu público, receberá feedbacks e saberá o que está dando certo e o que precisa ser melhorado.

Porém, lembre-se: não é apenas estar presente nas redes sociais. É produzir um conteúdo de qualidade e que agregue valor para o seu público. Dessa forma, você mostrará que tem um conteúdo relevante para repassar e construirá autoridade diante da sua persona.

Nas redes sociais, você também consegue desenvolver várias estratégias, gratuitas ou pagas. E isso é uma excelente oportunidade para alavancar o seu negócio. Sendo assim, se você ainda não está usando tudo que as redes sociais têm a oferecer, comece hoje mesmo.

E que fique claro: você não precisa estar em todas as redes sociais. Com o tempo corrido, você não conseguirá dar conta de todas e isso pode decepcionar o seu público. Esteja presente nas redes sociais que fazem mais sentido para a sua área de atuação. Aquelas redes sociais onde a sua persona também está.

Para isso, estude sobre sua persona para saber quais são as redes sociais que ela usa. Feito isso, prepare conteúdos que motivam a sua persona e que permitam que você interaja com o seu público. Dessa forma você constrói um laço e, quem sabe, até não fideliza clientes?

Aprenda com a concorrência

Não veja seus concorrentes como inimigos. Veja-os como pessoas que podem ter muito a ensinar para você. Menosprezar a concorrência pode ser um erro fatal para um empreendedor digital. Por isso, procure estudá-los, a fim de descobrir no que eles se destacam e em que eles são melhores que você.

Observe como eles constroem uma campanha. Como eles fazem uma oferta. Como eles comunicam para seus clientes. Como eles desenvolvem a presença nas redes sociais. Como eles engajam o público. Fazendo essa análise, você poderá ter muitos insights.

É possível, por exemplo, descobrir em quais aspectos sua empresa manda melhor e quais a concorrência está na frente. A partir disso, você pode montar um plano de ação para evoluir e estar sempre na frente da concorrência.

Apenas tome cuidado porque quando falamos de analisar a concorrência, não estamos falando para você copiar tudo que eles fazem. Você deve apenas analisar onde eles estão errando e como você pode tirar proveito disso para ser sempre o número 1 para seus clientes.

Preste atenção nas suas métricas

Tem muito empreendedor digital que não acompanha suas métricas. Acredite: elas podem revelar mais do que você imagina. As métricas vão mostrar desde o número de visitas no seu site até o perfil das pessoas que consome o seu conteúdo.

Sempre tire um tempo para fazer essa análise para que, assim, você perceba onde está acertando e quais pontos da sua estratégia precisam ser melhorados. Por isso, fique de olho e acompanhe frequentemente esses números.

Aproveite cada momento fazendo o que você ama

A última dica pode parecer boba, mas não é. Ser um empreendedor digital é algo que precisa ser levado a sério e que exige responsabilidade. Mas isso não significa que a jornada precisa ser desgastante e cansativa. Pelo contrário, faça desse processo algo divertido.

Você vai estar sempre em aprendizado constante, se relacionando com pessoas incríveis e tendo uma experiência fantástica. Por isso, como já dissemos, invista naquilo que você ama e que te dá prazer. Naquilo que você sabe que, não importa o dia, sempre acordará motivado para trabalhar. Fazendo isso, você estará a um passo do sucesso que você tanto deseja.

Como posso começar como empreendedor digital?

Com estas dicas, já será possível iniciar suas atividades como um empreendedor digital. Entretanto, não apenas estas serão importantes, como também saber quais serão os passos necessários para que consiga chegar lá.

Criar um negócio vai muito além de saber cada uma das aqui apresentadas. Claro que estas serão essenciais para o crescimento da sua empresa, mas, como fazer isso sem ainda sequer possuir uma entidade?

Logo, agora, será preciso entender sobre alguns passos que serão essenciais para que possa dar início às suas atividades. Começando por:

Microempreendedor individual

Muitos daqueles que iniciam suas vidas como empreendedor digital começam sendo MEIs. Ser um Microempreendedor individual lhe ajuda a dar início às suas atividades, permitindo que comece a tornar seu negócio rentável.

Claro que, a partir deste, é possível se chegar em diversos e diferentes caminhos. O importante de verdade é que este será o seu primeiro passo para a ascensão em sua carreira, e permitirá colocar seus planos em ação.

Recomenda-se muito começar por este pelo fato de que, ainda que o mesmo tenha certa limitação em relação aos lucros, suas taxas são muito mais baixas. Além de tudo, como o empreendedor trabalha com internet, os custos acabam saindo ainda menores.

MEI é a perfeita alternativa para autônomos iniciantes ou para aqueles que estão procurando um meio de começar as suas atividades, tanto pela questão das taxas quanto às oportunidades de mercado que só são oferecidas a estes.

Um plano de negócios é importante

Agora que definimos o provável meio pelo qual você irá começar a sua empresa, precisamos falar de uma das etapas mais essenciais para qualquer entidade começar, sendo até mais importante que o tópico anterior: o plano de negócios.

Este se encontra em segundo lugar pelo fato de que muitos procuram uma maneira para iniciar seu empreendimento antes de passar pelas etapas até que levam a efetiva criação deste.

Um plano de negócios envolve diversos detalhes importantes que assolaram a sua futura entidade. Neste, todo o planejamento deve estar incluso, indo desde o levantamento da verba até a pesquisa de mercado sobre a sua área de atuação.

Além disso, neste estará incluso também as metas iniciais e o objetivo que tem mente alcançar com sua organização, lhe dando uma direção clara de quais passos devem ser tomados para conseguir realizar este.

Caso planeje entrar com um sócio, e começar por uma empresa de pequeno porte, este também será o que irá apresentar a aquele que deseja que se aventure junto a você. Além de, claro, levá-lo a investidores.

Marketing digital é a chave para engajamento

Se você acredita que uma propaganda é a alma de grandes negócios, então está no caminho certo. E esta será ainda mais importante para aquele que está começando, visto que este está a procura de conseguir clientes o quanto antes.

Portanto, pensar desde o início na sua estratégia de marketing  será essencial para alcançar o seu público alvo. De nada adianta possuir de um produto ou serviço revolucionário sem que as pessoas saibam de sua existência.

Com o passar dos anos, a internet se tornou o principal meio de comunicação em escala mundial, onde, na atualidade, passamos a conseguir informações de qualquer lugar, a qualquer hora e quase de maneira simultânea.

E, claro, seu alcance é mais do que bem vindo a qualquer entidade que esteja ativa no mercado, principalmente as que são destinadas totalmente ao ambiente virtual, independente de sua área de atuação.

Marketing digital é um adicional capaz de fazer total diferença, não apenas nos lucros. Já adicionar este em seus planos é uma das melhores ideias, visto que assim, será mais fácil de traçar táticas e conseguir clientes.

Espaço para trabalhar

Por fim, mas não menos importante, iremos abordar o espaço para se trabalhar como um empreendedor digital,  e se engana aquele que pensa que este ponto é um dos menos importantes, pelo fato de sua entidade se localizar na internet.

A importância de um espaço para trabalhar, principalmente daqueles que se encontram neste tipo de cenário, é extremamente alta, visto que é aqui onde suas atividades serão realizadas, mas não apenas isso.

Se você é uma pessoa que possui de filhos, principalmente pequenos, então este será ainda mais necessário.

Querendo ou não, grande parte dos problemas que acontecem dentro de casa são distrações que vão lhe afetar no dia a dia, prejudicando, e muito, o seu desempenho como um todo.

Ao falarmos de um espaço para autônomos, é interessante que, no caso apresentado acima, você consiga alugar, para si, um ambiente em algum coworking, visto que este  irá lhe permitir manter a concentração.

Caso não disponibilize da quantia necessária para tal, então o recomendado é usar de um ambiente um pouco mais afastado e que, de preferência, tenha um acesso um pouco mais restrito, para evitar incômodos.

A criação de um escritório, por exemplo, é muito recomendada, já que este também auxiliar na separação de quando você se encontra trabalhando e quando está em período de descanso, aproveitando com a família.

Para aqueles que são solteiros ou apenas possuem um companheiro ou companheira, se torna mais fácil trabalhar em casa. Ainda assim, em alguns casos, o espaço pode ser uma ótima escolha.

Agora você já sabe quais são as melhores dicas para ser um empreendedor digital. Invista nelas, tenha dedicação, força de vontade e, mesmo quando tudo parecer difícil, não desista. O sucesso já é seu por direito.

Gostou do texto? Faça uma simulação com a gente! Compartilhe e deixa a sua opinião, queremos saber.

endImage

A CashMe não realiza qualquer atividade privativa de instituições financeiras, como financiamentos e/ou empréstimos. Essas operações são realizadas através de parceiros autorizados pelo BACEN, nos termos da Resolução nº 3.954, de 24 de fevereiro de 2011. As operações são realizadas através das seguintes instituições: Companhia Hipotecária Brasileira – CHB (CNPJ 10.694.628/0001-98), Companhia Hipotecária Piratini – CHP (CNPJ 18.282.093/0001-50). Empresa do Grupo Cyrela.

Informações complementares referentes ao Empréstimo com Garantia de Imóvel: mínimo de 36 meses e máximo de 144 meses. “””Exemplo – Empréstimo de R$ 200.000,00 para pagar em 12 anos (144 meses) com LTV de 42,79% (sendo R$ 200.000,00 + despesas acessórias, para um apartamento avaliado em R$ 500.000,00) – Prestação inicial de R$ 2.894,10, com uma taxa de juros de 0,99% ao mês + IPCA, Sistema de Amortização Tabela Price. CET de 13,38% ao ano.”””


O cashme.com.br (“Website”) é pertencente e operado pela Cyrela Brazil Realty Empreendimentos e Participações (“CashMe”), uma sociedade anônima registrada sob o CNPJ/MF 73.178.600/0001-18

A CashMe, por sua vez, possui sede na Rua Olimpíadas, 242, 4º andar, CEP 04551-000, na cidade de São Paulo/SP.