empréstimo sicoob

Conheça o Empréstimo Sicoob

30 jul 2021
6min de leitura

Empréstimo Sicoob é a linha de crédito oferecida pela Instituição  que diz ser o 45º maior grupo empresarial em território nacional. Formado por diferentes cooperativas de crédito conveniadas, o Sicoob conta com unidades espalhadas por todo o Brasil com mais de 4,6 milhões de pessoas atendidas.

Dentre os inúmeros serviços oferecidos pela empresa, existe também o empréstimo Sicoob que pode ser destinado a pessoas físicas, jurídicas e também no formato de crédito rural.

Se você está em busca de obter crédito com uma cooperativa, talvez a Sicoob seja a melhor opção para você, por isso separamos aqui todas as informações que você precisa saber.

Tipos de empréstimo Sicoob

Como explicamos acima, a cooperativa conta com diversas modalidades de linha de crédito para três públicos diferentes.

Empréstimo Sicoob para pessoa física

Crédito consignado

Linha de crédito com desconto direto na folha de pagamento. Logo, é específica para funcionários de empresas públicas e privadas (conveniadas) e também para aposentados e pensionistas do INSS, com desconto direto no benefício. 

A maior vantagem deste tipo de empréstimo Sicoob é que o crédito consignado possui uma das menores taxas de juros do mercado.

Crédito pessoal 

Normalmente, ao fazer uma conta no Sicoob, caso você seja aprovado nas análises de crédito já fica disponível um limite de crédito pré-aprovado para empréstimo pessoal.

Para contratar, basta se dirigir a uma unidade do Sicoob mais próxima, caixas eletrônicos, Internet ou mobile banking.

Também é possível solicitar o empréstimo Sicoob através da antecipação da restituição do Imposto de Renda e do 13º salário, além de linhas de crédito pessoal específicas para educação, saúde ou turismo, por exemplo.

Financiamentos

Se você está em busca de uma linha de crédito para reformar, comprar um imóvel ou um veículo, isso também é possível através do empréstimo Sicoob.

Para solicitar também é preciso ir até uma unidade do Sicoob mais próxima, caixas eletrônicos, Internet ou mobile banking e aguardar a análise de crédito.

Microcrédito 

Concedido, em geral, a pessoas físicas e microempreendedoras (formais ou informais) com dificuldade de acesso ao sistema financeiro tradicional, por conta da dificuldade de comprovação de renda, existe uma modalidade de empréstimo Sicoob destinado para elas.

Nesse caso, para pessoas físicas, o limite de crédito estabelecido é de R$ 2 mil. Mas para quem faz parte do PNMPO (Programa Nacional de Microcrédito Produtivo e Orientado), esse valor pode ser um pouco maior.

Empréstimo Sicoob para empresas

Capital de giro 

Umas das opções de empréstimo Sicoob para empresas é a linha de crédito destinada a suprir necessidades urgentes e manter a continuidade do negócio, conhecida também como capital de giro.

O crédito pode ser utilizado para pagamentos de funcionários, compras de produtos para estoque, obras emergenciais e entre outras possíveis necessidades que sua empresa pode ter.

Antecipação de recebíveis 

Outro tipo de empréstimo Sicoob que empresários pode solicitar é a antecipação de recebíveis, que funciona para os casos em que as vendas do seu negócio foram feitas a prazo e você pode optar pela antecipação do valor. 

Nessa modalidade podem ser antecipadas parcelas de cartões de crédito, descontos de títulos ou cheques pré-datados, por exemplo.

Compra de Dívidas 

Esse tipo de crédito Sicoob consiste na recompra da dívida do associado com outra instituição financeira, oferecendo menores taxas e melhores condições para quitação.

Ou seja, se você possui uma dívida com uma outra instituição financeira, o Sicoob pode comprar essa dívida e você passa a pagar para a cooperativa e não mais para a antiga credora.

Em alguns casos, esse movimento pode te beneficiar com taxas de juros mais baixas ou condições de pagamento mais interessantes para o seu negócio. 

Financiamentos 

Assim como para pessoas físicas, também existe o financiamento Sicoob para pessoa jurídica, que pode ser utilizado para compra de materiais de construção, veículos, máquinas e equipamentos, móveis, entre outros.

Crédito rural

Linhas do BNDES

Além das modalidades de empréstimo Sicoob para pessoa física e jurídica, também existe a linha de crédito específica para produtores rurais. 

Estes podem ter acesso às linhas de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, como Pronaf, Finame, Moderagro, Moderinfra, entre outros através da cooperativa.

Vantagens do empréstimo Sicoob

Para conseguir um empréstimo Sicoob é preciso associar-se e isso garante inúmeras vantagens. A primeira delas é que, se tornar um associado faz de você um dos donos do negócio também e com isso pode acompanhar e participar de todas as decisões, tendo melhor controle de suas finanças.

Além disso, como o Sicoob não tem fins lucrativos, se há sobras, elas são repartidas entre todos os cooperados, conforme suas participações. Ou seja, quanto mais você participa, mais contribui para resultados positivos e mais pode receber de sobras anualmente.

Taxa de juros 

Isso sem contar que as taxas cobradas no empréstimo Sicoob são menores que as de bancos comuns. Primeiro por não visar lucro na operação e também porque, de acordo com a legislação, os associados de cooperativas possuem alíquota de IOF reduzida a zero.

Algo totalmente diferente em relação aos bancos e financeiras, que tiveram elevação no Imposto sobre Operações Financeiras, de 1,5% para 3%, encarecendo os custos de empréstimos para pessoas físicas.

Outro diferencial do empréstimo Sicoob é que os recursos financeiros arrecadados ficam na própria comunidade onde opera a cooperativa, favorecendo seu desenvolvimento. 

Ou seja, se você fizer um empréstimo no Sicoob, por exemplo, quando ela pagar, esse dinheiro ficará na região da unidade, provavelmente, não será levado para outras regiões ou exterior. 

Isso gera um efeito multiplicador nas regiões, como investimento em infraestrutura, novas oportunidades de emprego, entre outros. Trata-se de um empréstimo mais sustentável.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Conclusão

Como vimos, o empréstimo Sicoob possui diversas modalidades, para diversos públicos com vantagens bem interessantes. Entre elas, taxas baixas e boas condições de pagamento. Além disso, trata-se de um negócio sustentável, já que todo valor recebido pela cooperativa é distribuído entre os cooperados.

Por isso, se você está em busca de um empréstimo, a Sicoob pode ser uma boa opção. Mas também fique atento a outras possibilidades e outras instituições que também oferecem benefícios bem interessantes, como a CashMe, onde você pode solicitar empréstimos com imóvel de garantia e desfrutar do maior prazo para pagamento e a menor taxa do mercado. Faça uma simulação!

O conteúdo te ajudou e esclareceu suas dúvidas? Comente e compartilhe em suas redes sociais!

1/5 - (1 avaliações)
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

9 pensamentos sobre “Conheça o Empréstimo Sicoob

  1. Avatar
    Claudia diz:

    Bom dia gostaria de um emprestimo para reformar meu comércio que fica aqui en naramdiba. E também quitar uma dívida que tenho com a Caixa econômica ,sera posivel eu conseguir

    • Avatar
      CashMe diz:

      Olá Claudia, tudo bem?
      Nós da CashMe, trabalhamos com crédito sob garantia de imóvel. Emprestamos a partir de R$50mil, e nessas condições você consegue taxas menores e prazos maiores para pagamento. Enviamos no seu e-mail, informações e o link do nosso simulador 😃

    • Avatar
      CashMe diz:

      Olá Luciano,
      A Sicoob também realiza empréstimo rural. Para contratar, basta se dirigir a uma unidade do Sicoob mais próxima, caixas eletrônicos, Internet ou mobile banking😃

  2. Avatar
    Edna Guimarães Pereira diz:

    Sou pensionista do INSS e estou sem margem para empréstimo consignado, gostaria de saber se consigo crédito no Sicoob

    Obs:estou negativado.

    • Avatar
      CashMe diz:

      Olá Edna,
      O empréstimo Sicoob para consignado possui uma das menores taxas do mercado, com desconto direto em folha de pagamento. Para verificar se está elegível para realizar a operação, basta se dirigir a uma unidade do Sicoob mais próxima, caixas eletrônicos, Internet ou mobile banking.

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade