Golpes financeiros: conheça os principais e saiba como evitá-los

5 out 2023
6min de leitura

Segundo a reportagem do Jornal da Globo, em 30 de maio de 2023, no Brasil, ocorreram mais de 3 milhões de tentativas de golpes financeiros na internet entre janeiro e maio de 2022. Por isso, é importante conhecer os principais tipos de golpes e saber como evitá-los.

Aliás, você sabia que uma parte dos golpes financeiros são aplicados sem a necessidade de instalação de um vírus, de programas maliciosos no seu computador ou celular? Esse método é conhecido como ‘engenharia social’ e é um dos meios de manipulação usados por criminosos virtuais.

Abaixo, você confere não só como ele funciona, mas também outros tipos de golpes, além de como se atentar e proteger seu patrimônio. Se deseja saber mais, continue sua leitura!

Engenharia social e sua relação com golpes financeiros

A engenharia social, conhecida como hacking humano, é um conjunto de técnicas e métodos de manipulação utilizados por criminosos virtuais, aproveitando-se dos erros humanos para conseguir aplicar golpes financeiros.

Os golpes são aplicados de maneira sutil, por isso, conseguem enganar as pessoas em momentos de desatenção, emocional intensificado ou urgência. Geralmente, há uma pressão para que você tome decisões na hora, para não te dar o devido tempo para analisar e pensar.

Alguns golpistas, por exemplo, se aproveitam da urgência por crédito de algumas pessoas para aplicar empréstimos fraudulentos. Dessa forma, as vítimas acabam clicando em links suspeitos com vírus, pagam boletos criminosos, passam informações pessoais como senhas, realizam pagamentos antecipados indevidamente e mais.

Saiba como são aplicados os golpes financeiros

As tentativas de golpes estão atreladas a pedidos convenientes e bem arquitetados. Ocorrem por meio de comunicação real, em que o golpista tenta convencer a vítima a realizar algo, como se passar por uma central de atendimento do banco em que você já possui conta e pedir senhas ou código do token físico.

É importante dizer que os criminosos estudam muito para aplicar golpes, então eles podem saber informações suas ou de sua empresa para tentar enganar e conseguir o que desejam. Diferente do que muitas pessoas pensam, nesses golpes, geralmente, não há coação ou ameaça.

Por mais que existam diversas barreiras de segurança nos celulares, computadores, websites, entre outros, nesses casos, o fator humano acaba sendo o mais vulnerável.

O golpe do WhatsApp clonado é um dos exemplos atuais. O golpista entra em contato com a vítima solicitando o código de verificação que permite a clonagem em outro aparelho. O pedido, em muitos casos, vem disfarçado de uma proposta atraente, como a participação em um sorteio, ou até mesmo se passando por um atendente da operadora. A vítima envia o código e, com isso, o golpe é efetuado.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Conheça as principais golpes financeiros na internet

Conheça os principais golpes financeiros na internet e saiba como se proteger e evitá-los.

Sites fraudulentos

Esse tipo de golpe ocorre quando os criminosos fazem um site falso muito parecido com o original para que você entre e faça um pagamento indevido. As cores, fontes das letras e o layout da página são similares e enganam facilmente, então confira o endereço do site antes de finalizar as transações. Por exemplo:

Antes de realizar qualquer tipo de simulação de empréstimo no site da CashMe, verifique a legitimidade do site para não cair em golpe financeiro.

Phishing

Os golpes de phishing ocorrem quando os criminosos se passam por uma instituição ou indivíduo confiável e entram em contato com a vítima solicitando informações pessoais ou empresariais, como número de cartão, confirmação de dados e, inclusive, solicitando assinaturas de contratos. O contato pode ser por ligação, mensagem SMS, WhatsApp, entre outros.

Outro exemplo de golpe financeiro é oferecer uma linha de crédito muito mais vantajosa que as outras, mas pedindo um pagamento antecipado para liberá-la. Por lei, nenhuma instituição financeira pode solicitar o pagamento adiantado para liberar qualquer tipo de linha de crédito.

Golpe do Pix

O Pix é uma das principais modalidades de pagamento do Brasil e possui diversas funcionalidades. O golpe do Pix ocorre quando o criminoso solicita uma transferência para uma conta bancária, por diversos motivos, como a compra de um produto que não existe, um falso sequestro ou um pedido de dinheiro de um contato conhecido.

E-mails (SPAM)

Os e-mails são enviados com temas atrativos, como notícias de sorteios, ofertas, descontos, oportunidades de ganhar dinheiro fácil e mais. Verifique a origem do spam e não clique em nenhum link desconhecido ou que não foi solicitado por você.

Golpe do falso leilão

Nesse tipo de golpe, os criminosos criam sites e simulam um leilão de carros. As informações do automóvel parecem verdadeiras, pois é apresentado documentação, fotos, estado de conservação e mais. Ao dar o lance vencedor, a vítima recebe uma carta de arrematação e ordem de pagamento, geralmente boleto ou conta bancária para depósito. Após a transferência do valor, os criminosos desaparecem.

Golpe do boleto falso

Os golpistas costumam enviar os boletos falsos por e-mail, SMS ou WhatsApp. Em muitos casos, as mensagens se passam por comunicações oficiais de contas que os usuários já pagam, como Internet, gás ou a fatura do telefone. Como os dados são muito semelhantes, a vítima se confunde e acaba pagando o boleto.

Por isso, atenção aos números de telefone ou e-mails de origens. Em caso de suspeita, solicite a segunda via do boleto em canais oficiais.

Resumo de como se prevenir de golpes financeiros 

Para se proteger de golpes financeiros pela internet, confira opções de empréstimos confiáveis. Além de atitudes e cuidados que você pode adotar:

  • confira sempre a veracidade/originalidade do site que está navegando;
  • evite clicar em links desconhecidos ou recebidos por e-mail;
  • jamais forneça dados sigilosos ou informações confidenciais por telefone, ou SMS até que você confirme a veracidade deste contato;
  • nunca realize pagamentos antecipados para qualquer tipo de aprovação de operação de empréstimo, nem mesmo quando se tratar de pagamento de taxas para obtenção de algum serviço solicitado por terceiro passando-se pela empresa com que se relaciona;
  • na dúvida, ou desconfiando de qualquer solicitação feita por pessoa representante de uma empresa, entre em contato diretamente com os canais oficiais de atendimento;
  • não responda e-mails advindos de extensões via @gmail, @yahoo, @hotmail. As empresas costumam usar apenas extensões oficiais, como ‘contato@nomedaempresa.com.br.

A internet é um ambiente com muita segurança, mas, para não cair em golpes, verifique sempre a veracidade do site e das informações. Aqui na CashMe, nos preocupamos com a segurança dos nossos clientes, por isso, ao realizar uma simulação de empréstimo, observe se está nas páginas oficiais.

Agora que você já conhece os principais golpes financeiros e como evitá-los, continue no nosso site e confira dicas e opções para um empréstimo confiável. Até o próximo post!

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade