Prédio verde: por que esse tipo de construção é uma tendência?

11 nov 2019
4min de leitura

Por que a construção do prédio verde é uma tendência? O prédio verde se trata de uma necessidade da atualidade. Estes trazem grandes benefícios para seus moradores em diversos aspectos de suas vidas, fator este que é determinante para qualquer pessoa da atualidade.

Entretanto, este não é o único fator que determina a tendência dos prédios verdes. Com estes, um conceito moderno e essencial vem à tona, sendo aplicado desde a concepção deste até a finalização de sua obra.

Para aprofundar o seu conhecimento sobre o assunto, no artigo de hoje, apresentaremos o conceito por trás do prédio verde e por que este repercute tanto no mercado.

Aproveite e boa leitura!

Trata-se de consciência

O prédio verde traz em sua essência o conceito de sustentabilidade. Também chamada de construção sustentável (Green Building) este espaço traz, em toda a sua essência, este conceito tão importante para o mundo moderno.

Uma construção ambientalmente consciente se torna cada vez mais importante conforme os dias avançam. O ser humano tem se tornado cada vez mais ciente dos impactos ecológicos que as suas ações causam, procurando novas maneiras de evitar destruir a natureza.

Assim, os processos de concepção, construção e operação destes edifícios são totalmente voltados para a consciência ecológica. Trazendo maior qualidade de vida para aqueles que circulam dentro deste, assim como a participação de cada um na proteção ao meio ambiente.

Para que um destes possa ser considerado sustentável, é necessário obter uma aprovação do GBC Brasil (Green Building Council Brasil) conhecida como Leadership in Energy and Environmental Design ( Liderança em Energia e Design Ambiental) ou, para abreviar, LEED.

Com esta em mão, o edifício poderá garantir a sua responsabilidade ambiental, visto que o GBC irá avaliar toda a planta e os processos da obra para que possa garantir que esta realmente é uma construção sustentável.

Leed no Brasil

Em nosso país, já existe um bom número de obras que procuram atingir a certificação LEED. Na América Latina, as empresas brasileiras são as que mais procuram obter este tipo de certificação comprovando a nossa preocupação em relação a natureza.

Em comparação em uma escala mundial, ocupamos a quinta posição como país que mais procura por construções ambientalmente conscientes, com mais de 100 empreendimentos em busca desta certificação por mês.

O líder de LEEDs mundiais é o Estados Unidos, com 17.377 projetos, seguido pelos Emirados Árabes com 431, o Canadá com 273 e a China com 145.

Qualquer edifício pode se tornar um prédio verde

Não apenas os novos edifícios podem vir a se tornar prédios verdes. Este status pode ser alcançado por qualquer construção que venha apresentar iniciativas ambientais e sustentáveis.

Existem outras categorias de LEED como o LEED EB_OM(Existing Building) e o LEED CI(Commercial Interior). Estes permitem que edifícios que procuram abraçar a prática sustentável possam também obter as suas certificações.

Estas garantem o alto desempenho dentro do mesmo. Ambientação saudável, localização de trabalho produtiva, baixo custo de manutenção e operação e redução de impacto ambiental são observados dentro do prédio para que este possa obter o certificado.

O que define se um prédio pode ou não vir a conseguir o seu LEED são suas características. Tanto a qualidade de vida e trabalho quanto à consciência ambiental são os principais fatores para se obter o seu.

Um prédio verde é custoso?

Podemos realizar qualquer obra sem precisar dispor de mais dinheiro para tal. Ao depender da sofisticação do local de um ponto de vista sustentável, os recursos necessários podem ser maiores.

No líder das LEEDs, estudos apontam que as empresas que procuram por uma construção sustentável pode gastar, em média, de 1% a 7% a mais do que aqueles que não se preocupam com tal.

Já em nosso país, este número é ainda mais expressivo, visto que o aumento em cima das construções varia de 5% a 10% do valor que seria sem o objetivo de obter a certificação.

Entretanto, é importante frisar que o uma construção ambientalmente consciente trará um maior retorno econômico em longo prazo, visto seus grandes benefícios para aqueles que transitam pelo local.

Como este agrega ao bem estar, qualidade de vida e, em caso empresarial, um ambiente menos estressante, as pessoas conseguem permanecer neste de maneira mais tranquila, sendo capazes de desempenharem suas atividades de forma mais eficaz.

Assim, por mais custoso que a construção deste seja, ele será capaz de devolver o recurso investido com uma certa facilidade.

Um prédio verde agrega muito mais valor

Qualidade de vida junto à consciência ambiental se mostra cada dia mais importante. Tanto pela parte econômica que, apesar de necessitar de um maior investimento, será muito mais rentável quanto o fator humano, que poderá dispor de suas atividades de maneira mais eficiente.

Construções sustentáveis se mostram cada dia mais necessárias e precisam ser levadas a sério. Precisamos reverter os impactos na natureza que já causamos para conseguir garantir um futuro onde nosso planeta seja habitável.

Para aqueles que desejam investir em uma estrutura sustentável, a CashMe oferece os melhores empréstimos online do mercado com as menores taxas, permitindo que você realizar quaisquer que sejam os seus objetivos. Com a CashMe, você vai mais longe!

Gostou do artigo? Então compartilhe este em suas redes!

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade