escritura simples

Escritura simples: entenda como esse sistema funciona

4 dez 2019
4min de leitura

Para todos aqueles que já compraram ou venderam uma casa, escritura é um documento muito bem conhecido. E ainda que não se tenha passado por nenhuma destas situações, você provavelmente já ouviu falar desta. Mas, e da escritura simples, já ouviu?

Esse documento é um passo essencial para qualquer um que deseja realizar uma transação comercial que envolve um imóvel. Afinal, este garante a integridade de um bom acordo.

Para lhe tornar mais consciente sobre o que é escritura simples e como esta funciona, no artigo de hoje estaremos abordando esta que, definitivamente, acelerou muito mais os processos de compra e venda.

Escritura simples facilita

Todos aqueles que já se comprometeram em adquirir um novo imóvel para si sabem quantas são as vezes que é necessário ir a um Cartório de Registro de Imóveis para conseguir, efetivamente, adquirir sua propriedade.

E, pode ter certeza, estas não são poucas. Principalmente se ocorre qualquer problema, prolongando ainda mais o período para que a documentação fique totalmente pronta e devidamente regulamentada.

Entre estes processos, está o da efetivação da escritura. Esta envolve que tanto comprador quanto vendedor assinem um documento registrando que tudo que consta no acordo está sendo respeito.

Sem esta, além da compra realizada ser considerada indevida pela ausência de um documento, o bem terá certa dificuldade para ser registrado no nome do interessado, visto que a transação não possui provas de ocorrer.

Como este é um processo não demorado, mas sim, um tanto cansativo de se realizar, visto que é um dos motivos pelo qual a visita no cartório será necessária, foi criado o portal da Escritura Simples.

O que é escritura simples?

Como dito acima, Escritura Simples é um portal criado pelo Colégio Notorial do Brasil para facilitar a criação deste documento. Tendo acesso a um computador, tablet ou smartphone, somente será necessário acessar o site e colocar suas informações no mesmo.

Isto proporciona uma maior agilidade nesses processos, além de, claro, uma economia maior, evitando o gasto de tempo e dinheiro. Isto acelera, e muito, as compras e vendas de imóveis.

Essa agilidade adicional ocorre pelo fato de que a diminuição de atos necessários para a conclusão do processo da escritura é de 14 para apenas dois. Assim, o que antes demandava tempo indo ao cartório carregado com os documentos, passou a ser um muito mais rápido.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Como funciona a escritura simples?

Para realizar os passos necessários da Escritura Simples, o comprador, ou seu vendedor, deve acessar o portal da escritura simples. Para isto, basta buscá-lo na barra de pesquisa do Google, e será o primeiro link.

Após adentrar a página, é necessário clicar em “solicitar sua escritura”. Em seguida, preencha o formulário com os dados referentes ao imóvel e os pessoais referentes as partes envolvidas.

Uma vez que concluído, este usuário deverá escolher qual o cartório da sua preferência e a certidão que o mesmo deseja emitir. Será fornecido ao mesmo um número de identificação para acompanhamento.

Uma vez que todos estes processos tenham sido atendidos, o portal notificará o cartório selecionado, fazendo com que este entre em contato com aquele que preencheu os dados e realize as orientações necessárias.

Todas as certidões e emissões de guias de pagamento são providenciadas pelo tabelionato, junto, também, a emissão da própria escritura que fora solicitada por aquele que acessou a página.

Em mais um contato com o cliente, o profissional atuante do cartório irá aprovar a documentação, imprimir a versão definitiva, colher as assinaturas de ambas as partes, receber novamente a papelada e recolherá o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis.

Por fim, este providencia e registra quaisquer alterações cadastrais que tenha sido feita na prefeitura ou em qualquer outro órgão. O final do procedimento vem com o envio dos documentos, seja por qual for o meio de preferência de transporte escolhido pelo cartório, contendo as escrituras devidamente assinadas.

A escritura simples é segura?

A segurança é uma das partes mais importantes dentro de um processo transacional que envolvem bens deste porte. Afinal, qualquer problema que venha acontecer pode ocasionar em um rompimento de tal, ou em situações ainda piores.

É garantido pelo presidente do Colégio, Sérgio Albuquerque, que este possui de um grande nível de segurança pública, visto que, além de uma negociação tranquila, este fator também propicia a evolução e desenvolvimento do processo.

Esta iniciativa faz parte das diversas melhorias que vêm sendo criadas, desenvolvidas e realizadas pelos tabelionatos de notas para diminuir a burocracia e os procedimentos necessários para registro em nosso país.

Escritura simples está a um clique

Este meio facilitou, e muito, todo o processo de compra e venda de imóveis de nosso país, sendo um diferencial ainda maior para aqueles que desejam vender rapidamente seus imóveis. Se você está procurando uma casa ou apartamento para compra ou venda, este método o auxiliará, e muito, em sua aquisição.

Para aqueles que desejam investir em imóveis, a CashMe oferece empréstimo com garantia de imóvel com menores taxas para qualquer transação que seja de sua escolha. Venha conferir nossos diferenciais e torne-se CashMe!

Gostou do artigo? Então compartilhe este em suas redes!

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade