COFECI: o que é, quando surgiu e qual sua importância

20 dez 2019
4min de leitura

O COFECI (Conselho Federal de Corretores de Imóveis), é um órgão fiscalizador da profissão em âmbito federal. Para saber como funciona e quando surgiu, acompanhe o conteúdo.

Se você acabou de chegar no universo imobiliário, é importante saber o papel deste conselho no trabalho de corretagem. O COFECI é pouco divulgado, apenas aqueles que estão dentro do próprio ramo sabem o que é, qual a importância deste em suas carreiras e até mesmo quando este surgiu.

O que é COFECI?

Ainda que a informação não seja disponível para todos, o conselho é muito influente na profissão dos corretores, visto que o mesmo define diversos padrões.

Junto ao CRECI, o COFECI é composto pelo Conselho Federal e 25 Conselhos Regionais de Corretores de Imóveis em toda a extensão do território nacional.

O seu objetivo é normatizar e fiscalizar a profissão que possui tamanha relevância para o desenvolvimento nacional, procurando regulamentar e sendo responsável por avaliar situações ilegais dentro desta.

Este atua embasado na lei de número 6.530/1978, criada em 12 de maio de 1978, englobando mais de 300 mil profissionais e 40 mil empresas pertencentes a este setor do mercado comercial.

Proporcionando a movimentação dentro do setor mercantil, o COFECI viabiliza a cadeia produtiva da construção civil. Fora possuir uma representatividade no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em um valor superior a 18%.

Tudo isto, fora representar a profissão que proporciona, através desta, a realização do sonho de diversas pessoas de nosso povo: a tão almejada casa própria, fruto de tanto trabalho e esforço.

Quando surgiu o COFECI?

Durante o governo de Getúlio Vargas, na década de 30, foram criadas as primeiras leis trabalhistas. Estas que deram origem a um novo modelo de organização trabalhista, sendo institucionalizada a estrutura sindical de nosso país.

O primeiro Sindicato de Corretores de imóveis surgiu no Brasil no estado do Rio de Janeiro, no dia 07 de janeiro de 1937. O ministro do Estado dos Negócios do Trabalho, Indústria e Comércio assinou a carta sindical, reconhecendo oficialmente o órgão.

Após anos de mudanças e lutas, em 1962, o segundo presidente do Conselho Federal de Corretores de Imóveis, Newton Bicudo, obteve um destaque pela participação na luta da regulamentação da profissão. Assim, o mesmo foi homenageado com o batismo auditorial da sede atual do SCIESP, por seus feitos.

Logo, uma vez que conquistado todos os direitos exigidos, o que antes era um Sindicato passou a ser um órgão público, que receberá tal nome, sendo abreviado de COFECI e permanecendo assim até os dias atuais.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

A importância do COFECI

O COFECI é responsável por diversos fatores, tais como::

Criar normas inerentes ao exercício da profissão

Estas são regras que envolvem como o profissional de imóveis e como este realizará as transações definidas pelo próprio órgão, junto ao CRECI, determinando um padrão dentro da área.

Se por acaso, o corretor não cumprir com qualquer um dos procedimentos obrigatórios, este será descredenciado, invalidando a continuação de suas atividades nesta área e inabilitando-o de conseguir novos negócios.

Assegurar o registo de profissionais qualificados

O Conselho Federal dos Corretores de Imóveis é responsável por registrar, por meio do CRECI, qualquer um que venha a se formar e deseje atuar como um profissional deste setor do mercado.

Este está entre um dos documentos mais importantes para os corretores, visto que o mesmo atesta a qualificação de tal pessoa para realmente trabalhar como um verdadeiro corretor de imóveis dentro do mercado.

Além disso, este também aponta o comprometimento em desempenhar a função de forma ética, sendo esse um dos principais objetivos do órgão em questão.

Criar e atualizar o código de ética da profissão

O COFECI também foi responsável por criar, assim deverá atualizar, constantemente, o código de ética referido à profissão de corretor de imóveis. Para isto, este conta com o suporte de todos os CRECI do país.

O documento irá apontar todas as principais atividades, responsabilidade e padrões, fazendo com que o profissional tenha de seguir estas, garantindo a satisfação do cliente com o serviço.

Este é um conjunto de toda a formação e atuação do profissional, que tem o dever de se basear neste, visto que o mesmo pode ser tratado como ineficiente caso não o faça.

Portanto, para aqueles que pretendem seguir este ramo, é necessário se manter atualizado sobre quaisquer mudanças realizadas pelo COFECI para garantir suas certificações

O COFECI é extremamente importante

Como podemos observar no artigo, o COFECI tem um papel extremamente impactante dentro da vida do profissional do setor. Se você se interessa pela área, não deixe de conferir quais são as regras mais atualizadas, para começar nesta com o pé direito!

Para aqueles que desejam investir em imóveis, a CashMe oferece ótimas oportunidades de empréstimo com garantia de imóvel com as menores taxas que o mercado tem a oferecer. Torne-se parte da CashMe hoje mesmo e mude sua vida!

Gostou do artigo? Então não deixe de compartilhá-lo!

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade