Crédito pré-aprovado: saiba o que é e como funciona

Crédito Pré-Aprovado: Tudo o que Precisa Saber!

26 nov 2019
10min de leitura

O crédito pré-aprovado é uma modalidade de empréstimo em que os bancos e instituições financeiras disponibilizam para seus clientes com base no perfil de crédito de cada um, assim como no relacionamento que possuem com a empresa.

Existem muitas variantes que fazem você ter a oferta de crédito pré-aprovado como, Score alto, histórico de pagamento na instituição financeira e outros. É fato que já é meio caminho andado para solicitação de empréstimo seja aceito, independente de sua modalidade e da instituição escolhida para fazê-lo.

Conheça o Empréstimo com Garantia de Imóvel

O que é crédito pré-aprovado?

Muitos bancos liberam um limite de crédito para seus consumidores parcialmente aprovado com base em seus hábitos financeiros.

Por exemplo, se você paga suas contas em dia e não tem um histórico de dívidas, é provável que a instituição financeira ofereça para um crédito pré-aprovado, que pode ser contratado a qualquer momento.

O esse tipo de crédito pode ser solicitado na forma de um empréstimo ou do próprio cartão de crédito. A burocracia para fazê-lo é quase nula.

Até certo ponto, se parece com o cheque especial. Contudo, a diferença entre as duas modalidades de empréstimo é que o pré-aprovado precisa ser solicitado, enquanto o cheque especial é o limite que aparece automaticamente quando a conta fica no vermelho.

Como funciona o crédito pré-aprovado?

É bastante simples conseguir o crédito pré-aprovado. Para isso, basta solicitar o empréstimo no caixa eletrônico do banco, ou até por meio do aplicativo ou internet banking. Não é necessário falar com o gerente ou nem mesmo com um atendente. 

Entretanto, é possível que outros bancos e financeiras além das que tem conta, possuam o crédito pré-aprovado para você, basta se cadastrar para que ocorra a verificação. Pode ocorrer também de sua agência não liberá-lo para seu caso, mas outras sim.

Como todo empréstimo, é preciso que fique atento ao prazo de pagamento, nas taxas de juros e nas tarifas. Todos esses itens variam de instituição para instituição, assim como variam conforme o perfil do cliente que deseja obter o crédito pré-aprovado.

Na contratação do crédito pré-aprovado não há uma negociação das taxas envolvidas, uma vez que pode ser solicitado sem que seja necessário é preciso falar com o gerente. Porém, a partir de uma pesquisa e comparação de várias propostas, em financeiras diferentes, é possível encontrar taxas de juros menores.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Como é definido o limite de crédito?

O limite de crédito pessoal pré-aprovado é definido com base em diversos fatores. A renda mensal é um fator importante dentro do cálculo, já que por meio desta informação é possível fazer uma estimativa de que o valor não irá afetar o orçamento e a saúde financeira do consumidor. Também dá para saber qual a quantidade de parcelas que cabem no orçamento do solicitante.

A definição desse limite é feita por cada empresa bancária ou financeira, não havendo um valor fixo que a empresa seja obrigada a fornecer. Por exemplo, é possível que a instituição financeira libere R$ 3 mil para um cliente e que o outro tenha seu pedido negado ou uma liberação de crédito de valor mais alto.

A avaliação da solicitação do empréstimo do crédito pré-aprovado também varia de acordo com a instituição financeira, não existindo assim uma obrigação de que o cliente seja aprovado, mesmo que não esteja negativado.

Caso o pedido de empréstimo seja negado, pode ocorrer por fatores como baixo score, falta de capacidade financeira para a obtenção de uma nova dívida, idade, informações erradas, entre outros. Cabe à financeira em que o pedido foi feito definir se o cliente está dentro do perfil aceito ou não, de acordo com seus próprios parâmetros.

Quais são as vantagens do crédito pré-aprovado?

A característica mais atraente a respeito desse tipo de empréstimo é sua rapidez e facilidade de contratação, já que basta alguns cliques no aplicativo ou internet banking da instituição. É uma boa opção para quem deseja fazer uma compra única ou resolver emergências financeiras que não possuam um custo muito elevado e não durem muito tempo.

Se a ideia for antecipar o pagamento de uma dívida, como geralmente é o caso do cheque especial, pode ser que o crediário seja beneficiado. O banco ou financeira corre menor risco ao liberar o crédito pré-aprovado para um cliente, fazendo assim que o teto das taxas de juros seja mais baixo. Isso acontece especialmente se já possuir uma renda estável e for considerado um bom pagador.

Quais são as desvantagens do crédito pré-aprovado?

Pelo fato de não haver uma negociação direta com o gerente, diferente do que acontece nos outros tipos de empréstimo, o cliente está impossibilidade de negociar a dívida e as taxas de juros aplicadas previamente se contratar o crédito pré-aprovado.

Sendo um empréstimo quase instantâneo, a taxa de juros embutida não é negociada, apenas efetivada. Por isso, confira os dados e faça o planejamento do orçamento antes de solicitá-lo, tendo a certeza de que irá conseguir arcar com o custo final da dívida.

A inadimplência pode ocorrer caso o cliente não se planeje e acabe não pagando a dívida do empréstimo, terá o nome negativado, independente do bom relacionamento com a financeira e do bom histórico financeiro que possui até então. No fim das contas, estará na mesma situação que estaria se começasse a usar o cartão de crédito de forma desenfreada.

Como saber se tenho crédito pré-aprovado?

Na conta do seu banco ou registro de financeira, consulte “limite de crédito” por meio de um caixa eletrônico, telefone ou aplicativo no celular. Geralmente, a informação chega até o cliente por meio de um comunicado da financeira ou empresa bancária, como uma mensagem de celular, por exemplo.

Não é necessário realizar nenhum tipo de pagamento antecipado para a liberação do crédito pré-aprovado, de modo que, se por um acaso foi pedido, é um golpe.

Como contratar o crédito pré-aprovado?

O cliente que possui o crédito pré-aprovado tem mais facilidade para contratar um empréstimo, solicitar um cartão de crédito ou até mesmo usar o cheque especial. Porém, existem diferenças na hora de solicitar o crédito pré-aprovado nessas categorias.

Empréstimo

No caso de um empréstimo, seja qual for o tipo, o cliente que possui o crédito pré-aprovado terá menos problemas se for contratá-lo. Isso se deve ao fato de que o crédito pré-aprovado por si só já é uma espécie de garantia de que a empresa bancária ou financeira irá receber o dinheiro de volta.

Apesar da facilidade, é importante conhecer todas as outras modalidades de linha de crédito e ver qual se adéqua ao seu perfil e cabe em seu orçamento. Empréstimo consignado, por exemplo, não pode ser solicitado por qualquer pessoa, enquanto o empréstimo com garantia de imóvel possui as taxas igualmente baixas e qualquer um pode contratá-lo.

Conheça o Empréstimo com Garantia de Imóvel

Cartão de Crédito

Se pretende utilizar o crédito pré-aprovado para contratar um cartão de crédito, é preciso ficar atento. Apesar das facilidades que o cartão disponibiliza, pode ser acionado o crédito rotativo, ou seja, quando é feito um pagamento mínimo ou em um valor menor que o total da fatura. Isso faz com que as taxas de juros, consideradas as mais altas do mercado, sejam aplicadas a cada mês.

Cheque especial

O cheque especial é uma modalidade de empréstimo simples de ser contratada, ficando disponível na conta-corrente do cliente e, na maioria das vezes, não é necessário pedir a liberação do crédito para utilizá-lo. 

Quando liberado, o limite aparece no saldo total da conta-corrente e é aí que mora o problema. Justamente por conta da facilidade que pode ser prejudicial para a saúde financeira do consumidor, uma vez que o cheque especial possui uma das taxas de juros mais altas do mercado financeiro. 

E se não tiver o crédito pré-aprovado?

Se por um acaso não tiver o crédito pré-aprovado liberado, não significa que está impedido de solicitar um empréstimo ou que esteja com o nome negativado. Se não tiver dívidas e manter as finanças em dia, pode significar somente que o score de crédito esteja baixo, mas não no vermelho.

Porém, se possuir alguma dívida, a situação se complica. Para ter a liberação do crédito pré-aprovado, é preciso controlar o débito e ficar em dia com as finanças pessoais. 

Cartão de crédito pré-aprovado: o que é?

Geralmente, o crédito pré-aprovado está sempre relacionado ao empréstimo, mas isso não é via de regra. Existem outros tipos de crédito que possuem a aprovação facilitada como é o caso de alguns cartões de créditos. Esses cartões podem ter um limite liberado para o cliente sem muita burocracia.

Se acontecer de não pagar o valor integral da fatura utilizando um desses cartões, o consumidor assume o restante da fatura como se fosse um empréstimo pré-aprovado. A quantia será cobrada somente no próximo mês, livre de taxas de juros no primeiro instante. As taxas aplicadas nos outros meses aparecem na própria fatura.

Cuidados

Como na hora de realizar qualquer outra operação financeira que mexa com seu orçamento mensal, é preciso tomar alguns cuidados. É muito comum o cliente pensar que o crédito pré-aprovado não precise ser pago, mas não passa de um empréstimo. Lembre-se de que ele está ali para ajudá-lo em caso de uma necessidade, mas o valor emprestado terá que ser pago normalmente.

Caso o consumidor possua uma dívida mais cara, com taxas de juros maiores, como o cheque especial, pode ser que seja vantajoso realizar uma troca de dívida. Assim, pegará o crédito pré-aprovado para quitar outra dívida.  Porém, apesar das taxas de juros do pré-aprovado serem menores do que as aplicadas no cheque especial, outras modalidades de empréstimo possuem taxas menores ainda. Vale a pena conferir.

Ao solicitar o crédito pré-aprovado, o cliente está pedindo dinheiro emprestado para conseguir pagar suas dívidas. Deste modo, haverá juros a serem aplicados na devolução desse empréstimo, como em qualquer outro. Não é porque foi pré-aprovado que está isento. 

Dito isso, é importante verificar quais serão as taxas cobradas além das taxas de juros, que também estão incluídas na dívida do crédito pré-aprovado. Uma empresa bancária ou financeira pode oferecer empréstimo para negativados, por exemplo, mas devido ao risco maior de inadimplência, os juros acabam sendo maiores.

Mesmo para quem não está negativado, o Custo Efetivo Total (CET) é composto por uma série de fatores e taxas, por isso há variação entre os valores cobrados por cada financeira. A análise de crédito, o seguro e os próprios custos da instituição – no caso de empresas com agências físicas – formam parte das taxas cobradas. 

Conheça o Empréstimo com Garantia de Imóvel

Quanto melhor o perfil do cliente, mais chances ele tem de conseguir uma boa taxa e um bom limite de crédito. Entretanto, ambos irão variar de acordo com a financeira escolhida. Também é importante, em qualquer solicitação de empréstimo, ler o contrato com atenção e verificar se todas as taxas cobradas estão dispostas no documento

Gostou do texto? Faça uma simulação com a gente!  Compartilhe e deixe a sua opinião, queremos saber.

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade