como ser contemplado no consórcio

Como ser contemplado no consórcio? Entenda o processo!

2 jun 2023
17min de leitura

Em poucas palavras, como ser contemplado no consórcio? Existem dois modos de você ser contemplado nos consórcios, são eles os: 

  1. Sorteios; e
  2. Lances.

Há pessoas que têm receio de iniciar um consórcio por supor que a contemplação se restringe aos sorteios, o que não é verdade. Os sorteios sempre acontecem e promovem, todos os meses, pelo menos uma pessoa para ser contemplada. Mas além deles existem os lances, que são, basicamente, meios para você acelerar a sua contemplação – o que acontece através do adiantamento de parcelas.

Esse adiantamento pode ser feito por meio de lances fixos, livres, embutidos, com o valor do FGTS… e são a prova de que você não depende apenas da sua sorte. 

Porém… não adianta sair dando lances à torto e direito. 

Se você fizer isso sem entender o funcionamento dessa estratégia, é provável que você perca a vez para outro participante mais bem informado. Portanto, fique conosco até o final deste artigo, porque aqui você irá entender em detalhes como passar na frente, ou seja, como ser contemplado no consórcio em menos tempo. 

O que é um consórcio? 

Antes de nos aprofundarmos no tema do artigo – como ser contemplado no consórcio –, você precisa ter fresco na memória algumas informações básicas, como o que são e como funcionam os consórcios. É o que você verá agora!

Os consórcios são, sobretudo, um meio para você adquirir um bem ou serviço. 

Pouco importa se é uma casa, um carro, uma viagem ou uma faculdade, com o consórcio você consegue ter acesso a esses bens e serviços mesmo que não possua o dinheiro para comprá-los à vista. E detalhe: não é porque o pagamento pode ser feito até em longo prazo que você está sujeito aos juros de um financiamento. 

Nos consórcios, você não paga juros!

Isso acontece porque o consórcio, como você verá com mais detalhes no próximo bloco, é também uma espécie de autofinanciamento em grupo: dezenas de pessoas se reúnem com um mesmo objetivo e pagam parcelas mensais para que, todos os meses, um dos integrantes seja contemplado e adquira o bem ou serviço em questão. Resumindo: o banco ou empresa administradora não precisa te emprestar dinheiro e, portanto, não precisa cobrar nada além do que uma taxa administrativa para manter o processo rodando.

Veja como funciona esse processo a seguir. 

Como funciona um consórcio?

Existem milhares de pessoas por aí com os mesmos objetivos que os seus: comprar uma casa, trocar o carro, fazer uma viagem… 

Não só com os mesmos objetivos, mas também com as mesmas condições: “quero uma casa de 250 mil reais e posso investir 1100 reais/ mês”, por exemplo. Em um primeiro momento, essas pessoas, assim como você, costumam enxergar apenas duas opções: financiar (e pagar juros altíssimos) ou juntar o dinheiro. 

Diante disso, os consórcios surgem e funcionam como uma terceira opção.

Primeiramente, bancos ou empresas administradoras encontram e unem pessoas com os mesmos objetivos em grupos. Elas estabelecem, dentre outras coisas, o valor do bem em questão (ex: casa de 250 mil), o número de parcelas e o de integrantes no grupo, e firmam um contrato para todos com base nesses dados. 

Seguindo às regras do contrato, todo mês cada participante deposita uma parcela em um fundo criado pelo banco. E já que a soma das parcelas mensais de todos os integrantes equivale a pelo menos um bem consorciado, é possível que mensalmente ao menos um integrante possa ter o valor do bem em mãos, na carta.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Como é feita a contemplação no consórcio?

As contemplações são feitas de acordo com sorteios e lances, que, em regra, são realizados e conduzidos pelas empresas administradoras. 

Eles, os sorteios e os lances, ocorrem em assembleias – ou seja, uma reunião dos integrantes – mensais, que podem ser presenciais ou transmitidas online. Os participantes que estão com as parcelas em dia podem acompanhar o sorteio e/ou fazer lances, como em um leilão. No final de cada assembleia, o sorteado ou aquele que deu o maior lance sai com a carta de crédito “em mãos” (após, é claro, conferir se todas as documentações estão em dia e, no caso de ter feito um lance, pagá-lo). 

Esse processo se repete todo mês, de tal modo que ao final do consórcio todos vão ter retirado suas cartas de crédito no valor do bem.

Em relação aos lances, cabe adiantar que nem todos os bancos e empresas administradoras admitem todos os tipos. Os tipos de lances permitidos, assim como as regras e datas para fazê-los, variam de administradora para administradora e são todos previstos em contrato. Portanto, ao ver mais a frente os tipos de lances mais comuns, não conte com eles antes de conferir os termos do banco escolhido.

Quais são as formas de contemplação no consórcio?

Já deve ter ficado claro como ser contemplado no consórcio, certo? Sorteios e lances são os meios para que isso aconteça. 

Porém, se o seu objetivo é ser contemplado o quanto antes, você precisa sair da superficialidade e entender não só que “existem sorteios e lances”, mas também as especificidades do sorteio e de cada tipo de lance. Só assim você conseguirá dominar a situação e fazer o lance certo, no momento certo e na quantidade certa. 

É o que você verá a seguir. Leia com atenção para não confundir os lances. 

Sorteio

Vamos começar pelos sorteios, que são a forma mais comum de contemplação. 

Eles acontecem, a princípio, todo mês, sendo que todos os integrantes (exceto aqueles com parcelas atrasadas) concorrem de modo igualitário. Em regra, são colocadas bolinhas numeradas em um globo giratório, de tal modo que a quantidade de bolinhas seja equivalente a de participantes do sorteio, e cada número representa um integrante.

Lance fixo

Ambos os lances são meios para você adiantar o pagamento das parcelas e concorrer com mais chances de ser contemplado. 

Tendo isso em mente, quais são as diferenças entre os lances? Veja primeiro no lance fixo: nele, o valor mínimo e máximo que podem ser ofertados pelos participantes são fixos, ou seja, previamente estabelecidos pelas administradoras. 

Geralmente, o total de parcelas corresponde a 25%, 30% ou 50% do valor da carta de crédito. Esse lance aumenta as chances de contemplação até mesmo se outro integrante fizer o mesmo e houver um empate (o que é bem comum), pois a pedra chave faz com que as suas chances de ser sorteado sejam bem maiores. 

Além disso, cabe mencionar que a oferta do lance é feita antes do sorteio e você só o paga se for contemplado, a depender do banco ou empresa administradora. 

Lance livre 

No lance livre, como o próprio nome diz, você é livre para ofertar a maior quantia que quiser e puder, pois vence aquele que ofertar mais. 

Para fazer esse lance, você também precisa entrar em contato com a administradora antes do sorteio e informar a quantia que pretende adiantar. Caso haja um empate (o que é menos provável do que nos lances fixos) o banco usa dos critérios estabelecidos em contrato para fazer o desempate.

Neste tipo de lance (e em outros também, na verdade), é interessante que você tenha ideia das quantias que geralmente são contempladas. 

Falaremos mais sobre isso mais a frente. 

Lance embutido

Nesse tipo de lance, você utiliza parte do seu crédito como oferta e, caso seja contemplado, recebe a carta com o desconto do lance.

Em outras palavras: você não precisa ter o dinheiro em mãos para dar um lance, em alguns casos, você pode simplesmente usar uma porcentagem da sua carta de crédito como lance. Por exemplo, se você entrar em um consórcio de R$250 mil e dar um lance embutido correspondente a 20% do valor (50 mil reais) – se for o maior lance, é claro –, você receberá o valor da carta menos o do lance embutido. 

Neste exemplo, R$200 mil. 

PS: Você não precisa já ter pago parte da dívida para fazer um lance embutido. Em algumas empresas administradoras, o lance já pode ser feito logo no início.

O que acontece se eu não for contemplado no consórcio?

Você acabou de ver como ser contemplado no consórcio de modo mais rápido. 

Porém, ainda assim, não há garantias de que você conseguirá adiantar sua contemplação. A única garantia é a de que você será contemplado até o final do consórcio – o que pode, inclusive, acontecer no último mês. Como a sorte não vai com a cara de alguns, pode acontecer que em todas as tentativas de lance outro integrante oferte um lance maior, ou até mesmo que surja algum imprevisto que impeça você de utilizar o dinheiro que tinha para antecipar as parcelas do consórcio.

Nesses casos, fica a pergunta: o que acontece se eu fizer um lance e não for contemplado? 

Essa é uma informação que você deve confirmar no contrato com o banco ou administradora escolhida. Geralmente, como já mencionamos, você só paga o valor do lance ao ser contemplado. 

Ou seja, você dá seu lance > é contemplado > paga o lance > retira a carta. 

Se não for contemplado, você simplesmente não precisa pagar e pode utilizar a quantia para fazer novas ofertas nos próximos meses – com acréscimos sempre que possível, a depender do tipo de lance que será feito.

Qual é o prazo máximo para ser contemplado no consórcio?

O prazo máximo para você ser contemplado é previsto no início do contrato, e varia de acordo com: 

  • Número de participantes;
  • De parcelas; e
  • Periodicidade dos sorteios. 

Fica claro que você pode ser tanto o primeiro sorteado como o último – sendo esse o prazo máximo para ser contemplado. Se você entrar em um consórcio de sessenta integrantes, por exemplo, será contemplado no máximo em sessenta meses: prazo em que todos terão quitado a dívida e recebido suas cartas de crédito. 

Portanto, o prazo máximo para ser contemplado varia de consórcio para consócio. 

Como aumentar as chances de ser contemplado no consórcio?

Agora que você já entendeu como ser contemplado no consórcio, vamos explorar meios para que você obtenha sua contemplação de modo mais rápido. 

Afinal de contas, também não basta entender os tipos de lances e que eles aumentam sua chance de ser contemplado antes dos demais integrantes. Você precisa dar um passo adiante e entender como fazer lances do jeito certo! Caso contrário, você correrá o risco de não ser contemplado mesmo dando lances. 

Guarde bem essas estratégias, porque aquelas pessoas que vivem entrando em consórcios e sendo os primeiros a serem contemplados não contam apenas com a sorte, mas sim certamente usam algumas delas (é bem provável que usem todas). 

1. Planejamento financeiro

Sem um plano financeiro, você não só fica restrito aos sorteios como também pode ser atropelado pelas parcelas mensais. 

Por isso, é de extrema importância que você tenha um planejamento financeiro adequado, o que embarca: optar por parcelas que caibam no seu bolso, buscar meios de renda extra ou ingestão de caixa, ter clareza dos seus ganhos e gastos e, na medida do possível, reduzir os gastos e acumular as sobras para fazer lances.  

Desse modo, é menos provável que você atrase alguma parcela (e fique fora dos sorteios) e mais provável que você dê lances mais certeiros. 

2. Média histórica de lances

Outra estratégia excelente para dar o lance certo é avaliar o comportamento das pessoas nas assembleias.

Isso pode ser feito por meio da análise da média histórica das contemplações e lances. Para ter acesso a esses dados – número de contemplações por mês e o valor dos lances vencedores –, basta que você os peça à empresa administradora, que muito provavelmente irá entregá-los sem grandes dificuldades a você. 

Ao tê-los em mão, planeje-se para fazer seu lance com um, três e até cinco por cento a mais do que a média de lances contemplados.

Assim, suas chances são maiores. 

3. Lance em um período menos concorrido

Se você combinar a última estratégia com essa então… a probabilidade de que você seja contemplado vai lá para cima!

Além de lançar um valor pouco maior do que o que geralmente é contemplado, você pode fazer esse lance em um período que seja menos concorrido, ou seja, menos pessoas costumam fazer lances. Um exemplo desse período é entre janeiro e março, pois estão gastando com viagens, materiais escolares, reformas… 

Ao se planejar para fazer seus lances nessas épocas, você possivelmente conseguirá sua contemplação mais cedo do que imagina. 

4. Veja grupos em andamento

Sim! Também tem como ser contemplado no consórcio ao entrar num em andamento.

Isso aumenta as chances de que você seja contemplado por três motivos. Primeiro, aqueles que têm mais pressa e costumam fazer lances maiores já foram contemplados. Segundo, como vários já foram contemplados, o número de participantes nos sorteios será menor e, por consequência, será menos concorrido. Terceiro, você terá acesso a uma média histórica de lances mais detalhada. 

Entretanto, se atente em dobro às regras e condições do consórcio – pois as parcelas mínimas podem ser mais altas que o comum. 

5. Por fim, não esqueça de pagar em dia

Lembre-se que só podem participar dos sorteios e lances mensais os integrantes que estiverem com as parcelas pagas em dia. 

Por isso, dê atenção ao primeiro meio de aumentar as chances – o planejamento financeiro – para que nenhum imprevisto te impeça de realizar os pagamentos na data correta. No entanto, caso você atrase as parcelas, entre em contato com o banco o quanto antes para negociar as parcelas pendentes e voltar a concorrer. 

Quais são as vantagens de participar de um consórcio? 

Vimos até aqui como ser contemplado no consórcio, certo? Porém, talvez você ainda tenha outras dúvidas que te impeçam de realizar o seu. 

Pensando nisso, resolvemos listar as principais vantagens dessa estratégia, com intuito de ajudar você a concluir se esse tipo de opção faz mesmo sentido para os seus objetivos. 

Após discorrer um pouco sobre estes benefícios – que geralmente estão presentes em todos os tipos de consórcio, porém não deixe de conferir na sua administradora –, apresentaremos a vocês vantagens extras dos consórcios da CashMe, em parceria com a Rodobens. 

Vamos lá? 

Ausência de juros e entrada

Como há uma espécie de autofinanciamento em grupo, ou seja, os próprios integrantes contribuem para que os outros retirem seus bens, não há necessidade do banco emprestar dinheiro e cobrar juros, pois não se trata de um empréstimo. 

É por isso que não há incidência de juros – e necessidade de dar uma entrada, no caso de casas e automóveis. 

Diferente dos financiamentos e outros tipos de empréstimo (que cobram juros altíssimos), a única cobrança nos consórcios, para além das parcelas mensais, é de uma taxa administrativa, utilizada tanto para pagar a administradora pela gestão de todo o processo, quanto para garantir que ninguém cause prejuízo aos demais. 

Diversidade de planos e prazos

Um dos principais benefícios dos consórcios é a flexibilidade de planos e prazos. 

Essa diversidade acontece porque as administradoras encontram pessoas com as mesmas pretensões e as dividem em grupos. Um grupo quer um carro na faixa de cinquenta mil e pode pagar até novecentos reais mensais, outro deseja uma casa de até quatrocentos mil e pode pagá-la em cento e oitenta meses, outro quer uma viagem de vinte mil em no máximo dois anos… e por aí vai. 

As administradoras separam esses mais diversos objetivos em grupos, o que abre a você uma diversidade de preços, prazos e condições gigantesca. 

Possibilidade de adiantar o processo

Essa foi a pauta principal deste artigo, sobre como ser contemplado no consórcio, e é o que torna essa opção ainda mais atrativa.  

Como você pôde ver, você não fica restrito à sorte para retirar seus bens. Pelo contrário, é possível que você adiante o processo por meio dos lances e, quem sabe, ser um dos primeiros a receber a carta de crédito – podendo pegar seu bem de modo quase tão imediato como em um financiamento, mas sem os juros de um. 

Porém, apesar da possibilidade de se adiantar e ser um dos primeiros a receber a carta de crédito, não se esqueça de que não há garantias disso. 

Além do mais, podemos acrescentar que a pouca burocracia na hora da contratação é outra vantagem fortíssima, e que até mesmo as desvantagens podem jogar a favor dessa estratégia. Veja, por exemplo, o caso das taxas administrativas e da possibilidade de demora. As taxas se tornam um impasse apenas se você esquecer de considerar que, ao receber a carta de crédito, você poderá comprar o bem à vista e negociar bons descontos – que ficam valendo pelas taxas. E em relação à possibilidade de demora, é um risco que, como vimos, pode ser diminuído.

Gostei! Como faço para participar de um consórcio? 

Para fechar, depois de você ter entendido como ser contemplado no consórcio e as principais vantagens dessa estratégia, fica a pergunta:

“Como faço para participar de um consórcio?”

É o que nós responderemos de modo breve nesta conclusão. 

Entenda que o processo de contratação costuma ser bem semelhante independente da administradora: você escolhe uma, escolhe também o plano que mais faz sentido aos seus objetivos, faz uma simulação, solicita um modelo de contrato, lê este contrato atentamente e, por fim, o assina e começa a pagar. Simples assim. O que costuma mudar de administradora para administradora não é o processo de contratação, mas sim as condições dos consórcios, que podem ser boas ou ruins. 

Existem administradoras que, por exemplo, cobram taxas mais altas do que os juros de um financiamento. 

Outras que não são claras em seus contratos e, por isso, geram prejuízos aos participantes. 

E ainda algumas que não permitem lances. 

Por outro lado, existem administradoras que se preocupam de verdade com o bem estar do cliente e de sua família, como é o nosso caso. A prova disso é que nos consórcios da CashMe, em parceria com a Rodobens, desenvolvemos o Plano Pontual, um plano que abarca não apenas os benefícios mais comuns, mas também outros especiais que não são encontrados em nenhum outro lugar.

O Consórcio CashMe ainda oferece os seguintes benefícios:

  • Pagar sua primeira parcela no cartão de crédito;
  • Parcelar seu lance fixo ou livre em até 4x, caso seja contemplado;
  • Optar por lances embutidos;
  • Antecipar seu bem pagando 40% do valor total do consórcio;
  • Participar de sorteios mensais caso pague em dia (e outras condições);
  • Pagar menos nas parcelas até ser contemplado…

Portanto, se neste blog sobre como ser contemplado no consórcio você ficou interessado em fazer um, entre em contato com um de nossos especialistas

Estamos prontos para tirar todas as dúvidas e ajudar você a realizar seus sonhos e os da sua família!

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade