Administradoras de condomínios

Confira as 6 melhores administradoras de condomínios

22 jan 2021
7min de leitura

Administradora de condomínios é uma empresa que auxilia o síndico nas tarefas de gestão administrativa, financeira e de recursos humanos. Antes de contratar uma, é importante discutir em assembleia quais serviços são esperados da empresa. Para ajudar você, listamos abaixo as 6 melhores administradoras de condomínios.

O dia a dia de um condomínio envolve tarefas de muitas áreas. Desde a manutenção predial até assuntos jurídicos, o síndico precisará contar com o auxílio e a consultoria de diversos prestadores de serviços. A gestão das atividades necessárias para manter o local funcionando pode ser compartilhada com uma administradora de condomínios. 

O que faz uma administradora de condomínios?

Esse tipo de empresa é especializada em assessorar condomínios em suas tarefas diárias. Com a contratação dessa prestação de serviço, o tempo do síndico é otimizado, permitindo que ele delegue tarefas e fique responsável pela supervisão da execução delas e resolução de outras pendências que somente ele, junto da assembleia, pode resolver. 

A presença de uma administradora não invalida o papel de um síndico, seja ele profissional ou um condômino. Ao contratar uma administradora de condomínios, as responsabilidades serão compartilhadas entre a empresa e o síndico, ficando os dois sujeitos às consequências de seus cargos.

Por isso, é importante que todos os deveres estejam muito bem alinhados em contrato, prezando sempre pela fiscalização das tarefas e prestação de contas. 

Quais os serviços prestados por uma administradora de condomínios?

Um passo fundamental é entender que tipo de serviços uma administradora de condomínios pode prestar. Hoje em dia, o leque de atuação delas cobre praticamente todas as necessidades que uma gestão de condomínio pode ter.  

Cabe ao síndico e aos condôminos decidirem quais atividades eles irão contratar de uma administradora de condomínios. Entre os principais serviços oferecidos por esse tipo de empresa está:

  • Emissão de comunicados aos condôminos;
  • Emissão dos boletos de taxa de condomínios;
  • Folha de pagamento dos funcionários;
  • Gestão dos documentos e impostos relativos ao CNPJ do condomínio;
  • Cotação de orçamentos para serviços no condomínio;
  • Gestão e inserção de informações no Conectividade Social;
  • Organização da manutenção preventiva;
  • Presença em assembleias.
Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

6 melhores administradoras de condomínios

Com tudo esclarecido e bem orientado, o síndico e os condôminos podem desfrutar dos benefícios de ter uma administradora de condomínios. Com ela, o local poderá ficar ainda melhor administrado, refletindo na qualidade de vida de quem convive no espaço. Isso, é claro, valoriza o imóvel, que se mantém conservado por mais tempo. 

A busca pela empresa ideal deve ser cuidadosa. Para facilitar, listamos abaixo as seis principais administradoras de condomínios, com destaque para o estado de São Paulo e a cidade do Rio de Janeiro. A lista foi elaborada levando em conta avaliações de cliente no Google Maps e na ferramenta CoteiBem do portal SindicoNet. 

1. BRCondos

A BRCondos é, na verdade, uma franquia de administradoras de condomínios. Os serviços estão disponíveis em cidades de 16 estados brasileiros. A vantagem é contratar uma empresa de reputação nacional. 

A BRCondos conta com atividades de administração de condomínios, portal e aplicativos exclusivos para o cliente, seguros e automatização de ambientes (portaria remota, controle de acesso e inteligência predial). Os serviços oferecidos variam de franquia para franquia. 

2. Fonsi Condomínios

A Fonsi Condomínios está localizada em São Paulo. Sua atuação como administradora de condomínios começou em 1982 e, atualmente, atende clientes localizados entre a capital, litoral e grande São Paulo. No site da empresa, é possível fazer uma cotação online da contratação da administradora.

Seus serviços se distribuem em atendimento ao síndico e condôminos, departamento de manutenção, departamento contábil/financeiro, departamento pessoal/recursos humanos, departamento jurídico e serviços especiais. Um destaque interessante é a presença de advogados que podem orientar o síndico quanto a questões legais.  

3. Lello Condomínios

A Lello Condomínios é uma das empresas com maior número de avaliações e boa reputação entre os usuários do CoteiBem. Entre seus serviços estão ferramentas para gestão de inadimplência e gestão de equipe, central de apoio técnico e prestação de contas interativa. 

Localizada em São Paulo, a empresa possui uma história sólida, atuando com o mesmo CNPJ desde a sua fundação, em 1954. Em seu site, a Lello anuncia que é possível reduzir 15% dos custos do condomínio. Por lá, ela também disponibiliza a opção de solicitar um orçamento online.

4. Manager Gestão condominial

A Manager destaca em seu site que sua atuação parte do envolvimento com a vida do condomínio, potencializando o estilo personalizado de gerir e atender cada local. A empresa atua em São Paulo há 28 anos. A tecnologia é um dos seus destaques. Entre seus serviços, a Manager oferece três tipos de aplicativos. 

Um mais administrativo, que concentra documentos importantes (regulamento interno, prestações de conta, boletos etc) e coloca condôminos em contato com funcionários do local. Outro com função mais social, estimulando a interação entre vizinhos e eventuais auxílios e favores; e um último destinado à organização das manutenções prediais. 

5. Conac

Com atuação no Rio de Janeiro, a Conac também possui uma boa avaliação entre os usuários do CoteiBem. Em seu site, a empresa anuncia que sua atuação vem para descomplicar a vida de síndicos e condôminos. 

Entre seus serviços, o condomínio pode se beneficiar de uma gestão financeira mais dinâmica através de gráficos que funcionam como um termômetro de gastos, balancetes personalizados e previsão orçamentária mensal. A empresa também oferece uma plataforma digital personalizada para facilitar o acesso a boletos e informações gerais.

6. Graiche

A Graiche administra cerca de 725 condomínios. Seu atendimento é voltado à capital paulista e Mogi das Cruzes. A empresa possui alguns produtos exclusivos premiados em concursos do setor imobiliário. 

Um destaque é o Sigame, sistema que conta com soluções personalizadas como a elaboração de um manual operacional do condomínio após visita técnica, gestão de pessoas com treinamento e capacitação de funcionários, vistoria programada e atendimento 24 horas.

Quanto se paga por uma administradora de condomínios?

A previsão de uma média paga pelos serviços de uma administradora de condomínios dificilmente se aproximará de um valor real. Isso porque, os custos irão variar não apenas pelos serviços que serão contratados, mas pelo tamanho do condomínio e da atuação que a empresa terá dentro dele. 

Dicas para contratar uma administradora de condomínios

Dessa forma, é sempre válido definir muito bem o que o condomínio espera da administradora. Assim, evita-se que o síndico se perca em meio a tantas propostas e serviços adicionais tentadores que, mais para frente, podem não ser tão úteis aos condôminos. 

Além de detalhar em assembleia o escopo da atuação da empresa, antes de iniciar as cotações, é importante ficar atento a algumas questões como:

  • Diversidade de áreas de atuação – a empresa não pode resolver apenas questões financeiras ou administrativas;
  • Capital social e idade do CNPJ;
  • Condições de rescisão; 
  • Referência de outros condomínios; 
  • Automatização e digitalização de processos; 
  • Banco de contato de prestadores de serviços. 

Conclusão

Uma administradora de condomínios é a empresa responsável por auxiliar na gestão do condomínio. É ela que irá assumir responsabilidades do síndico ou compartilhar obrigações, otimizando a rotina dele e do local. 

Os serviços prestados por uma administradora de condomínios envolvem as áreas de gestão de recursos humanos, contabilidade, jurídico, manutenção predial e atendimento a condôminos e síndicos.

Uma administradora de condomínios pode facilitar e muito a rotina do seu condomínio. Um empréstimo pode ajudar na hora de contratar esse serviço, mesmo aqueles condomínios que estão sem fluxo de caixa!

Aqui na CashMe trabalhamos com uma linha de empréstimo para condomínio muito vantajosa. Para contratá-la não é preciso colocar bens pessoais em garantia ou ter um fiador, o que garante muitos benefícios ao síndico e também aos condôminos.

5/5 - (1 avaliações)
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

3 pensamentos sobre “Confira as 6 melhores administradoras de condomínios

  1. Avatar
    Daniel Luiz de Michielli diz:

    Meu nome é Daniel.

    Tenho uma empresa de instalação de segurança eletrônica, estou em busca de parceria para instalação ou manutenção de equipamentos de segurança em condominios, CFTV, controle de acesso, portão automático.

    • Avatar
      CashMe diz:

      Olá, Daniel! Tudo bem? Agradecemos seu contato e ficamos felizes que você tenha interesse em se tornar parceiro da CashMe Condo.
      Com a linha de crédito Cashme Condo exclusiva para condomínios, ajudamos empresas em todo Brasil a realizar mais negócios nesse segmento. Como parceiro, você poderá nos ajudar a dar crédito para condomínios, com um produto competitivo e cheio de benefícios exclusivos!

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade