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Dataprev: como funciona esse benefício

28 jun 2021
6min de leitura

Desde que começou a pandemia do Coronavírus (COVID-19), uma área do governo federal ganhou destaque: a Dataprev. Isso porque, ela é a responsável pela seleção de quem vai receber o Auxílio Emergencial.

Ou seja, quem se cadastrou para receber o benefício, precisou se cadastrar no banco de dados da Dataprev.

Mas se você não conhece esse órgão do governo ou teve o benefício negado, é só continuar a leitura. Porque vamos mostrar em detalhes o que é e como funciona a Dataprev.

Além disso, você vai ver:

  • Para que serve a Dataprev e o seu site oficial;
  • Auxílio Emergencial: como atualizar o cadastro e contestar o benefício negado;
  • Calendário de pagamento de acordo com a Dataprev;
  • Informações do Dataprev INSS.

E muito mais.

O que é Dataprev?

Em resumo, a Dataprev é uma empresa pública de tecnologia e informações da previdência vinculada ao Ministério da Economia. 

De acordo com o site da empresa, ela promove a tecnologia necessária para os programas estratégicos e sociais do governo.

Em outras palavras, ela é responsável pela gestão da base de dados sociais dos brasileiros, especialmente o INSS.

Para que serve a Dataprev?

Conforme informações do governo, uma das atribuições da Dataprev é pagar mensalmente cerca de 35 milhões de benefícios previdenciários.

Além disso, a empresa também é responsável por:

  • Manter a aplicação online que faz a liberação do seguro-desemprego;
  • Processar as informações previdenciárias da Receita Federal do Brasil;
  • Todas as funcionalidades dos programas que rodam nas estações de trabalho da maior rede de atendimento público do país. Ou seja, todas as Agências da Previdência Social e os postos do Sistema Nacional do Emprego (Sine);
  • Guardar e gerir o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Dessa forma, a Dataprev auxilia na concessão automática de vários direitos sociais, como aposentadorias ou salário-maternidade.

Qual o site oficial da Dataprev?

Há três formas de fazer a pesquisa. Além do site oficial da Dataprev, você pode fazer a consulta ao Auxílio Emergencial ou buscar as principais informações institucionais através do portal específico da Dataprev.

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Auxílio Emergencial DataPrev

A empresa de tecnologia teve papel fundamental na seleção de pessoas que teriam direito a receber o Auxílio Emergencial. Em seguida, os dados foram validados pelo Ministério da Cidadania.

Nesse sentido, a empresa lançou, em maio de 2020, um site para fazer a consulta ao Auxílio Emergencial online. Para que você possa fazer a consulta ao benefício pela Dataprev, siga o passo a passo:

  1. Em primeiro lugar, acesse a página de consulta ao Auxílio Emergencial.
  2. Logo depois, informe os dados necessários: CPF, nome completo, nome da mãe e a sua data de nascimento.
  3. Em seguida clique em “Enviar”. 

Assim, você verá na tela se o benefício foi aprovado, negado ou se nem foi processado.

Conforme informações do governo, quem se cadastrar para receber o benefício pode acompanhar tudo pelo site. Ou seja, os resultados, data de recebimento e a justificativa em caso de benefício negado.

Além disso, a análise da segunda solicitação também será informada pelo site dataprev.gov.br.

De acordo com o ministério, em abril, a primeira parcela do Auxílio Emergencial 2021 foi paga a:

  • Quase 30 milhões de trabalhadores informais;
  • Além de 10 milhões de cidadãos do Bolsa Família.

Atualizar cadastro Auxílio Emergencial 2021

Para atualizar o cadastro do Auxílio Emergencial 2021, você pode usar o aplicativo Caixa Tem.

  1. Caso você ainda não tenha o app Caixa Tem, baixe grátis na loja de aplicativos do seu celular. Google Play para telefones Android e App Store para iPhones;
  2. Em seguida, abra o app, informe os seus dados, selecione a opção “Atualize seu Cadastro” e clique em “próximo”;
  3. Na tela seguinte, leia os termos e condições, a política de privacidade e o contrato de serviço;
  4. Logo depois, clique em “li e concordo” e selecione a opção “quero ser Cliente Top”;
  5. Separe os seus documentos pessoais e complete as informações do seu cadastro;
  6. Por fim, envie a documentação solicitada pelo próprio aplicativo.

Pronto! Depois disso, é só aguardar a análise. Caso prefira, a Caixa liberou um vídeo do passo a passo em seu canal do YouTube:

Auxílio Emergencial negado: como recorrer?

Tanto em 2020 quanto neste ano, muitas pessoas disseram que a Dataprev bloqueou seu Auxílio Emergencial.

Para quem teve o Auxílio Emergencial negado, pode verificar online a possibilidade de retomar o pagamento do benefício. Basta acessar o Portal de Consultas.

Como contestar?

Após informar os dados pessoais, você pode verificar se há alguma parcela com a situação cancelada. Se tiver, é só clicar no botão “contestar”.

De acordo com a empresa, se o motivo do cancelamento permitir contestação, o registro do cidadão será reanalisado pela Dataprev.

No entanto, a empresa afirma que os sistemas de seleção de quem tem direito ao Auxílio Emergencial 2021 avalia 24 bases de dados diferentes. Dessa forma, consegue verificar a situação do cidadão.

Logo após essa análise, a Dataprev envia as informações para o Ministério da Cidadania para aprovação do resultado.

De fato, não há um prazo específico para a resposta da contestação. No entanto, quando ela sair, será informada no site ou aplicativo da Caixa ou no site da Dataprev.

Calendário Dataprev

Confira o calendário de pagamento do Auxílio Emergencial 2021, de acordo com a Dataprev.

calendario dataprev
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DataPrev INSS

A Dataprev também oferece uma série de soluções tecnológicas para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Por exemplo, com a tecnologia de biometria facial da Dataprev, os aposentados e pensionistas podem fazer a prova de vida pelo app Meu INSS.

Agendar perícia INSS

É necessário agendar a perícia médica no INSS para solicitar os seguintes casos:

  • Auxílio-doença: benefício por incapacidade temporária para quem precisa se afastar do trabalho por motivo de doença ou acidente;
  • Continuação do auxílio-doença;
  • Perícia domiciliar ou hospitalar.

Para agendar a perícia no INSS, siga o passo a passo abaixo:

  1. Em primeiro lugar, faça o login no app Meu INSS. Ele está disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos Google Play e App Store.
  2. Logo depois, clique em “Do que você precisa?” e escreva “Agendar Perícia”.
  3. Em seguida, escolha “Perícia Inicial” caso seja a primeira vez. Ou então “Perícia de Prorrogação” se já estiver recebendo o benefício;
  4. Clique em “Atualizar”, e confira ou altere seus dados de contato e depois clique em “Avançar”;
  5. Por fim, informe os dados necessários para concluir o pedido de perícia no INSS.

Uma vez que a perícia esteja agendada, no dia marcado, compareça à agência do INSS com a documentação completa.

A resposta ao seu processo será disponibilizada no aplicativo Meu INSS, na opção “Resultado de Benefício por Incapacidade”. A saber, a resposta demora, em média, 45 dias corridos.

DataPrev Telefone

O contato com a Dataprev para informações a respeito do Auxílio Emergencial é o 111.

No entanto, caso você tenha dúvidas sobre outros benefícios, o telefone do Ministério da Cidadania é o 121.

Conclusão

Quer seja pelo Auxílio Emergencial, INSS ou outros benefícios sociais, em algum momento você fará parte da Dataprev. O banco de dados dessa empresa pública de tecnologia tem muita informação dos brasileiros.

Espero que esse conteúdo ajude na sua busca por benefícios sociais. E que, assim, você já saiba o caminho para contestar o Auxílio Emergencial negado na Dataprev.

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