Golpes financeiros: como evitar ser uma vítima

Golpes financeiros: como evitar ser uma vítima
ícone de calendario

Atualizado:
10/06/2021

ícone de calendario

Publicado:
10/06/2021

ícone de relógio

Leitura de
5 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe


Com o avanço tecnológico, cada vez mais somos levados a interagir virtualmente. A simplicidade e rapidez em resolver questões financeiras no dia a dia tornou-se uma necessidade e esse ambiente virtual tem ganhado cada vez mais espaço. Porém, em meio a toda essa facilidade existem altos riscos de cair em fraudes caso não tenha atenção.  

A chamada engenharia social tem crescido no mesmo patamar que as praticidades digitais.  Você sabe o que significa esse termo? Esse nome é dado à prática cibernética utilizada pelos criminosos para realizarem os golpes, e o setor financeiro está no topo dessa cadeia. 

Leia este conteúdo e descubra dicas de como evitar esse problema! 

Engenharia social e sua relação com golpes financeiros 

Segundo a Federação Brasileira de Bancos – FEBRABAN, engenharia social é “o conjunto de métodos e técnicas (computacionais e psicológicas) para manipular e convencer a vítima a revelar seus dados pessoais e bancários”.

Logo, por meio da persuasão e manipulação psicológica, o fraudador silenciosamente ataca a vida privada dos usuários sem que percebam, colhendo toda informação confidencial para praticar o golpe. Em resumo, é a estratégia de enganar e ludibriar a pessoa para que ela forneça dados ou, até mesmo, execute uma transação para o fraudador, que muitas vezes desencadeia roubo de identidade e extorsão.

Essa prática tem sido cada vez mais utilizada através de canais digitais para aplicar os golpes, onde o criminoso se passa por funcionários de empresa ou, até mesmo, por consultor/ vendedor da instituição, principalmente em nome daquelas que atuam no ramo financeiro. 

Saiba como são aplicados os golpes financeiros

Essas tentativas são atreladas a pedidos aparentemente convenientes, como solicitação de depósito de valores ou pagamento antecipado para aprovação de operações de empréstimo, transferência bancária referente a taxas ou despesas de algum serviço para obtenção de alguma linha de crédito mais vantajosa e assim por diante.

Fato é que, muitas destas tentativas são combinadas de conversas cordiais e simpáticas, mas que se não forem interceptadas no início, acarretarão prejuízos que dificilmente poderão ser recuperados.

É muito importante salientar que apesar das barreiras de segurança hoje presentes na maioria dos websites, criadas justamente para proteção de dados de clientes, o “fator humano” ainda se revela o mais vulnerável, ambiente em que os golpistas debruçam suas energias.

Conheça as principais fraudes eletrônicas que geram golpes financeiros

Muitos são os tipos de ataques de engenharia social, mas os principais causadores de todo esse tormento são identificados através de: induzimento ao erro pelas redes sociais, por meio de sites falsos, contatos por telefone, mensagem via WhatsApp ou e-mail fraudulento (SPAM).

Sites fraudulentos

Esse método utilizado pelos criminosos cibernéticos baseia-se na criação de sites falsos – que fogem na maioria das vezes, do controle das instituições, que acabam sendo igualmente vítimas desses criminosos -, em que possuem grande similaridade com os oficiais. Aqui, o mais importante é verificar o tipo de fonte utilizada, letras que se misturam e confundem com o site original.

Tenha atenção: 

Antes de qualquer acesso ao link pela internet, ou antes mesmo de efetuar qualquer simulação de empréstimo através do site da CashMe, verifique a confiabilidade e legitimidade dessa fonte.  

Contato telefônico ou SMS

Talvez a abordagem mais comum utilizada pelos criminosos. O golpista, ao entrar em contato, identifica-se como funcionário da instituição, seja como vendedor, colaborador, parceiro ou até mesmo cargo de gerência, momento em que inicia toda a persuasão para convencer a vítima a confirmar dados, número de cartão e demais informações sigilosas, inclusive solicitar assinatura de contratos.

O objetivo será sempre a obtenção de recursos, portanto, a solicitação de depósito de valores, pagamento antecipado para aprovação de operações de empréstimo, transferência bancária de taxas, “impostos” ou despesas de algum serviço para obtenção de alguma linha de crédito mais vantajosa, etc.

Além das ligações, o envio de SMS também é recorrente. O falsário utiliza do envio de mensagem de texto para encaminhar algum arquivo ou até mesmo receber link do site fraudulento.

Tenha atenção:

Se você recebeu alguma ligação/SMS em nome da CashMe que foge do usual e, havendo qualquer tipo de solicitação de depósito antecipado para aprovação de operações de empréstimo e outros da mesma natureza, não prossiga com a conversa.

E-mails (SPAM)

Essa prática consiste no envio de e-mails que demonstram grande interesse das pessoas, seja notícias de sorteios, oportunidades para ganhar dinheiro fácil, oferta para tomar empréstimo vantajosos, etc. 

Tenha atenção: 

Se você recebeu algum e-mail em nome da CashMe contendo algum link para acesso ou houve alguma solicitação para assinar algum documento, não entre, não clique e não assine. Entre em contato através dos nossos canais oficiais. A CashMe não realiza nenhum tipo de contato por e-mail através de extensões via @gmail, @yahoo, @hotmail, sendo que nossos contatos são, exclusivamente, através do @cashme.com.br.

Contatos através de redes sociais ou aplicativos de comunicação

As redes sociais e os aplicativos de comunicação tornaram o mundo mais estreito, agora todos podem conversar com muita agilidade, receber fotos, vídeos, documentos,  entre outros. Mas aqui também é uma outra fonte inesgotável de golpistas.

Fique atento ao que você recebe por esses canais, a abordagem aqui é muito mais simples e rápida.

Tenha atenção:

Os contatos da CashMe são exclusivamente operados através de seus canais oficiais. Não prossiga com conversas que não sejam aquelas previstas em nosso website.

  • Instagram: @cashmebrasil 
  • Facebook: /CashMeBrasil 
  • LinkedIn: CashMe Brasil 

Resumo de como se prevenir de golpes financeiros 

Para evitar cair em golpes dessa natureza, é muito importante seguir as seguintes dicas:

  • Confira sempre a veracidade/originalidade do site que está navegando;
  • Evite clicar em links desconhecidos ou recebidos por e-mail, bem como aqueles enviados por canais não oficiais da empresa com que se relaciona;
  • Jamais forneça dados sigilosos ou informações confidenciais por telefone ou SMS até que você confirme a veracidade deste contato;
  • Nunca realize pagamentos antecipados para qualquer tipo de aprovação de operação de empréstimo, nem mesmo quando se tratar de pagamento de taxas para obtenção de algum serviço solicitado por terceiro passando-se pela empresa com que se relaciona;
  • Na dúvida, ou desconfiando de qualquer solicitação feita por pessoa representante de uma empresa, entre em contato diretamente com os canais oficiais de atendimento. 
  • Não responda e-mails advindos de extensões via @gmail, @yahoo, @hotmail, empresas utilizam apenas o canal oficial: @nomedaempresa.com.br.

Conclusão

Que a internet não é só flores, nós já sabíamos. No entanto, atualmente, ela parece um campo minado, cheia de situações que precisamos evitar para não cair em golpes financeiros e manter nossos dados protegidos. 

Com atenção e informação, é possível fugir de fraudes. Por isso, ao fazer compras online ou preencher cadastros para simulações de crédito, tenha certeza de que está em um site confiável e de que a empresa é idônea. 

Aqui na CashMe, nos preocupamos com a segurança dos nossos clientes. Não esqueça as dicas que passamos e mantenha atenção em sua relação com nossa empresa.

Ao fazer uma simulação de empréstimo  e enviar uma solicitação de empréstimo, observe se está em nossas páginas oficiais e lembre-se, não solicitamos nenhum tipo de pagamento antecipado. 

Sempre que precisar, consulte nosso conteúdo e se certifique de que está seguindo os protocolos de segurança.


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *