extrato bancario

Extrato Bancário: entenda o que é e para o que serve

12 nov 2021
5min de leitura

O extrato bancário é um documento que contém todas as informações sobre o movimento da sua conta bancária. Nos dias atuais, pode ser possível consultá-lo de forma impressa ou digital, através dos aplicativos dos bancos, nos quais se pode ter acesso ao extrato de dois, cinco, 30 dias ou, até mesmo, de meses anteriores.

As informações costumam ser simplificadas, mas, por conta da presença de muitos códigos e letras, é preciso saber o que cada um significa para interpretar corretamente o extrato bancário e, dessa forma, usar a conta corrente ou poupança da melhor maneira possível.

Se você quer saber mais sobre o que é e para que serve o extrato bancário, continue a leitura e veja todas as informações que separamos neste post:

O que é o extrato bancário

Para começar, o extrato bancário é um documento no qual constam todas as informações sobre o movimento da sua conta bancária.

Por meio do extrato é possível realizar a consulta da sua conta de dois dias, cinco dias e 30 dias. Ainda existe a possibilidade de verificar os meses anteriores.

Além disso, existem diversas maneiras de se consultar o extrato bancário, sendo elas:

  • Caixa eletrônico;
  • Internet banking;
  • Telefone;
  • Aplicativos para smartphones e tablets;
  • Extrato impresso.

Em linhas gerais, as informações de um extrato bancário costumam ser bastante simples. Contudo, por conta de alguns códigos e letras é necessário saber o que cada um significa para interpretar o documento da forma correta.

Além disso, é por meio desse documento que você consegue analisar exatamente o que entrou e saiu da sua conta. Também é possível avaliar a sua situação bancária depois que realizou os pagamentos necessários.

No geral, os extratos bancários relatam as mesmas informações, mas podem oferecer perspectivas mais específicas ou amplas, indo de acordo com os seus objetivos ao conferir o documento.

Esses são os principais tipos de extrato bancário:

Extrato comum

Esse é o demonstrativo em que você determina o período de consulta e que pode ser extraído a qualquer momento em caixas eletrônicos, pela internet ou pelo celular.

Mas é importante estar atento, pois alguns bancos costumam cobrar quando o limite de extratos impressos é ultrapassado.

Mensal consolidado

Essa é a versão impressa com todas as transações mensais realizadas. O documento, geralmente, é enviado pelos Correios.

Extrato anual consolidado

É o demonstrativo com as movimentações realizadas por você durante todo o ano, incluindo as taxas cobradas. O envio desse demonstrativo é obrigatório e não pode ser cobrado pelos bancos.

Conhecer o extrato bancário da sua conta é essencial para você controlar melhor as suas finanças.

Como entender o extrato bancário

É comum encontrarmos algumas siglas e códigos ao longo do extrato bancário que podem te confundir. Mas com um rápido guia, como o que veremos a seguir, esperamos que você não fique com nenhuma dúvida restante.

Confira, abaixo, o rápido glossário que explica detalhadamente o que significa cada um desses termos:

  • C: significa o crédito e corresponde às entradas de recursos na sua conta bancária;
  • D: corresponde ao débito, ou seja, são os valores descontados a cada compra, saque ou transferência realizadas. Geralmente, esses valores vêm acompanhados do sinal de (-) à frente, explicando a dedução do valor na conta;
  • C/C: é a abreviatura de conta corrente;
  • C/I: corresponde à conta investimento que o cliente possui no banco — pode ser uma conta poupança;
  • Dep. Ch.: são os depósitos realizados na sua conta por meio de cheques;
  • Dep. Dinh.: corresponde ao mesmo objetivo citado acima, mas em dinheiro;
  • (TB): é a abreviatura de transferências bancárias no extrato bancário;
  • (TBI): corresponde às transferências bancárias por meio de aplicativos ou diretamente pelo site;
  • TEDs ou DOCs: são os diferentes tipos de transferências existentes;
  • PGTO, PAG, PAGTO ou PG COBRANÇA: se referem aos pagamentos de boletos bancários;
  • DA: são os valores descontados via débito automático;
  • IOF: é o valor correspondente aos custos, a partir do Imposto sobre Operações Financeiras;
  • TRF ou TAR: é o sinônimo de tarifa mensal de serviços;
  • ENC: aparece no extrato quando todo tipo de encargo aparece em sua conta bancária.

Outros dados que podem ser conferidos e, ocasionalmente surgem no extrato bancário, são as datas (que apontam todo o período de observação do extrato) ou CCF, que é o Cadastro de Emitentes de Cheques Sem Fundo.

Esse, por sua vez, atua como um registro do Banco do Brasil — via Banco Central — para analisar os dados de emitentes de cheques sem fundos.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Como o extrato bancário pode ajudar no controle de gastos

Agora que você sabe o que é, os tipos e o que cada campo significa, pode se enganar ao pensar que o extrato bancário pode ser um mero documento para consulta de saldo da sua conta.

Esse documento pode ser muito útil para que você possa acompanhar todos os gastos e recebimentos ao longo do mês para comparar o quanto você economiza e o quanto gasta. Ou seja, é um documento essencial para um planejamento financeiro. 

Além disso, dá para ter uma boa perspectiva das taxas praticadas pela sua instituição bancária e assim negociar tarifas melhores, caso você esteja em busca de uma relação melhor com o banco.

Conclusão

O extrato bancário é um documento fácil de acessar e que pode ser muito útil para você consultar e acompanhar a movimentação das suas contas. Através dele você pode, inclusive verificar quando algo é descontado de forma incorreta ou para lembrar de algum depósito que você não lembra em que data foi feito.

Vale destacar ainda que o extrato serve como um histórico de suas contas. Por isso, se você planeja mexer em seu orçamento mensal e familiar, esse é o documento necessário para ter em mãos e compor os seus novos objetivos financeiros e ajudar no seu planejamento.

O conteúdo te ajudou e esclareceu suas dúvidas? Comente e compartilhe em suas redes sociais!

5/5 - (1 avaliações)
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Um pensamento sobre “Extrato Bancário: entenda o que é e para o que serve

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade