6 opções de empréstimo para empresa eireli

6 opções de empréstimo para empresa eireli
ícone de calendario

Atualizado:
11/05/2021

ícone de calendario

Publicado:
11/05/2021

ícone de relógio

Leitura de
5 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe


Empréstimo para empresa eireli são linhas de crédito voltada para negócios que possuem apenas uma representação jurídica, ou seja, um único sócio.

Atualmente, com a quantidade de opções de crédito no mercado, pode ser difícil decidir qual é a opção mais vantajosa para você e seu negócio. Há diferenças nas taxas, nos juros e até mesmo nas formas de pagamento.

Por isso, antes de fechar com a primeira instituição que você encontrou, é importante avaliar todas as possibilidades e entender qual atende melhor às necessidades do seu negócio.

Pensando nisso, separamos neste artigo todas as informações que você precisa saber sobre o empréstimo para empresa eireli. Mas antes, é importante que você entenda:

O que é uma empresa eireli?

Essa modalidade é uma representação jurídica na qual apenas o titular, que é o único dono, possui responsabilidade limitada com as obrigações de uma empresa. 

Na prática, isso significa que se você quer abrir ou já tem um negócio através da modalidade EIRELI não poderá ter o seu patrimônio pessoal afetado pelas dívidas da empresa.

Assim, a própria empresa é a única responsável pelo cumprimento de seus deveres e direitos. É uma categoria especialmente interessante para as micro e pequenas empresas, já que é um modelo mais simplificado de negócio.

Criada em 2011 pela Lei Nº 12.441 a EIRELI tem como principal objetivo acabar com o sócio fictício. Essa era uma prática muito comum nas empresas de sociedade limitada, modalidade na qual são necessárias, no mínimo, duas pessoas.

Mas é importante destacar que isso é válido desde que você, como responsável legal da empresa, não pratique nenhum tipo de ato ilícito. Alguns exemplos são fraudes em licitação e lavagem de dinheiro. 

6 opções de empréstimo para empresa eireli

Agora que você já sabe o que é uma empresa eireli, vamos mostrar as opções de empréstimos para empresa eireli disponíveis no mercado e a diferença entre cada uma delas: 

1 – Empréstimo com garantia 

Como o próprio nome sugere, no empréstimo com garantia você apresenta um bem à instituição financeira para assegurar o pagamento das parcelas. Entre as modalidades mais comuns estão o empréstimo com garantia de veículo e o empréstimo com garantia de imóvel, conhecido também como home equity. 

Nesta modalidade, como você oferece uma garantia de pagamento, as chances de inadimplência diminuem. Por consequência, a instituição financeira pode oferecer juros mais baixos e maiores prazos para pagamento. 

Para efeitos de comparação, é possível avaliar as taxas médias praticadas em outras modalidades de crédito mais populares, mas não saudáveis. No cheque especial, por exemplo, os juros giram em torno de 11,3% ao mês. Para empréstimo pessoal, a taxa média é de 6,3% ao mês, de acordo com o Banco Central. 

2 – Crédito para capital de giro 

Nesta modalidade de empréstimo para empresas eireli você já tem como uma das primeiras vantagens o fato de você não precisar justificar a finalidade do empréstimo no momento da solicitação. 

Além disso, algumas instituições permitem que o pagamento aconteça de forma bimestral, semestral ou integral após o fim do contrato. O que te dá mais tempo para organizar as finanças e arcar com o pagamento.

Vale lembrar que esse tipo de crédito é interessante para demandas de curto prazo, como pagamento de salários atrasados ou aluguel, considerando que o prazo médio de parcelamento costuma ser de 12 meses. 

Para contratar o empréstimo para empresa eireli você pode solicitar diretamente na instituição financeira na qual possui conta corrente ou em empresas especializadas em crédito empresarial. Em todo caso, é sempre válido comparar as taxas de juros e condições ofertadas.

3 – Peer to peer 

Outra opção de empréstimo para empresas eireli é o peer to peer (P2), uma linha de crédito que vem ganhando popularidade no Brasil nos últimos anos. Esta opção conecta tomadores de crédito a investidores por meio de plataformas digitais. 

Dessa forma, é possível que investidores – que podem ser pessoas físicas ou jurídicas – emprestem dinheiro diretamente para a empresa, e a operação não depende da mediação de um agente financeiro.

Neste caso, a verificação do risco envolvido na operação é feita pelas plataformas, que checam seu perfil financeiro para o empréstimo. Cada investidor pode disponibilizar o valor total ou parcial a ser emprestado, o que também permite o compartilhamento do risco da operação.

4 – Antecipação de recebíveis 

Esta modalidade de empréstimo permite que sua empresa receba os lucros de forma antecipada. O processo costuma ser menos burocrático e é utilizado por empresários que ainda não têm capital de giro.

Como esse crédito antecipa pagamentos que a empresa já vai receber, os próprios pagamentos futuros funcionam como uma garantia, o que se reflete em juros mais baixos e em um crédito mais barato e acessível. 

Entretanto, essa é uma alternativa de curto prazo, indicada para cobrir despesas mais urgentes do negócio, e deve ser usada com parcimônia, para que o fluxo de caixa da empresa não seja prejudicado.

Para fazer a solicitação, basta procurar um agente financeiro que oferece essa alternativa de crédito, como bancos, financeiras, factorings (empresas de fomento mercantil), fundos de investimentos em direitos creditórios (Fidc), operadoras de cartão de crédito e fintechs de crédito especializadas.

5 – Cooperativas de crédito

As cooperativas de crédito oferecem produtos de crédito semelhantes a um agente financeiro comum, como cartões de crédito, financiamentos e empréstimos para capital de giro, com o objetivo de promover o desenvolvimento regional por meio do próprio interesse da comunidade. 

Elas possuem isenção de tributações como CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido), PIS (Programa de Integração Social) e Cofins, visto que são uma organização sem fins lucrativos, o que garante melhores condições de crédito.

Para garantir o empréstimo para empresa eireli, você precisa fazer parte da cooperativa e realizar a compra de uma cota, bem como participar das decisões em assembleias como sócio.

6 – Crédito para empresas BNDES

Outra opção de empréstimo para empresa eireli são as linhas de crédito oferecidas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A BNDES Crédito é vinculada a agentes financeiros credenciados e oferece limite de crédito máximo de 500 000 reais por cliente a cada 12 meses, com prazo máximo de até 60 meses e dois anos de carência. 

A taxa média de juros para empréstimo para empresa eireli pode chegar a 1,3% ao mês e inclui a remuneração do BNDES e do agente financeiro envolvido na operação.

O BNDES também oferece um cartão de crédito exclusivo para a compra de máquinas, equipamentos, veículos e outros bens de produção para a empresa diretamente de fornecedores credenciados. 

O crédito está disponível para micro, pequenas e médias empresas. O financiamento pode ser de até 100% do valor do bem e o prazo de pagamento varia entre três a 48 prestações mensais. 

Conclusão

Como você pode ver, existem algumas opções de empréstimo para empresa eireli que possuem vantagens e desvantagens que precisam ser avaliadas e consideradas no momento de decisão para que você não faça um mau negócio.

Por isso é importante pesquisar e simular crédito com mais de uma instituição financeira para que você estude as possibilidades e veja qual atende melhor às necessidades da sua empresa.

Se você está em busca de uma instituição para solicitar empréstimo para empresa eireli, na CashMe você pode solicitar empréstimos com imóvel de garantia com a menor taxa de juros do mercado e maior prazo para pagamento. Faça a simulação de empréstimo!

O conteúdo te ajudou e esclareceu suas dúvidas? Comente e compartilhe em suas redes sociais!


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *