dia do evangélico

Dia do Evangélico: saiba por que ele é celebrado no Brasil

22 nov 2021
5min de leitura

O Dia do Evangélico é celebrado em diferentes datas pelo país, mas o dia 30 de novembro foi oficializado como data central para a igreja no Brasil. Instituído pela Lei nº 12.328, de 15 de setembro de 2010, a data homenageia todos os seguidores dessa doutrina cristã.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 30% da população brasileira se reconhece como evangélica. O estado do Rio de Janeiro é o maior concentrador de fiéis espalhados em relação à sua área de abrangência.

Com tantos seguidores, a doutrina ganhou destaque ao longo dos anos, e ganhou um “boost” a partir de 2010, quando houve investimento recorde na abertura de novas igrejas e na propagação da religião entre os estados. Por isso, o Dia do Evangélico ganhou um espaço oficial no calendário do país.

Que tal aproveitar a data para conhecer um pouco mais sobre a história do evangelismo no Brasil? Dados, estatísticas, características e muita informação esperam por você. Acompanhe o texto a seguir e conheça as principais curiosidades sobre a religião que mais cresce no país.

O Dia do Evangélico pelo Brasil

A celebração em prol do Dia do Evangélico é realizada em diferentes contextos no Brasil. Cada região costuma comemorar a data em um mês diferente, sendo o dia 30 de novembro o dia oficial para o calendário governamental. No Distrito Federal, por exemplo, a data é tratada inclusive como feriado municipal.

Já nos estados do Norte, como em Rondônia, o feriado é tratado como data comemorativa em 18 de junho, segundo uma lei estadual. No Mato Grosso, o dia reservado para as homenagens aos seguidores da doutrina evangélica é reservado para 31 de agosto.

O Dia do Evangélico é marcado por celebrações e cultos especiais nas igrejas e congregações. Com palestras comemorativas, os pastores aproveitam da data para homenagear fiéis e também relembrar a história da religião no país, que vem crescendo exponencialmente ao longo dos últimos anos.

Número de evangélicos no país

Segundo dados oficiais do IBGE, um em cada seis brasileiros se considera evangélico. A expectativa é de que, até 2032, os seguidores da doutrina ultrapassem o número de católicos no país – hoje, a margem é de 50% de católicos e 31% de evangélicos.

Com forte ligação na política, os evangélicos triplicaram seus números de seguidores a partir de 2010, com medidas de propagação da ideologia e também com a construção de novas igrejas pelo país. Um dado de destaque sobre o crescimento se dá pelo compilado dos últimos 20 anos.

Entre os seguidores da doutrina evangélica no Brasil, 58% são mulheres e 59% negros. Em números de avanço, a região norte do país, em especial a Amazônica, representa a parcela onde há maior avanço entre os seguidores da religião. Cerca de 39% da população dessa área é considerada evangélica.

A adesão ao evangelismo no Brasil cresceu até mesmo entre o público jovem. Dados apontam para uma nova “cara” do evangélico no Brasil, com pastores mirins que propagam sua fé nas redes sociais e alcançam um público diversificado e aberto a novas culturas.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Qual doutrina seguem os evangélicos?

Em escala global, a religião evangélica é ligada ao protestantismo. Isso significa que são considerados evangélicos todos os seguidores das correntes protestantes que surgiram da dissidência de Martinho Lutero e a Igreja Católica, em 1517. O movimento estimulava o fim do monopólio do catolicismo sobre a interpretação da Bíblia.

Os protestantes acreditam que não deve haver um único líder – como o Papa, para os católicos – para guiar a religião. Dessa forma, a doutrina passou a se fragmentar em diversas correntes. 

No Brasil, os evangélicos se dividem em diversas frentes, sendo a mais forte a que tem ligações com o pentecostalismo. A maior diferença entre as duas igrejas se dá pela figura do padre e do pastor. O pastor evangélico é o principal responsável por reger os cultos e procissões entre os seguidores da Igreja. 

Atualmente, os neopentecostais são as principais ligações do protestantismo com a doutrina evangélica no Brasil. O termo “evangélico” abrange, porém, diferentes vertentes das religiões cristãs mundo afora. 

As principais Igrejas Evangélicas do Brasil

O crescimento acelerado de seguidores evangélicos do Brasil condiz com o grande número de igrejas espalhadas pelas cidades. Dentre elas, diferentes congregações ganharam espaço nos últimos 20 anos, sendo a Igreja Assembleia de Deus a mais disseminada entre os seguidores.

O número de membros da pentecostal Assembleia de Deus equivale a 34% do total de fiéis espalhados pelo Brasil. Entre as principais igrejas evangélicas do Brasil, destacam-se:

  • Igreja Assembléia de Deus;
  • Igreja Evangélica Batista;
  • Igreja Congregação Cristã do Brasil;
  • Igreja Universal do Reino de Deus;
  • Igreja do Evangelho Quadrangular;
  • Igreja Evangélica Adventista;
  • Igreja Evangélica Luterana;
  • Igreja Evangélica Presbiteriana;
  • Igreja Deus é Amor;
  • Igreja Maranata.

Espalhadas pelo Brasil, as igrejas evangélicas são representadas, em sua maioria, por 22% de seguidores pentecostais. Já os outros 7% fazem parte de diferentes ramificações da doutrina protestante, como os seguidores da Igreja Batista, Metodista e Presbiteriana.

Conclusão

Os evangélicos se destacam por suas fortes ligações à cultura protestante, com cultos realizados em grandes pavimentos, e uma cultura que vem ganhando traços modernos. A nova era de pastores “influencers” tem como objetivo trazer os ensinamentos cristãos para o público jovem a fim de conquistar ainda mais fiéis.

O Dia do Evangélico ganha maior peso de importância ao mesmo tempo que a religião se propaga em ritmo acelerado no país. Por isso, se tornou uma data das mais importantes para o calendário religioso brasileiro.

Gostou do conteúdo? O blog da CashMe está repleto de informações úteis para você se planejar sobre os principais feriados brasileiros. Navegue por nossas seções e fique por dentro das principais datas comemorativas do país.

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade