Aprenda como solicitar empréstimo para bancários

Aprenda como solicitar empréstimo para bancários
ícone de calendario

Atualizado:
12/06/2021

ícone de calendario

Publicado:
12/06/2021

ícone de relógio

Leitura de
5 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe


Não existe uma linha de crédito específica para empréstimo para bancários. Mas, como funcionário de uma instituição financeira, esse tipo de crédito, com juros mais baixos ou formas mais fáceis de pagamento pode estar incluso nos seus benefícios como colaborador.

Ainda assim, como bancário, caso sua empresa não ofereça uma linha de crédito com condições especiais para colaboradores, existem outros tipos de empréstimo no mercado que podem ajudá-lo nesse momento.

Por isso, se você é bancário e quer saber mais sobre como solicitar um empréstimo, continue lendo este artigo para saber como solicitar um empréstimo para bancários.

Como solicitar empréstimo para bancário na sua empresa

Não existe uma regra ou lei que diga que o banco para o qual você trabalha tem a obrigação de oferecer seus serviços bancários em condições especiais só porquê você é funcionário.

Algumas empresas como o Itaú, por exemplo, oferecem para seus colaboradores alguns descontos ou vantagens para usufruir de serviços como, cartão de crédito, financiamento ou até mesmo empréstimo.

Entretanto, nem toda instituição financeira trabalha da mesma forma, por isso, entre em contato com o Recursos Humanos ou qualquer outra área da sua empresa responsável por benefícios para entender se você tem direito ao empréstimo para bancários.

Caso a empresa para a qual você trabalha ofereça para você o empréstimo para bancários como um dos benefícios, siga os passos abaixo para dar início a solicitação:

1º Passo: planeje

Antes de solicitar o seu empréstimo para bancários é importante se planejar e fazer as contas para verificar se o valor das parcelas cabem no seu orçamento, de forma que não comprometa mais do que 30% da sua renda.

2º Passo: faça a simulação do crédito 

Pode ser que a sua instituição financeira disponibilize uma área específica ou um acesso para que você faça a simulação de solicitação de empréstimo.

Ao conseguir simular o crédito, verifique e calcule os juros que estão inclusos no pagamento das parcelas e entenda como será feito o pagamento.

3º Passo: entenda quais serão as formas de pagamento

Em alguns casos, por ser funcionário da instituição, pode ser que o pagamento das parcelas seja descontado direto da sua conta corrente ou folha de pagamento, semelhante a um empréstimo consignado.

É importante que, antes de fechar o acordo, você entenda como o pagamento será feito para conseguir se planejar.

4º Passo: faça a solicitação do empréstimo

Depois de planejar, simular e entender as formas de pagamento, se essa for a melhor opção para você, dê continuidade ao processo e faça a solicitação do empréstimo.

Em alguns casos, apesar de ser colaborador da instituição bancária e ter garantias de pagamento do crédito, ou seja, menos chances de inadimplência, isso não quer dizer que não haverá uma análise de crédito.

5º Passo: Assine o contrato e aguarde a transferência do valor

Finalizada a análise e aprovado o crédito, você deverá assinar o contrato – que é fundamental ler atentamente – e deve aguardar pelo crédito em sua conta corrente.

Outras opções de empréstimo para bancários

Pode parecer vantajoso fechar o empréstimo para bancários pelo próprio banco do qual você faz parte como colaborador. Entretanto, é importante que você avalie outras linhas de crédito disponíveis no mercado que podem ser mais benéficas para as suas necessidades:

Empréstimo com garantia

O empréstimo com garantia de imóvel ou veículo é quando você solicita o crédito para a instituição financeira, como garantia de pagamento, seu bem. 

Os bancos gostam desse tipo de acordo, pois as chances de inadimplência são bem baixas. Consequentemente, os juros nesses casos costumam ser mais baixos e o valor liberado pode ser um pouco maior, o que também pode ser um bom negócio.

Entretanto, caso você não consiga honrar o pagamento, o banco pode tomar sua casa, apartamento, carro, moto, qual seja o bem que você tenha penhorado para quitar a dívida. 

Empréstimo pessoal

O empréstimo pessoal é uma modalidade disponível apenas para pessoa física e pode exigir ou não garantia de pagamento. No segundo caso, você pode contratar o crédito sem nenhum bem como garantia para quitação da dívida.

Entretanto, como a instituição exige poucas garantias do cliente, as condições de pagamento podem não compensar, pois as taxas de juros costumam ser mais altas.

Empréstimo consignado

O  empréstimo consignado é uma das linhas mais atrativas para quem busca economizar pagando taxas menores. Essa modalidade de crédito é exclusiva para beneficiários do INSS, funcionários públicos e de empresas privadas, como bancos.

Geralmente, a taxa de juros do consignado está entre as menores do mercado, chegando a ser até dez vezes mais barata do que outras modalidades, como o cheque especial ou o rotativo do cartão de crédito.

No empréstimo consignado, o pagamento das parcelas é feito através da folha de pagamento, o que garante à instituição financeira segurança para cobrar taxas menores.

Entretanto, além da limitação de ser uma modalidade que não está disponível para todos, o empréstimo consignado não permite antecipação de parcelas caso você queira quitar a dívida rapidamente.

Passo a passo para solicitar empréstimo para bancários em outras instituições

Para conseguir um empréstimo para bancários, independente do tipo de linha de crédito que escolher, também precisa estar atento à alguns passos importantes:

1º Passo: planeje

Como dissemos acima, é fundamental que antes de solicitar qualquer tipo de crédito, você planeje e faça as contas para verificar se o valor das parcelas cabe no seu orçamento, de forma que não comprometa mais do que 30% da sua renda.

2º Passo: pesquise

É possível realizar simulações online em suas plataformas digitais. Desta forma, você pode ter uma estimativa do valor da dívida, de acordo com o número de parcelas e o montante solicitado, tudo pelo celular, desktop ou tablet.

É importante que você compare as empresas antes de solicitar qualquer crédito. É interessante comparar o valor dos juros, CET (Custo Efetivo Total), taxas, prazo para começar e terminar de pagar para entender qual é a melhor opção.

3º Passo: faça a solicitação

Agora que você planejou, pesquisou e encontrou a instituição financeira que oferece as melhores condições para o seu empréstimo, basta fazer a solicitação.

Em alguns casos você pode fazer isso online, pelo computador, tablet ou celular. O que faz com que você tenha mais agilidade no processo. Entretanto, isso também pode ser feito presencialmente direto na instituição, se desejar.

4º Passo: aguarde a análise de crédito

Após a conclusão da solicitação do empréstimo, a instituição dará início a análise de crédito, pois precisa de garantias de que você cumprirá com o pagamento das parcelas.

Entre os fatores que são levados em consideração neste processo, estão:

  • Histórico de crédito do cliente;
  • Score na Serasa e em outros órgãos de proteção ao crédito;
  • Ser ou não correntista da instituição (tipo de relacionamento com o banco);
  • Bens para serem usados como garantia de pagamento.

5º Passo: assine o contrato e aguarde a transferência do valor

Finalizada a análise e aprovado o crédito, você deverá assinar o contrato – que é fundamental ler atentamente – e deve aguardar pelo crédito em sua conta corrente.

Conclusão

Além do empréstimo para bancários que você pode conseguir na própria instituição que trabalha, existem outras opções, como mostramos acima, que podem ser mais vantajosas.

Entretanto, independente da opção que você escolher, não deixe de seguir o passo a passo para conseguir o empréstimo e também para conseguir fazer o pagamento tranquilamente, sem comprometer seu orçamento.

Caso você esteja em busca de uma instituição para solicitar empréstimo para bancários, na CashMe você pode solicitar empréstimos com imóvel de garantia com a menor taxa de juros do mercado e maior prazo para pagamento. Faça a simulação!

O conteúdo te ajudou e esclareceu suas dúvidas? Comente e compartilhe em suas redes sociais!


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *