Assembleia virtual em condomínios: como funciona?

Assembleia virtual em condomínios: como funciona?
ícone de calendario

Atualizado:
12/04/2022

ícone de calendario

Publicado:
21/07/2020

ícone de relógio

Leitura de
5 min

ícone de conversa

Comentarios
0

CashMe

CashMe


Assembleia virtual nada mais é do que reunião condominial realizada pela internet. Ou seja, ao invés dos condôminos irem à assembleia presencial para deliberar sobre assuntos relacionados ao condomínio, eles votam em um ambiente virtual.

A ideia de realizar esses encontros online tem se tornado cada vez mais comum e buscada por administradoras. A estrutura da assembleia online funciona da mesma forma que a presencial. Além disso, essa opção é uma ótima solução para quem enfrenta problemas com presença, organização e objetividade.

Para que você possa aplicar essa funcionalidade no seu condomínio, separamos aqui algumas informações importantes para que você entenda como funciona a assembleia virtual.

Vamos começar?

Como funciona a assembleia virtual

Conhecida também como assembleia digital, ela pode ser realizada pelo site ou aplicativo do condomínio, por software ou app da administradora.

Caso o condomínio não tenha essas ferramentas também pode ser feita por meio de ferramentas de videoconferência, como Zoom, Webex e Google Meet.

Mesmo digitalmente, a assembleia virtual deve seguir todas as determinações abaixo:

  • Convocação (art. 1.354 do Código Civil);
  • Uso de procuração;
  • Assinatura de lista de presença, com recurso que assegure a autenticidade de quem participa, como certificado digital, autenticação de IP, sistema criptografado;
  • Eleição de presidente;
  • Secretário;
  • Deliberação dos itens da pauta, com votações. 

Depois há expedição, registro em cartório e distribuição da ata aos condôminos. Além disso, existe um ponto importante sobre a assembleia virtual que não pode ser esquecido: ela deve ser gravada.

Modalidades de assembleia virtual

Existem algumas modalidades de Assembleia Digital, que podem variar de uma administradora para outra ou conforme a ferramenta utilizada. Como por exemplo:

ON-LINE (ao vivo)

Trata-se de uma “live”, com uso de ferramenta de videoconferência, ou via sistema, onde as pessoas digitam, como se fosse um chat.

DIGITAL (aberta)

Geralmente tem durabilidade maior, podendo passar de mais de um dia. Semelhante à assembleia presencial aberta ou de sessão permanente.

Essa modalidade é feita em um ambiente digital (site ou app) e as pessoas acessam dentro do prazo para debater e deliberar. O ambiente digital pode ser preparado como se fosse um site específico para aquela assembleia, disponibilizando todos os conteúdos da pauta, fórum de debates, videoconferência, enquetes, arquivos de apoio, entre outros.

HÍBRIDA (ao vivo)

A assembleia presencial acontece em paralelo à digital na modalidade “on-line”, em que os debates são ao vivo. 

HÍBRIDA (aberta)

O conceito é o mesmo da assembleia digital aberta descrita acima, como se fosse uma discussão prévia da assembleia presencial. Os itens em pauta são debatidos, votados e procurações podem ser geradas para, então, serem levadas à assembleia presencial.

Nessas modalidades, o voto é feito pelo chamado proxy voting, ou seja, por procuração. Pelo aplicativo, o condômino seleciona se é a favor ou contra determinada pauta. Para ter validade legal, os votos são impressos e entregues a um procurador para que sejam contabilizados. Isso evita distorções no resultado e garante a integridade da assembleia.

Administradoras, então, podem emitir a ata da assembleia, unir as procurações de votos e registrar em cartório.

Como implementar assembleias virtuais em seu condomínio

A assembleia virtual funciona a partir de uma plataforma online ou sistema de software para administradora de condomínios. Isso possibilita que os condôminos tomem conhecimento sobre as questões importantes do condomínio, tudo de forma digital. 

Com isso, a realização da assembleia é feita de forma automática, assim como a contabilização dos resultados de uma votação. No entanto, para que tudo ocorra de maneira correta, é preciso estar atento a alguns pontos importantes:

Modifique o edital e a convenção

O primeiro passo para adotar a assembleia virtual é alterar a convenção do condomínio caso ele determine que as reuniões devem ocorrer de forma presencial. Entretanto, para essa mudança, é preciso aprovação de 2/3 dos condôminos. 

Aproveite este momento para fazer ou modificar o edital da assembleia. 

Organize melhor as pautas

Em um ambiente virtual, é recomendável que as pautas das assembleias estejam bem definidas e claras para todos os participantes. Isso torna a reunião mais objetiva e produtiva.

Tenha certificação digital

Para as votações da assembleia virtual é importante fazer uso da certificação digital, para que cada condômino tenha uma assinatura eletrônica.

Esse recurso, além de garantir maior segurança contra o risco de ocorrer fraudes, proporciona maior autenticidade dos votos.

Aplicando todos os pontos acima, fica mais fácil implementar a assembleia virtual em seu condomínio. Com a assinatura eletrônica e uma pauta simples, a realização em ambiente virtual trará flexibilidade, segurança e autonomia para os condôminos.

Vantagens da assembleia virtual

O objetivo das assembleias de condomínios é discutir e decidir a respeito de situações que fazem parte da rotina dos condôminos. Sendo assim, o funcionamento será igual ao do ambiente físico só que aliado às vantagens do virtual, como podemos ver abaixo:

Participação mais ativa dos condôminos

É muito comum que, na maior parte das assembleias de condomínio, haja muito absenteísmo. Por isso, realizá-la em um ambiente virtual, que possibilita aos moradores participar sem se deslocar, permite que o número de participantes aumente.

Por exemplo, suponhamos que a assembleia foi marcada em um sábado, mas três moradores estão viajando de férias. Ou mesmo que um condômino esteja em casa, mas não tenha com quem deixar um filho pequeno para ir à reunião.

Virtualmente, os moradores podem participar de onde estiverem pelo celular ou notebook. Com isso, ao optar por um sistema online resultará em mais autonomia e praticidade para o condômino.

Mais objetividade

Um dos principais motivos para ocorrer um número significativo de faltas nas assembleias presenciais é a falta de objetividade. Assuntos que poderiam ser resolvidos e tratados de forma mais rápida acabam se estendendo por horas, o que torna a assembleia cansativa.

Ao optar pela assembleia virtual, os assuntos podem ser mais objetivos, ainda mais se você deixar as pautas claras e bem definidas, como indicamos acima.

Mais tempo e menos dinheiro

Em alguns condomínios não existe um espaço adequado, com a quantidade de assentos necessários para uma assembleia. Com isso, a administradora acaba optando pela contratação de materiais e cadeiras para realizar a reunião.

Entretanto, uma vez que implementada a assembleia virtual no seu condomínio, é perceptível a redução dos custos. Além disso, existe também o ganho de tempo, já que os condôminos tomam as decisões mais rapidamente.

Outra vantagem é o fato de que o sistema online disponibiliza para os moradores um resumo das discussões que foram realizadas. Isso facilita a compreensão dos assuntos em pauta caso algum deles entre depois do início da reunião e evita pausas para explicações.

Conclusão

Agora que você já sabe como funciona, as modalidades e como implementar uma assembleia virtual no seu condomínio vai ficar mais fácil usufruir dos benefícios que essa possibilidade oferece.

Você pode realizar essas reuniões a partir da contratação de aplicativos ou softwares. Mas caso o seu condomínio não tenha caixa para isso, é possível optar por um empréstimo para condomínio.

Com o CashMe Condo, a linha de crédito exclusiva para condomínios da CashMe, não é preciso qualquer tipo de garantia ou mesmo fiador. Além disso, você conta com as taxas de juros mais baixas do mercado e um longo prazo de pagamento.

Agora diz aqui nos comentários se o nosso conteúdo te ajudou e esclareceu suas dúvidas, combinado? Depois compartilhe em suas redes sociais!


CashMe

Escrito por CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *