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Como um digital influencer pode ajudar a sua empresa

21 jan 2020
10min de leitura

Com a difusão da internet, sua importância vem se mostrando cada vez mais necessária para o mundo dos negócios. Principalmente quando se trata de um digital influencer para estes.

Afinal, estes profissionais conseguem atrair ainda mais o seu público alvo para a sua marca, fazendo a divulgação desta e lhe conquistando ainda mais visibilidade, permitindo que mais pessoas estejam cientes da sua existência.

Por tal motivo, no artigo de hoje, apresentaremos para você, nosso caro leitor, como e por que ter um digital influencer associado a sua empresa pode fazer com que a mesma venha a crescer.

Digital influencer é muito promissor

Digital Influencer passou a ser um colaborador essencial para que um negócio seja capaz de perdurar. Estes têm um potencial enorme para atrair visibilidade, ocasionando em maiores lucros.

Ainda mais com a ampla divulgação que a internet pode proporcionar, permitindo que estes, através de diversos meios de comunicação, façam a propaganda do produto ou serviço, demonstrando e dando sua opinião para o público.

Claro que este é um contrato de duas partes, onde tanto a sua marca irá lucrar quanto o próprio influenciador. Em alguns casos, algumas entidades fazem a contratação deste para garantir a exclusividade.

Afinal, por estarem tão próximos do público, estes são capazes de servir como uma ótima fonte de ampliação da empresa. Quando um influencer certo apresenta a sua mercadoria para as pessoas certas, as probabilidades apenas aumentam.

E claro que, quando procuramos por um deste, devemos verificar quais deles estão ligados a nossa área de atuação. De nada adianta obter os serviços de um influencer se o mesmo não tem como seu público os indivíduos que desejamos atingir.

Diversidade entre Digital Influencer

Dentro do ambiente destes, a diversidade não chega a ser vasta, ainda que a mesma exista. Entretanto, apenas estaremos abordando duas destas no artigo, visto que a categoria de celebridade não é totalmente dedicada a internet.

Claro que uma atriz ou o ator que sejam famosos possuem sim de sua relevância, e conseguem fazer com que as pessoas que os seguem conheçam e acabem por experimentar novos produtos.

Entretanto, estes não são focados diretamente na internet. Ao contrário do que acontece nos casos de grandes e micros influenciadores.

Grandes influenciadores já existem há tempos no mercado, possuindo números de seguidores acima da casa dos milhões. Tais indivíduos, ainda que mais caros, possuem de uma enorme reputação e, logo, uma maior quantidade de pessoas que os vêm.

Já os micro influenciadores ainda não alcançaram tal número. Entretanto, estes não deixam em nada a desejar, visto que possuem um forte engajamento com o público. Estas pessoas devem ser buscadas por empresas de micro e pequeno porte, visto que o seu custo é mais baixo e consegue se adaptar melhor a muitas situações.

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Como encontrar um digital influencer?

Influenciador digital

Existem diversas maneiras para se localizar o digital influencer certo. Tudo irá depender da sua pesquisa na internet e em quais locais é que está fazendo essa.

Ainda sim, existem alguns passos a serem seguidos, ao começar por:

Pesquise no Google

Por mais óbvio que este seja, é um passo necessário. Ainda sim, vale dizer que existem detalhes a serem considerados quando se vai procurar por um influenciador digital dentro da internet.

Primeiro, lembre-se de colocar palavras-chave que tenham ligação com o seu negócio para garantir que a pessoa localizada que fala a respeito ou difundi tal área tem ligação verídica com a área.

Por exemplo, caso possui um comércio de floricultura, pesquise por algo como “blog de floricultura” e leia alguns artigos postados em diversos sites diferentes. Isto aumenta sua percepção sobre as pessoas e garante que estas realmente falam com o seu público alvo.

Caso os termos utilizados durante a pesquisa sejam muito enxutos, tente ampliá-los. Assim, além do processo ter se tornado mais fácil, também será possível abranger um espaço ainda maior de busca.

Uma vez que consiga seus resultados, elabore uma planilha e vá anotando, conforme navega, o nome do influenciador, o site em que este entra em contato com o público e o e-mail deste para caso deseje entrar em contato.

Além disso, não se esquece de incluir também os contatos de redes sociais que este possui. Outro lembrete muito válido é verificar a quantidade de curtidas que a pessoa tem, a fim de compará-las com celebridades, para entender se o número é satisfatório para você.

Observe também a média de envolvimento que o público tem com a figura pública, e se esta interage com eles de forma coerente, sempre os respeitando e conversando com estes .

Envolvimento

Enquanto realiza a sua pesquisa em procura daqueles que podem fazer um contrato com sua marca, não esqueça de observar os detalhes destes. Procure verificar o envolvimento deles com o próprio público.

Isto deve ser levado em conta pelo fato de que as pessoas que eles atinge são aquelas que você deseja trazer para sua empresa, tornando estas em clientes e aumentando a cartela de pessoas fieis ao seu negócio.

Além de entender seu relacionamento com aqueles que o seguem, procure verificar em quantas redes o mesmo é ativo e se a mesma massa segue ele ou ela em todos os lugares possíveis.

Isto demonstra o tanto de carisma e afeição que o público tem com a pessoa, e traz dados interessantes que podem ser analisados para a criação de possíveis estratégias para se utilizar.

Convença-o

Uma vez que tenha verificado e escolhido o melhor candidato para a sua marca, chegou o momento de convencê-los. Grande parte destes possuem de e-mails de negócios e estão prontos para contato a qualquer momento.

Caso não tenha se decidido ou ainda tenha decidido por contratar vários, o processo de enviar um e-mail para cada um ainda se mantém. Logo, no fim, a ampliação estará sendo maior do que apenas com um único indivíduo.

Vale lembrar também que estes recebem mensagens corporativas todos os dias a partir do momento em que são reconhecidos. Logo, o quão mais personalizada e pessoa tornar esta, melhor serão suas chances. Afinal, o mesmo também pode vir a se transformar em um cliente.

Deixe muito claro para o influencer quais são suas intenções e o que poderá ser dado ao mesmo em retorno caso este venha a concordar em aceitar o trato. Afinal, estes são negócios.

Por exemplo, no caso de uma mãe blogueira, seria interessante oferecer flores para que esta use como decoração de algum evento em troca de que a mesma escreva um artigo falando sobre sua loja.

Note que, ainda que o influenciador digital se interesse pelo seu trabalho, já tenha adquirido seu produto ou serviço ou ainda seja algum fã da marca, isto não muda o fato de que a divulgação será cobrada.

Portanto, antes de realizar a contratação deste, é preciso avaliar, e bem, a condição financeira. Quanto maior o tamanho da pessoa que atua nesta área, mais caro será a cobrança da propaganda.

Execute a estratégia

Com tudo acertado, será necessário um único passo, que será servir o digital influencer de maneira que este consiga os produtos para divulgar, principalmente caso este nunca tenha em entrado em contato com a marca.

Dê a ele uma amostra do produto na integra, sem ser versões demonstrativas. A avaliação deste e como ele irá falar sobre a sua mercadoria com o público irá começar desde o atendimento.

Ainda que este esteja sob contrato, agradá-lo irá nutrir as ideias dele, permitindo que o mesmo chegue a um patamar onde sequer irá imaginar o que se pode escrever de bom a respeito da sua mercadoria.

Uma vez que as ferramentas adequadas, ou seja, a amostra tanto do atendimento quanto do item, tenham sido entregues ao influenciador, este não medirá palavras para falar a respeito de sua empresa.

Logo, a experiência vivida por este irá se espalhar para aqueles que o seguem, aumentando as chances de se conseguir uma maior visualização para o seu empreendimento.

Fora que, com uma mostra do que se é oferecido, o texto se tornará muito menos artificial, dando um toque de originalidade. Detalhe este que é percebido pelo público, e pode ser determinante para gerar mais vendas.

Dê um retorno

Uma vez que tudo tenha sido executado, é hora de realizar o pagamento acordado com o influencer. Isto irá depender do que foi colocado no contrato, podendo variar de empresa para empresa.

Alguns oferecem dinheiro, outros, oferecem serviços por um tempo, entre outros diversos tipos de abordagem oferecidas por aqueles que realizam a contratação de um influenciador digital.

Além disso, também é seu dever compartilhar a postagem, no máximo de lugares que conseguir, atraindo ainda mais pessoas para sua marca. Neste ponto, ambos os lados recebem ainda mais vantagens, visto que ambos ajudam m suas divulgações de suas próprias páginas.

Vale ressaltar também que, caso precise arcar com outras tarefas, é possível contratar agências que irão cuidar de todo o processo para você, desde a busca e identificação de influenciadores até o pagamento destes.

Por que utilizar de um digital influencer dentro da estratégia de marketing digital?

Há diversas razões para responder tal pergunta, mas, entre elas, a que mais se destaca é de que a opinião de um influenciador digital faz toda a diferença no processo de decisão do seu cliente na hora de comprar um certo produto ou serviço.

Isto acontece por que as pessoas, ao ver a opinião de alguém que admiram sobre tais mercadorias, estas irão acreditar que tal item apresentado por seus ícones é o ideal para a sua situação.

Sendo assim, este acaba sendo decisivo na hora do processo de compra e venda, onde o público, geralmente, procurar por relatos de pessoas conhecidas sobre aquilo que estão prestes a adquirir, e, ao depender desta, eles ficarão ainda mais incentivados a comprar.

Um digital influencer aumenta o faturamento da empresa?

Esta possivelmente é a pergunta mais feita dentre aqueles que são investidores ou empreendedores. Afinal, antes de aplicarem seu dinheiro, estes precisam ter certeza que tal tipo de estratégia irá ser, realmente, eficaz.

Muitos, nos dias atuais, ainda desconfiam do poderio da internet, principalmente os mais tradicionais e conservadores. E estas opiniões se tornam ainda mais incisivas quando estes vêm que grande parte dos influenciadores são jovens.

Afinal, a contratação de um jovem ou alguém que vive neste meio é realmente capaz de angariar mais lucros para a empresa?

A resposta para tal pergunta é: definitivamente. Com o auxílio destas personalidades, será atraído para sua marca mais visibilidade, divulgação e clientes que além de previamente o conhecerem, estarão mais inclinados a engajarem na mesma.

Isso são fatores que contribuem, e muito, para um aumento significativo na rentabilidade de uma corporação, fazendo com que seu público amplie e esta venda muito mais do que antes.

Devo dar prioridade para algum destes?

Para alguns, deve existir prioridade ao selecionar este tipo de profissional para conseguir uma maior visualização do seu negócio. Entretanto, está longe de ser vantajoso.

Claro que temos de levar em consideração também a condição financeira. Se sua empresa se encaixa como uma de micro ou pequeno porte, às vezes, a mesma não possui de todo o recurso financeiro necessário para se contratar o profissional mais qualificado.

Entretanto, claro que conseguir um influenciador que atue em todas as redes, desde o Facebook até o próprio Youtube será muito mais vantajoso. E ainda que não consiga um para todas, é possível conseguir um para cada uma.

O importante de verdade é estar presente em todos os meios de comunicação, para que caso o público tenha alguma dúvida, o mesmo poderá saná-la diretamente com os seus atendentes, sendo capaz de mostrar um atendimento de qualidade antes mesmo destes comprarem algo.

Digital Influencier é uma potência

Como podemos observar, estes são uma potencial muito forte quando falamos de ampliar a nossa visibilidade. Apenas lembre-se de pesquisar aqueles que tem haver com sua área que todo o processo será mais fácil.

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