Aprenda as funcionalidades do sistema “ok google”

Aprenda as funcionalidades do sistema “ok google”
ícone de calendario

Atualizado:
22/07/2021

ícone de calendario

Publicado:
17/06/2021

ícone de relógio

Leitura de
6 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe


“Ok Google” é o comando para ativar o assistente do Google, presente em celulares, tablets, TVs e caixas de som. Com ele, seus dispositivos realizam tarefas a partir de comandos de voz dados por você. As funcionalidades envolvem mandar e-mails, ler mensagens, ligar para contatos, estabelecer despertador, tocar músicas e muito mais.

Os assistentes virtuais como a Alexa e a Siri permitem que você interaja com seus dispositivos eletrônicos usando comandos de voz. Ao invés de ter que digitar, tocar na tela ou botões de controle, o assistente realiza essas tarefas. 

É claro que uma das maiores empresas de tecnologia não poderia deixar de oferecer a sua versão dessa solução. Por isso, neste artigo, apresentamos algumas funcionalidades do Google Assistente que vão deixar sua rotina mais fácil, otimizada e automatizada.

O que é o “Ok Google”?

O “Ok Google” é um dos comandos de voz que você pode dar para ativar o assistente do Google. Sim, o assistente pode ser ativado em alguns aparelhos com “Hey, Google”. De qualquer forma, os dois são formas de avisar ao seu dispositivo que você quer que ele encontre a resposta para algo ou realize uma ação que, normalmente, você executaria.

O comando não funciona apenas em celulares, mas também TVs, tablets e aparelhos de som. A função do assistente está presente em celulares com sistema operacional a partir do Android 8 e pode, inclusive, ser instalada em celulares da Apple apesar de possuir comandos diferentes do “Ok google” para ser acionado.   

A lógica dessa função é similar à Alexa, assistente criada pela Amazon e conhecida pelas caixinhas de som, e à Siri, assistente do iPhone. A partir de uma “hot word” ou “hot phrase”, no caso Ok Google, você pode perguntar a previsão do tempo, pedir para enviar uma mensagem, fazer uma pesquisa na internet, escolher uma música para tocar e muito mais! 

Principais funcionalidades do “Ok Google”

As possibilidades com o assistente são diversas, desde pedir “Ok Google, me conte uma piada” ou para que ele faça a conversão do Real para outra moeda. Para isso, basta que você diga “Ok Google”. Para conhecer todas as funcionalidades, é só ir até a página do assistente e fazer o login na sua conta Google.

Com base nos seus aplicativos e dispositivos conectados na conta, o próprio Google já te mostra quais funcionalidades e comandos estão disponíveis para você. Entretanto, aqui já trazemos as opções mais úteis para deixar o seu dia a dia mais otimizado e automatizado com o “Ok Google”.  

  1. Celular

Nos celulares – tablets e relógios smarts também -, o assistente pode ser acionado mantendo o botão da home pressionado ou dizendo “Ok Google” quando a tela está desbloqueada. Feito esse passo, basta dizer ao assistente o que você quer que ele faça. É importante que você fale pausadamente e com clareza, porém também é possível digitar a ação desejada. 

As principais funcionalidades do Ok Google no celular são:

  • Adicionar um evento à minha agenda;
  • Envie uma mensagem pelo WhatsApp;
  • Encontrar receita;
  • Ligar para contato;
  • Defina um alarme;
  • Previsão do tempo em;
  • Diminua a luz da sala (para sistemas de iluminação ou temperatura smart);
  • Quais filmes estão em cartaz;
  • Qual o cinema mais próximo;
  • Me leve para casa (determina a melhor rota para chegar ao endereço salvo como casa);
  • Usar calculadora;
  • Tocar uma música;
  • Como se diz “bom dia” em inglês (ou outras línguas e frases);
  • Mostre minhas fotos de;
  • Jogar.

Essas são apenas algumas das muitas possibilidades do Ok Google. Em resumo, você pode dar comandos para que ele vá executando ações que você realizaria no celular. Ele pode, inclusive, abrir seus aplicativos para controle financeiro

Às vezes, é preciso dar uma série de comandos ou responder às perguntas que o próprio assistente vai fazendo para você a partir do seu primeiro comando. Pense nele como um assistente pessoal a quem você solicita tarefas e explica como elas devem ser feitas. 

Por exemplo, vamos supor que você queira escutar uma música. O passoa a passo seria mais ou menos assim:

  1. Diga “Ok Google”;
  2. Dar o comando “Tocar música”; 
  3. Responder ao assistente em qual aplicativo você quer escutar (Spotify, YouTube etc);

Você também pode ser mais direto e dizer “Ok Google, toque música X”. E seguir interagindo com o assistente.  

  1. Caixa de som

Para usar o “Ok Google” em caixas de som, é preciso que o dispositivo tenha o Google Assistente. Atualmente, ele está disponível no Google Nest. Aqui, o funcionamento é muito similar à Alexa. 

Você diz “Ok Google” e faz perguntas ou dá comandos como “abrir filme tal na Netflix, “pausar música”, “aumentar volume”, “desligar luz do cômodo”, “diminuir temperatura do ar”, “adicionar leite à lista de compras”, “me acorde às 8 horas da manhã” etc. .

Entretanto, para comandos de televisão ou aparelhos de iluminação, climatização etc, é preciso que esses itens sejam compatíveis com o assistente do Google. No caso de TVs, por exemplo, elas precisam ter um Chromecast acoplado (USB) ou já vir com ele integrado no sistema.

  1. Smart TV

No caso de TVs que já vêm com o Chromecast integrado, você pode dar comandos pressionando o botão de microfone no controle remoto. Se essa for uma possibilidade do seu aparelho, você conseguirá dar comandos como ver programas e escutar música, controlar dispositivos da casa e fazer perguntas.  

Porque o meu “Ok Google” não está funcionando?

Para ter acesso a todas essas funcionalidades, é preciso se certificar de configurar o “Ok Google” no seu aparelho. Caso tenha configurado e ele ainda não esteja funcionando, certifique-se de que:

  • O modo economia de bateria não está ativado;
  • os dispositivos “comandados” estão usando a mesma rede de Wi-fi;
  • O microfone está ligado;
  • O sistema está atualizado;
  • O idioma está de acordo com o seu idioma.

Passo a passo para ativar o “Ok Google”

No caso de ainda precisar ativar o “Ok Google” no celular ou tablet, será preciso configurar o seu aparelho e o “Voice match”. Para isso, basta:

  1. Abrir as configurações do “Google Assistente”;
  2. Ir em “Configurações mais usadas”;
  3. Escolher Voice match; 
  4. Ativar “Ok Google’?}?o de voz”;
  5. Selecionar “Redefinir 
  6. modelo de voz”;
  7. Dizer “Ok Google” algumas vezes, conforme solicitado pelo sistema.

Como baixar o comando de voz?

Em alguns dispositivos, será preciso baixar o app do Google Assistente. É importante lembrar que ele está disponível para dispositivos iOS (na App Store) e Android (na Google Play). Entretanto, nos produtos da Apple, é preciso ter um iOS a partir da versão 11. 

No caso do Android, ele está disponível a partir do Android 5 para celulares com pelo menos 1GB de memória ou a partir do Android 6 para celulares com pelo menos 1.5GB de memória. 

Como tirar a voz do Google do celular?

Apesar da facilidade da função do Google Assistente, algumas pessoas se incomodam com a possibilidade do assistente ser ativado “sem querer” ao “escutar” falas que parecem comandos. Você já deve ter visto um celular começar a “falar” do nada e executar ações – muito comum no caso de aplicativos de mapas e GPSs – ou dizer “Não entendi” e pedir para que a pessoa repita a ordem. 

Se esse é o seu caso, fique tranquilo, pois desativar a voz do Google ou o comando de voz do assistente é fácil. A primeira possibilidade é desativar apenas a permissão do Ok Google realizar ações mesmo quando a tela do seu dispositivo estiver bloqueada. 

Assim, ele só será acionado quando a tela estiver desbloqueada. Mas, se você realmente não quer nenhum tipo de comando de voz acionando o assistente, retorne nas configurações e desmarque a opção “Acessar com o voice match”.

Por último, é possível deixar seu assistente no mudo e apenas ler o que ele te responde. Para isso, você precisa ir nas configurações (ou diga Ok Google abrir configurações do Google Assistente), selecionar “Todas as configurações”, depois “Voz do assistente” e selecionar “Toque somente em viva-voz” no aparelho escolhido. 

Conclusão

O “Ok Google” é o comando de voz para acionar o assistente pessoal do Google. Com ele, você pode abrir aplicativos, fazer perguntas e controlar, por exemplo, a iluminação e climatização da sua casa caso ela tenha aparelhos correspondentes. Essa tecnologia facilita realizar tarefas simples do dia a dia. 

Com essa função, você ativa o despertador, usa o tradutor, seleciona músicas, responde mensagens e e-mails, faz ligações e até mesmo escuta piadas ou recebe sugestões para “sair do tédio”.

Tudo isso dando comandos ao aparelho com a sua voz. Pense nele como um assistente pessoal que realiza suas ações e conversa com você para pedir mais explicações sobre a tarefa a ser realizada.

O comando permite inclusive checar investimentos em ações e controlar compromissos financeiros. Você também pode controlar a sua agenda e tarefas relacionadas ao seu negócio.

Ele é uma função auxiliar para manter sua saúde financeira e vida empreendedora em dia.

Nós  também podemos te apoiar nesse sentido. Faça uma simulação de empréstimo online e saiba como!


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *