Homem segurando chave da casa

Posso usar o FGTS para comprar um segundo imóvel? Condições, vantagens

16 out 2023
5min de leitura

Se está pensando em comprar o segundo imóvel, utilizar o FGTS pode ser uma ótima opção! É possível utilizar o saldo do FGTS como garantia de empréstimo ou utilizar o valor que já possui para abater o empréstimo que deseja solicitar. Para ambos, é necessário seguir algumas condições, conforme estipulado pelo Sistema Financeiro de Habitação.

Neste post, apresentamos as principais informações sobre a utilização do FGTS para adquirir o segundo imóvel, além disso, mostramos outras linhas de crédito para você conhecer e escolher a melhor opção para seus objetivos. Se deseja saber mais sobre o assunto, continue a leitura abaixo.

Quais são as condições para usar o FGTS na compra de outro imóvel?

Posso usar FGTS para comprar segundo imóvel? A resposta é sim! Porém, conforme o Sistema financeiro de habitação (SFH), existem algumas condições que devem ser consideradas.

  • Não ser o titular de outro imóvel residencial, construído ou em construção, localizado na mesma região metropolitana dos locais de habitação e trabalho, ou seja, o segundo imóvel precisa estar em uma localização diferente;
  • A propriedade não pode estar localizada na divisa com a cidade em que reside;
  • Utilizar o FGTS para comprar um segundo imóvel só é permitido se você possui menos de 40% de outra propriedade;
  • Se você tem um terreno sem construção, é permitido utilizar o FGTS para a compra do segundo imóvel;
  • O valor do segundo imóvel possui o valor máximo de R$1,5 milhão;
  • O uso do FGTS é permitido somente para imóveis residenciais, ou seja, não pode ser utilizado para imóveis comerciais;
  • Se o primeiro imóvel foi adquirido com uso do FGTS, há um prazo de 3 anos de diferença para utilizar o FGTS na compra do segundo imóvel. Esse prazo é contado a partir da matrícula do primeiro imóvel.

Confira também: Saiba como usar FGTS para amortizar financiamento

Quais são as vantagens de utilizar o FGTS para comprar outro imóvel?

Veja as principais vantagens de utilizar o FGTS na compra do segundo imóvel.

Taxas de juros mais baixas

Ao utilizar o FGTS para adquirir um segundo imóvel, uma das vantagens é a taxa de juros mais baixa que outras linhas de crédito. Nesse caso, o FGTS funciona como uma garantia de empréstimo, assim como o Home Equity (empréstimo com garantia de imóvel), ou o crédito colateralizado.

Como existe uma garantia, o risco de inadimplência é menor, por isso a Instituição financeira consegue praticar uma taxa de juros mais baixa , além de oferecer prazos maiores para quitação do empréstimo.

Possibilidade de negociação

Com o valor do FGTS já depositado na sua conta, você tem maiores possibilidades de negociação, podendo utilizar esse valor como garantia de empréstimo ou como abatimento de outras modalidades de crédito do mercado. Antes de assinar qualquer tipo de contrato de empréstimo, faça simulações nas instituições financeiras para saber qual será a modalidade de crédito mais vantajosa.

Flexibilidade

O FGTS oferece flexibilidade ao adquirir o segundo imóvel, pois você pode optar por utilizar o saldo que já possui ou como garantia de empréstimo. Além disso, se optar por outra linha de crédito, o seu FGTS permanece com você e pode utilizá-lo para outras finalidades.

Confira também: É possível utilizar o FGTS para compra de terreno? Entenda!

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Quais são as desvantagens de utilizar o FGTS?

Entenda as principais desvantagens de utilizar o FGTS para adquirir o segundo imóvel.

Restrições

Para utilizar o FGTS na compra do segundo imóvel, existem algumas restrições como não ter uma propriedade no seu nome, além dos critérios já citados anteriormente.

Prazos

O prazo para liberação do saldo do FGTS pode demorar até 30 dias, então se está com pressa para levantar crédito, verifique outras opções como o Home Equity (empréstimo com garantia de imóvel). Outro prazo importante para o uso do FGTS é o de ter trabalhado pelo menos 3 anos com carteira assinada.

Limitado ao valor do saldo de FGTS

O valor obtido para esse crédito é limitado ao seu saldo do FGTS. Além disso, esse valor vai diretamente para a instituição financeira e não para sua conta, caso queira utilizá-lo.

Como sacar o FGTS para comprar imóvel?

Se você solicitar um empréstimo para comprar o segundo imóvel e deseja utilizar o seu saldo do FGTS, informe à instituição financeira ao solicitar a linha de crédito escolhida.

Após a aprovação do seu empréstimo, a própria instituição financeira vai solicitar o saque junto à Caixa Econômica Federal. Como dissemos anteriormente, o valor será direcionado à instituição financeira para abatimento do valor do empréstimo, e não para a sua conta pessoal.

Confira também: Empréstimo de R$ 100 mil: veja como solicitar

Outras linhas de crédito

Além das opções de crédito em que você pode utilizar o saldo do FGTS, existem outras modalidades que podem ser vantajosas caso queira investir em um imóvel comercial, ou comprar um imóvel residencial no mesmo município em que reside, por exemplo.

O Home Equity (empréstimo com garantia de imóvel), assim como o FGTS, consegue praticar taxas de juros mais baixas, pois conta com uma garantia de quitação do empréstimo. Além disso, o empréstimo com garantia de imóvel oferece prazo longo para pagamento e crédito em valores altos que podem chegar até 60% do valor de avaliação do imóvel.

Saiba tudo sobre o Home Equity com Juliano Bello, fundador da CashMe, no vídeo abaixo:

(vídeo aqui)

Gostou do conteúdo? Continue navegando no blog e aprenda 5 passos para não ser reprovado na análise de crédito. Até a próxima!

3.9/5 - (14 avaliações)
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade