Empréstimo no cartão de crédito

É possível fazer empréstimo com cartão de crédito?

12 jun 2020
8min de leitura

Empréstimo com cartão de crédito é possível e é uma saída para quem precisa de dinheiro urgente. Entretanto, essa modalidade de crédito pessoal tem um dos maiores juros da categoria. Veja a seguir como conseguir esse empréstimo, suas vantagens e outras opções para emergências. 

Imprevistos fazem com que muitas pessoas se encontrem em situações nas quais um empréstimo é a única saída. Muitas vezes, a necessidade de dinheiro é urgente e não há tempo para cumprir as etapas das modalidades que oferecem taxas menores. Nesses casos, é possível transformar seu cartão de crédito em dinheiro e conseguir um empréstimo pessoal rápido. 

Conheça o Empréstimo com Garantia de Imóvel

Tem como fazer empréstimo no cartão de crédito?

Sim, é possível fazer empréstimo no cartão de crédito. Essa é uma modalidade de crédito pessoal procurada pelos consumidores pela pouca burocracia e rapidez na disponibilização do dinheiro, que, em geral, é depositado na conta do cliente em até 48 horas. 

Entretanto, no mercado de crédito, costuma-se dizer que, quanto mais fácil de se conseguir o dinheiro, maiores serão os juros. Isso porque, certas “burocracias” servem, na verdade, para checar a probabilidade do cliente arcar com a dívida. Ou seja, servem para diminuir o risco de inadimplência para os bancos e, consequentemente, oferecer melhores condições de juros e pagamento ao cliente.  

Dito isso, é importante ressaltar que o empréstimo no cartão de crédito tem taxas de juros altas quando comparado com as demais opções.

Como funciona o empréstimo no cartão de crédito?

Agora que você já sabe que tem como fazer empréstimo no cartão de crédito, vamos ver como essa modalidade funciona. Além das compras e pagamento de contas, seu cartão de crédito pode ser transformado em dinheiro de duas formas: 

  • Limite disponível para saque com cartão de crédito;
  • Solicitação de empréstimo com a operadora do cartão de crédito.

Ambas são formas de conseguir empréstimo com cartão de crédito vinculados ao CPF do consumidor. A primeira tem relação direta com o limite e o crédito rotativo, enquanto na segunda, na maioria das vezes, o crédito contratado não irá afetar o limite do cartão de crédito.

Por ter uma relação anterior com o cliente, a operadora costuma já apresentar em seu sistema valores de crédito pré-aprovados para essa modalidade. Esse é um dos motivos pelos quais o dinheiro pode ser disponibilizado rapidamente. 

Assim como em outras opções de empréstimo pessoal, o valor do crédito, a taxa de juros e o prazo para pagamento mudam de acordo com o histórico e perfil do consumidor. Da mesma forma, o banco pode negar o empréstimo ainda que você tenha um cartão de crédito. 

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Como fazer empréstimo pessoal com cartão de crédito

No saque do limite, a disponibilidade e o valor variam conforme a instituição.Para saber se essa modalidade se aplica a você, acesse o aplicativo ou ligue para a operadora. Se o valor estiver disponível, será preciso ir até um caixa para obter o dinheiro. 

No caso da solicitação de empréstimo, muitos bancos já possibilitam que o procedimento seja feito totalmente online, através dos seus sites ou aplicativos. Em outros casos, a contratação acontece pelo telefone ou em agências físicas. O passo a passo para fazer empréstimo no cartão de crédito costuma seguir as seguintes etapas:

  • Simulação do valor;
  • Solicitação do crédito via internet, telefone ou agência física;
  • Análise do crédito disponível e do perfil do consumidor;
  • Emissão e assinatura do contrato;
  • Depósito do dinheiro. 

Empréstimo com cartão de crédito: simulação

Qualquer consumidor que esteja pensando em solicitar crédito deve pesquisar as taxas de juros disponíveis e produtos oferecidos pelas instituições. Após optar por uma delas, é muito importante fazer uma simulação de empréstimo. Dessa forma, é possível ter uma ideia do impacto das parcelas no seu orçamento e decidir se prosseguirá ou não com a solicitação. 

Afinal, perguntar-se se a prestação cabe no orçamento é uma das perguntas básicas que o consumidor deve fazer antes de pegar um empréstimo. 

Hoje em dia, as simulações podem ser feitas pela internet, nos sites das operadoras ou em sites que reúnem as informações das principais empresas e apontam as que oferecem as melhores condições de juros no momento. 

É importante lembrar que a taxa de juros do crédito pessoal praticada pelas instituições pode variar de caso para caso. Entretanto, é possível ter uma ideia da média a partir de informações disponibilizadas pelo Banco Central.

Por exemplo, de acordo com o relatório do Banco Central, no período de 28 de agosto de 2020 a 03 de setembro de 2020, as taxas de juros de crédito pessoal não consignado para pessoa física, na modalidade pré-fixada, são as seguintes para esses bancos:

InstituiçãoTaxas de juros ao mês
Caixa Econômica Federal1,31%
Itaú Unibanco S.A.2,8%
Banco do Brasil S.A.3,09%
Banco Santander (Brasil) S.A.3,62%
Banco Bradesco S.A.4,74%

Neste cenário, as taxas de juros ao ano desses bancos variam de 16,91% a 74,38%. 

A taxa de juros do rotativo do cartão de crédito é o referencial que incide no caso do saque do limite disponível no cartão de crédito. E essa é ainda maior. Em julho de 2020, a média ficou em 12,5% ao mês.

Vale a pena pegar um empréstimo com cartão de crédito?

O empréstimo no cartão de crédito pode ser uma boa opção em casos de urgência.  Algumas empresas, inclusive, tem uma análise mais branda ou não fazem o processo nesse caso.  

Entretanto, como adiantamos anteriormente, as taxas de juros não são as mais atrativas. Pesquisando um pouco, o consumidor irá encontrar outras modalidades de crédito que podem ser mais vantajosas em relação à taxa de juros e ao número de parcelas. 

Essas condições ficam ainda mais atrativas quando existe a possibilidade de colocar bens como garantia, que é o caso do empréstimo com garantia de imóvel – modalidade com uma das taxas de juros mais baixas do mercado e longos prazos de pagamento.

Vantagens do empréstimo no cartão de crédito:

A principal vantagem do empréstimo no cartão de crédito é que o dinheiro estará na sua mão assim que solicitado. Sendo assim, você não precisa perder tempo em fila de banco para falar com o gerente nem esperar a aprovação do valor. Veja lista completa:

  • Facilidade de conseguir o dinheiro;
  • O cliente não precisa esperar análise de crédito;
  • Valor já é pré-aprovado para saque;
  • Não ter burocracia para solicitar;
  • Evita filas de bancos e aglomerações;
  • Possibilidade de solicitar de forma online, sem precisa sair de casa;
  • Em alguns bancos você pode parcelar o valor em até 36 vezes.

Desvantagens do empréstimo no cartão de crédito:

  • Alta taxa de juros que podem chegar a 20% ao mês dependendo da instituição financeira;
  • A quantidade de parcelas que podem ser feitas é limitada em alguns bancos;
  • Se não se organizar, sua dívida pode virar uma bola de neve e você terá dificuldades de sair dela;
  • Pagamento normalmente é feito por meio do débito automático (ou seja, obrigatoriamente tem que ter o saldo em conta no dia do vencimento).

Cuidados ao solicitar o empréstimo no cartão de crédito

Desde que decidiu que precisa de um empréstimo já definiu qual o valor precisa, é para quitar uma dívida ou para fazer compras? Tudo isso precisa ser muito bem analisado antes de pedir qualquer linha de crédito e tomar muito cuidado, ainda mais nessa modalidade. É importante analisar o quanto esse empréstimo no cartão de crédito vai te ajudar a sair de uma dívida, ou te colocará mais dentro dela?

Tendo a resposta, ainda assim é importante conhecer outras linhas de empréstimos disponíveis no mercado com taxa de juros mais baixas. Existe no mercado alguns tipos de empréstimos que podem ter taxas de 0,99% ao mês + IPCA e somente 2 dias de análise. 

Também é muito importante fazer a simulação de empréstimo do valor que vai pegar e quanto pagará ao final do parcelamento.

Leia o contrato sempre

Nunca pegue o dinheiro disponível pelo empréstimo no cartão de crédito sem ver as taxas cobradas, pois isso pode custar caro.

Sempre leia as condições estabelecidas em seu banco antes de utilizar esse dinheiro.

Se está precisando de empréstimo existe algum motivo, portanto aprenda agora a organizar sua vida financeira.

Conclusão

Empréstimo com cartão de crédito é uma modalidade de crédito pessoal. Hoje em dia, é possível fazer empréstimo no cartão de crédito online, pelo telefone ou indo até uma agência física. 

Uma das grandes vantagens do empréstimo no cartão de crédito é a rapidez com que o consumidor tem acesso ao dinheiro. Na maioria dos casos, o valor é depositado no dia ou em até 48 horas. Esse é um dos principais motivos para essa modalidade ser tão procurada, além da análise de crédito ser dispensada por algumas operadoras. 

Entretanto, uma desvantagem do empréstimo no cartão de crédito são as altas taxas de juros – uma das maiores entre as opções de crédito pessoal. Pesquisando um pouco, o consumidor encontrará opções com condições de juros e de pagamento bem melhores. 

Atualmente, com processos feitos totalmente online, o crédito leva menos tempo para ser liberado. É o caso do empréstimo com garantia de imóvel! Faça uma simulação e descubra as menores taxas de juros do mercado. Tudo isso em um processo rápido e que pode ser feito pelo celular ou computador.

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade