Acabamento de Casa: Quanto custa? Como estimar os gastos?

Acabamento de Casa: Quanto custa? Como estimar os gastos?
ícone de calendario

Atualizado:
31/01/2022

ícone de calendario

Publicado:
12/12/2019

ícone de relógio

Leitura de
4 min

ícone de conversa

Comentarios
1

Redação CashMe

Redação CashMe


De longe, o acabamento de uma casa é uma das etapas em que mais demanda tempo e mão de obra. O motivo está relacionado a contratação de uma empreiteira ou um pedreiro, para realizar a obra.

Se você está interessado em construir uma casa, já deve estar ciente ou, ao menos, ter uma noção de quanto pode chegar os gastos. Entretanto, o acabamento de construção pode lhe surpreender, afinal, é muito comum que tenhamos mais atenção com a estrutura, a mão de obra necessária para que esta ocorra, as fundações, entre outros. Mas estes não são os únicos itens que devemos levar em consideração.

Por este motivo, apresentaremos para você, caro leitor, quais são os maiores custos do acabamento de construção que a sua nova casa, ou aquela que passa por uma reforma, pode ter.

Acabamento de uma casa pode ser custoso

É preciso estar atento para que a obra não saia muito mais caro do que o previamente planejado. Muitos pensam que o acabamento, ainda que importante, não é tão caro quanto todo o resto da demanda.

Entretanto, este é um fator tão custoso que pode chegar a representar de 20% a 38% do custo da obra como um todo. Este irá variar de acordo com o desejo do proprietário da propriedade.

Esteja atento aos pontos citados a seguir, para evitar que o processo pelo qual sua futura, ou atual, casa esteja passando acabe por se tornar uma bola de neve enorme chamada dívida. Estes são:

1° fator sobre acabamento de construção: luxos e extravagâncias

Ainda que seja interessante decorar e deixar o seu lar com a cara que se adéqua a sua personalidade, é preciso tomar muito cuidado com o que se compra, visto que este pode não ser o mais indicado ao seu bolso.

Decorar se trata de gosto pessoal. Afinal, a casa tem que refletir o proprietário. Entretanto, muitas pessoas acabam cometendo o erro de “ perder o controle” na hora das compras, adquirindo diversos, e caríssimos, materiais para serem implementados a construção.

Assim, estes, ainda que sejam bonitos e chamativos, podem elevar demais o preço de tal processo, fazendo com que gaste muito mais do que o previsto, podendo até mesmo se tornar um prejuízo.

2° fator sobre acabamento de construção: CUB

O Custo Unitário Básico de Construção (CUB) é um indicador de custos no setor da construção. Este é calculado e divulgado pelos Sinduscons estaduais pela lei federal 4.591/64.

Este se trata de uma média ponderada de alguns dos principais indicadores dos principais estados brasileiros. Ou seja, este é baseado em todos os estados que mais angariam lucros para o país.

Seu principal objetivo é fornecer e disciplinar o mercado imobiliário, ao servir como base para custos de todo e qualquer tipo de imóvel, influenciando diretamente todas as etapas dentro de uma construção ou reforma.

E como este influencia no acabamento?

A resposta é simples. Para verificar como o CUB tem influência sobre o valor deste, foi criado um conjunto de normas (NBR 12.721) para projetos padronizados, que irão variar de acordo com o estado.

O CUB faz a relação entre a área real do imóvel a sua área equivalente, e assim, prevê qual será o preço para esta, ao depender do tipo de residência e quais processos serão necessários neste.

3° fator sobre acabamento de construção: Mão de obra

Caso opte por contratar uma empreiteira ou construtora, o custo da construção poderá ser maior. Entretanto, em muitos casos, está será a melhor opção, pela questão de que você está contratando uma empresa especializada, que pode lhe fornecer um resultado muito melhor do que se o processo for feito por você ou por um pedreiro com uma pequena equipe ao seu dispor.

Uma obra tem uma taxa de variação muito grande ao depender dos desejos do proprietário, podendo iniciar no valor de R$ 50.000,00 e se estendendo cada vez mais, ultrapassando, as vezes, até a casa de R$ 500.000,00, e claro que o acabamento também estará incluído nestes.

Para se possuir um parâmetro de preço será necessário avaliar, além do CUB e do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices, também chamado de SINAPI, verificar a sua disponibilidade de dinheiro e tempo.

Em casos de obras menores, a contratação por um profissional de menor porte será a mais recomendada, visto que este custa menos e pode concluir o trabalho tão bem quanto a construtora.

Entretanto, para construções de médio a grande porte, a melhor opção sempre será as empresas, visto que, além do serviço, estas têm prazos estipulados de entrega, lhe permitindo ter uma perspectiva de quando poderá entrar em sua casa.

Acabamento de uma casa também deve ser levado em conta

Como podemos perceber, o valor que o acabamento tem sobre a obra como um todo pode ser muito maior do que imaginamos. Para evitar problemas com este, o mais recomendado é realizar pesquisas de mercado, fazer uma média total e avaliando qual proposta de orçamento melhor lhe agrada.

Para aqueles quem deseja investir em imóveis, na CashMe temos as melhores propostas de empréstimo com garantia de imóvel com valores verdadeiramente expressivos.

Gostou do texto? Se precisar de um investimento para a obra, faça uma simulação de empréstimo com a gente!  Compartilhe o conteúdo e deixe a sua opinião nos comentários.


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jonas Faustino Costa

Jonas Faustino Costa no 31/05/2021 a partir do 19:57

Gostei das explicações.

1 Comentários